Que acham de jantes ultra leves num 520d?

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Que acham de jantes ultra leves num 520d?

Mensagem por rafias »

Boas pessoal,
Queria saber a vossa opinião sobre jantes ultra leves. Qual seria o comportamento num carro como o 520d de 2001? O carro passaria a puxar mais? Estava a pensar em jantes de 16'. Quais as marcas mais recomendadas com bom preços? Por exemplo eu estive a ver a OZ Ultraleggera 7Jx16 mas custavam quase 200€ a jante :susto
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

luisinho
Membro Gold
Registado: 03 nov 2004, 13:40

Re: Que acham de jantes ultra leves num 520d?

Mensagem por luisinho »

320d?jantes mais leves? com o objectivo de sentir diferença?

tens repro?
se sim ok aidna entendo, se não tens, não vais andar mais.

ganhas em velocidade de ponta perdes em estetica.
velocidade de ponta? 520d?carro familiar? nem aos 240 chega.

nao gastes dinheiro se pretendes que ande mais. não começes pelas jantes.

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

É um 520d sem repro. Não pretendo ganhar nada em velocidade máxima. Apenas um arranque mais leve e uma estética melhor. Eu sei que vão sugerir-me repro, EGR off e linha de escape, mas todas essas hipóteses têm desvantagens, nomeadamente: Repro dá cabo da embraiagem e possívelmente outros componentes mecânicos, se fôr acima dos 10cv e dos 20Nm, e para uma repro tão soft não compensa os 400€ que pedem pelo serviço; EGR off faz aparecer erro na máquina e pior é que a centralina assume valores de segurança menos performantes; linha de escape faz mais barulho e os ganhos são questionáveis (falo da substituição da panela final apenas, pois uma linha de escape completa são uma brutalidade de €€€€€).
A última opção que vislumbro e que podia aproveitar na altura da mudança de pneus e não implicava mexer em mecânica seria meter rodas (jante + pneu) mais leves no carro.

Em todo caso estou aberto a outras sugestões. O que aconselhas luisinho?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Troca de carro.

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Crow Escreveu:Troca de carro.
Não tenho €€€€ para vender o meu por 10 000 euros e comprar um 530d por 18 000 euros. Além disso, quem me garante que o carro que comprar não vem cheio de problemas? Pelo menos o meu eu sei que está impecável do ponto de vista mecânico. Portanto, trocar de carro está fora de hipótese.
Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Entao é complicado.
Se queres meter o carro a puxar um pouco mais e não queres optar por modificações mecanicas entao estou com o luisinho, não vale a pena trocares por jantes mais leves.
Provavelmente nem notas diferença de andamento.
Se for por uma questão estetica tudo bem mas não pela performance.

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

bem vamos la responder.

quando escrevi 320d enganei-me, estava a pensar 520d e a escrever 320d.

o facto do erro só tem uma questão, tudo agrava em relação ao 320d.

peso brutal comparado com o 320d.

esquece as jantes ainda por cima se pretendias estetica, com umas jantes 16 ganhas tudo menos estética.

repro 400 euros?meu amigo, no forum ha respsotas para tudo. queres repro a 250? ha quem as faça. iguais ou não? anda ver o meu carro logo ves. n vou comentar repros senão vai dar tudo ao mesmo.

Perdes na mecanica?falso, meu carro tem 160 mil km e não noto nada. alias unico problema que tive foi um dia que me enganei e meti gasolina de resto nc tive nada.

egr off, vai dar erro na maquina. mas a tua maquina está na garantia?
se não esta... carissimo siga para bingo e esqueçe isso. tira-lhe a egr. porque onde perdes. só vais ganhar. pelo menos o motor vai passar a estar mais limpo.

Fumas?se fumas é o mesmo que fumar e não fumar.

linha de escape e panela? barulho? sim mt. ganhos?relativo.

mas quem espera de um 520/320d um superdesportivo enganaram-se no carro

andar mt ou pouco, com 500cv ou 100 nc passará de um serie 3/5, que dificilmente passará os 250.(em raras ocasiões, passa, mas não leva só repro não é areias?)

esteticamente uma jante 16 não ganhas nada, so perdes.

meu conselho para ti que n queres carro xuning?

mete uma repro, se for de 150 cv, par ao peso do carro sobe para os 185 e fica n esticava mais já que tens medo. eu não tinha mas já que tens. 185 era perfeito. só ai ja notas mt diferente

metia umas jantes 17, no maximo 18.

18 vais perder em conforto e ganhas tudo em estetica.

17 é a melhor combinação preço estetica.

metia uma barra AA para segurar a frente dançarina do carro, pois penso que é algo que se agrava do 320d par ao 520d

e não mexia mais.

abraços espero ter ajudado.

