Alterações de performance E36

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Re: Alterações de performance E36

Mensagem por Dudex »

tiagoghost Escreveu:Não vai nem andar mais nem menos. o que se passa é o seguinte: Imagina que o teu carro leva uma vela 6 (intermédia) ao pores uma 7 ou 8 (fria), a vela vai dissipar muito mais rapidamente o calor na camera de combustão, mas em baixa rotação, o carro pode-se engasgar, se meteres por exemplo uma 5(quente) o carro em baixas n se engasga, mas cm n transfere tão bem a temperatura, em altas rotações pode existir uma detonação, ou "soldar" a vela a cabeça, nenhuma das 2 coisas são boas.
Seja qual for a marca, e o material da vela que comprares, compra sempre a indicada para o teu carro, sempre...
No meu 325i meti umas ngk iridium, um valor mais fria que as indicadas, mas o meu motor tb já n está de origem, e n sei a diferença destas para umas "normais", porque so conduzi o carro assim..

JPimpao01, no meu carro tenho mesmo aquilo que queres, exactamente 217km/h GPS as 6500RPM (corte de origem) com pneus 205/55R16 (diâmetro total equivalente ao de origem)
agr com chip para corte as 6900 ficou a dar 233km/h. O meu diferencial é de um 318IS, penso que seja 3.45, e a minha 5ª é de 1:1.

Este site é capaz de te dar jeito: http://www.catherineandken.co.uk/sti/tyres.html

O problema do autoblocante, tenho quase a certeza absoluta que consegues abrir o teu diferencial, tirar o "miolo" e coloca-lo na roda coroa do do 318is, se n conseguires, podes sempre soldar, que é o que vai acontecer ao meu...

Abraço, e boas curvas!
Já devias ter aparecido mais cedo :lol1

Partilho da tua opinião, tenho quase certeza absoluta que basta trocar o miolo. Agora se trocares a coroa tens que trocar o pinhão mesmo e podes manter o miolo.

Contudo, Os LSD's para E36 têm valores mínimos e máximos de relação final permitidos. De qualquer maneira é só averiguar! O problema do limite de relação final reflecte-se mais nos mais longos tipo o meu 2.93

-- Quinta Jul 01, 2010 12:36 am --
sharp_E36 Escreveu:entao se tiveres umas velas mais frias anda mais? ou é o inverso?
ou podes puxar mais quando tens velas frias ou quentes?

entao isto nao tem nada a ver http://www.youtube.com/watch?v=RI3Pjpq2 ... re=related

ou isto

http://www.youtube.com/watch?v=fQRLkzZd ... re=related
No segundo vídeo está bem demonstrado a diferença da mistura a ignitar, agora pergunto eu, porque julgas que aquilo é benéfico?

O que realmente te interessa é simplesmente comprares a versão das velas para o 320i originais para condução desportiva. Fica tudo dentro dos padrões de segurança e priveligias a condução desportiva que me pareçe que é o que procuras.

Eu não estou aqui contra ninguém, só não quero que faças um erro do qual te possas arrepender e muito passado pouco tempo.

Quanto à temperatura das velas o tiagoghost falou delas e teria de ir verificar de qualquer das maneiras

sharp_E36
Membro Junior
Registado: 25 fev 2010, 13:57
O meu Carro:: Bmw M5 E39

Mensagem por sharp_E36 »

ah ok agora ja percebi...... muito obrigado vou entao averiguar qual o melhor para aquilo que eu quero..... depois ponho aqui aquilo que comprei e se fiquei contente com a diferença.....

muito obrigado. :wink1
Imagem

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

Deixa ver o que o JPimpão vê no TIS sobre as velas para performance que são as 6EQUP!
As normais para condução são 6EK. Tudo da NGK.

