Página 1 de 6

Radiador de oleo

Enviado: 08 jan 2008, 13:10
por TdiSportR
O Radiador é um acessorio utilizado para troca de calor entre o ar atmosférico e outra substância (geralmente um líquido) contida num sistema fechado. O core é constituído por uma série de canais (em forma de tubos ou de colméia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do líquido, portanto quanto maior a área de contato com o ar mais rápida é a troca e mais eficiente é o radiador.
Neste caso, sendo um radiador de oleo, traz como principal vantagem um maior arrefecimento do oleo do motor, baixando as temperaturas internas. É possível que ao fim de alguns Km's em regimes elevados que a temperatura ascenda aos 110-120ºC o que nao é muito saudável, daí adoptar-se o uso deste acessório.
É raro o automovel de corrida que nao tenha um e nos actuais turbodiesel trazem inclusivé radiador de gasóleo.
Costuma ser intercalado no circuito por uma bolacha colocada no copo do filtro, mas nos BMW's sei que se intercala no permutador agua/oleo. A desvantagem é a impossibilidade de ser controlada por um termostado como outros modelos. Assim está sempre em funcionamento e origina uma maior dificuldade de aquecimento inicial do motor.

Se houver um número considerável de pessoas interessadas, pode-se pensar num kit ou venda em separado de bolacha / tubos malha de aço / acessorios ( aerokip )/ radiador.

Enviado: 08 jan 2008, 14:35
por Sub
Ok.. esclarecidíssimo!
Epá... ó pedrosousa da outra vez q tiveste a ver o meu não tinha isso? Ou era outra coisa?

Enviado: 08 jan 2008, 19:10
por Br][nK
Muito bem explicado ;)

Enviado: 08 jan 2008, 20:39
por pedrosousa
Eu alinho!!
Estas são as coisas que dão saúde mas o pessoal é só repros e depois tem problemas...
Toca a meter esses carros prontos para andarem a fundo!!

Enviado: 08 jan 2008, 22:51
por TdiSportR
Pedro, vamos tratar desse kit para os 2.0D? A malta dos 3.0D que se lixe!

Enviado: 09 jan 2008, 00:02
por Sub
TdiSportR Escreveu:Pedro, vamos tratar desse kit para os 2.0D? A malta dos 3.0D que se lixe!
:lol1 Epá.. isso é discriminação!
Como não percebo disso, só queria ter a certeza q não tenho isso, pq se não tiver era capaz de alinhar tb.. e como o pedrosousa teve uma vez a ver e comentou q eu tinha um radiador de não sei o q e tal... mas pelos vistos ele não se lembra..

Enviado: 09 jan 2008, 02:38
por TdiSportR
Era radiador de agua!

Enviado: 09 jan 2008, 07:39
por pedrosousa
Sub, radiador de gasoleo ;)

Enviado: 09 jan 2008, 08:45
por Sub
Pois.. eu sabia q era radiador de alguma coisa... Vejam preços para isso e se é pincel pra montar..

Enviado: 09 jan 2008, 09:13
por Yasser
TdiSportR Escreveu:Era radiador de agua!
:lol1 :lol1

Enviado: 09 jan 2008, 09:47
por papcampos
boas, ademira-me os 20d e os 30d, principalmente os 30d não trazerem radiador de oleo pois os 25tds ja traziam de origem... :driving

Enviado: 09 jan 2008, 13:03
por pedrosousa
papcampos Escreveu:boas, ademira-me os 20d e os 30d, principalmente os 30d não trazerem radiador de oleo pois os 25tds ja traziam de origem... :driving
Radiador ar oleo??

Enviado: 09 jan 2008, 14:49
por papcampos
pedrosousa Escreveu:
papcampos Escreveu:boas, ademira-me os 20d e os 30d, principalmente os 30d não trazerem radiador de oleo pois os 25tds ja traziam de origem... :driving
Radiador ar oleo??
sim pedro eu sei que é radiedor de ar oleo, os 25tds trazem de origem, por isso a que pencei que os 20d e os 30d tambem tivessem.
olha se for nos e34 525tds até da para ver de ca de fora o radiador está logo a seguir as 2 grelhas dos aneis da bmw e 1 radiador quadradinho,ja esta o 524td que não tem, nos 325tds esta por baixo do da agua e atras do intercooler é 1 radiador sobre o comprido... ;)

Enviado: 09 jan 2008, 19:51
por pedrosousa
papcampos, vou-me informar :D

Enviado: 11 jan 2008, 18:50
por real22
Alguém me sabe informar qual é o passe de rosca do filtro do oleo nos 320d?? Preciso de essa info. p.f.

Cumps