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Saber se motor já teve uma repro ?

Enviado: 04 jan 2008, 13:36
por bmwtouringcar
É possivel saber se um motor já foi alvo de repro ?!? Isto é, o motor depois de sofrer a repro pode voltar à situação original e assim nao permitir saber que houve repro? É atraves da centralina, software ?!?!

Enviado: 04 jan 2008, 13:56
por luisinho
o motor nao consegues saber julgo eu, consegues é saber se essa centralina ja foi adulterada ou nao..isso consegues facilmente

Enviado: 04 jan 2008, 15:14
por TdiSportR
Consegue se tiver sido intervencionada fisicamente. Actualmente, por uso de ficha a data de registo mantem-se a ultima.

Enviado: 04 jan 2008, 18:31
por bmwtouringcar
como assim?!?! SE tiver sido mexido atraves da centralina há sempre hipotese de se saber quando foi alterado e o quê ?!?!? E fisicamente falam do quê ?!!? Do motor !?!?!?! Podiam ser mais explciitos, sff!

Enviado: 04 jan 2008, 18:49
por luisinho
SE MEXERES COM REPRO, podes ver abres a cena da centralina e visualmente da para ver, se n tiver selo, foi mexido, se mesmo assimt iveres duvidas abres e ves se os pinos foram soldados se foram nao ha duvidas lol


em termos de mecanica de motor, se foi mudado alguma peça turbo?tb da para ver visualmente..

Enviado: 04 jan 2008, 18:50
por compact320
bmwtouringcar Escreveu:como assim?!?! SE tiver sido mexido atraves da centralina há sempre hipotese de se saber quando foi alterado e o quê ?!?!? E fisicamente falam do quê ?!!? Do motor !?!?!?! Podiam ser mais explciitos, sff!
O motor nao nao sofre alteraçoes. As alteraçoes fisicas que falam sao na centralina (atraves de um novo chip...).

Normalmente as reprogramaçoes sao feitas pela ficha de diagonostico (OBD) que esta por de baixo do volante (nos Bmw´s mais recentes). É a mesma ficha utilizada pela marca para ver eventuais problemas no carro.
Penso que por ai so a Bmw Alemanha é que poderá saber se foi ou nao reprogramada atraves dos registos...

Porem esses equipamentos sao caros e algum reprogramadores utilizam o metodo de reprogramaçao directamente na centralina. Abrem a centralina, fazem a leitura dos dados e introduzem novos dados. Neste caso penso que é bastante mais facil de ser detectado, mas os pros que se pronunciem.

Enviado: 04 jan 2008, 19:58
por bmwtouringcar
luisinho Escreveu:SE MEXERES COM REPRO, podes ver abres a cena da centralina e visualmente da para ver, se n tiver selo, foi mexido, se mesmo assimt iveres duvidas abres e ves se os pinos foram soldados se foram nao ha duvidas lol


em termos de mecanica de motor, se foi mudado alguma peça turbo?tb da para ver visualmente..
Entao as alterações passam tb por cenas de hardware ?? As peças dentro da centralina sofrem sempre modificações quando foi mexida ?! Agora se a centralina tiver selo tb nao quer dizer que nao possa ser falso ??? Todo o cuidado é pouco....

Enviado: 04 jan 2008, 20:01
por bmwtouringcar
robertosousa Escreveu:
bmwtouringcar Escreveu:como assim?!?! SE tiver sido mexido atraves da centralina há sempre hipotese de se saber quando foi alterado e o quê ?!?!? E fisicamente falam do quê ?!!? Do motor !?!?!?! Podiam ser mais explciitos, sff!
O motor nao nao sofre alteraçoes. As alteraçoes fisicas que falam sao na centralina (atraves de um novo chip...).

Normalmente as reprogramaçoes sao feitas pela ficha de diagonostico (OBD) que esta por de baixo do volante (nos Bmw´s mais recentes). É a mesma ficha utilizada pela marca para ver eventuais problemas no carro.
Penso que por ai so a Bmw Alemanha é que poderá saber se foi ou nao reprogramada atraves dos registos...

