Ter proveito do motor 330ci
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 13 jan 2010, 20:57
- O meu Carro:: BMW 330 CI E46 2001
Ter proveito do motor 330ci
Como ou o k s pode fazer para ter um bom proveito do motor sem gastar muitos € e sem estragar o motor.
Ja tenho Repro e um filtro de ar KN.com isso penso ter atingindo uns 250cv.
o k s pode fazer mais?
Ja tenho Repro e um filtro de ar KN.com isso penso ter atingindo uns 250cv.
o k s pode fazer mais?
- HangaS
- Membro Juvenil
- Registado: 01 jul 2009, 14:31
- O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
- Contacto:
Re: Ter proveito do motor 330ci
Meter mais cavalos já não vai ser fácil.
A partir de determinado ponto só da para começar a tirar arrasto (drag) do sistema de transmissão para conseguires uma melhor aceleração.. i.e. Volante do motor mais leve, e até um veio de transmissão em carbono. :lol1
Segundo vi num site qualquer há uns anos, um gajo fez isso num E36 e depois apresentou umas contas. Tendo em conta os efeitos da desmultiplicação da transmissão, essa alteração era o correspondente a tirar 250Kg de peso. Ou seja, o facto de o próprio volante do motor ter menos um par de kilos e o veio mais leve oferecer muito menos resistencia a rotação logo a saida da caixa, era como se tivessem tirado 250Kg ao carro.
Procura no google por "bmw lightweight flywheel" e "bmw carbon drive shaft" que vais ver.. mas o veio em carbono não é barato.
Presumo que já só utilizes gasolina 98, para aproveitar a taxa de compressão total desse motor.
A partir de determinado ponto só da para começar a tirar arrasto (drag) do sistema de transmissão para conseguires uma melhor aceleração.. i.e. Volante do motor mais leve, e até um veio de transmissão em carbono. :lol1
Segundo vi num site qualquer há uns anos, um gajo fez isso num E36 e depois apresentou umas contas. Tendo em conta os efeitos da desmultiplicação da transmissão, essa alteração era o correspondente a tirar 250Kg de peso. Ou seja, o facto de o próprio volante do motor ter menos um par de kilos e o veio mais leve oferecer muito menos resistencia a rotação logo a saida da caixa, era como se tivessem tirado 250Kg ao carro.
Procura no google por "bmw lightweight flywheel" e "bmw carbon drive shaft" que vais ver.. mas o veio em carbono não é barato.
Presumo que já só utilizes gasolina 98, para aproveitar a taxa de compressão total desse motor.
-
- Membro Iniciado
sim nc pus outra gasolina sem ser da 98....o pior é k ta a fikar carissima
Ja m falaram em por um compressor..mas sera k pede muitas alteraçoes no metor?
obrigado
Ja m falaram em por um compressor..mas sera k pede muitas alteraçoes no metor?
obrigado
- HangaS
- Membro Juvenil
- Contacto:
Sim, um compressor tb é uma hipotese. Mas não encaixa de todo no "sem gastar muitos €"..
Vendem-se uns kits por ai.
Regra geral é instalar aquilo entre o filtro de ar e a admissão, e ligar o veio da turbina no sistema da correia do motor.
Algo tipo isto:

Vendem-se uns kits por ai.
Regra geral é instalar aquilo entre o filtro de ar e a admissão, e ligar o veio da turbina no sistema da correia do motor.
Algo tipo isto:

- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Não recomendo ir mexer no volante do motor, isso é para coisas mais hardcore... O kits são caros mas são bons e há kits para meteres isso com +-300cv, depois apostas numa repro por quem sabe e isso fica impec.
-
- Membro Iniciado
Eu ja tenho repro.
mas com o compressor é preciso fazer alteraçoes no motor? ou seja abrir o motor?
abraços
-- Quarta Jan 13, 2010 11:58 pm --
kto a mexer no volante motor ja m falaram nisso..tenho um amigo k teve um 325i e30 e diz k ele proprio fez essas alteraçoes ao dele e akilo tava a bombar enorme..
O problema é k eu tenho medo d estragar o carro metendo mais potencia e muitas alteraçoes...embora continu a achar k 231cv d origem é pouco para um 3000 cc...embora como ja disse o meu ta c uma repro e um filtro d ar KN e deve tar a debitar uns 250cv c tudo
abraços
mas com o compressor é preciso fazer alteraçoes no motor? ou seja abrir o motor?
abraços
-- Quarta Jan 13, 2010 11:58 pm --
kto a mexer no volante motor ja m falaram nisso..tenho um amigo k teve um 325i e30 e diz k ele proprio fez essas alteraçoes ao dele e akilo tava a bombar enorme..
O problema é k eu tenho medo d estragar o carro metendo mais potencia e muitas alteraçoes...embora continu a achar k 231cv d origem é pouco para um 3000 cc...embora como ja disse o meu ta c uma repro e um filtro d ar KN e deve tar a debitar uns 250cv c tudo
abraços
- HangaS
- Membro Juvenil
- Contacto:
Não.. aquilo fica só entre o filtro de ar e a admissão. Basicamente é meter uma "bomba de ar" no tubo do filtro de ar.
-
- Membro Iniciado
ahh ok..é k pensei k fosse preciso alterar cenas no motor devido a haver mais pressao ou compressao de ar dentro dele...
- HangaS
- Membro Juvenil
- Contacto:
Procura por "330i supercharger kit", mas isso custa uma pipa de massa, e deve dar um aumento de potencia exageradamente grande, o que quer dizer que terás que reforçar a transmissão toda.
Nem quero imaginar o toque que isso não mandaria para os semi-eixos num arranque em 1ª.. :susto
http://thmotorsports.com/evolution_moto ... 45560.aspx
Isso não será um abuso?
Já agora um kit completo traz mais ou menos isto:

