Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Área de modificações e performance em geral

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tiagoghost
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Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

De nada, estamos aqui todos para ajudar, e partilhar conhecimentos, é esse o sentido dos forums!

O testamento sobre as diferenças dos m50 tá quase a sair!

Abraço

-- Segunda Nov 08, 2010 7:13 pm --

Muita gente pensa que a diferença entre os Motores M50, é só o vanos, mas existe muito mais que isso!

O M50b25 equipou os 325i E36 e os 525i E34 desde 1991 até finais de 1992, quando apareceu o M50TUb25, que equipou os restantes E36 e E34 daí para a frente, o TU é de tecnical update, foi neste motor que surgiu o sistema Vanos.

As principais diferenças são:

M50b25:
Taxa de compressão – 10.0:1
Bielas mais curtas
Molas de valvulas duplas
Arvore de cames dom 240º de duração

M50TUb25
Taxa de compressão 10.5:1
Molas de valvulas unica
Arvore de cames com 228º de duração


Visto as diferenças, vamos ver o que podemos fazer com um e com outro, em termos internos de motor.

No M50b25, podemos utilizar as arvore de cames do M3 S50b30 que tem uma duração de 252º, ou então colocar a arvore de cames de admissão no lugar da de escape, e comprar uma schrick de admissão que também tem 252º de angulo. O efeito é o mesmo tanto com um conjunto, ou com o outro.
Aumentando o diametro internos dos cilindros para 85mm, podemos utilizar a cambota do M3 S50b32 ou do motor M54, para fical com uma cilindrada de 3.1L, ou utilizar a do M3 S50b30, para ficar com uma cilindrada a 2.9L

No M50TU25, utilizamos também as arvores de cames do M3 S50B50 ou as do S52B32 (a versão americana do S50b32). Podemos utilizar só as arvores de cames, ou tambem o conjunto completo de molas de valvulas (conicas) chapéus, trancas, e touches do S52b32 , as tuches têm menor diametro 33mm Vs 35mm Stock, mas para isso temos de utilizar os apoios do S50b32. Utilizando este conjunto, poupamos 20Gr em cada valvula, o que fáz menos 480 gramas em peças móveis do motor.
Podemos também fazer o mesmo aumento de cilindrada como no motor sem vanos, mas neste bloco não é tão fiavel devido a paredes dos cilindros mais finas, o que pode levar a problemas do bloco que já n tenham reparação.


Apesar do non-vanos ter valvulas maiores do que o vanos, o que permite mais 20% de caudal, mas uma cabeça mais restrita que faz com que não seja aproveitado, e é perigoso trabalhar as valvulas em mais de 3 angulos.


Para referencia

Arvores de cames

s52b32 (M3 3.2L USA) euro cams no M52tu
Duração 252 / 244
Lift 10.2 / 10.2

USs50b30 cams on m50/TU
Duração 252 / 240
Lift 10.2 / 9.7

M50tub25 cams
Duração / Lift
228 / 9 Intake
228 / 9 Exhaust

M50b25 cams
Duração / Lift
240/9.7 Intake
240/9.0 Exhaust

Se as árvores de cames do s50b32 (M3 3.2L Euro) forem iguais ás do S52B32 (M3 3.2L USA) penso que dão no M50TUb25!

Fontes:
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 70504.html
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 53011.html
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... =non-vanos
http://forums.eurocca.net/showthread.ph ... ce-Rebuild

Utilizem a informação com quiserem, espalhem e partilhem!


Abraço

Editado para correcção de compatibilidade!
Última edição por tiagoghost em 03 mar 2011, 21:24, editado 2 vezes no total.
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por JPimpao01 »

O nosso depois da limpeza do dito sensor (n sei se foi disso ou n) qdo o meti a trabalhar o relantim ficou quase nas 2000rpm's, depois dei uma aceleradela e ainda ficou mais alto, passava das 2000rpm's, depois com o andar passou-lhe....