Porem esses equipamentos sao caros e algum reprogramadores utilizam o metodo de reprogramaçao directamente na centralina. Abrem a centralina, fazem a leitura dos dados e introduzem novos dados. Neste caso penso que é bastante mais facil de ser detectado, mas os pros que se pronunciem.
Referes-te àquelas ferramentas que andam ai à venda na net que permite efectuar diagnosticos ao carro ?!? Ou sao mesmo ferramentas especirficas para as centralinas ?!?!
As centralinas regra geral deve ser possivel saber a sua constituição original, chips, etc etc ????

Enviado: 04 jan 2008, 22:31
por luisinho
roberto penso que é ao contrario

se for por fichha obd a bmw consegue ver se foi alterado, visto mal ligam a maquina dizem se houve mexida ouy nao pela data que la está.



se for directamente chipado na centralina, é mais dificil para eles, pk ligando a maquina nada foi mexido, o que fixeste foi alterar valores, e nao meter novos logo a maquina nao detecta, mas visualmente se forem a centralina vao ver o selo rasgato, e se mesmo assim o selo for bem colado novamente pelo chispador, se abrirem a centralina podem ver que a zona onde encaixam a ficha para fazer a repro levou solda de soldar...


eu falei do motor, pk ha coisas ke podes alterar de forma a melhorar as performances como por exemplo o turbo se o mudares, melhoras os rendimentos.
e ai visualmente ves que o turbo foi mudado..

Enviado: 04 jan 2008, 22:32
por compact320
bmwtouringcar Escreveu: Referes-te àquelas ferramentas que andam ai à venda na net que permite efectuar diagnosticos ao carro ?!? Ou sao mesmo ferramentas especirficas para as centralinas ?!?!
As centralinas regra geral deve ser possivel saber a sua constituição original, chips, etc etc ????
O cabo de diagonostico é o mesmo, agora a reprogramaçao é feita atraves de um programa proprio (software)!!

Nao estou a perceber a tua duvida. So há dois tipos de reprogramaçao: pela ficha ou directamente na centralina!! O melhor e o que corres menos riscos é pela ficha, mas tb é mais caro.

Quanto á modificaçao do chip qualquer mecanico sabe ver isso... Alias isso nao é repro mas sim chipanso! (é soldado um novo chip à centralina)

Enviado: 04 jan 2008, 22:35
por compact320
luisinho Escreveu:roberto penso que é ao contrario

se for por fichha obd a bmw consegue ver se foi alterado, visto mal ligam a maquina dizem se houve mexida ouy nao pela data que la está.



se for directamente chipado na centralina, é mais dificil para eles, pk ligando a maquina nada foi mexido, o que fixeste foi alterar valores, e nao meter novos logo a maquina nao detecta, mas visualmente se forem a centralina vao ver o selo rasgato, e se mesmo assim o selo for bem colado novamente pelo chispador, se abrirem a centralina podem ver que a zona onde encaixam a ficha para fazer a repro levou solda de soldar...


eu falei do motor, pk ha coisas ke podes alterar de forma a melhorar as performances como por exemplo o turbo se o mudares, melhoras os rendimentos.
e ai visualmente ves que o turbo foi mudado..
Entao é isso.
Pela ficha a Bmw detecta mas é mais seguro. Directamente pela centralina é mais dificil detectar electronicamente, mas visualmente é evidente!!

Enviado: 04 jan 2008, 22:48
por luisinho
certo é isso mesmo roberto

Enviado: 05 jan 2008, 00:53
por be_cool
tb ha outra solução caso o antigo registo seja de alguem de lisboa.

