Xenon ilegal... nao passa na inspecção
Moderador: Staff
- Gargoyle
- Membro Iniciado
- Registado: 11 jan 2009, 02:00
- O meu Carro:: BMW 320i E36 Cabrio
Xenon ilegal... nao passa na inspecção
Boas pessoal,
Como o titulo indica, farois com kits xénon nao passam na inspecção. Porquê?
Pois bem, como todos sabemos, todos os componentes automóveis estão sujeitos a uma homologação e aprovação por parte das entidades responsáveis. No caso dos faróis que vêm com lampadas de halogéneo, estes têm gravado na própria optica a letra "H" normalmente aparece "HR" ou "HCR" o que quer dizer: "lampada de Halogéneo de estrada(Road=máximos)" ou "lampada de Halogéneo de cruzamento e estrada(médios e máximos).
Os faróis aprovados para uma aplicação de xénon têm um "D" em vez do "H".
Além disto, como já devem ter reparado os veiculos que trazem faróis de xénon nao têm regulador interno da altura do farol, isto deve-se ao facto de estes terem sensores montados nos braços de suspensão que indicam qual a inclinação da viatura, para que o farol se regule automáticamente consoante a carga tranportada.
Portanto para passar de halogéneo para xénon, além de ser necessário umas opticas homologadas e aprovadas para lampadas xénon é necessário eliminar o sistema de regulação interno dos faróis e instalar o sistema de regulação automático dos mesmos.
Um abraço e boa sorte com estas mods.
Como o titulo indica, farois com kits xénon nao passam na inspecção. Porquê?
Pois bem, como todos sabemos, todos os componentes automóveis estão sujeitos a uma homologação e aprovação por parte das entidades responsáveis. No caso dos faróis que vêm com lampadas de halogéneo, estes têm gravado na própria optica a letra "H" normalmente aparece "HR" ou "HCR" o que quer dizer: "lampada de Halogéneo de estrada(Road=máximos)" ou "lampada de Halogéneo de cruzamento e estrada(médios e máximos).
Os faróis aprovados para uma aplicação de xénon têm um "D" em vez do "H".
Além disto, como já devem ter reparado os veiculos que trazem faróis de xénon nao têm regulador interno da altura do farol, isto deve-se ao facto de estes terem sensores montados nos braços de suspensão que indicam qual a inclinação da viatura, para que o farol se regule automáticamente consoante a carga tranportada.
Portanto para passar de halogéneo para xénon, além de ser necessário umas opticas homologadas e aprovadas para lampadas xénon é necessário eliminar o sistema de regulação interno dos faróis e instalar o sistema de regulação automático dos mesmos.
Um abraço e boa sorte com estas mods.
GARGOYLE - 320i MCabrio

Re: Xenon ilegal... nao passa na inspecção
Os E46 já trazem reguladores de faróis automáticos!!
E esse assunto de não passar na inspecção é muito relativo... e porquê??
Porque tudo depende do próprio centro e das pessoas que trabalham lá.
Cumps.
E esse assunto de não passar na inspecção é muito relativo... e porquê??
Porque tudo depende do próprio centro e das pessoas que trabalham lá.

Cumps.
- 320D-PP
- Membro Gold
- Registado: 15 nov 2006, 13:33
- O meu Carro:: BMW 320d E46 "136cv"
exacto niceboy, eu pasei com xénon e muito mais, outros amigos meustambém, já outro que fez a IPO em Lisboa chumbou..
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST
PROJECTO: viewtopic.php?f=59&t=31102
- VHL
- Membro Juvenil
- Registado: 15 mar 2007, 22:53
- O meu Carro:: BMW E46-320d Touring
Independentemente de passar ou não na IPO, julgo que é ilegal, pelo que tenho lido, de uma forma resumida é assim:
Em termos de legislação:
Com base numa directiva Europeia para a homologação de viaturas, da qual Portugal faz parte, (http://en.wikipedia.org/wiki/World_F...le_Regulations), para possuir Xénon com intensidade superior a 2000 lumens as viaturas devem estar equipadas com:
- Sistema de lavagem de faróis
- Sistema de nivelamento automático dos faróis
Com base no código de estrada as luzes de cruzamento devem:
- Possuir intensidade e regulação de forma a não provocar encandeamento
- Devem emitir luz de cor branca ou amarela
Resumindo, as lâmpadas Xénon que emitem luz mais branca, (6000k ou 5000k), possuem uma capacidade de iluminação superior ao referido na directiva Europeia, logo por uma questão de homologação devem as viaturas possuir lava faróis e sistema de nivelamento automático, verificando-se no entanto que existem no mercado alguns modelos que possuem xénon de origem e que não possuem nivelamento automático e/ou lava faróis, eventualmente poderão os modelos ter sido homologados antes da directiva, mas …………. (???!!).
Em termos de legislação:
Com base numa directiva Europeia para a homologação de viaturas, da qual Portugal faz parte, (http://en.wikipedia.org/wiki/World_F...le_Regulations), para possuir Xénon com intensidade superior a 2000 lumens as viaturas devem estar equipadas com:
- Sistema de lavagem de faróis
- Sistema de nivelamento automático dos faróis
Com base no código de estrada as luzes de cruzamento devem:
- Possuir intensidade e regulação de forma a não provocar encandeamento
- Devem emitir luz de cor branca ou amarela
Resumindo, as lâmpadas Xénon que emitem luz mais branca, (6000k ou 5000k), possuem uma capacidade de iluminação superior ao referido na directiva Europeia, logo por uma questão de homologação devem as viaturas possuir lava faróis e sistema de nivelamento automático, verificando-se no entanto que existem no mercado alguns modelos que possuem xénon de origem e que não possuem nivelamento automático e/ou lava faróis, eventualmente poderão os modelos ter sido homologados antes da directiva, mas …………. (???!!).
Última edição por VHL em 15 jan 2009, 23:27, editado 2 vezes no total.
O meu Projecto
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=27138
A garagem:
- BMW E46 320d touring - "A verdocas"
- Ford Fiesta MK6 1.25i - "O ZuN ZuN"
- Suzuki GSX1000R K5 - "O Anti-Stress"
- GS STORM UNLIMITED TRUCK - Escala 1:8 - "O Brinquedo"
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=27138
A garagem:
- BMW E46 320d touring - "A verdocas"
- Ford Fiesta MK6 1.25i - "O ZuN ZuN"
- Suzuki GSX1000R K5 - "O Anti-Stress"
- GS STORM UNLIMITED TRUCK - Escala 1:8 - "O Brinquedo"
- 320d
- Membro Gold
- Registado: 26 nov 2004, 14:44
- O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
pois tá correcto. falo porque reprovei no centro por causa do xenon e outros..
Bruno Linhares

