Software de repro. Qual o que recomendam?

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por rafias »

Caros amigos,
Estou a explorar a possibilidade de fazer repro ao meu 520d de 2001. Dado que os preços desse serviço têm estado a cair, estou a ponderar fazer uma repro suave ao meu bimmer. Para mim, uma repro suave é passar dos actuais 136cv/280Nm para 150cv/300Nm. Penso que este valor ainda é seguro no que diz respeito á conservação da vida útil do motor, embraiagem, turbo e outros componentes.
Daquilo que já li, fazer a repro consiste em substituir um mapa ou tabela que se encontra armazenada numa EPROM na centralina. Esse mapa ou tabela pode já se encontrar disponível, sendo necessário apenas copiá-lo para a EPROM ou pode ser produzido a partir do mapa original por um software especializado.
Surge assim, uma dúvida: Qual o software de repro que recomendam? Existe alguma certificação (e.g. TÜV) que convém observar antes de contratar um serviço destes?

Abraços
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
sonneka
Membro Juvenil
Mensagens: 78
Registado: 11 mai 2007, 17:32
O meu Carro:: BMW 320d e46- 2001

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por sonneka »

boas
procuras um software+interface para flashar?? mapas para introduzir?? ou software para alteracao de mapas??
é tudo distinto, e qq coisa podes arranjar nas mulas torrents etc etc menos o interface...mas se nao tiveres experiencia no assunto desaconselho-te.
sacar software ok
sacar mapas desaconselho ate pk sem saber interpretar os mapas corres o risco de introduzir algo que vai criar serias avarias ao carro, alem de que podes estar a introduzir algo que nao tem nada a ver com o teu carro...e a centralina ja era.
fala com o user TDISPORTR, que ele orienta-te.
espero ter ajudado
abraco
NO SMOKE.??... NO FUN

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por rafias »

Eu apenas queria avaliar quais os diferentes tipos de software de alteração de mapas que existem. Isto porque existem profissionais que cobram pela geração e instalação de novos mapas acima dos 400 Euros, e outros, para o mesmo serviço, abaixo dos 200 Euros. A diferença só pode estar na qualidade do software. Não acham? Uns devem usar um software canhão Made In Germany e outros devem usar um feito na China ou pirateado.
De outra maneira como explicar tamanha disparidade de preços?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por TdiSportR »

Reside mais na competência de cada um. Por norma os que praticam preços baixos são os que dada a pouca clientela, os tentam ir buscar dessa forma. Mas o que é barato sai caro. :wall

Avatar do Utilizador
sonneka
Membro Juvenil
Mensagens: 78
Registado: 11 mai 2007, 17:32
O meu Carro:: BMW 320d e46- 2001

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por sonneka »

o k te posso dizer em relacao a isso é o seguinte.
pode ser china hongo kong ou africano... nao interessa, é preciso é que faça o flash da eprom.
é claro que as garantias de nao dar raia num software/interface barato sao nulas, visto pk sao componentes frageis e podem falhar a qualquer momento ou do nada. mas tb é preciso ter azar, isto se se fizer os procedimentos correctos
agora o k faz o mapa nao tem a ver com software reprogramacao, e o preço que cada um practica tem haver com qualidade\conhecimento de quem os produz,nome, provas dadas etc.
a prova disso, sao carros nas mesmas condicoes e o aproveitamento que cada CASA(shipador) consegue extrair e a fiabilidade a longo prazo, esta ultima bastante importante.
NO SMOKE.??... NO FUN

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por rafias »

Acho que discordo contigo sonneka. O mapa produzido deve depender e muito do software usado, pois é o software que olha para o mapa original e através de algoritmos produz um mapa mais "performante".
Quanto aos preços praticados, penso que tens razão. Preços baixos implicam maiores riscos de algo correr mal.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por TdiSportR »

rafias Escreveu:Acho que discordo contigo sonneka. O mapa produzido deve depender e muito do software usado, pois é o software que olha para o mapa original e através de algoritmos produz um mapa mais "performante".
Quanto aos preços praticados, penso que tens razão. Preços baixos implicam maiores riscos de algo correr mal.
Um editor hexadecimal abre-te a flash e nao te escolhe os mapas. Anda aí muito programa que "identifica" meia duzia de mapas e por vezes com nomes e unidades trocadas. Pensas que fazes x e fazes y. Esquece isso dos programas. Um entendido nem usa esse tipo de aplicaçoes.

-- Quinta Mar 11, 2010 4:12 pm --

E nao entendi algoritmos na selecçao do mapa.

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por rafias »

TdiSportR Escreveu:
E nao entendi algoritmos na selecçao do mapa.
O que me dizes é que muito software que anda por aí aparenta calcular um mapa a partir do original mas na prática apenas identifica o mapa original para depois pesquisar num ficheiro de mapas e escolher um apropriado??? E eu a pensar que havia verdadeira ciência por trás disso, com algoritmos e funções desenvolvidas especificamente para gerar mapas.
Se é assim que a maior parte do software de geração de mapas funciona, já imagino que tipo de amadores e piratas podem andar por ai a fazer mapas. É um risco lixado dar o carro assim a qualquer um que diz que reprograma.
Estive agora a ler alguns topicos sobre o assunto repro, e mesmo casas conceituadas não estão livres de lixarem os carros dos seus clientes, o que diz bem da fonte dos ditos mapas. Se fossem mapas certificados nunca poderia dar problemas, correcto?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por TdiSportR »

Estás aí com alguma inconsistencia nos conceitos. Ficheiro, mapas, sw de modificar o ficheiro nos ditos mapas, identificação dos mapas, alteração, valores maximos de acordo com leituras de sinal e valores determinados em funçao de determinadas condicionantes.

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por gt1progman »

Uma DDE/DME tem vários mapas, podem existir mais de 20 mapas, depende do motor em questão.
O programa mais referenciado é o WinOLS e o que ele faz é identificar POTENCIAIS mapas, mas nada é garantido.
Com o WinOLS podes alterar/modificar mapas (convem saber o que se esta a fazer) e depois de teres as alterações feitas e é claro o ficheiro gravado, então podes enviar para a DDE/DME.
Para extrair e enviar o ficheiro (que contem vários mapas) para a DDE/DME convem usar o programa que é fornecido com o interface ou então ter um interface que permita o uso de outros programas.
Também podes enviar o ficheiro por BDM mas isso já implica saber melhor em termos de electronica (ou pelo menos saber ler um datasheet) o que se esta a fazer.

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por rafias »

Tendo em conta a complexidade da validação de um mapa, acham que uma box alcança resultados semelhantes com um risco mais baixo de algo correr mal?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por TdiSportR »

Se me disseres que escolheria entre uma box de uma marca conceituada e uma repro de alguem sem competencias para tal, eu escolheria a box. Sendo ambas feitas por pessoas/marcas conceituadas, optaria por uma repro. Sendo ambas de alguem sem competência ou aptidão, nem uma nem outra.

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por rafias »

TdiSportR Escreveu:Se me disseres que escolheria entre uma box de uma marca conceituada e uma repro de alguem sem competencias para tal, eu escolheria a box. Sendo ambas feitas por pessoas/marcas conceituadas, optaria por uma repro. Sendo ambas de alguem sem competência ou aptidão, nem uma nem outra.
Para ti quais são as marcas conceituadas de boxs?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por TdiSportR »

ACS.

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Software de repro. Qual o que recomendam?

Mensagem por rafias »

TdiSportR Escreveu:ACS.
Mas estas custam um balúrdio :susto Mais vale trocar de carro.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”