Se fores ao youtube e vires videos do carro a colar ponteiro na Vasco da gama ta tudo dito :P LOL!!!! :evil: :evil:

ta infestado de picas :palmas

Enviado: 05 jan 2008, 02:42
por TdiSportR
luisinho Escreveu:roberto penso que é ao contrario

se for por fichha obd a bmw consegue ver se foi alterado, visto mal ligam a maquina dizem se houve mexida ouy nao pela data que la está.



se for directamente chipado na centralina, é mais dificil para eles, pk ligando a maquina nada foi mexido, o que fixeste foi alterar valores, e nao meter novos logo a maquina nao detecta, mas visualmente se forem a centralina vao ver o selo rasgato, e se mesmo assim o selo for bem colado novamente pelo chispador, se abrirem a centralina podem ver que a zona onde encaixam a ficha para fazer a repro levou solda de soldar...


eu falei do motor, pk ha coisas ke podes alterar de forma a melhorar as performances como por exemplo o turbo se o mudares, melhoras os rendimentos.
e ai visualmente ves que o turbo foi mudado..
Estas enganado Luís... Actualmente os softwares de reprogramação colocam sempre a ultima data de registo de upload de ficheiro... Posso-te provar isso facilmente.
A forma como o teu foi reprogramado - BDM - ou por extracçao do chip e programaçao externa sao facilmente detectados assim que se abre a ECU pelos vestígios de solda, fluxo ou resina deixados nos pinos.

Tenho um conhecido que deixou um cheque cauçao com o valor de um turbo e ECU por ter sido detectada violaçao da ECU e a mesma seguiu para a marca. Surgiu durante o período de garantia com o turbo partido e a primeira coisa que foram fazer foi ligar a maquina de diagnostico e verificar a ECU.

Enviado: 05 jan 2008, 02:46
por bmwtouringcar
TdiSportR Escreveu:
luisinho Escreveu:roberto penso que é ao contrario

se for por fichha obd a bmw consegue ver se foi alterado, visto mal ligam a maquina dizem se houve mexida ouy nao pela data que la está.



se for directamente chipado na centralina, é mais dificil para eles, pk ligando a maquina nada foi mexido, o que fixeste foi alterar valores, e nao meter novos logo a maquina nao detecta, mas visualmente se forem a centralina vao ver o selo rasgato, e se mesmo assim o selo for bem colado novamente pelo chispador, se abrirem a centralina podem ver que a zona onde encaixam a ficha para fazer a repro levou solda de soldar...


eu falei do motor, pk ha coisas ke podes alterar de forma a melhorar as performances como por exemplo o turbo se o mudares, melhoras os rendimentos.
e ai visualmente ves que o turbo foi mudado..
Estas enganado Luís... Actualmente os softwares de reprogramação colocam sempre a ultima data de registo de upload de ficheiro... Posso-te provar isso facilmente.
A forma como o teu foi reprogramado - BDM - ou por extracçao do chip e programaçao externa sao facilmente detectados assim que se abre a ECU pelos vestígios de solda, fluxo ou resina deixados nos pinos.

Tenho um conhecido que deixou um cheque cauçao com o valor de um turbo e ECU por ter sido detectada violaçao da ECU e a mesma seguiu para a marca. Surgiu durante o período de garantia com o turbo partido e a primeira coisa que foram fazer foi ligar a maquina de diagnostico e verificar a ECU.
;) 8) ok! assim sendo as coisas já estão melhores....posso sempre dar uma inspecçaozita na ecu na altura de comprar o carro e detecto possiveis mexidelas.....mas claro está, é preciso nao haver selo intacto....mesmo assim....e mudança de centralina....vejamos haverá sempre maneira de saber qual a centralina associada a cada modelo/carro....tou a tentar despistar as várias hipoteses para tar precavido com algum carro de 2ª mão que já tenha sido "kitado" e por acaso volte ao normal.... 8)

já agora, será um brinquedo destes que se usa para mexer nisso:
http://ucables.com/ref/INPA-2006
http://es.ucables.com/chip-tunning