a famosa "fan mod" questoes.

Área de modificações e performance em geral

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e36
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a famosa "fan mod" questoes.

Mensagem por e36 »

Ola rapaziada, ja alguem fez a famosa mod retirar a ventoinha mecanica e ficar so c/ a auxiliar?
é que li num site que a mecanica rouba cerca de 8hp, kumé?

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bacardi man
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Mensagem por bacardi man »

tas a falar de k ventoinha mecanica?

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jmbfs
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Mensagem por jmbfs »

Boas, grande apresentação... :roll:
Quanto à tua questão, os engenheiros da BMW, pagos a peso de ouro, inventaram a ventoinha mecanica porque tinham que justificar alguma coisa...lool.
E desculpa esta minha resposta, é que nem sei qual o teu carro.
Abraço... ;) :driving
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e36
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Mensagem por e36 »

a ventoinha que arrefece o radiador, que os v/ carros (e46) ja n utilizam enquanto que o meu...(e36), ainda utiliza, mas a minha pergunta vem na sequencia deste site: www.understeer.com

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evandro
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Mensagem por evandro »

jmbfs Escreveu:Boas, grande apresentação... :roll:
Quanto à tua questão, os engenheiros da BMW, pagos a peso de ouro, inventaram a ventoinha mecanica porque tinham que justificar alguma coisa...lool.
E desculpa esta minha resposta, é que nem sei qual o teu carro.
Abraço... ;) :driving
jmbfs, eu tambem partilho da tua opiniao que os engenheiros se a puseram lá é porque acharam que era preciso, mas tens que ver que as coisas evoluem, o e36 foi projectado nos anos 80, certamente que nos dias de hoje haverá solucoes melhores, por isso temos que estar sempre atentos e abertos a possiveis melhoramentos, com as devidas precauçoes é claro.

Eu tenho feito modificacoes aos meus carros desde que comprei um Uno Turbo em 1989 e confesso que na maior parte das vezes me arrependi, porém, algumas coisas que substituí foram absolutamente fantásticas, melhores que as de origem. Bons exemplos: molas suspensao, pneus, tubos de travao em malha de aço, pastilhas e discos, panelas de rendimento e colectores de escape. Maus exemplos: chips de potencia e reprogramacoes (em carros atmosfericos), filtros admissao directa, mudanças short-shift, amortecedores, etc.

EO
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jmbfs
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Mensagem por jmbfs »

Completamente de acordo, mas como já referi noutro tópico, quando estamos a falar de mexer em orgãos que trabalham com temperaturas do motor e regem as mesmas, cuidado.... :roll:
Mas tal como já disse, é apenas a minha opnião................ou não................................. ;) :lol: :driving
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evandro
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Mensagem por evandro »

Pelo que vi no link do understeer.com, a remocao da fan se acompanhada com um termostato e sensor do radiador que "abram" a temperaturas mais baixas, de maneira a antecipar o arrefecimento, parece ser praticamente inofensiva e fazer sentido. Fico com duvidas se for apanhado num engarrafamento como eu ano passado, 1h na A1 em Santarem debaixo de um solheiro de 45 graus, consiga manter o motor a trabalhar ao ralenti com o Ar Condicionado sempre ligado para manter a família fresca!
:sol :wave :babydance
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evandro
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Mensagem por evandro »

... e se justifica arriscar gripar o motor e lixar a junta da culassa para ganhar 6 cavalitos. É preciso ver que a tal fan tem embraiagem e que ao aumentar as rpms ela passa a "derrapar" cada vez mais até "estabilizar", logo a perda e potencia nao é linear à medida que se sobem as rpms. Isto é, qt mais rpms, menor a perda relativa de potencia, certo? Corrijam-me pf se estiver enganado!

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bimmer pms
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Mensagem por bimmer pms »

o teu e36 e kual motor?
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metale
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Mensagem por metale »

Por acaso, embora isto nunca se tenha falado por aqui, já se faz à séculos pelos membros do bimmerforums, e nunca ninguém teve problemas, que eu saiba. Dá mais potência que um filtro de ar num carro stock ou uma EGR desligada.

Ninguém está a inventar nem a amputar nada ao carro, é uma ideia que até faz sentido. O carro funciona EXACTAMENTE com a mesma eficiência sempre que estiver acima dos 15km/h.

Utiliza-se, como o Evandro disse, um termostato que liga a temperaturas mais baixas e interruptor, e quem instalar turbo ou viver em locais mesmo quentes pode colocar outra ventoinha mas electrica.

Também previne que a ventoinha de origem expluda por tocar com o radiador (apoios do motor velhos e cansados...).


Material: http://www.understeer.com/fanclutchmod.shtml custa uns 100 euros

Forum com dúvidas (21 páginas): http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=473312
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e36
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Mensagem por e36 »

obrigado por partilhares a tua opiniao metale, ja tava a pensar que era algo extraterrestre, afinal mais pessoas partilham esta opiniao, vou experimentar e depois digo se mudei o motor ou nao, assim como assim este ja é o 3º :oops:

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metale
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Mensagem por metale »

e36, não vejo mal nenhum em experimentares, mas não te limites a tirar a ventoinha. Tens de mudar o termostato e o interruptor, senão tens problemas.
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bimmer pms
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Mensagem por bimmer pms »

so uma cena mas isto é pa carros ke tem a ventoinha a trabalhar directo com o motor? ou seja alimentadas pela correia do motor? é ke os 316i m43 ja são tipo eletricas
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metale
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Mensagem por metale »

Acho que são "bomba de água driven", apesar de nuncar ter olhado muito para isso. Era mod que pessoalmente não fazia (5 minutos ao ralenti em Santarém no verão :scary )
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Cravo
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Mensagem por Cravo »

Bem, na minha modesta opinião, tirar a viscosa em busca de uns cvs extra, não acho que seja algo notório, cheira-me mais a "cvs psicológicos" :roll:
Digo isto por experiência própria, a viscosa do meu E30 deu o berro e como não gostei do preço que me pediram por uma nova, decidi alterar para ventoínha eléctrica.
Esta mod saiu-me "um pouco" mais cara que a viscosa, mas quem corre por gosto, não cansa ;)
Fica uma foto do que fiz no meu charutito 8)

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