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Obrigado luisinho pela tua opinião e esclarecimentos. Qual o grau de deformação que o carro sofre nas curvas? Até que ponto essa barra AA ajuda a evitar essa deformação?

Também queria tentar esclarecer alguns aspectos que referiste:

1- A diferença de peso entre o 320d (136cv) e o 520d é de 115 Kg. São 1565 kg para o 520d e 1450 kg para o 320d, ou seja o 520d é 8% mais pesado. Penso que a diferença não é muito significativa.
2- A questão estética das jantes não é a mais importante. Acima de tudo preciso de jantes adaptadas ás estradas esburacadas de Portugal. Jantes de 17 e 18 partem com facilidade em estradas em mau estado. Por isso, penso que o máximo recomendável para as nossas estradas são as jantes de 16. Além disso, uma jante de 16 nao vai ficar pior que as minhas jantes de 15 actuais :susto e se forem ultra leves e de facto permitirem ao carro acelerar um pouco mais rápido com os mesmos 136cv seria perfeito.
3- Pelo que me apercebi, existem dois tipos de repros: Repro sem afinação e com afinação. As repros com afinação são obviamente mais caras pois inclui testes em banco de potência e cálculos parâmetros com software avançado. No meu caso, apenas estaria interessado em repros com afinação, mesmo fazendo uma repro suave (máximo de 150cv).
4- Tirar a EGR implica perda de performance porque a centralina assume valores conservadores limitando o desempenho. Se fosse só pelo erro há muito que a desligado :lol1 . Eu não gostaria de parar de fumar e ao mesmo tempo custar-me mais a subir as escadas.

Expostas estas ideias, eis as mods na calha:
1- Jantes de 16 o mais leves possível.
2-Repro "suave".
3-Barra AA.

Vamos ver quando é que vai haver €€€€ para isto.
Imagem

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

Obrigado luisinho pela tua opinião e esclarecimentos. Qual o grau de deformação que o carro sofre nas curvas? Até que ponto essa barra AA ajuda a evitar essa deformação? - EVITA SIM, EU SENTI MUITO NO MEU CARRO

1- A diferença de peso entre o 320d (136cv) e o 520d é de 115 Kg. São 1565 kg para o 520d e 1450 kg para o 320d, ou seja o 520d é 8% mais pesado. Penso que a diferença não é muito significativa. - EU ESTAVA A CONSIDERAR A DIFERENÇA CONTIGO LÁ DENTRO. EU SOU MAGRINHO, PENSEI QUE A DIFERENÇA FOSSE BEM MAIS. SÓ 100 KILOS?ESTRANHO
2- A questão estética das jantes não é a mais importante. Acima de tudo preciso de jantes adaptadas ás estradas esburacadas de Portugal. Jantes de 17 e 18 partem com facilidade em estradas em mau estado. Por isso, penso que o máximo recomendável para as nossas estradas são as jantes de 16. Além disso, uma jante de 16 nao vai ficar pior que as minhas jantes de 15 actuais :susto e se forem ultra leves e de facto permitirem ao carro acelerar um pouco mais rápido com os mesmos 136cv seria perfeito. - 17 É A MELHOR OPÇÃO PARA ESTRADA. AS NOSSAS ESTRADAS. A MENOS QUE ME DIGAS QUE MORAS NUMA ZONA DE PARALELOS E NÃO COM ALCATRÃO. 16 NÃO VAI PUXAR MAIS, COMO É OBVIO VAIS TER MAIS PESO NO CARRO PQ 15 SERÁ MAIS LEVE SEMPRE. NÃO SERÁ POR AI QUE VAIS NOTAR DIFERENÇA TE GARANTO. A GASTAR DINHEIRO GASTA NUMAS 17
3- Pelo que me apercebi, existem dois tipos de repros: Repro sem afinação e com afinação. As repros com afinação são obviamente mais caras pois inclui testes em banco de potência e cálculos parâmetros com software avançado. No meu caso, apenas estaria interessado em repros com afinação, mesmo fazendo uma repro suave (máximo de 150cv). - SÓ EXISTEM DOIS TIPOS DE REPRO. BEM FEITA OU MAL FEITA. SENDO QUE A BEM FEITA DEPENDE DE PESSOA PARA PESSOA. MAIS UMA VEZ TE DIGO, O CARRO ESTÁ NA GARANTIA?MESMO QUE FAÇAS NUMA CASA DE RENOME DE NADA TE VALERÁ A GARANTIA. LOGO SIGA PARA BINGO QUE ATRÁS BEM GENTE. DEPOIS É DE ENTRE OS MUITOS ESCOLHERES AQUELE QUE MAIS GOSTAS. O QUE É UMA REPRO BOA?UMA REPRO QUE EM BANCO VÁ MEDIR 300CV?PARA MIM UMA REPRO BOA É AQUELA QUE PARA MIM É MT BOA, EM ALTURAS NO MEU CARRO TIVE UMA REPRO E QUEM ANDOU NELE SABE QUE SEMPRE QUE PISAVA A FUNDO QUANDO ENTRAVA O TURBO AS PESSOAS FICAVAM COLADAS AO BANCO COMO UM PAU A BATER. SENTIAS UMA STICADA. EM BANCO ERA MT BOM. PARA MIM ERA MAU. MANDEI SUAVIZAR A PARTE DA CURVA.
NÃO ME INTERESSAM BANCOS, INTERESSA-ME O QUE ELE ANDA QUANDO EU CARREGO.
UM PORSCHE PASSARÁ SEMPRE POR MIM. A DIFERENÇA É QUE SE EU ESTIVER Á FRENTE DELE E ACELERAR, ELE DESPISTA-SE TAMANHA É A FUMARADA

