Este é o meu primeiro post aqui.
Sou agora possuidor de uma 320D touring de 2004, 150cv, 6vel, GPS 16:9 MKIV (I think), estofos em pele, bla, bla bla.... aquelas coisas que voçês melhor que eu conhecem. Os meus gostos automobilisticos recaem sobre carros clássicos, mais concretamente o Mini, podem conhecer um pouco mais o meu hobbie em www.minisnabrasa.com.
É importada da Bélgica e era a carrinha do meu pai, que infelizmente não teve oportunidade de a gozar.

Por enquanto e enquanto não vender o meu Audi A4 1.8T a carrinha fica guardada na garagem.
A apreciação geral da carrinha é positiva, mas não posso deixar de fazer a natural comparação com o Audi, onde apesar de consumirem combustíveis diferentes a minha preferência vai para o Audi sendo que alguns dos motivos já aqui foram amplamente discutidos:
1 - som mediocre para um carro que novo custa mais de 40k €;
2 - Gosto mais da posição de condução do Audi (mas pode ser falta de habito, e também a conduzi mto pouco)
3 - falta de potência em relação ao Audi;
Tenho visto que a manutenção na EGR e breather são importantes para o desempenho do motor. Assim, logo que tenha tempo vou mudar filtro de ar, breather e limpar a EGR (não considero.
Neste seguimento a falta de potência é algo que me "agride" um pouco o pé direito eheheh. Tenho andado a sorver os conteúdos do fórum e ainda não encontrei o "manual" de uma boa repro. Cuidados a ter, quem são os melhores, opiniões etc etc.
Fica aqui o desafio para todos os que já têm repros, chip's, etc etc em fazer-se um log de experiências, cuidados a ter... algo do género:
Da minha experiência automobilistica qualquer alteração aos valores de origem devem ser sempre acompanhada de uma maior supervisão não só na utilização como na manutenção.
Por vezes oiço relatos de turbos partidos e depois no final a repro nada teve a ver com o turbo partido, mas sim uma viagem longa sempre a fundo, ou Warm shutdown ao motor, descuído no óleo usado e claro.... as tão afamadas repros agressivas que tornam os carros em verdadeiros "chocos"!!!

As embreagens sem dúvida que "sofrem" com o aumento de potência/binário e o estado actual das mesmas contam para a fiabilidade pós repro/chipanço, mas em bom estado a longevidade das mesmas diminuem (na maior parte das vezes e não havendo utilização abusiva duram quase o mesmo do que se tivesse de origem).
Transmissões.... bem... aqui os cuidados servem para origem ou alterado! Arranques..... nunca é bom para as transmissões!!
Motorização:
Antes e depois:
tipo de Repro: soft ou agressiva
Chipador/Programador:
Diferenças sentidas:
Problemas:
Assistência pós serviço:
Cuidados a ter:
...
outras que se lembrem.
Falta sem dúvida aqui informação e este é o desafio que aqui deixo. Fazer deste post um " REPRO/CHIP How to for dummies!"
Abraço,
Jorge