Isso de tirar as cam's interessa, e interessa mais saber se as de Vanos dão nos N vanos, para fazer a marosca de trocar com as do M3 :D

PS - ja li a cena das cam's, n tinha lido a outra página :D
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Artur Costa »

Como é que se coloca uma cam de vanos num motor sem vanos?
A ideia da cam do S50M30 no M50B25 agrada-me se der 8)
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navigator
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por navigator »

Raios, este tópico está a puxar por mim e eu não tenho um E36.

tiagoghost, estás a publicar info muito interessante e toca naquilo que ainda não encontrei de fonte segura e que gostava de saber, por curiosidade :onfire

Gostava de saber se posso meter cams mais agressivas no M52TUB28 (sem ser as Dr. Schrick para o M54B30), como as do M3 S52B32, já que também são doublevanos da mesma altura...

Sem querer abusar da paciência, podes esclarecer sff??

Thks
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Dudex
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

JPimpao01 Escreveu:O nosso depois da limpeza do dito sensor (n sei se foi disso ou n) qdo o meti a trabalhar o relantim ficou quase nas 2000rpm's, depois dei uma aceleradela e ainda ficou mais alto, passava das 2000rpm's, depois com o andar passou-lhe....

Isso de tirar as cam's interessa, e interessa mais saber se as de Vanos dão nos N vanos, para fazer a marosca de trocar com as do M3 :D

PS - ja li a cena das cam's, n tinha lido a outra página :D
É porque estranhou aquilo limpinho :lol1 E agora como está?


Tiagohost, Parabéns, boa partilha e bom trabalho de pesquisa! :fixe

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Carlos Tavares »

tiagoghost Escreveu:Com vanos era um pouco mais complicado, mas muito facil na mesma.

Com o manual da bentley a teu lado vais ver que ate te assustas com a facilidade do trabalho, comprado com aquilo que eles dizem...

resumidamente, tiras a tampa das valvulas, e a tampa da distribuição que está agarrada a cabeça. Metes o motor a ponto, utilizando a tranca do volante do motor, uma broca de 6mm serve para o efeito. Com a mão fazes pressão do tensor da corrente que liga as 2 arvore de cames para ele baixar, repete 2 ou 3 vezes até ele vazar a maior parte do oleo, depois coloca 2 pregos fininhos nos furos que ves da parte de tras do tensor para o trancar. Depois tiras o tensor que se encontra no lado de fora da cabeça do lado do escape, tira-o pela porca maior para n se desmontar.
Para desapertar os parafusos das polis das arvores de cames, utiliza uma chave de bocas para trancares as arvores de cames eqt fazes força para as desapertar, depois de tarem as 2 aliviadas tira-as fora juntamente com a corrente que as une, para as tirar n precisas de bater com nada, so abanar um pouco cm se tivesses a ver a folga de um rolamento de roda.
Tiras o tensor da corrente que já tinhas trancado anteriormente, e depois tiras a outra polie da arvores de cames de escape, podes deixar a corrente cair la para baixo que ela n se perde :).

Depois é so aliviar as porcas pela ordem indicada, depois de tudo aliviado, começa a tira-las fora, aviso-te que vais ter de as aliviar muitas vezes, depois de todas as porcas tiradas, tira os apoios das cames, n te preocupes que eles já trazem a ordem marcada, tiras a cames, e depois o seu apoio, cuidado ao tirar o apoio pq as tuches vao cair todas, certifica-te que caem todas na cebeça, para depois qd levantares completamente não cair nenhuma para o chao.
Repetes com a outra cames e depois é so desapertar a cabeça, cuidado com os parafusos pequeninos que estão na zona da distribuição, esse tb prendem a cabeça ao bloco!

Para teres uma ideia, (e eu sei que isto n sao horas de trabalho, mas qd se está de "férias".. :lol1 )
Ontem as 23 fui buscar um parente ao aeroporto, deixei-o em casa, como n tinha sono (o benfica n me deixou ir para casa dormir descansado :lol1 ), fui trocar de roupa, e arranquei para a garagem, cheguei la por volta das 0.45h, e agarrei-me a motor que te disse a pouco, ainda tinha tudo montado, inclusive a frente partida num pequeno toque. desmontei a frente, as tampas, as velas, os injectores e a ponte, a parte electrica, e os colectores de admissão, comecei a tirar os de escape, e como tavam teimosos, decidi fazer uma pausa, por volta das 4 e qq coisa, fui as rolotes comer uma pita, e voltei para a garagem, cheguei por volta das 5.10, acabei de tirar os colectores, e comecei com o trabalho descrito em cima, com a ligeira diferença de aquele ser vanos. Por volta das 6.30 mais coisa menos coisa, já tinha a cabeça em cima da bancada e ja tava a olhar pa junta a procura da passagem.