4- Tirar a EGR implica perda de performance porque a centralina assume valores conservadores limitando o desempenho. Se fosse só pelo erro há muito que a desligado :lol1 . Eu não gostaria de parar de fumar e ao mesmo tempo custar-me mais a subir as escadas. - TIRA A EGR E ESQUECE O ERROJÁ O DEVIAS TER FEITO E JA DEVIAS TER PERDIDO UMA TARDE A DESMONTAR E A LIMPA-LA

1- Jantes de 16 o mais leves possível. - OK
2-Repro "suave". - 136 CV, É MAU, MAS É O QUE HÁ. NAO PUXES PELO CARRO. NESTE CASO NEM SEI SE GASTAVA DINHEIRO. PENSEI QUE ERA O DE 150
3-Barra AA. - BOA COMPRA

Vamos ver quando é que vai haver €€€€ para isto.[/quote]

NO TOTAL DEVE DAR 300 EUROS JA COM PNEUS + 100 PARA A BARRA+ 250 PARA A REPRO

-- Quarta Mar 04, 2009 5:58 pm --

Obrigado luisinho pela tua opinião e esclarecimentos. Qual o grau de deformação que o carro sofre nas curvas? Até que ponto essa barra AA ajuda a evitar essa deformação? - EVITA SIM, EU SENTI MUITO NO MEU CARRO

1- A diferença de peso entre o 320d (136cv) e o 520d é de 115 Kg. São 1565 kg para o 520d e 1450 kg para o 320d, ou seja o 520d é 8% mais pesado. Penso que a diferença não é muito significativa. - EU ESTAVA A CONSIDERAR A DIFERENÇA CONTIGO LÁ DENTRO. EU SOU MAGRINHO, PENSEI QUE A DIFERENÇA FOSSE BEM MAIS. SÓ 100 KILOS?ESTRANHO
2- A questão estética das jantes não é a mais importante. Acima de tudo preciso de jantes adaptadas ás estradas esburacadas de Portugal. Jantes de 17 e 18 partem com facilidade em estradas em mau estado. Por isso, penso que o máximo recomendável para as nossas estradas são as jantes de 16. Além disso, uma jante de 16 nao vai ficar pior que as minhas jantes de 15 actuais :susto e se forem ultra leves e de facto permitirem ao carro acelerar um pouco mais rápido com os mesmos 136cv seria perfeito. - 17 É A MELHOR OPÇÃO PARA ESTRADA. AS NOSSAS ESTRADAS. A MENOS QUE ME DIGAS QUE MORAS NUMA ZONA DE PARALELOS E NÃO COM ALCATRÃO. 16 NÃO VAI PUXAR MAIS, COMO É OBVIO VAIS TER MAIS PESO NO CARRO PQ 15 SERÁ MAIS LEVE SEMPRE. NÃO SERÁ POR AI QUE VAIS NOTAR DIFERENÇA TE GARANTO. A GASTAR DINHEIRO GASTA NUMAS 17
3- Pelo que me apercebi, existem dois tipos de repros: Repro sem afinação e com afinação. As repros com afinação são obviamente mais caras pois inclui testes em banco de potência e cálculos parâmetros com software avançado. No meu caso, apenas estaria interessado em repros com afinação, mesmo fazendo uma repro suave (máximo de 150cv). - SÓ EXISTEM DOIS TIPOS DE REPRO. BEM FEITA OU MAL FEITA. SENDO QUE A BEM FEITA DEPENDE DE PESSOA PARA PESSOA. MAIS UMA VEZ TE DIGO, O CARRO ESTÁ NA GARANTIA?MESMO QUE FAÇAS NUMA CASA DE RENOME DE NADA TE VALERÁ A GARANTIA. LOGO SIGA PARA BINGO QUE ATRÁS BEM GENTE. DEPOIS É DE ENTRE OS MUITOS ESCOLHERES AQUELE QUE MAIS GOSTAS. O QUE É UMA REPRO BOA?UMA REPRO QUE EM BANCO VÁ MEDIR 300CV?PARA MIM UMA REPRO BOA É AQUELA QUE PARA MIM É MT BOA, EM ALTURAS NO MEU CARRO TIVE UMA REPRO E QUEM ANDOU NELE SABE QUE SEMPRE QUE PISAVA A FUNDO QUANDO ENTRAVA O TURBO AS PESSOAS FICAVAM COLADAS AO BANCO COMO UM PAU A BATER. SENTIAS UMA STICADA. EM BANCO ERA MT BOM. PARA MIM ERA MAU. MANDEI SUAVIZAR A PARTE DA CURVA.
UM PORSCHE PASSARÁ SEMPRE POR MIM. A DIFERENÇA É QUE SE EU ESTIVER Á FRENTE DELE E ACELERAR, ELE DESPISTA-SE TAMANHA É A FUMARADA

