Radiador de oleo
Enviado: 08 jan 2008, 13:10
O Radiador é um acessorio utilizado para troca de calor entre o ar atmosférico e outra substância (geralmente um líquido) contida num sistema fechado. O core é constituído por uma série de canais (em forma de tubos ou de colméia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do líquido, portanto quanto maior a área de contato com o ar mais rápida é a troca e mais eficiente é o radiador.
Neste caso, sendo um radiador de oleo, traz como principal vantagem um maior arrefecimento do oleo do motor, baixando as temperaturas internas. É possível que ao fim de alguns Km's em regimes elevados que a temperatura ascenda aos 110-120ºC o que nao é muito saudável, daí adoptar-se o uso deste acessório.
É raro o automovel de corrida que nao tenha um e nos actuais turbodiesel trazem inclusivé radiador de gasóleo.
Costuma ser intercalado no circuito por uma bolacha colocada no copo do filtro, mas nos BMW's sei que se intercala no permutador agua/oleo. A desvantagem é a impossibilidade de ser controlada por um termostado como outros modelos. Assim está sempre em funcionamento e origina uma maior dificuldade de aquecimento inicial do motor.
Se houver um número considerável de pessoas interessadas, pode-se pensar num kit ou venda em separado de bolacha / tubos malha de aço / acessorios ( aerokip )/ radiador.
Neste caso, sendo um radiador de oleo, traz como principal vantagem um maior arrefecimento do oleo do motor, baixando as temperaturas internas. É possível que ao fim de alguns Km's em regimes elevados que a temperatura ascenda aos 110-120ºC o que nao é muito saudável, daí adoptar-se o uso deste acessório.
É raro o automovel de corrida que nao tenha um e nos actuais turbodiesel trazem inclusivé radiador de gasóleo.
Costuma ser intercalado no circuito por uma bolacha colocada no copo do filtro, mas nos BMW's sei que se intercala no permutador agua/oleo. A desvantagem é a impossibilidade de ser controlada por um termostado como outros modelos. Assim está sempre em funcionamento e origina uma maior dificuldade de aquecimento inicial do motor.
Se houver um número considerável de pessoas interessadas, pode-se pensar num kit ou venda em separado de bolacha / tubos malha de aço / acessorios ( aerokip )/ radiador.