Performance: Cabos de velas

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

tiagoghost
Membro Gold
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50

Performance: Cabos de velas

Mensagem por tiagoghost »

Fala-se muito em velas, quais as melhores, mas em relação aos respectivo cabos não.

Tive a ver a resistencia dos cabos de origem do meu E36 e o cabo do cilindro 4 tem 5.85k omhs.
É muito?

Gostava de saber se ja alguem aqui trocou, o que pos, o que aconselham, e claro, o resultado final!
E36 S50 Coupe

evandro
Membro Juvenil
Registado: 15 jul 2006, 15:49
O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé

Mensagem por evandro »

5.85 K Ohms? :shock: Ui isso parece-me not ok. Nao será 5.85 mili-Ohms?
Quanto medem os outros cabos, só para comparar?

EO
Imagem

tiagoghost
Membro Gold

não, era mesmo 5850 ohms! rondava tudo este valores, mas este foi o mais alto como é obvio, hoje mandei vir uns da msd com 8,5mm de espessura, e com 50ohms de resistencia a cada 30 cm, sao dos melhores que já vi, e nem são muito caros, mandei vir tb uma bobine de alta tensão de maior tensão maxima e com metade da resistencia secundaria a comparar com a de origem, vamos ver se compensa ou não...
E36 S50 Coupe

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Se todos os cabos rondavam os mesmos valores, entao é porque todos estao bons ou todos maus. Assumindo que o teu carro trabalha bem, entao todos estarao bons! 5850 Ohms parece-me exagerado para cabos metalicos com uns 50cm de comprimento, se conforme disseste os da msd tem 50 Ohms em 30cm (1.67 Ohm/cm), e segundo sei os da Nology tem 300 Ohms por 30cm (10 Ohms/cm, mas provavelmente feitos de outro material e em espiral em vez de fio de cobre), entao é porque no E36 os de origem terão alguma resistencia interna pré-montada de proposito, para remover interferencias, normas EMC, e coisas do genero. É porque o sistema de origem estará preparado para trabalhar assim. Ao meteres outros componentes, arriscas-te... digo eu...

EO
Imagem

bimmer pms
Membro Juvenil
Registado: 16 fev 2008, 02:50

Mensagem por bimmer pms »

ja agora kuais os riscos?
--------------------------
BMW e36 white power
Dtr 175cc
-------------------------
Nissan 200
Derbi
Yamaha fzr 600

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Romper isolamento dos cabos por excesso de tensão com inevitáveis fugas à massa, derreter cablagens por excesso de corrente, interferencias no rádio e outros equipamentos electricos... :scary .
Não quero dizer com isto que não se tente melhorar o sistema de ignição de origem, mas fazê-lo sempre com orientação de alguém 100% dentro do assunto, e não se fiarem só na conversa de quem vende os acessórios que são sempre os melhores do mundo, que até podem ser, mas não 100% compatíveis com o vosso carro e daí resultarem prejuízos elevados...

EO
Imagem

tiagoghost
Membro Gold

O carro trabalha e pega bem, por isso devem estar todos bons.

Em relação a romper o isolamento dos cabos, e derreter cablagens por excesso de correcte, duvido porque o cabos re têm essa resistencia, já veem preparados para isso, digo eu. Agr em relação a interferencias no rádio e equipamentos isso ja n sei.

Agora já os mandei vir e devem estar para chegar, quando isso acontecer, vou monta-los, e ver como tudo funciona...
E36 S50 Coupe

Biclas
Membro Juvenil
Registado: 29 dez 2006, 15:17

Mensagem por Biclas »

evandro Escreveu:Romper isolamento dos cabos por excesso de tensão com inevitáveis fugas à massa, derreter cablagens por excesso de corrente, interferencias no rádio e outros equipamentos electricos... :scary .
Não quero dizer com isto que não se tente melhorar o sistema de ignição de origem, mas fazê-lo sempre com orientação de alguém 100% dentro do assunto, e não se fiarem só na conversa de quem vende os acessórios que são sempre os melhores do mundo, que até podem ser, mas não 100% compatíveis com o vosso carro e daí resultarem prejuízos elevados...

