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318 TDS - foi desta...

Enviado: 02 mai 2005, 14:40
por black 300zx
Tal como já tinha referido aqui no fórum, estava pensar colocar uma box da PowerSystem, contudo acabei por optar por outra solução.

Um amigo do meu pai indicou-lhe uma pessoa que fazia reprogramações e como precisava de mais uma centralina reprogramada para um XU9J4 (Peugeot 16v), levei-a lá. Uma vez que o meu pai tem uma estação de serviço, a pessoa fez um bom preço, como se fosse para revenda.
Uma vez que assim foi, aproveitei e fiz uma reprogramação no meu 318TDS.
A pessoa que me fez a repro era impecável e entendia mesmo daquilo. Foi dos primeiros em Portugal a fazer esse género de serviço e já tem experiência de 9 anos! O senhor era muito humilde e disse que não gostava de dizer que era melhor ou pior que os outros porque há actualmente alguns bons profissionais do género, mas foi ele que ensinou o dono de um dos mais conhecidos programadores a nível nacional (prefiro não especificar, mas toda a gente conhece) a montar o 1º chip! Atenção que ele não referiu isso com qualquer arrogância, o que apreciei.

Foi tudo feito num abiente caseiro no meio de uma enorme confusão à qual até achei piada, porque o meu ambiente de trabalho também é assim mesmo. Tudo desarrumado, mas sei onde tenho as coisas.
Uma divisão separada da casa, com as dimensões de um quarto e um ambiente cheio de "tralhas" que fazia sentir o gosto pelos automóveis que ali habitava.

Uma caixa com ITB's e colectores de admissão, centralinas, dump valves, revista "Échappement" (a pessoa em questão compra-a desde os 13 anos e tem 37! Bom gosto...), dois computadores e mais uma série de coisas...
Enquanto ele fazia a repro falámos um bocado sobre automóveis no geral e gostei muito da conversa pois ele tinha uma cultura automóvel bastante vasta.

Contou-me que já correu com um R5 T2, já teve um Peugeot 205 T16 (versão de estrada) e tem desde os 22 anos um Sierra Cosworth MKII edição limitada, actualmente com 250cv e prestes a sofrer uma evo para mais de 300. É mais leve cerca de 160kg que os normais e é rwd (os MKII são quase todos 4WD). Aprendi algumas coisas interessantes que desconhecia ao londo de toda a manhã (ñ foi só uma repro e estava tb outro cliente, por isso demorou um bocado).

Para além desta área das reprogramações, fabrica também dump valves (feitas por ele) com uma qualidade excelente (pelo menos em aspecto) e exporta enormes quantidades para casas de preparação em França, cujos sites me mostrou.
A curto prazo pensa criar uma marca própria com vário material disponível.

Após a repro terminada fui experimentar o carro. Como estava muito trânsito, não consegui explorar muito mas imediatamente senti o carro muito mais solto e mesmo assim progressivo.

Como era bastante tarde e aínda não tinha almoçado (sábado) não dedicámos mais tempo, mas ele disse para eu experimentar à vontade e para passar lá quando quiser para melhorar aquilo que eu achar melhor.
Diz ele que tem clientes que passam lá 3 e 4 vezes para pôr o carro mesmo ao gosto.

Mesmo alterando vários parâmetros o carro não está a libertar fumo preto.
Geralmente a questão do fumo pode ser corrigida com o aumento da pressão do turbo (esta não é alterada na centralina), mas a pressão no meu carro continua de origem. Em princípio devo aínda fazer um ligeiro upgrade na centralina esta semana.

De qualquer modo fiz alguns pequenos testes. Na generalidade das subidas onde testei, consigo ganhar entre 10 a 15km/h em relação aos settings originais.
Por curiosidade, hoje quando ia para a universidade vinha atrás de mim um colega (nem sabia que era ele pois não conhecia o carro) lançado com uma Ibiza II TDI 90cv e acelerei um bocado para comparar. Enquanto antes levava um abanão enorme em recta (as ibiza são leves e têm um bocadinho mais de 90cv) agora consegui manter a distância e a partir de uma certa velocidade distanciei-me ligeiramente.
Para quem conhece a via rápida Fafe-Guimarães, neste sentido e na última recta antes de passar no Intermaché atingi cerca de 175Km/h e não saí lançado da curva anterior pois ia um carro a ultrapassar.
Foi apenas pela curiosidade, porque com o novo código tenho até andado devagar nesse género de estrada uma vez que há bastante controlo.
.