Boa sorte :fixe

Glopes45
Membro Juvenil
Registado: 04 nov 2009, 20:23
O meu Carro:: BMW 320d e92 2008

Mensagem por Glopes45 »

+1 para a reduçao de peso
depois uma boa admissao de ar porque nao uma linha completa de M3 e36 vais ganhar um pouco mais em potencia mas a diferença mesmo é o som.
dps
O medidor de massa de ar do 540i nao sei se é igual porque falamos de dois motores diferentes um L6 e um V8
agora tenta ver do lado dos L6 535i do E34 pode arranjar boas modificaçoes.

vai dizendo coisas :lovebmw
QV GARAGE & RC POWERED
my cars:
- BMW 320d e92 2008
- BMW 728i e23 1986
- Matra Bagheera II 1974
- Seat Ibiza 6k2 TDi Sport 2000
- Renault Clio II Dci 2005
///M

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

A linha do M3 não é nada de especial, e é pesada que nem chumbo.

A MAF que se usa é mesmo a do 540i.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Glopes45
Membro Juvenil

Mensagem por Glopes45 »

nao posso ateimar numa coisa que nao tenho a certeza
mas se o dizes eu acredito. :fixe
sobre a linha do m3 d origem ate pode ser pessada o que é normal, mas sera sempre melhor que a linha de origem do 320i. se nao tambem podes optar por um colector em inox.

estes sao os carros com o motor M52: (por norma vao ser as peças que vais ter mais facilidade a mudar porque sao os mesmos motores que o do teu, com potencias diferentes claro :D )
E36 => 323ti, 320i, 323i, 328i
E38 => 728i, 728iL
E39 => 520i, 523i, 528i
E46 => 320i, 323i, 328i, 320Ci, 323Ci, 328Ci
Z3 => Z3 2.0, Z3 2.8

o motor do 325i é o M50, e o teu sendo coupe por base tem o motor M52 :fixe

:lovebmw
QV GARAGE & RC POWERED
my cars:
- BMW 320d e92 2008
- BMW 728i e23 1986
- Matra Bagheera II 1974
///M

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Para escape tem que ser aftermarket, nada de origem vai trazer ganhos nem de potência nem de leveza. Nem do 320, nem do M3, nem de nenhum deles.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

Glopes45 Escreveu:nao posso ateimar numa coisa que nao tenho a certeza
mas se o dizes eu acredito. :fixe
sobre a linha do m3 d origem ate pode ser pessada o que é normal, mas sera sempre melhor que a linha de origem do 320i. se nao tambem podes optar por um colector em inox.

estes sao os carros com o motor M52: (por norma vao ser as peças que vais ter mais facilidade a mudar porque sao os mesmos motores que o do teu, com potencias diferentes claro :D )
E36 => 323ti, 320i, 323i, 328i
E38 => 728i, 728iL
E39 => 520i, 523i, 528i
E46 => 320i, 323i, 328i, 320Ci, 323Ci, 328Ci
Z3 => Z3 2.0, Z3 2.8

o motor do 325i é o M50, e o teu sendo coupe por base tem o motor M52 :fixe

:lovebmw
Mas a linha é melhor porquê? por ser mais larga?
O inox é mau, senão traziam de origem.
Numa linha queres retenção de calor para acelerar a saída do escape, o inox é dissipador de calor,

tiagoghost
Membro Gold
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50

Mensagem por tiagoghost »

Não és só o facto de ser mais larga, a grande diferença esta nos colectores, e no peso da linha...

E se o inox fosse mau, grande marcas como supersprint, einsman, borla, e companhia nao o utilizavam...
E36 S50 Coupe

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

É mais caro fazeres uma linha original muitas vezes do que uma em inox. O inox é leve e não oxida o que é bom, quanto a dissipação de calor não é a melhor escolha.

tiagoghost
Membro Gold

Isso tem a ver com os catalisadores e silenciadores utilizados de origem nos veículos, e mesmo assim, hoje em dia já a muitos veículos com linhas em Inox de origem.