Nem quero imaginar o toque que isso não mandaria para os semi-eixos num arranque em 1ª.. :susto
http://thmotorsports.com/evolution_moto ... 45560.aspx
Isso não será um abuso?

Já agora um kit completo traz mais ou menos isto:

-
- Membro Iniciado
teria talvez de por a transmiçao e semi eixos do M3
- HangaS
- Membro Juvenil
- Contacto:
Mas fica uma bomba, fiz uma pesquisas e ficam com cerca de 350CV
Este então está
nfire
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vnxwSmVTB8I[/youtube]
Este então está

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vnxwSmVTB8I[/youtube]
-
- Membro Iniciado
tenho k ver.....s n tento vende-lo e o k m interessava era o 335d ou xd
lol...
lol...
- Sergio
- Membro Juvenil
- Registado: 02 out 2005, 17:46
- O meu Carro:: BMW 525D E61 - 2007
Boas,
Antes de mais, tens ai um carro extraordinario com um motor fantastico!
Ha uns tempos andava um gajo a vender um kit de compressor por 2500eur aqui no forum que pertencia a um Z4 3.0i que servia perfeitamente no teu e inclusive pensei em compra-lo para o meu 328ci... mas nao é uma alteraçao para pouco dinheiro, no entanto ficaria por mto menos do seu valor original que se nao me engano eram 5000eur.
Se estas insatisfeito com a potencia do teu carro e nao estas disposto a gastar 5000eur num kit de compressor entao se fosse a ti optava por um E46 M3 smgII.
Há um gajo aqui no forum com um 330ci vermelho se nao me engano que se fala que ele da na boca aos M3 E46 no autodromo.
Ab.
Sergio
Antes de mais, tens ai um carro extraordinario com um motor fantastico!
Ha uns tempos andava um gajo a vender um kit de compressor por 2500eur aqui no forum que pertencia a um Z4 3.0i que servia perfeitamente no teu e inclusive pensei em compra-lo para o meu 328ci... mas nao é uma alteraçao para pouco dinheiro, no entanto ficaria por mto menos do seu valor original que se nao me engano eram 5000eur.
Se estas insatisfeito com a potencia do teu carro e nao estas disposto a gastar 5000eur num kit de compressor entao se fosse a ti optava por um E46 M3 smgII.
Há um gajo aqui no forum com um 330ci vermelho se nao me engano que se fala que ele da na boca aos M3 E46 no autodromo.
Ab.
Sergio
2007 E61 525D
ex: E91 330D - E60 530D - E65 735i - E46 328Ci - E39 M5 - E46 320D
ex: E91 330D - E60 530D - E65 735i - E46 328Ci - E39 M5 - E46 320D
-
- Membro Iniciado
Oi épa a cena é n kerer gastar muito gito nele, mas tb é devido ao preço da gasolina....ta a 1.48 o litro...ta bues caro....
mas claro k curtia por compressor..mas verei mais pra frente..tb ja pensei comprar o M3 ja andei num e akilo é uma bomba...
ja agr alguem sabe s a admiçao do M3 da pro 330ci?
abraços
mas claro k curtia por compressor..mas verei mais pra frente..tb ja pensei comprar o M3 ja andei num e akilo é uma bomba...
ja agr alguem sabe s a admiçao do M3 da pro 330ci?
abraços
- HangaS
- Membro Juvenil
- Contacto:
Podes ter também outra hipotese, que o pessoal costuma utilizar nos blocos mais pequenos que podem não aguentar com um supercharger: um e-RAM ou Electric Supercharger.
Mas também se vêm aplicações em blocos maiores e mesmo em //Ms
Aquilo é só uma turbina electrica que me mete entre a MAF e o resto do tubo. Dá uns 5 a 8% de HP sobre o que já tens e não é caro.
http://www.havatune.co.uk/e-ram.htm
Mas também se vêm aplicações em blocos maiores e mesmo em //Ms
Aquilo é só uma turbina electrica que me mete entre a MAF e o resto do tubo. Dá uns 5 a 8% de HP sobre o que já tens e não é caro.
http://www.havatune.co.uk/e-ram.htm