GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por burnout »

elav_320d,

como es do norte, da aqui 1 vista de olhos

http://www.mastergas.pt/gpl-diesel.shtml é nos carvalhos, mesmo ao lado do local de encontro nocturno :D

tambem ha uns muito bons na zona da areosa

depois posso-te mandar mais uns contactos se tiveres interessado :fixe
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

elav_320d
Membro Senior
Registado: 14 mai 2010, 22:37
O meu Carro:: 320d E46 (136cv)

Mensagem por elav_320d »

ja tive a trocar uns mails com a mastergas, da tipo 10% de economia e 10% de performance

OBG
Meu Projecto:
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903

320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"

StAy_AlIvE
Membro Iniciado
Registado: 17 nov 2010, 10:38
O meu Carro:: 318 IS Coupé

Mensagem por StAy_AlIvE »

Boas tardes, cá em casa, já a uns belos anos que se usa o GPL
O meu padrasto foi dos primeiros em Aveiro a ter uma carrinha a GPL, a transformação foi feita a cerca de 20 anos atras!!!
O carro em questão é uma Opel Omega 2000 de cilindrada, na altura nova!!
Ainda hoje anda já com 540.000 km e faz ver a muitos carros que por ai andam!! Entretanto ele adquiriu outra Omega e restaurou-a toda, incluindo a transformação... Depois veio o Opel Kadett, tb a GPL... E pronto são 3 carros que por cá andam, com bastantes anos em cima, nenhum deles tem menos de 200.000km

Eu cá fui comprar um Leon, e tb o meti a GPL trata-se de um pequeno 1.4 mas faz viagens tão poupadinhas que só não as faço porcausa do preço das scut e dos hoteis!!! xD :lol1

Agora mais recentemente veio o BMW 318 IS que tb tenciono passar a GPL... Mas pra este ainda esta longe de vir esse tempo!!!

Quanto a perdas de potencia, depende do que voçes pretendam!!! O meu leon anda mais a GPL que a gasolina (diferença de 5km\h em ponta), basta dizerem a quem vos fez o trabalho que querem o carro para andar e não para pisar ovos... Lembrem-se , caso o queiram fazer aconselha-se sempre o uso de um lubrificante para as valvulas!!! Depois tb vai depender um pco se o carro tem alvulas macias ou não!!! Mas isso, o mecânico que faz o trabalho certamente vai saber explicar!!

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Mensagem por Sotnas »

burnout Escreveu:
elav_320d Escreveu:e GPL em Diesel alguem sabe pros e contras
a instalação é cara, a volta de 2500/3000€ e torna-se difícil de amortizar o investimento.

é bom para os camiões, devido ao alto consumo.

por outro lado, o carro ganha potencia e deixa de fazer fumo :fixe
Já baixou bastante, então. Os primeiros kit's que vi, custavam à volta de 4.500/5.000€.

Mas o sistema ainda não é perfeito e dá alguns problemas.

Ao contrário do que acontece nos Otto, o sistema injecta sempre uma parte de gasóleo e outra de GPL.

Por outro lado, é possível fazer "fumigação" de GPL na admissão, o que não custa o mesmo do kit GPL. É capaz é de não ser grande solução.

elav_320d
Membro Senior

Mensagem por elav_320d »

O sistema já esta perfeito e sem problemas e ronda os 2000€ para ligeiros.
http://www.sca-lt.com/page14.php
Meu Projecto:

320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"

bizy
Membro Senior
Registado: 26 jan 2009, 00:11
O meu Carro:: Seat Ibiza FR 1.9TDI & M3E46

Mensagem por bizy »

Xiuu :shh

Este tópico devia ser encerrado!

É que se o Sócrates vê isto o GPL começa a aparecer na cotação de combustíveis no Jornal Nacional!

É um Horror o GPL!

Não se Poupa nada e para alem disso é um Perigo!!! Já para não falar na placa que temos que usar.... :oops:

:assubiar
Imagem

Forced Induction Soon

elav_320d
Membro Senior

Mensagem por elav_320d »

bizy Escreveu:Xiuu :shh

Este tópico devia ser encerrado!

É que se o Sócrates vê isto o GPL começa a aparecer na cotação de combustíveis no Jornal Nacional!

É um Horror o GPL!