Resumindo...estou bastante satisfeito com o resultado. ;)

Como esta é a secção de modificações/performance....

A nível de modificações que envolvam melhoria de performance de momento tenho:

- Pneus Goodyear Eagle F1 GS-D2 205/50R16

- Reprogramação da centralina

- Remoção do catalisador (:oops:)

- Remoção do cone estrangulador na admissão

Nada de mais, mas que representa uma diferença bastante grande em relação ao mesmo modelo de origem e também não é minha intenção fazer grande investimento no carro.

Abraços

Enviado: 02 mai 2005, 14:47
por Rui_318TDS
Remoção do cone estrangulador na admissão
O que é isso?

O senhor que te fez a repro consegue ajustar isso? como? é que estava com a a ideia que depois de colocar o chip não dava pra mexer no parametros do mesmo???

Cump

Enviado: 02 mai 2005, 15:01
por black 300zx
O que ele fez foi o seguinte...

Na centraliana dos 318TDS tem 2 chips que ele removeu. Depois fez download das configurações de origem e alterou os parâmetros num programa específico gravando de seguida o ficheiro modificado no disco. Depois gravou essas modificações em dois chips virgens e colocou-os no lugar dos originais.
Uma vez que ele ficou com as configurações actuais da minha centralina no disco, agora pode alterá-las ao meu gosto.
Como o teu carro foi reprogramado, deduzo que os chips já tenham uma boa configuração desses parâmetros. Para alterar essa configuração, apenas podes fazê-lo na empresa onde fizeste a modificação (Vilauto no teu caso), porque se fosses a outro lado ias pagar uma nova reprogramação.

O cone estrangulador na admissão, foi algo que um utilizador (não me recordo do nick, mas tem um E36 preto) referiu. Trata-se de uma espécie de funil de plástico que os 318TDS têm no tubo da admissão antes do filtro.
Esse cone/funil diminui bastante a área da secção to tubo (metade ou mais) o que estrangula a passagem do ar. Não é algo muito notótio, mas tudo que melhore a respiração do motor é benéfico.

Enviado: 02 mai 2005, 21:06
por Rui_318TDS
Ok, já percebi.

Eu quando levei o meu a fazer a repro, pedi ao Eng. pra por o carro com mais força principalmente em baixas, contudo o carro melhorou em todos os regimes.
Realmente ele disse me que se eu não gosta-se do carro podia ajustar, mas eu achei melhor não abusar da sorte e ficar por ali que já era bem bom...
Agora não sei se mexendo mais na centralina podia melhorar ainda mais o rendimento do carro, pois o motor é bastante limitado.

Ele disse me que podia-se mexer no turbo e no debito de gasóleo e dava mais uns Cvs, mas eu não quis :oops:

Quanto ao cone na admissão já tinha visto isso aqui e já experimentei isso, mas como não notei anda voltei a por, pois ficou com um barulho mais rouco e não gostei....

Bem agora já dá um kick +- em 2ª qnd o turbo entra não :?:

parece mt mais leve, foi a impressão que tive qnd peguei no carro pela 1º vez depois da repro.

Cump

Enviado: 03 mai 2005, 00:20
por black 300zx
Sim, parece bastante mais leve. :)

Noto especialmente nas altas de 3º e 4º.... desenvolve bastante bem.
Vou ver se agora melhoro um pouco mais os baixos regimes...

Abraços

Enviado: 03 mai 2005, 01:11
por m compact
acho isso mt interessante 8) já agora fala de preços ;)

Enviado: 03 mai 2005, 02:17
por bimmerpower
A mim sempre me disseram que não era possivel fazer reprogramações nas centralinas dos 318TDS, mas pelos vistos era tudo uma grande treta!!!

Quanto fica isso em termos de custos e ganhos de potência??

Abraço

Enviado: 03 mai 2005, 11:43
por black 300zx
Eu tive um pequeno desconto porque como já disse, foi preço de revenda mas o preço é de 450 euros.

