Um amigo do meu pai indicou-lhe uma pessoa que fazia reprogramações e como precisava de mais uma centralina reprogramada para um XU9J4 (Peugeot 16v), levei-a lá. Uma vez que o meu pai tem uma estação de serviço, a pessoa fez um bom preço, como se fosse para revenda.
Uma vez que assim foi, aproveitei e fiz uma reprogramação no meu 318TDS.
A pessoa que me fez a repro era impecável e entendia mesmo daquilo. Foi dos primeiros em Portugal a fazer esse género de serviço e já tem experiência de 9 anos! O senhor era muito humilde e disse que não gostava de dizer que era melhor ou pior que os outros porque há actualmente alguns bons profissionais do género, mas foi ele que ensinou o dono de um dos mais conhecidos programadores a nível nacional (prefiro não especificar, mas toda a gente conhece) a montar o 1º chip! Atenção que ele não referiu isso com qualquer arrogância, o que apreciei.
Foi tudo feito num abiente caseiro no meio de uma enorme confusão à qual até achei piada, porque o meu ambiente de trabalho também é assim mesmo. Tudo desarrumado, mas sei onde tenho as coisas.
Uma divisão separada da casa, com as dimensões de um quarto e um ambiente cheio de "tralhas" que fazia sentir o gosto pelos automóveis que ali habitava.
Uma caixa com ITB's e colectores de admissão, centralinas, dump valves, revista "Échappement" (a pessoa em questão compra-a desde os 13 anos e tem 37! Bom gosto...), dois computadores e mais uma série de coisas...
Enquanto ele fazia a repro falámos um bocado sobre automóveis no geral e gostei muito da conversa pois ele tinha uma cultura automóvel bastante vasta.
Contou-me que já correu com um R5 T2, já teve um Peugeot 205 T16 (versão de estrada) e tem desde os 22 anos um Sierra Cosworth MKII edição limitada, actualmente com 250cv e prestes a sofrer uma evo para mais de 300. É mais leve cerca de 160kg que os normais e é rwd (os MKII são quase todos 4WD). Aprendi algumas coisas interessantes que desconhecia ao londo de toda a manhã (ñ foi só uma repro e estava tb outro cliente, por isso demorou um bocado).
Para além desta área das reprogramações, fabrica também dump valves (feitas por ele) com uma qualidade excelente (pelo menos em aspecto) e exporta enormes quantidades para casas de preparação em França, cujos sites me mostrou.
A curto prazo pensa criar uma marca própria com vário material disponível.
Após a repro terminada fui experimentar o carro. Como estava muito trânsito, não consegui explorar muito mas imediatamente senti o carro muito mais solto e mesmo assim progressivo.
Como era bastante tarde e aínda não tinha almoçado (sábado) não dedicámos mais tempo, mas ele disse para eu experimentar à vontade e para passar lá quando quiser para melhorar aquilo que eu achar melhor.
Diz ele que tem clientes que passam lá 3 e 4 vezes para pôr o carro mesmo ao gosto.
Mesmo alterando vários parâmetros o carro não está a libertar fumo preto.
Geralmente a questão do fumo pode ser corrigida com o aumento da pressão do turbo (esta não é alterada na centralina), mas a pressão no meu carro continua de origem. Em princípio devo aínda fazer um ligeiro upgrade na centralina esta semana.
De qualquer modo fiz alguns pequenos testes. Na generalidade das subidas onde testei, consigo ganhar entre 10 a 15km/h em relação aos settings originais.
Por curiosidade, hoje quando ia para a universidade vinha atrás de mim um colega (nem sabia que era ele pois não conhecia o carro) lançado com uma Ibiza II TDI 90cv e acelerei um bocado para comparar. Enquanto antes levava um abanão enorme em recta (as ibiza são leves e têm um bocadinho mais de 90cv) agora consegui manter a distância e a partir de uma certa velocidade distanciei-me ligeiramente.
Para quem conhece a via rápida Fafe-Guimarães, neste sentido e na última recta antes de passar no Intermaché atingi cerca de 175Km/h e não saí lançado da curva anterior pois ia um carro a ultrapassar.
Foi apenas pela curiosidade, porque com o novo código tenho até andado devagar nesse género de estrada uma vez que há bastante controlo.
.
Resumindo...estou bastante satisfeito com o resultado.

Como esta é a secção de modificações/performance....
A nível de modificações que envolvam melhoria de performance de momento tenho:
- Pneus Goodyear Eagle F1 GS-D2 205/50R16
- Reprogramação da centralina
- Remoção do catalisador (:oops:)
- Remoção do cone estrangulador na admissão
Nada de mais, mas que representa uma diferença bastante grande em relação ao mesmo modelo de origem e também não é minha intenção fazer grande investimento no carro.
Abraços