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Consequencias das repro nos filtros ?
Enviado: 10 jan 2005, 12:12
por jmdorropio
O filtro de partículas está dimensionado para um tipo especifico de manutenção apropriada ao nível de emissões do carro STOCK. Ao realizares repro e aumentares (e mto) os níveis de emissões, aumentas de uma forma brutal a periodicidade da manutenção do filtro, para nao falar na possível inutilização do mesmo..
Exacto, tudo dependerá do nível da repro também. Mas se forem puxadas acho q dá barraca da grande. As repros AC Schnitzer nao sao fortes e eles nao fazer em carros com filtro... por isso... suponho q é complicado mesmo...
Eu li estas afirmações no forum TOL, no Topico
BMW 535d pagina 3, e fiquei com duvidas acerca das reprogramações.
É verdade que as repro estoiram com os filtros do catalizador, ou outros ?
Enviado: 10 jan 2005, 12:21
por Cokas

nunca ouvi falar tal coisa...
Enviado: 10 jan 2005, 12:30
por SuperSonico
~Pela minha experiencia a minha resposta é não!
A minha peugeot partner ja fez 100 mil kms com repro e sempre a bombar...
Nunca tive nenhum problemo
Abraço
Enviado: 10 jan 2005, 19:16
por EliseLotus
rebentar com o catalizador so com um reprogramador tipo parede. sem cerebro
o que acontece é que o catalizador (e respectivos filtros) esta sujeito a trabalho redobrado.
ora, a capacidade de filtragem é a mesma, nao muda, por isso nao so passam mts mais gases nocivos para a atmosfera como o filtro atinge o limite mais cedo, forçando a uma substituiçao antecipada.
ha catalizadores apropriados para certos carros ja alterados, mas sao uma fortuna, mt mais que os de origem, mas filtram melhor que os de origem, duram mais, e normalmente ate permitem pequenos ganhos no rendimento. (edit: em tempos vi uma empresa que tinha principalmente para Imprezas e Evos ja mt preparados. davam garantia de emissoes LEGAIS!!! os preços iam de 500 aos 2000CONTOS)
estragar um catalizador é complicado. sao sensiveis, mas nao tanto!
no entanto basta umas gotas de combustivel pra os rebentar em 3 tempos.
isso acontece quando as valvulas sao propositadamente deixadas em "overlap" (admissao e escape abertas ao mesmo tempo) durante demasiado tempo (ha overlap em TODOS os motores) ou quando a queima esta a ser mal feita (por qqr motivo).
quando os depositos nas sedes das valvulas sao excessivos, particularmente as de escape, a valvula pode deixar de vedar a 100%, passando mistura nao queimada para o escape...
pessoal dos carros c catalizador e altas kilometragens, convem fazer um teste de compressao d vez em qd! compressao baixa ou nao-uniforme pode indicar, entre outras coisas, valvulas que nao vedam bem.
Enviado: 10 jan 2005, 20:23
por Pedro///Menezes
EliseLotus,
está muito boa a explicação! Acrescento que a Remus tem catalisadores ditos de "rendimento"
Enviado: 11 jan 2005, 09:16
por jmdorropio
EliseLotus Escreveu:pessoal dos carros c catalizador e altas kilometragens, convem fazer um teste de compressao d vez em qd! compressao baixa ou nao-uniforme pode indicar, entre outras coisas, valvulas que nao vedam bem.
E quanto é que seriam essas "altas kilometragens" ?
100mil ? 200mil ?
Outra 'pregunta', uma boa repro aumenta a potencia mas não aumenta o consumo de diesel, certo ?
Então se não há aumento do consumo, não há aumento de gases e particulas de escape, certo ?
Então não deveria haver trabalho dobrado dos filtros, certo ?
Enviado: 11 jan 2005, 09:30
por Cokas
jmdorropio, es fddd!!! :lol1
Boas perguntas!!!

Enviado: 11 jan 2005, 10:02
por jmdorropio
Cokas Escreveu:jmdorropio, es fddd!!! :lol1
Boas perguntas!!!