4- Tirar a EGR implica perda de performance porque a centralina assume valores conservadores limitando o desempenho. Se fosse só pelo erro há muito que a desligado :lol1 . Eu não gostaria de parar de fumar e ao mesmo tempo custar-me mais a subir as escadas. - TIRA A EGR E ESQUECE O ERROJÁ O DEVIAS TER FEITO E JA DEVIAS TER PERDIDO UMA TARDE A DESMONTAR E A LIMPA-LA

1- Jantes de 16 o mais leves possível. - OK
2-Repro "suave". - 136 CV, É MAU, MAS É O QUE HÁ. NAO PUXES PELO CARRO. NESTE CASO NEM SEI SE GASTAVA DINHEIRO. PENSEI QUE ERA O DE 150
3-Barra AA. - BOA COMPRA

Vamos ver quando é que vai haver €€€€ para isto.[/quote]

NO TOTAL DEVE DAR 300 EUROS JA COM PNEUS + 100 PARA A BARRA+ 250 PARA A REPRO
Última edição por luisinho em 04 mar 2009, 16:59, editado 1 vez no total.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Voltando ao tema das jantes e falando de uma pessoa que passou de 15" para 18".

Realmente o carro ficou mais "pesado", melhorou excepcionalmente a dinâmica, estabilidade em curva fabulosa, conforto perdeu, mas como deixou de ser o carro do cota agora é meu pouco importa...

Rafias se queres o meu conselho em relação à dinâmica:

Repro? :roll: , tendo em consideração que é o 520d... no meu melhorou e muito, ficou mto mais leve..., mas tenho la 6 cilindros para o puxar
Jantes? só se for pela estética e talvez quem sabe pela dinâmica em curva, se n for esse o caso, esquece...
Barra AA? boa opção, no E34 meti e as curvas ficaram mais precisas e incisivas.... não meto no E39 porque para o meu carro de todos os dias está no ponto....

Espero ter contribuido alguma coisa para te ajudar....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

320dvcpower
Membro Juvenil
Registado: 28 fev 2007, 16:59
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

Mensagem por 320dvcpower »

Faz uma repro soft e esquece o peso que esse ninguem o tira, isso nao é um carro para corridas. Com uma repro soft vais sentir o carro bem mais rapido e sem alterares mais nada ficas bem servido.

Cumprimentos
ImagemImagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Obrigado pelas vossas opiniões sempre válidas.
luisinho, o valor dos pesos é o chamado "Kerb Weight" http://en.wikipedia.org/wiki/Curb_weight e que eu saiba nunca existiu um E39 520d de 150cv. O upgrade de motor (136cv -> 150cv) só aconteceu nos E46 :cry: Daí ser uma decisão difícil quanto a fazer repro... mas penso que vale a pena. Ah, já me esquecia: eu já desmontei a EGR e já a limpei mas não estou satisfeito porque verifiquei que o colector de admissão também está todo cagado e eu não tenho as condições para desmontar aquilo tudo para proceder á sua limpeza.

JPimpao01, quanto as jantes de 16 e 17 definitivamente não compensa meter jantes maiores do que as que tenho, para aquilo que o motor consegue desenvolver. No caso do meu carro verifiquei que existe muito pouco espaço entre a cobertura de plastico do motor e a forra interior do capô. Será que a tal barra tem espaço para ser instalada? Outra pergunta: Existem apenas barras para suspensão da frente ou existem para as rodas de trás?
Imagem

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

existem para as duas

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Pesquisei na net sobre pontos de venda dessas barras e não encontrei nada. Só no Ebay.
Imagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

luisinho Escreveu:

Nem é preciso um Porsche o meu passa sempre pelo teu e ainda tens a vantagens do fumo na frente.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”