Como vez não é um trabalho muito demoroso, mas se quizeres qq tipo de ajuda, é só dizer, se quizeres ficar com o meu contacto se tiveres alguma duvida, manda pm!

Abraço

-- Segunda Nov 08, 2010 6:35 pm --

UI, o meu resumidamente estendeu-se um pouco mais do que pensava! Entusiasmei-me :lol1

Desculpem o testamento!

Abraço
:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas
Testamentos destes, são sempre bem vindos, parabens! :fixe :lovebmw :lovebmw :lovebmw

-- Segunda Nov 08, 2010 10:07 pm --
tiagoghost Escreveu:De nada, estamos aqui todos para ajudar, e partilhar conhecimentos, é esse o sentido dos forums!

O testamento sobre as diferenças dos m50 tá quase a sair!

Abraço

-- Segunda Nov 08, 2010 7:13 pm --

Muita gente pensa que a diferença entre os Motores M50, é só o vanos, mas existe muito mais que isso!

O M50b25 equipou os 325i E36 e os 525i E34 desde 1991 até finais de 1992, quando apareceu o M50TUb25, que equipou os restantes E36 e E34 daí para a frente, o TU é de tecnical update, foi neste motor que surgiu o sistema Vanos.

As principais diferenças são:

M50b25:
Taxa de compressão – 10.0:1
Bielas mais curtas
Molas de valvulas duplas
Válvulas de 32.4mm
Arvore de cames dom 240º de duração

M50TUb25
Taxa de compressão 10.5:1
Molas de valvulas unica
Válvulas de 28.8mm
Arvore de cames com 228º de duração


Visto as diferenças, vamos ver o que podemos fazer com um e com outro, em termos internos de motor.

No M50b25, podemos utilizar as arvore de cames do M3 S50b30 que tem uma duração de 252º, ou então colocar a arvore de cames de admissão no lugar da de escape, e comprar uma schrick de admissão que também tem 252º de angulo. O efeito é o mesmo tanto com um conjunto, ou com o outro.
Aumentando o diametro internos dos cilindros para 85mm, podemos utilizar a cambota do M3 S50b32 ou do motor M54, para fical com uma cilindrada de 3.1L, ou utilizar a do M3 S50b30, para ficar com uma cilindrada a 2.9L

No M50TU25, utilizamos as arvores de cames do M3 S50B32. Podemos utilizar só as arvores de cames, ou tambem o conjunto completo de molas de valvulas (conicas) chapéus, trancas, e touches do S50b32 , as tuches têm menor diametro 33mm Vs 35mm Stock, mas para isso temos de utilizar os apoios do S50b32. Utilizando este conjunto, poupamos 20Gr em cada valvula, o que fáz menos 480 gramas em peças móveis do motor.
Podemos também fazer o mesmo aumento de cilindrada como no motor sem vanos, mas neste bloco não é tão fiavel devido a paredes dos cilindros mais finas, o que pode levar a problemas do bloco que já n tenham reparação.


Apesar do non-vanos ter valvulas maiores do que o vanos, o que permite mais 20% de caudal, mas uma cabeça mais restrita que faz com que não seja aproveitado, e é perigoso trabalhar as valvulas em mais de 3 angulos.


Para referencia

Arvores de cames

s50b32 euro cams no M50tu
Duração 252 / 244
Lift 10.2 / 10.2

USs50b30 cams on m50
Duração 252 / 240
Lift 10.2 / 9.7

M50tub25 cams
Duração / Lift
228 / 9 Intake
228 / 9 Exhaust

M50b25 cams
Duração / Lift
240/9.7 Intake
240/9.0 Exhaust


Fontes:
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 70504.html
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 53011.html
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... =non-vanos
http://forums.eurocca.net/showthread.ph ... ce-Rebuild

Utilizem a informação com quiserem, espalhem e partilhem!


