a famosa "fan mod" questoes.
Moderador: Staff
a famosa "fan mod" questoes.
Ola rapaziada, ja alguem fez a famosa mod retirar a ventoinha mecanica e ficar so c/ a auxiliar?
é que li num site que a mecanica rouba cerca de 8hp, kumé?
é que li num site que a mecanica rouba cerca de 8hp, kumé?
- bacardi man
- Membro Juvenil
- Registado: 22 jun 2007, 03:20
- O meu Carro:: BMW 535d e61
a ventoinha que arrefece o radiador, que os v/ carros (e46) ja n utilizam enquanto que o meu...(e36), ainda utiliza, mas a minha pergunta vem na sequencia deste site: www.understeer.com
- evandro
- Membro Juvenil
- Registado: 15 jul 2006, 15:49
- O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé
jmbfs, eu tambem partilho da tua opiniao que os engenheiros se a puseram lá é porque acharam que era preciso, mas tens que ver que as coisas evoluem, o e36 foi projectado nos anos 80, certamente que nos dias de hoje haverá solucoes melhores, por isso temos que estar sempre atentos e abertos a possiveis melhoramentos, com as devidas precauçoes é claro.jmbfs Escreveu:Boas, grande apresentação...![]()
Quanto à tua questão, os engenheiros da BMW, pagos a peso de ouro, inventaram a ventoinha mecanica porque tinham que justificar alguma coisa...lool.
E desculpa esta minha resposta, é que nem sei qual o teu carro.
Abraço...![]()
Eu tenho feito modificacoes aos meus carros desde que comprei um Uno Turbo em 1989 e confesso que na maior parte das vezes me arrependi, porém, algumas coisas que substituí foram absolutamente fantásticas, melhores que as de origem. Bons exemplos: molas suspensao, pneus, tubos de travao em malha de aço, pastilhas e discos, panelas de rendimento e colectores de escape. Maus exemplos: chips de potencia e reprogramacoes (em carros atmosfericos), filtros admissao directa, mudanças short-shift, amortecedores, etc.
EO
- evandro
- Membro Juvenil
Pelo que vi no link do understeer.com, a remocao da fan se acompanhada com um termostato e sensor do radiador que "abram" a temperaturas mais baixas, de maneira a antecipar o arrefecimento, parece ser praticamente inofensiva e fazer sentido. Fico com duvidas se for apanhado num engarrafamento como eu ano passado, 1h na A1 em Santarem debaixo de um solheiro de 45 graus, consiga manter o motor a trabalhar ao ralenti com o Ar Condicionado sempre ligado para manter a família fresca!
:sol :wave :babydance
:sol :wave :babydance
- evandro
- Membro Juvenil
... e se justifica arriscar gripar o motor e lixar a junta da culassa para ganhar 6 cavalitos. É preciso ver que a tal fan tem embraiagem e que ao aumentar as rpms ela passa a "derrapar" cada vez mais até "estabilizar", logo a perda e potencia nao é linear à medida que se sobem as rpms. Isto é, qt mais rpms, menor a perda relativa de potencia, certo? Corrijam-me pf se estiver enganado!
EO
EO
-
- Membro Juvenil
- Registado: 16 fev 2008, 02:50
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Por acaso, embora isto nunca se tenha falado por aqui, já se faz à séculos pelos membros do bimmerforums, e nunca ninguém teve problemas, que eu saiba. Dá mais potência que um filtro de ar num carro stock ou uma EGR desligada.
Ninguém está a inventar nem a amputar nada ao carro, é uma ideia que até faz sentido. O carro funciona EXACTAMENTE com a mesma eficiência sempre que estiver acima dos 15km/h.
Utiliza-se, como o Evandro disse, um termostato que liga a temperaturas mais baixas e interruptor, e quem instalar turbo ou viver em locais mesmo quentes pode colocar outra ventoinha mas electrica.
Também previne que a ventoinha de origem expluda por tocar com o radiador (apoios do motor velhos e cansados...).
Material: http://www.understeer.com/fanclutchmod.shtml custa uns 100 euros
Forum com dúvidas (21 páginas): http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=473312
Ninguém está a inventar nem a amputar nada ao carro, é uma ideia que até faz sentido. O carro funciona EXACTAMENTE com a mesma eficiência sempre que estiver acima dos 15km/h.
Utiliza-se, como o Evandro disse, um termostato que liga a temperaturas mais baixas e interruptor, e quem instalar turbo ou viver em locais mesmo quentes pode colocar outra ventoinha mas electrica.
Também previne que a ventoinha de origem expluda por tocar com o radiador (apoios do motor velhos e cansados...).
Material: http://www.understeer.com/fanclutchmod.shtml custa uns 100 euros
Forum com dúvidas (21 páginas): http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=473312
-
- Membro Juvenil
- Registado: 16 fev 2008, 02:50
Bem, na minha modesta opinião, tirar a viscosa em busca de uns cvs extra, não acho que seja algo notório, cheira-me mais a "cvs psicológicos"
Digo isto por experiência própria, a viscosa do meu E30 deu o berro e como não gostei do preço que me pediram por uma nova, decidi alterar para ventoínha eléctrica.
Esta mod saiu-me "um pouco" mais cara que a viscosa, mas quem corre por gosto, não cansa
Fica uma foto do que fiz no meu charutito

Digo isto por experiência própria, a viscosa do meu E30 deu o berro e como não gostei do preço que me pediram por uma nova, decidi alterar para ventoínha eléctrica.
Esta mod saiu-me "um pouco" mais cara que a viscosa, mas quem corre por gosto, não cansa

Fica uma foto do que fiz no meu charutito