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Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Enviado: 17 mai 2010, 14:12
por Rick
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Utilização de nitrogénio para insuflar pneus de automóveis de passageiros e veiculos comerciais em utilizações normais

O nitrogénio tem vindo a ser disponibilizado como alternativa ao ar para encher os pneus. O objectivo desta nota é informar os consumidores acerca do enchimento de pneus com nitrogénio. *

Os pneus são concebidos e construídos para permitir grande quilometragem em excelentes condições mas têm de receber uma manutenção adequada.


O ponto principal da manutenção dos pneus é manter a pressão recomendada.

A pressão correcta é a recomendada pelo fabricante do veículo e pode ver-se na placa referente aos pneus do veículo ou no livro de instruções. A Continental recomenda que o consumidor verifique a pressão dos seus pneus em intervalos regulares, pelo menos uma vez por mês e antes de todas as viagens longas, ou duas vezes por mês, dependendo da regulamentação local, hábitos ou condições de utilização.


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Utilização de nitrogénio nos pneus

O nitrogénio é um gás inerte (não inflamável) – ou seja, trata-se de ar seco com o oxigénio removido. Por exemplo, o ar ambiente tem na sua composição cerca de 78% de nitrogénio. Devido às suas propriedades de gás inerte, é muitas vezes usado em aplicações específicas de pneus e ou em ambientes que o exigem. Estas aplicações em pneus incluem a aviação, em minas, e a utilização em veículos pesados. O nitrogénio é também usado na competição automóvel profissional que envolve veículos extremamente velozes. Subentendemos que o nitrogénio seco é usado nesta perspectiva para ajudar a diminuir as variações de pressão dos pneus quando variações, mesmo que diminutas, podem afectar o comportamento do veículo em limites extremos de performance.

Para o uso diário do consumidor normal de serviços de pneus, não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio. Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade. Todavia, o nitrogénio não previne qualquer perda de pressão provocada por furos, falta de estanquicidade entre o pneu ou a válvula e a jante, vazamento da válvula e outras perdas de pressão com origem mecânica. Uma vez mais, a utilização do nitrogénio, só por si, não substitui a importância de verificar regularmente a pressão dos pneus. Se a pressão de ar do pneu estiver abaixo daquela que está especificada na placa do veículo, o pneu deve ser reenchido – seja com ar ou com nitrogénio – até à pressão apropriada. Não utilize pneus com falta de pressão e ou com excesso de carga (veja “Aviso”).

Tanto quando insuflados com ar, como com nitrogénio, a manutenção regular da pressão dos pneus continua a ser crucial e necessária. Só por si, a utilização de nitrogénio não substitui o controlo periódico da pressão dos pneus.

AVISO[!] Pressões baixas e/ou cargas excessivas levam os pneus a tensões excessivas e a um crescente aumento do aquecimento que pode levar à incapacidade do pneu, seja pela separação e ou desagregação da cinta e do piso, podendo ter graves consequências.

*Para informações acerca do armazenamento ou do manuseamento de nitrogénio, queira seguir as instruções de segurança do fabricante e ou do fornecedor do gás.

Re: Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Enviado: 19 mai 2010, 21:39
por ant_86
das-lhe forte nos pneus ou andas a fazer alguma tese sobre isso? :lol1
bons post´s e uteis que tens andado a fazer..

Re: Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Enviado: 20 mai 2010, 13:00
por Rick
A dificuldade em encontrar informações sobre este tipo de assuntos levou-me a criar este tipo tópicos. Já que os conduzimos, porque não saber um pouco mais sobre eles e o que é melhor para eles ;)

Re: Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Enviado: 20 mai 2010, 17:15
por BMW_blue
e são sempre úteis , pois valorizam os conhecimentos de cada um
parabens pela pesquisa :fixe

Re: Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Enviado: 22 mai 2010, 15:10
por NoFriends
Meter nitrogenio no carro e ainda por cima ter que pagar é absurdo.
78% da nossa atmosfera é nitrogenio/azoto ;)

Re: Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Enviado: 01 jun 2010, 18:41
por gutteres
Paguei 5 euros pelos 4 pneus

Re: Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Enviado: 12 jun 2010, 05:25
por hcox
Chulos! :D