Abraço
Uma vez mais :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :fixe :lovebmw :lovebmw :lovebmw
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315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
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Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por JPimpao01 »

Dudex, está bom, só temos o stress do rolamento central do veio de transmissão, aquele ruido irritante.... Sábado já vai à ProTT para eles verificarem onde está o gato :roll:
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

E vejam aquela cena que vos disse, aquilo toca no veio!

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

Uma pequena grande correcção, eu fiz confusão com os codigos, as cames do S50B32 podem não dar para o M50TU, são as do B30 que dão para os 2, inclusive para o M52. Interpretei mal uma das fontes, as minhas desculpas! Com isto não quero dizer que não dê, mas n vi em lado nenhum que dava, gostava de poder experimentar!
Já vou editar o tópico

Artur Costa Escreveu:Como é que se coloca uma cam de vanos num motor sem vanos?
A ideia da cam do S50M30 no M50B25 agrada-me se der 8)
Nesse caso tens de utilizar as polies do s50b30 tb, como n tens lá o vanos em si, nada vai atracar na cames, é como se fosse uma cames normal.

Navigator, acho que pelo meio de um dos tópicos que vi, acho que as do S52 (m3 3.2 USA) e as do S50b30 tb são as que dão no teu carro!

Dudex, no meio de tudo, cheguei da garagem agora, e ainda n medi os sensores, desculpa lá!

Abraço a todos
Última edição por tiagoghost em 09 nov 2010, 12:35, editado 1 vez no total.
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

tiagoghost Escreveu: Nesse caso tens de utilizar as polies do s50b30 tb, como n tens lá o vanos em si, nada vai atracar na cames, é como se fosse uma cames normal.

Navigator, acho que pelo meio de um dos tópicos que vi, acho que as do S52 e as do S50b30 tb (m3 3.2 USA) são as que dão no teu carro!

Dudex, no meio de tudo, cheguei da garagem agora, e ainda n medi os sensores, desculpa lá!

Abraço a todos

Li não sei quando nem onde (mas recentemente) Que as cames dos vanos não davam nos não vanos o que punha as coisas desta maneira, De material OEM não haveria nenhum upgrade para o m50b25 a nível de cames.

Na boa, quando vires a resistência depois diz. E diz-me também em que modo a medis-te caso tenha mais que um :lol1

Abr

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por metale »

tiagoghost Escreveu:(...) e as do S50b30 tb (m3 3.2 USA) (...)
:?:

O M3 3.2 USA é o S52b32.
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

Não vou entrar em discução pq nnc exprimentei nada, mas o que não falta do outro lado do oceano é pessoal com as cames do m3, segue o links que deixei.

Tenho la na garagem 2 abertos, um com e outro sem vanos, mais logo ja lhe vou tirar as teimas :lol1

Eu vou medir da mesma maneira que tu, entre o pino 1 e 2, ou seja, entre alimentação e sinal, pelo menos é isso que o bentley indica certo?

Abraço

-- Terça Nov 09, 2010 12:34 pm --

metale, é o que ta lá: o que dá no teu sao as do s52, e as do s50b30 (m3 3.2 usa). Coloquei foi a descrição no sitio errado.

Foi do sono... Viste as horas? Estava a chegar da garagem... :lol1
Abraço
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por metale »

tiagoghost Escreveu:metale, é o que ta lá: o que dá no teu sao as do s52, e as do s50b30 (m3 3.2 usa). Coloquei foi a descrição no sitio errado.

Foi do sono... Viste as horas? Estava a chegar da garagem... :lol1
Abraço
Tiago, duvido que no meu dê alguma dessas, é de 4 cilindros :P

O S52 é que é o M3 3.2 USA, daí eu ter feito essa menção à discrição errada.

Offtopic: O S52 tem pouco de ///M, a não ser que neste caso o M seja de "M52" lol
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

Lol, era estava a fazer um qoute assim mt a despachar... :lol1
Já está corrigido.

É um 28i com stoker a 3.2 lol.

Tu que tb andas sempre nos forums la de fora, tb já deves ter visto estas aplicações mais que muitas vezes certo?
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por Dudex »

Isso dos M's, B's e S's troca-me as voltas todas :lol:

Sim, entre o 1º e o 2º para media a resistência :fixe

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