Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"
Enviado: 08 nov 2010, 18:46
De nada, estamos aqui todos para ajudar, e partilhar conhecimentos, é esse o sentido dos forums!
O testamento sobre as diferenças dos m50 tá quase a sair!
Abraço
-- Segunda Nov 08, 2010 7:13 pm --
Muita gente pensa que a diferença entre os Motores M50, é só o vanos, mas existe muito mais que isso!
O M50b25 equipou os 325i E36 e os 525i E34 desde 1991 até finais de 1992, quando apareceu o M50TUb25, que equipou os restantes E36 e E34 daí para a frente, o TU é de tecnical update, foi neste motor que surgiu o sistema Vanos.
As principais diferenças são:
M50b25:
Taxa de compressão – 10.0:1
Bielas mais curtas
Molas de valvulas duplas
Arvore de cames dom 240º de duração
M50TUb25
Taxa de compressão 10.5:1
Molas de valvulas unica
Arvore de cames com 228º de duração
Visto as diferenças, vamos ver o que podemos fazer com um e com outro, em termos internos de motor.
No M50b25, podemos utilizar as arvore de cames do M3 S50b30 que tem uma duração de 252º, ou então colocar a arvore de cames de admissão no lugar da de escape, e comprar uma schrick de admissão que também tem 252º de angulo. O efeito é o mesmo tanto com um conjunto, ou com o outro.
Aumentando o diametro internos dos cilindros para 85mm, podemos utilizar a cambota do M3 S50b32 ou do motor M54, para fical com uma cilindrada de 3.1L, ou utilizar a do M3 S50b30, para ficar com uma cilindrada a 2.9L
No M50TU25, utilizamos também as arvores de cames do M3 S50B50 ou as do S52B32 (a versão americana do S50b32). Podemos utilizar só as arvores de cames, ou tambem o conjunto completo de molas de valvulas (conicas) chapéus, trancas, e touches do S52b32 , as tuches têm menor diametro 33mm Vs 35mm Stock, mas para isso temos de utilizar os apoios do S50b32. Utilizando este conjunto, poupamos 20Gr em cada valvula, o que fáz menos 480 gramas em peças móveis do motor.
Podemos também fazer o mesmo aumento de cilindrada como no motor sem vanos, mas neste bloco não é tão fiavel devido a paredes dos cilindros mais finas, o que pode levar a problemas do bloco que já n tenham reparação.
Apesar do non-vanos ter valvulas maiores do que o vanos, o que permite mais 20% de caudal, mas uma cabeça mais restrita que faz com que não seja aproveitado, e é perigoso trabalhar as valvulas em mais de 3 angulos.
Para referencia
Arvores de cames
s52b32 (M3 3.2L USA) euro cams no M52tu
Duração 252 / 244
Lift 10.2 / 10.2
USs50b30 cams on m50/TU
Duração 252 / 240
Lift 10.2 / 9.7
M50tub25 cams
Duração / Lift
228 / 9 Intake
228 / 9 Exhaust
M50b25 cams
Duração / Lift
240/9.7 Intake
240/9.0 Exhaust
Se as árvores de cames do s50b32 (M3 3.2L Euro) forem iguais ás do S52B32 (M3 3.2L USA) penso que dão no M50TUb25!
Fontes:
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 70504.html
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 53011.html
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... =non-vanos
http://forums.eurocca.net/showthread.ph ... ce-Rebuild
Utilizem a informação com quiserem, espalhem e partilhem!
Abraço
Editado para correcção de compatibilidade!
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Abraço
-- Segunda Nov 08, 2010 7:13 pm --
Muita gente pensa que a diferença entre os Motores M50, é só o vanos, mas existe muito mais que isso!
O M50b25 equipou os 325i E36 e os 525i E34 desde 1991 até finais de 1992, quando apareceu o M50TUb25, que equipou os restantes E36 e E34 daí para a frente, o TU é de tecnical update, foi neste motor que surgiu o sistema Vanos.
As principais diferenças são:
M50b25:
Taxa de compressão – 10.0:1
Bielas mais curtas
Molas de valvulas duplas
Arvore de cames dom 240º de duração
M50TUb25
Taxa de compressão 10.5:1
Molas de valvulas unica
Arvore de cames com 228º de duração
Visto as diferenças, vamos ver o que podemos fazer com um e com outro, em termos internos de motor.
No M50b25, podemos utilizar as arvore de cames do M3 S50b30 que tem uma duração de 252º, ou então colocar a arvore de cames de admissão no lugar da de escape, e comprar uma schrick de admissão que também tem 252º de angulo. O efeito é o mesmo tanto com um conjunto, ou com o outro.
Aumentando o diametro internos dos cilindros para 85mm, podemos utilizar a cambota do M3 S50b32 ou do motor M54, para fical com uma cilindrada de 3.1L, ou utilizar a do M3 S50b30, para ficar com uma cilindrada a 2.9L
No M50TU25, utilizamos também as arvores de cames do M3 S50B50 ou as do S52B32 (a versão americana do S50b32). Podemos utilizar só as arvores de cames, ou tambem o conjunto completo de molas de valvulas (conicas) chapéus, trancas, e touches do S52b32 , as tuches têm menor diametro 33mm Vs 35mm Stock, mas para isso temos de utilizar os apoios do S50b32. Utilizando este conjunto, poupamos 20Gr em cada valvula, o que fáz menos 480 gramas em peças móveis do motor.
Podemos também fazer o mesmo aumento de cilindrada como no motor sem vanos, mas neste bloco não é tão fiavel devido a paredes dos cilindros mais finas, o que pode levar a problemas do bloco que já n tenham reparação.
Apesar do non-vanos ter valvulas maiores do que o vanos, o que permite mais 20% de caudal, mas uma cabeça mais restrita que faz com que não seja aproveitado, e é perigoso trabalhar as valvulas em mais de 3 angulos.
Para referencia
Arvores de cames
s52b32 (M3 3.2L USA) euro cams no M52tu
Duração 252 / 244
Lift 10.2 / 10.2
USs50b30 cams on m50/TU
Duração 252 / 240
Lift 10.2 / 9.7
M50tub25 cams
Duração / Lift
228 / 9 Intake
228 / 9 Exhaust
M50b25 cams
Duração / Lift
240/9.7 Intake
240/9.0 Exhaust
Se as árvores de cames do s50b32 (M3 3.2L Euro) forem iguais ás do S52B32 (M3 3.2L USA) penso que dão no M50TUb25!
Fontes:
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 70504.html
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 53011.html
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... =non-vanos
http://forums.eurocca.net/showthread.ph ... ce-Rebuild
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Abraço
Editado para correcção de compatibilidade!