clique na imagem para ver projeto
FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

clique na imagem para ver projeto
FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com
Boas. O meu carro fez a sua primeira inspeção este ano e passou sem problemas, e olhem que o pior dos "extras" não era de todo o xenon... :silenced

- MINHOPTICAS
- Membro Junior
- Registado: 24 out 2006, 15:06
ao nivel da inspecçao, é facil de resolver, quem tiver duvidas se passa ou nao, basta por lampadas normais para ir a inspecçao, o importante para nao encandear ninguem é ter as luzes bem niveladas...
ja tive na minha carrinha e agora tenho no smart e nunca tive problema

ja tive na minha carrinha e agora tenho no smart e nunca tive problema
- MarcosFonseca
- Membro Gold
- Registado: 12 out 2008, 01:42
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01
Este pais, sinceramente...Não era mais facil enviar uma carta para todos os centro a dizer o que é correcto e o que não é???
Maior parte dos inspectores não tem a formação actualizada...
Era a mesma coisa que pedirem a um tecnico de informática para formatar um pc e instalar um novo Sistema Operativo, e ele instalar o MS-DoS ou o Win 95...
Maior parte dos inspectores não tem a formação actualizada...
Era a mesma coisa que pedirem a um tecnico de informática para formatar um pc e instalar um novo Sistema Operativo, e ele instalar o MS-DoS ou o Win 95...
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT
320d e46 My PrOjEkT
- Notlim
- Membro Gold
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
Essa da cor da luz emitida ainda não "captei". Porque diz o código da estrada que devem ser as referidas na convenção de cores. Mas ainda não consegui encontrar nada sobre essa convenção de cores. Branco para mim pode ser azul para um agente\inspector...
- 320D-PP
- Membro Gold
um colega meu foram embirrar com ele por causa de ter led's, como se sabe os led's dão luz branca e o guarda dizia que era azul!!! tal como dizes, o que paramim xénon 6000k é branco eles podem muito bem achar que é azul..Notlim Escreveu:Essa da cor da luz emitida ainda não "captei". Porque diz o código da estrada que devem ser as referidas na convenção de cores. Mas ainda não consegui encontrar nada sobre essa convenção de cores. Branco para mim pode ser azul para um agente\inspector...
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST
- MarcosFonseca
- Membro Gold
- Registado: 12 out 2008, 01:42
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01
320D-PP, e como ficou a situação com o sr Agente da Autoridade? 
cumps

cumps
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT
320d e46 My PrOjEkT
- 320D-PP
- Membro Gold
Marcos, pois ele disseao homem que aquilo não era azul, tanto que o led por fora nem tem vidro azul e tentou tirar o led mas na altura não conseguio e disseram para ir ao posto mostrar aquilo e ele simplesmente viu que eles tinham dito aquilo por dizer e não foi porque nem apontaram matricula, não pediram decomentos nem nada!!! foi só mesmo para terem com quem conversar!!! hehehe
- DP86
- Membro Gold
- Registado: 11 jul 2007, 08:17
- O meu Carro:: E87 LCI - MB Power
acho estranho isso da lavagem de farois...
eu tenho esse extra no e87, se não o tivesse, seria o bi-xenon de origem (tb extra) ilegal?
Cumps
eu tenho esse extra no e87, se não o tivesse, seria o bi-xenon de origem (tb extra) ilegal?

Cumps
Proud member of: THE SCUM
CTCC member

BMW 120D ///M -- MB Powered
CTCC member

BMW 120D ///M -- MB Powered
- 320D-PP
- Membro Gold
se vier com xénon de origem acho que obrigatóriamente inclui sistema de lavagem de faróis..
- anatolpiupiu
- Membro Senior
- Registado: 10 set 2007, 18:24
- O meu Carro:: Bmw 325tds
o meu passou em novembro de 2008 com xenon , sem qualquer rectificaçao.. ja o A3 da minha mae nao passou com o xenon..
foi em centros diferentes..
ai esta depende do centro e do inspector.. mas tambem nao custa nada mudar para hologenio so para ir a ipo... :wink1
foi em centros diferentes..
ai esta depende do centro e do inspector.. mas tambem nao custa nada mudar para hologenio so para ir a ipo... :wink1
BMW 325tds ´93