EO
Desculpa la mas esta fez me rir!! :D :D :D
Imagem

tiagoghost
Membro Gold

Estou num curso de mecatronica automovel, e hoje expliquei-lhe a situação e as difrenças de tensão e resistencia, ele diz que n há problema nenhum, cabos com essa resistencia, já veem bem preparados para isso.
E36 S50 Coupe

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Biclas Escreveu: Desculpa la mas esta fez me rir!! :D :D :D
Rir porquê, percebes o minimo de electricidade para contestar o que eu escrevi? Será que vendes destas coisas e tás com medo de perder negócio?
Imagem

bimmer pms
Membro Juvenil

ups
--------------------------
BMW e36 white power
Dtr 175cc
-------------------------
Nissan 200
Derbi
Yamaha fzr 600

Biclas
Membro Juvenil
Registado: 29 dez 2006, 15:17

Mensagem por Biclas »

evandro Escreveu:
Biclas Escreveu: Desculpa la mas esta fez me rir!! :D :D :D
Rir porquê, percebes o minimo de electricidade para contestar o que eu escrevi? Será que vendes destas coisas e tás com medo de perder negócio?
Tas a querer dizer que cabos com uma resistencia maior ao qual sao reforçados(por norma sao mais largos) rompem ou derretem? Ja derreteste algum?

Nao nao sou vendedor nem tao pouco me interessa quem compra ou deixa de comprar
Imagem

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Biclas, se fores acima ver, eu estava a referir-me àquilo que o tiagoghost escreveu: "com 50ohms de resistencia a cada 30 cm, sao dos melhores que já vi, e nem são muito caros, mandei vir tb uma bobine de alta tensão de maior tensão maxima e com metade da resistencia secundaria".
Uma coisa é resistencia mecanica, outra é resistencia electrica do condutor (pequena) e do isolamento dos cabos (mt grande). Eu nao duvido que cabos de velas fabricados para aumentar a performance sejam mais resistentes mecanicamente e que o seu isolamento seja melhor, e nao duvido que tenham resistencia electrica mais baixa (como alias o tiagoghost referiu, 50 Ohms / 30 cm dará uns 80 Ohms em cabos com 50 cm, bem menor do que os 5850 Ohms dos de origem, ie, 70 vezes menos!). O efeito é, para a MESMA VOLTAGEM gerada pela bobina de origem, aquando da faísca da vela, menor queda de tensao cairá nos cabos, e maior sobrará para as velas, sendo a faísca mais forte e rápida e por isso melhorando a queima da mistura ar/combustivel, etc. O meu maior receio é juntar isto a uma bobina de maior tensao maxima (maior sim, mas quanto mais?), que pode trazer efeitos indesejáveis. Nao te esqueças, p.ex, que com tempo húmido o isolamento (dielectrico) dos cabos torna-se "mais fraco", aumentando a possibilidade de correntes de leakage à massa (chassis) do carro. Mais tensao na bobina, maior probabilidade disso acontecer!

Eu nunca derreti nenhum cabo, mas tambem nao me pus a fazer experiencias destas. Mas já vi carros com serios problemas electricos, alguns devido a fugas à massa (antigos Fiats e Alfas, p.ex :? ) no circuito de alta tensao das velas.

Tiagoghost, no final agradecia que nos desses feedback sobre se notaste aumento da performance do carro e NENHUM problema dos que eu referi, ok?
Imagem

tiagoghost
Membro Gold

Ok ok,
esta semana já não devem chegar, a encomenda ficou retida na alfandega, e ouve um engano tavam a pedir mais dinheiro para a tirar da alfandega do que aquele que eu paguei pelos productos ja com os portes de envio, mas esse erro tem tado a ser corrigido, mas mesmo assim ainda tenhos de pagar mais cerca de 70euros (21%iva (este iva é cobrado nao so ao produto como aos portes de envio tambem) 3% de direitos, 20€ em IMPRESSOS ALFANDEGARIOS, e mais 30€ devido a intervenção da transportadora com a alfandega)

N Consegui saber a tensão maxima da bobine de origem, mas no geral, e entre 17000V e 24000V, e a que mandei vir de tensão maxima de 47000.

Como já disse, fui informado pelo meu professor, e ele disse que não existe grande risco.

Vamos esperar que chegue, e quando montar informavos-ei a cerca de como correu a alteração
E36 S50 Coupe

bimmer pms
Membro Juvenil

vais a ver o preço disso ainda te saia o mesmo ke komprar ca...

temos de ver ke pide sim senhor dar bom rendimento ao carro mas tambem tem de se ver ke caso faça algo dano so ko o tempo é ke se sabe pode ser tudo montado hoje andar bem e num dia.. pufff

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”