Estou na idade dos 'porquês' :desconfiado :lol1
Tenho que compreender isto das repros pq estou a pensar em fazer uma ao meu futuro automovel "novo" sem dar "cabo" dele.
Atenção, não estou a criticar nada nem ninguém, só quero aprender mais sobre este assunto.
Enviado: 11 jan 2005, 12:58
por Pedro///Menezes
É com as perguntas pertinentes que todos nós aprendemos!

Enviado: 11 jan 2005, 13:51
por SuperSonico
jmdorropio Escreveu:EliseLotus Escreveu:pessoal dos carros c catalizador e altas kilometragens, convem fazer um teste de compressao d vez em qd! compressao baixa ou nao-uniforme pode indicar, entre outras coisas, valvulas que nao vedam bem.
E quanto é que seriam essas "altas kilometragens" ?
100mil ? 200mil ?
Outra 'pregunta', uma boa repro aumenta a potencia mas não aumenta o consumo de diesel, certo ?
Então se não há aumento do consumo, não há aumento de gases e particulas de escape, certo ?
Então não deveria haver trabalho dobrado dos filtros, certo ?
mais uma vez, a minha peugeot partner ja fez 100 mil e nunca me deu nenhum problema de alguma especie...
Quanto ao consumo, irá ser mechido o mapa do debito, pois é dos factores mais importantes a este nivel de modificação... para uma condução normal gasta igual, mas para uma condução "sport" gasta mais... mas tambem anda mais e é muito mais rapido a xegar lá...
Num carro a diesel depende do tipo de reprogramação, mas normalmente fica a deitar mais um pouco de fumo... mas tudo depende de como pedires ao reproramador para te por o carro...
E olha... esqueçe os filtros... não tem nada a ver...
Onde afecta o fumo do escape é na EGR, mas que não tem problemas nenhum, não estejas a martelar nisso, pois não faz sentido...
Qualquer duvida, dispõe.
Abraço
Enviado: 11 jan 2005, 15:54
por jmdorropio
Ok, obrigado pessoal !

Enviado: 12 jan 2005, 20:26
por EliseLotus
jmdorropio,
a centralina aumenta-te o debito, dentro dos limites da bomba e injectores, e mexe tb noutras coisas.
se te aumenta o debito, é obvio que o nivel de poluiçao vai aumentar!
no entanto, para o mesmo andamento de antes da reprog, como nao tens que estar de pe a fundo pra fazer o mesmo tempo de reprise(por exemplo), devera gastar o mesmo ou ate menos...e com isso os niveis de poluiçao poderam, eventualmente, descer marginalmente.
os carros onde essa diferença é bem notoria é nos VW1.9TDI 110cv.
nos outros, mesmo outros 1.9TDI, por qqr razao nao se nota tt.
mas, sendo realista, quando fazes uma repro é pra fazer consumos ou pra aumentar a potencia (e andares mais)?
a tendencia é sempre pra aumentar o consumo e poluiçao.
Enviado: 13 jan 2005, 09:35
por jmdorropio
EliseLotus Escreveu:no entanto, para o mesmo andamento de antes da reprog, como nao tens que estar de pe a fundo pra fazer o mesmo tempo de reprise
Sim, tem logica.
E já agora que tou com a pedalada toda, ai vai outra pergunta:
Na IPO quando eles colocam a sonda no "rabiosque" do carro para ver a quantidade de gases que o escape deita, e quando eles pedem para acelerar até uma certa rotação, a quantidade de gases não passa além do permitido ?
Enviado: 13 jan 2005, 09:49
por SuperSonico
Oh pah,
Fui em dezembro fazer a inspecção ao meu e passou... por isso ...
ABraço
PS - No encontro do Porto ficou um risco de fumo no chão

Enviado: 13 jan 2005, 12:28
por jmdorropio
SuperSonico Escreveu:No encontro do Porto ficou um risco de fumo no chão

nfire
Fixe :fixe