E em relação a dissipação de temperatura, tinha ideia de estares enganado, mas antes de te dizer alguma coisa, fui confirmar, e aqui está:

Aço inoxidável
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias de aços inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e Duplex.
Estes elementos de liga, em particular o crómio, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. Eles são, na realidade, aços oxidáveis. Isto é, o crómio presente na liga oxida-se em contacto com o oxigénio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de crómio - Cr2O3 - que se forma na superfície exposta ao meio. Ela é denominada camada passiva e tem como função proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Para isto é necessária uma quantidade mínima de crómio de cerca de 11% em massa. Esta película é aderente e impermeável, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo. Assim, deve-se ter cuidado para não reduzir localmente o teor de cromio dos aços inoxidáveis durante o processamento. Este processo é conhecido em metalurgia como passivação. Por ser muito fina — cerca de 100 angstrons — a película tem pouca interacção com a luz e permite que o material continue a apresentar o seu brilho característico.

Propriedades

Alta resistência à corrosão
Resistência mecânica adequada
Facilidade de limpeza/Baixa rugosidade superficial
Aparência higiénica
Material inerte
Facilidade de conformação
Facilidade de união
Resistência a altas temperaturas
Resistência a temperaturas criogénicas (abaixo de 0 °C)
Resistência às variações bruscas de temperatura
Acabamentos superficiais e formas variadas
Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
Relação custo/benefício favorável
Baixo custo de manutenção
Material reciclável
De boa fabricação

Logo, se é resistente as variações bruscas de temperatura, não é bom dissipador...

Abraço
E36 S50 Coupe

Glopes45
Membro Juvenil

Mensagem por Glopes45 »

boa explicaçao para o inox :D

uma coisa é verdade se a linha do M3 nao fosse melhor que a do 320, 325 ou 328 a bmw nao se chateava e metia uma igual no M3. eu sei que é um argumento que ate pode ser um pouco "estupido" mas é a realidade :fixe
dps aqui em frança ha mtas alteraçoes a nivel de motores nos carros para uso em circuito, drift entre outros tenhu um cunhecimento de forum BMW frances que montou no 328i dele uma linha completa M3e 36 com silenciador bazio e com uma admissao directa de ar e dize que ganhou na ordem dos 10 cavalos (nao sei se o numero é exagerado) mas a verdade é que por uns 300 euros ganhar mais 10 cavalos e beleza sonora nao é uma furtuna.
nao quero entrar em grandes discuçoes nem nd dixo apenas tentei dar a minha opiniao.

Se nao a melhor forma de ganhar potencia é meter um V8 no e36.
(e que ninguem diga que é impossivel por que ha uma versao alpina e36 B3 V8) :lol1

abraço po pessoal :lovebmw
QV GARAGE & RC POWERED
my cars:
- BMW 320d e92 2008
- BMW 728i e23 1986
- Matra Bagheera II 1974
///M

tiagoghost
Membro Gold

Ser melhor até pode ser, mas pelo preço que compras uma linha de um M3, compras uns bons colectores, e uma linha para o 325i, e os ganho serao equivalentes ou superiores, e um carro um bocadinho mais leve....

Abraço
E36 S50 Coupe

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Glopes45 Escreveu:uma coisa é verdade se a linha do M3 nao fosse melhor que a do 320, 325 ou 328 a bmw nao se chateava e metia uma igual no M3. eu sei que é um argumento que ate pode ser um pouco "estupido" mas é a realidade
A gama desportiva tem que ter um som diferente. É marketing.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Glopes45
Membro Juvenil

Mensagem por Glopes45 »

ok ja nao digo mais nada. :fixe nao curto discutir e nao e sim e nao e sim.
eu fico com a minha ideia.
Dps alteraçoes para ganhar potencia ha tantas mas tantas mesmo, o que é prexixo é t$mpo como se dixe ne.
(ENTRE NOS A MELHOR DE TODAS é COMPRAR UM CARRO MAIS POTENTE :D )

A unica coisa que me esta aqui a matutar na cabeça é o medidor de massa de ar do 540i num 320i e36 aqui em frança ja perguntei a um gajo que tem um 320 e ele nunca ouviu falar ate porque andei a ver e os medidores de massa de ar e nao tem nd a ver um com o outro. mas como se diz anda mos sempre a aprender ne :fixe

abraço
QV GARAGE & RC POWERED
my cars:
- BMW 320d e92 2008
- BMW 728i e23 1986
- Matra Bagheera II 1974
///M

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”