Quanto a ganhos, desconheço, porque não fiz nenhum teste de potência. Embora tenha alguma curiosidade, isso para mim não é muito relevante uma vez que prefiro resultados práticos do que no papel.

Ele viaja muito para fazer repros e vai por vezes a Lisboa (aínda sábado lá foi) e até ao Algarve. Parece que tem alguns clientes dentro dos "corredores" da Vasco...

Para quem for de mais longe pode dar jeito.

Se algum dia tiverem interesse, enviem-me os vossos nº de tlm por mp que eu passo lá em casa dele e quando ele for a Lx liga-vos com antencedência.
Se alguém quiser vir cá que diga porque é um bocado complicado explicar onde ele vive. Como eu vou todos os dias a Guimarães combinamos e eu levo-vos lá.

Abraços

Enviado: 03 mai 2005, 11:58
por ventil
Boas

O Black está a voar baixinho :D
Deve ter ficado muito fixe a tua máquina. Tens algum tipo de garantia ?

Abraço
:driving

Enviado: 03 mai 2005, 12:14
por black 300zx
:D

Não discutimos nada no que respeita a garantia mas se houver algum problema a nível da reprogramação e pelo que vi da pessoa, não me parece que existia qualquer problema em passar lá para ele resolver. ;)

Claro que a nível de motor já é diferente uma vez que nessa área não existe garantia em nenhuma casa de reprogramações.
De qualquer maneira não faltam pessoas com repros sem problemas.

Já agora refiro que desde sábado fiz cerca de 300Km com algumas experiências à mistura e os consumos parecem-me estar inalterados. Geralmente faço as médias com depósito cheio por isso quando o gastar coloco aqui os resultados. :)

Enviado: 03 mai 2005, 15:10
por Victor Vilela
Estou a ficar com inveja dessas "repros", bem gostava de dar um pouco mais de "energia" ao meu menino mas de momento tou com falta de "tempo" (€€€€).

Parabéns pela modificação.

Enviado: 04 mai 2005, 18:41
por 320d
esse cone estrangulador na admissao, tb existe no E46 pelo menos no 320d, eu so ainda nao o retirei ppq é preciso cortar e tenho medo, e tenho medo k algo entre para dentro dos tubos. pelo k m disseram existe c o proposito de reduzir o barulho. sem isso, em altas rotaçoes o carro fica mais solto. mas nao é nada mt notorio!

qt ao catalizador, tiras-t msm? ou limpas-t o k ta la dentro?k s obtem c isso?e é proibido certo?

Enviado: 04 mai 2005, 20:12
por Pedro///Menezes
quanto ao catalisador:

-Se limpares o interior nunca mais voltas atrás(só com novo)

-Se fizeres uma peça de substituição pode ficar "desmontável".

-Sim é ILEGAL andar sem ele na via publica e dá direito a chumbo na IPO (caso eles descubram)

-Nos carros diesel no PRESENTE dia é quase impossivel eles descobrirem a menos que eles topem que falta lá o volume exterior do mesmo.

-Normalmente, os carros costumam ficar mais soltos no arranque embora por vezes percam em ponta. (nos carros diesel ouve-se mais o turbo, nos carros a gasolina ficam mais barulhentos um pouco)

-Os 320d têem 2 catalisadores e muitos proprietários andam só com um (ficam com o primeiro perto do motor)

-Algumas vezes os catalisadores entopem causando quase perca total da força do carro (muitas vezes nem o elevador sobem! :shock: ). esta situação é mais frequente nas pessoas que não apertam com os carros a diesel de vez em quando e eles acumulam muito carvão.

Enviado: 04 mai 2005, 21:34
por black 300zx
No meu caso removi-o e soldei um tubo para substituir. Não perdi nada em velocidade de ponta, embora já tenha lido que é possível perder, como disse o Pedro e a resposta do motor ficou muito melhor. Não são apenas cavalos virtuais ou imaginários. ;)

Abraço

Enviado: 05 mai 2005, 02:19
por 320d
entao nos 320d existem 2 catalizadores! pois quando o levei ao mecanico ele disse k o pre catalizador estava partido e k novo custava 400€. no entanto dava para ser reparado, foi o k mandei fazer.agora tava a pensar em retira-lo ou em limpa-lo qd passar a IPO.

desculpem o off topic

cumprimentos