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Alteração de jantes
Enviado: 01 dez 2009, 14:21
por Flying Dutchman
Boas,
A minha duvida é a seguinte:
Posso colocar pneus de medida 255/45R18 numa jante com uma largura de 8 polgadas (8*18) ?
Obrigado,
Re: Alteração de jantes
Enviado: 01 dez 2009, 14:43
por Manuel S.
podes, desde que as medidas estejam no livrete
e essas jantes se é como eu penso aplica se bem e fica com as telas saidas, fica um efeito giro

Re: Alteração de jantes
Enviado: 02 dez 2009, 11:18
por samuel_20_
segundo a BFGoodrich essa medida serve em jantes de 8-9,5, na toyo por exemplo ja deixa ir ate aos 10 e começa tb nos 8
ou seja 8 é o limite min para essa largura
Re: Alteração de jantes
Enviado: 02 dez 2009, 12:26
por Notlim
255 em 8" não é recomendado. No mínimo 8,5 ou o ideal 9"...
Re: Alteração de jantes
Enviado: 02 dez 2009, 12:31
por Tug_Spark
no conversor indica que 8 polegadas correspondem a 203,20cm
dos 203 aos 255 ainda é esticado...
eu recomendava largura de 10 polegadas...
assim ja bate certo para pneus 255
depois deve-se é ter em atenção qual o ET que a jante
deve ter para nao bater na suspensao.
cumps
Re: Alteração de jantes
Enviado: 03 dez 2009, 20:17
por joaocms
Aproveitando este tópico, pergunto:
Tendo eu jante 16 com 205x55x16, o carro aceita umas 17 com 215 ou 225x50x17,
já agora uma pergunta de leigo, qual a medida de furação do meu carro, e o que é isso do ET.
Obg
Re: Alteração de jantes
Enviado: 03 dez 2009, 21:28
por tuningo
Notlim Escreveu:255 em 8" não é recomendado. No mínimo 8,5 ou o ideal 9"...
Correcto :fixe
Re: Alteração de jantes
Enviado: 06 dez 2009, 01:10
por metale
joaocms Escreveu:Aproveitando este tópico, pergunto:
Tendo eu jante 16 com 205x55x16, o carro aceita umas 17 com 215 ou 225x50x17,
já agora uma pergunta de leigo, qual a medida de furação do meu carro, e o que é isso do ET.
Obg
225/45R17.
Furação 5x120.
Et, muito resumidamente, é o offset, o quanto a jante fica "saída para fora".
Re: Alteração de jantes
Enviado: 21 dez 2009, 22:51
por mgilmata
A medida ET corresponde à distância entre o plano de encosto do interior da jante no cubo da roda e o plano que corta o pneu a meio, sendo positivo se o plano méedio do pneu estiver mais "para dentro" do que o plano do cubo da roda.
Assim, ET maiores significam pneus mais "para dentro", e ET's menores (ou até negativos) significam rodas mais "saídas".
São normalmente cotados em mm.
Naturalmente, alterações de offset têm implicações na geometria da suspensão, alinhamento de direcção, toques do pneu na carroçaria ou elementos mecânicos, etc., e devem ser feitas com precaução.
Cumps
Re: Alteração de jantes
Enviado: 22 dez 2009, 02:22
por samuel_20_
boas quanto ao offset:
Offset, Inset [ET]
O offset, ou ET (como vem especificado na jante) é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção traseira.
Se o offset da nova jante for muito diferente, primeiro pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para o seu carro.

origem da informação
a partir daqui é fácil ver o porque de bater na suspensão ou nas cavas de roda.
quanto a alteração das medidas do livrete tem e
este documento que indica as medidas permitidas para todos os modelos BMW