Página 1 de 2
LInha de Escape
Enviado: 09 jan 2009, 21:52
por Br][nK
Boas pessoal, queria pedir-vos a vossa opinião para setup de linha de escape...
De momento ando directo, baixas porreiras, descarga de turbo linda, mas perdi ponta que ate da vontade de chorar :snooty
Andei com panela final de origem e directo até lá, era um setup que gostava muito :dance
Gostava de saber que panela final andam a usar e os ganhos
Abraços
Re: LInha de Escape
Enviado: 09 jan 2009, 22:50
por pedrosousa
Há um tópico com carradas de informação no forum, no entanto já dei o meu parecer por PM

Re: LInha de Escape
Enviado: 09 jan 2009, 23:25
por Anusko
Alguém me explique o que fisicamente faz perder ponta por se andar com um escape mais livre. O pouco q percebo de física diz exactamente o contrário e várias pessoas se queixam disto. Já li muitas vezes que não passa dum mito e por experiência própria, tenho só a panela final, não perdi ponta.
Re: LInha de Escape
Enviado: 10 jan 2009, 02:49
por 320D-PP
Eu tenho tudo directo até á panela traseira de origem, já experimentei todo directo e o carro custava a ter força para chegar aos 180!! agora assim também notei menos ponta mas pouco, se não ouver "prisão" de gases no escape o carro perde muita ponta que é o que acontece nos nossos carros.. há outros tipos de carro que querem é andar directos!!
Re: LInha de Escape
Enviado: 10 jan 2009, 11:55
por Br][nK
Epa o meu num sitio onde me punho a 2.40 descansado, custei a dar 2.30...
Mas é como digo tens muitos ganho em medias/baixas

Re: LInha de Escape
Enviado: 10 jan 2009, 12:49
por 320D-PP
o meu por exemplo todo directo perdi baixa, médio e ponta e ainda ganhei um barulhão insuportável!!! sem catalisadores perdi um pouco de ponta mas foi pouco e ganhei baixas e médias, então deixei assim!
Re: LInha de Escape
Enviado: 10 jan 2009, 13:16
por Anusko
Isso é tudo muito bonito mas pq? A única razão que vejo é devido à falta de backpressure os gases arrefecerem mais depressa e portanto custarem mais a sair, tendo q ser "empurrados", obrigando o motor a fazer esta parte. Mas além de estarmos a falar de motores sobrealimentados, onde o turbo em si já faz grande parte da backpressure, estamos a falar de altas RPM portanto nada disso devia acontecer. Eu sem cats onde dava 240 dou 240.
Re: LInha de Escape
Enviado: 10 jan 2009, 14:33
por Br][nK
SEm cats e com panela final de origem dava exactamente o mesmo
Agora sem a final e que dou menos

Re: LInha de Escape
Enviado: 10 jan 2009, 19:14
por pedrosousa
Onde é que anda o areias??
Re: LInha de Escape
Enviado: 10 jan 2009, 20:57
por 320d
Boas, eu ando sem cat e sem panela final. apenas tenho o pre-cat e senti o carro mais solto em baixas, altas igual e nao perdi ponta...
vejo que quase toda a gente anda sem cat e sem pre-cat, deviam experimentar com pre-cat...
Re: LInha de Escape
Enviado: 11 jan 2009, 02:16
por MarcosFonseca
Eu queria meter linha directa, mas tou a ver que tenho que anotar estes "pequenos" pormenores..
Re: LInha de Escape
Enviado: 11 jan 2009, 02:53
por Yasser
Mais 1 topico sobre linhas de escape!
Ve este topico vais encontrar muita info, inclusive experiencias minhas no 320d!
viewtopic.php?f=38&t=12809
Eu acho que isto se resume a 2 aspectos principais...
Com repro ou sem repro...
Com repro nao notas muito as perdas, caso continues a ter a panela final... porque ganhas ao baixar as EGT's...
agora sem repro,
Meu unico conselho, pelo menos no 320d E46 136cv... so tirei o pré-catalisador, se querem tirar algo...
Eu exprimentei directa com panela final original, ganhei baixas... e perdi ponta, ou melhor, perdi força em "alta rotacao" á fartura... nao compensava para o estilo de conducao que tenho...
Mandei por o catalisador novamente, ficando com Panela final + catalisador... (só fiquei sem o pré-catalisador)...
Acho que se torna mais equilibrado... ganhas baixas, perdes um bocadinho ponta... mas compensa!
Mas como o Anusko disse, uns dizem uma coisa, outros outra, no meu caso eu exprimentei e senti e notei lol
Nao ouvi falar, nem li, fui mesmo eu... até o homem dos escapes se eu for a perguntar hoje, diz pela experiencia (dele/Amigos) exactamente o contrario do que eu sentia... mas a verdade é que era como eu estava a dizer...!
Melhor, so ires exprimentando!
Cumps!
Re: LInha de Escape
Enviado: 11 jan 2009, 03:41
por MarcosFonseca
Obrigado pela dica...
É que aqui perto não conheço nenhuma oficina para fazer esse trabalho...E para tar sempre a ir e a tirar e a por, custa um bocado se for longe...Mas vou procurar e logo vejo...
Mais uma vez obrigado...
Re: LInha de Escape
Enviado: 11 jan 2009, 12:04
por Br][nK
De acordo com a minha maneira de conduzir, acho que vou voltar a por a panela de origem
queria uma usada para poder inventar :lol1
Re: LInha de Escape
Enviado: 11 jan 2009, 12:10
por pedrosousa
Tens de ir procurando pelas sucatas da tua zona, até pode ser que consigas um bom negócio!