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a famosa "fan mod" questoes.
Enviado: 23 fev 2008, 13:17
por e36
Ola rapaziada, ja alguem fez a famosa mod retirar a ventoinha mecanica e ficar so c/ a auxiliar?
é que li num site que a mecanica rouba cerca de 8hp, kumé?
Enviado: 23 fev 2008, 13:27
por bacardi man
tas a falar de k ventoinha mecanica?
AB!
Enviado: 23 fev 2008, 13:29
por jmbfs
Boas, grande apresentação...
Quanto à tua questão, os engenheiros da BMW, pagos a peso de ouro, inventaram a ventoinha mecanica porque tinham que justificar alguma coisa...lool.
E desculpa esta minha resposta, é que nem sei qual o teu carro.
Abraço...

Enviado: 23 fev 2008, 14:23
por e36
a ventoinha que arrefece o radiador, que os v/ carros (e46) ja n utilizam enquanto que o meu...(e36), ainda utiliza, mas a minha pergunta vem na sequencia deste site:
www.understeer.com
Enviado: 25 fev 2008, 22:54
por evandro
jmbfs Escreveu:Boas, grande apresentação...
Quanto à tua questão, os engenheiros da BMW, pagos a peso de ouro, inventaram a ventoinha mecanica porque tinham que justificar alguma coisa...lool.
E desculpa esta minha resposta, é que nem sei qual o teu carro.
Abraço...

jmbfs, eu tambem partilho da tua opiniao que os engenheiros se a puseram lá é porque acharam que era preciso, mas tens que ver que as coisas evoluem, o e36 foi projectado nos anos 80, certamente que nos dias de hoje haverá solucoes melhores, por isso temos que estar sempre atentos e abertos a possiveis melhoramentos, com as devidas precauçoes é claro.
Eu tenho feito modificacoes aos meus carros desde que comprei um Uno Turbo em 1989 e confesso que na maior parte das vezes me arrependi, porém, algumas coisas que substituí foram absolutamente fantásticas, melhores que as de origem. Bons exemplos: molas suspensao, pneus, tubos de travao em malha de aço, pastilhas e discos, panelas de rendimento e colectores de escape. Maus exemplos: chips de potencia e reprogramacoes (em carros atmosfericos), filtros admissao directa, mudanças short-shift, amortecedores, etc.
EO
Enviado: 25 fev 2008, 23:50
por jmbfs
Enviado: 26 fev 2008, 00:14
por evandro
Pelo que vi no link do understeer.com, a remocao da fan se acompanhada com um termostato e sensor do radiador que "abram" a temperaturas mais baixas, de maneira a antecipar o arrefecimento, parece ser praticamente inofensiva e fazer sentido. Fico com duvidas se for apanhado num engarrafamento como eu ano passado, 1h na A1 em Santarem debaixo de um solheiro de 45 graus, consiga manter o motor a trabalhar ao ralenti com o Ar Condicionado sempre ligado para manter a família fresca!
:sol :wave :babydance
Enviado: 26 fev 2008, 00:32
por evandro
... e se justifica arriscar gripar o motor e lixar a junta da culassa para ganhar 6 cavalitos. É preciso ver que a tal fan tem embraiagem e que ao aumentar as rpms ela passa a "derrapar" cada vez mais até "estabilizar", logo a perda e potencia nao é linear à medida que se sobem as rpms. Isto é, qt mais rpms, menor a perda relativa de potencia, certo? Corrijam-me pf se estiver enganado!
EO
Enviado: 30 mar 2008, 02:06
por bimmer pms
o teu e36 e kual motor?
Enviado: 04 abr 2008, 11:46
por metale
Por acaso, embora isto nunca se tenha falado por aqui, já se faz à séculos pelos membros do bimmerforums, e nunca ninguém teve problemas, que eu saiba. Dá mais potência que um filtro de ar num carro stock ou uma EGR desligada.
Ninguém está a inventar nem a amputar nada ao carro, é uma ideia que até faz sentido. O carro funciona EXACTAMENTE com a mesma eficiência sempre que estiver acima dos 15km/h.
Utiliza-se, como o Evandro disse, um termostato que liga a temperaturas mais baixas e interruptor, e quem instalar turbo ou viver em locais mesmo quentes pode colocar outra ventoinha mas electrica.
Também previne que a ventoinha de origem expluda por tocar com o radiador (apoios do motor velhos e cansados...).
Material:
http://www.understeer.com/fanclutchmod.shtml custa uns 100 euros
Forum com dúvidas (21 páginas):
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=473312
Enviado: 04 abr 2008, 14:15
por e36
obrigado por partilhares a tua opiniao metale, ja tava a pensar que era algo extraterrestre, afinal mais pessoas partilham esta opiniao, vou experimentar e depois digo se mudei o motor ou nao, assim como assim este ja é o 3º

Enviado: 04 abr 2008, 14:36
por metale
e36, não vejo mal nenhum em experimentares, mas não te limites a tirar a ventoinha. Tens de mudar o termostato e o interruptor, senão tens problemas.
Enviado: 06 abr 2008, 03:25
por bimmer pms
so uma cena mas isto é pa carros ke tem a ventoinha a trabalhar directo com o motor? ou seja alimentadas pela correia do motor? é ke os 316i m43 ja são tipo eletricas
Enviado: 06 abr 2008, 11:16
por metale
Acho que são "bomba de água driven", apesar de nuncar ter olhado muito para isso. Era mod que pessoalmente não fazia (5 minutos ao ralenti em Santarém no verão

)
Enviado: 19 abr 2008, 22:51
por Cravo
Bem, na minha modesta opinião, tirar a viscosa em busca de uns cvs extra, não acho que seja algo notório, cheira-me mais a "cvs psicológicos"
Digo isto por experiência própria, a viscosa do meu E30 deu o berro e como não gostei do preço que me pediram por uma nova, decidi alterar para ventoínha eléctrica.
Esta mod saiu-me "um pouco" mais cara que a viscosa, mas quem corre por gosto, não cansa
Fica uma foto do que fiz no meu charutito