Não se Poupa nada e para alem disso é um Perigo!!! Já para não falar na placa que temos que usar.... :oops:

:assubiar
mais um m3 a gpl, um poderoso ecologico e economico
Meu Projecto:

Vendo:
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"

DiogoSilva13
Membro Iniciado
Registado: 29 jan 2011, 21:55
O meu Carro:: BMW 316TI E46
Contacto:

Mensagem por DiogoSilva13 »

Compensa e é rentabilizado muito rapidamente o investimento, uma vez que o GPL está 1€ mais barato que a Gasolina por Litro, o consumo aumenta pouco.
E outra coisa o preço do carro a gasolina difere muito do a Gasóleo, a diferença de preço dum para o outro dá para o sistema de gás que está abaixo dos 2000€ e ainda sobra muito para o gás, por isso o investimento está automaticamente rentabilizado e ainda se anda com gás muitos anos com o que se pouca do carro a gasóleo para gasolina para alem que ainda se tem um carro mais potente que a gasóleo a ser mais económico.
BMW Compact 316 TI
BMW 330D Kit M

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

burnout Escreveu:metale,

o que podes notar é com o tempo, o "lixo" acumulado à volta das sedes das válvulas comece a sair e o motor comece a perder a estanquicidade e um pouco de rendimento.

com o tempo o "problema" resolve-se sozinho pois as válvulas acamam de novo.

é como quando se tira a culassa e se manda rodar as válvulas, é para as acamar de novo.
Burnout,

Estás-te a esqueçer de um pequeno pormenor nesse genero de acamar, é que a válvula pode ficar sem tolerâncias ou seja "ferrada", quanto mais ela se enterrar na culassa mais aperta em cima.

Em relação a rodar válvulas e ficar como novo é um erro tb, visto estarem maquinados na sede e no chapéu da válvula angulos especificos de forma a que vedem o máximo possível. Quem roda válvulas acaba por inteferir com isto. Existem maquinaria própria para cortas angulos novos na sede e na válvula, rodar é para esquecer.

Não sei a AFR do GPL, mas provavelmente misturas muito pobres para economizar combustivel seja o maior factor que contribuam para o aquecimento.
E= ///M*c²

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Imagem

AFR de 15,6 dá mais ar para a combustão que os 14,7 para a gasolina. Por aqui modera-se um pouco a temperatura. A temperatura adiabática de chama é ligeiramente superior. O poder calorífico é diferente conforme se mede em /kg ou /litro. Mas se virmos por litro, o que importa na mistura AFR, em que ambos os reagentes são gasosos, é que o GPL tem 25 e a gasolina tem 33. E isso mostra porque se gasta mais GPL.

Já a capacidade anti-detonante, equivalente octano, temos 112 para GPL e 95 ou 98 para gasolina...permite avançar o ponto de ignição...nada mau.

Mais coisas se podem concluir daqui...

Cumps.
Imagem

burnout
Membro Gold

Mensagem por burnout »

txxiiiii, é só técnicos. :lol1

eu apenas comentei o que ouvi dizer, a minha especialidade é fruta :lol1 :lol1

bizy
Membro Senior
Registado: 26 jan 2009, 00:11
O meu Carro:: Seat Ibiza FR 1.9TDI & M3E46

Mensagem por bizy »

Gostei da explicação!

mas pessoal continuo-o a dizer que andar a gpl é um erro...
Eu estou insatisfeito por já ter poupado em 10.000kms uns trocos valentes...
Imagem

Forced Induction Soon

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Navigator, obrigado pela tabela! Muito bom.

Quer dizer que o M3 do Burnout, por exemplo, para afinar bem o motor para o novo combustivel com maior propriedades antidetonentes, teria que afinar a ignição tb e não só a mistura. Secalhar desta forma atenuava-se muito mais ou até desaparecia por completo a perda de rendimento devido ao poder calorifico da gasolina ser superior!!!

Burnout questões de fruta a parte, o teu M3 têm que ir dar avanço na ignição à Homem!!!!!
E= ///M*c²

burnout
Membro Gold

Mensagem por burnout »

//M Escreveu:
Burnout questões de fruta a parte, o teu M3 têm que ir dar avanço na ignição à Homem!!!!!
naaaa

e depois via-me negro quando fosse pa andar a gasolina, nem sempre temos bombas de GPL á porta de casa :humm

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

bem, decido postar aki um caso de um carro que está em outro forum, do clubgolfpt, do qual tb sou subscrito :)
o carro em questão é um golf V GT 170cv motor 1.4 TSI, com linha completa da miltek, e CAI pipercross viper.
reprogramado, e metido a GPL, este é o grafico dele :)
Imagem

parece-me muito bom, e o dono diz que o carro tem consumos mto bons, e andamento mto bom tb...
para os gasolineiros com potencia, GPL parece boa opcao.

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”