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328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 24 abr 2011, 21:49
por navigator
Boas,
O tópico serve para partilhar convosco o meu projecto de aumentar a disponibilidade do meu E46 328ci, 2.8 double vanos, de 193 cv.
O colector M54B30, vinha completo com injecção.
O carro é este
Vai para uma limpeza e já preciso comprar uma conduta de borracha, estava rota no tubo que vai para a válvula de ralenti.
Também posto isto para confirmar se isto vai funcionar bem há 1ª...estou a pensar usar a válvula DISA e de ralenti do 3.0. Espero que dê certo. O TB é posto o meu, com placa adaptadora, caso seja precisa.
Vou actualizando. Cumps
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 25 abr 2011, 06:27
por Dudex
Usa a injecção do teu caso não reprogrames. Quanto à válvula de relantim deixa a tua, se dicar estranho experimenta a troca.
Boa sorte!
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 25 abr 2011, 10:28
por navigator
Obrigado pela dica Dudex mas o meu carro não está grande coisa ao ralenti, as vezes vai abaixo e sente-se pouca força a arrancar se não acelerar bem...vou estar atento aos tubos de vácuo, vou mudar a válvula de ralenti (esta é de 2005, a minha deve ser de 1999). A ref. é a mesma.
2.8i
T-shape idle regulating valve
13 41 1 744 713
3.0i
T-shape idle regulating valve
13 41 1 744 713
Agora, sem perder notoriamente força em baixas, acham que alargue o TB 2 ou 3 mm? Não quero que seja uma peça estranguladora do novo colector. O 3.0 é mais largo, mas não me lembro quanto.
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 25 abr 2011, 14:27
por Dudex
Sendo a mesma, troca, mas aproveita para lhe fazeres uma limpeza.
Procura por fissuras nas tubagens todas, pode criar relantim instável.
Aproveita e limpa a MAF, julgo que a tua se limpe bem deixando de molho em isopropileno de alcóol. Caso o relantim se mantenha começa a pensar nos sensores (cambota, cames, posição de borboleta). A diferença na borboleta é de 13,2mm

63 para 76,2mm foi o que apareceu numa pesquisa embora os tais 76 possam ser de entrada e a saída ser mais pequena.
Na mesma pesquisa houve uma sugestão sobre a aplicação da borboleta do motor m50 (25i).
Vê isto
http://www.e46fanatics.com/forum/showth ... p?t=691568
Se precisares com ajuda nalguma coisa do post diz
E aproveitava para trocar os o rings do colector e dos teus injectores
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 26 abr 2011, 17:53
por navigator
Já encomendei O rings dos injectores e junta do colector. Preciso do tubo de borracha da admissão e aqui em Setúbal e Seixal, nada feito.
Só na Alemanha, já não consigo fazer o trabalho esta semana se assim for. Tou a tentar falar pra Expo para arranjar a peça.
Se souberem onde arranjar, agradecia. Peça nr 13 541 438 759. É o tubo que liga ao corpo da borboleta.
Dudex, isso deve estar engatado, medi 72 mm de diâmetro no buraco do colector, o TB há de ser mais pequeno. Mas sim, faz alguma diferença. O M50 não há de ser motorizado, para o controlo de estabilidade e cruise control, portanto no thanks. O meu se calhar vai assim, se calhar ainda peço ajuda para arranjar um preparador que esteja habituado a alargar TB's...
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 26 abr 2011, 21:25
por Dudex
Tens PM.
Isso das medidas foi o que vi assim muito rapidamente mas pareceu-me muito confuso! E levares isso a um torneiro?
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 27 abr 2011, 11:13
por navigator
Bem, já tenho as peças encomendadas.
O nr que pus aqui é do tubo de admissão do 3L, mas foi por engano. Precisava era para o meu motor, pois vou usar o meu TB.
O torneiro...não queria levar a um que não tivesse experiência em TB, mas sim, é o trabalho deles.
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 08 mai 2011, 15:11
por navigator
Olá.
Vim dar continuação ao que foi começado.
O trabalho foi feito com a ajuda do elevador, senão não teria dado. Desligou-se a bateria no início e só se ligou no fim.
Depois de grande trabalheira a tirar parafusos, lixar as mãos a encontrar e desligar fichas e tubos em sitios que nem se via, 1 dia de trabalho para ficar desmontado.
O colector 28i vs 30i
A placa adaptadora que o meu pai fez sem ter visto nenhuma antes, saiu igual a outra que se vê por aí pela net. A borboleta mantém-se na mesma posição, direita e só precisou de ligeiro ajuste no cabo de acelerador no fim.
O colector novo a levar injecção GPL. Os colectores são furados e roscados, o macho de roscar não deve ir até à largura toda para o parafuso ficar bem justo, e depois os injectores são apertados com cola azul.
Ainda se mudaram juntas, O-rings, um tubo do Vanos que já babava óleo, braçadeiras metálicas a substituir as cravadas no depósito de óleo da direcção assistida, que também babava. E por fim, bomba de água nova...tinha comprado para pôr um dia...foi hoje. Esta tem impulsor metálico para não ter problemas.
No final, era bom que fosse feliz mas ao ligar a bateria e a chave, acendeu a EML, luz de motor, e a triângular que acende também no controlo de estabilidade, e nunca pegou.
As velas têm faísca e a rampa de injecção tem gasolina.
Alguém perto de Setúbal com o DIS para me ajudar a detectar o erro?
Cumps
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 08 mai 2011, 17:29
por Dudex
Parabéns pelo trabalho :fixe
Os sensores usados são todos do teu?
O controlo de estabilidade penso que faça umas leituras na admissão, deves ter qualquer coisa desligada. Se usaste os teus sensores, talvez tenha ficado um tubo de vácuo por ligar.
Confirmaste tudo? não trocaste nada?
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 08 mai 2011, 22:44
por navigator
Obrigado Dudex. Só sinto a concretização quando o motor pegar
De qualquer maneira quem fez o trabalho foi o meu pai. Eu apenas reuni material, dei o incentivo para fazer o trabalho (esta parte foi fraca, pois foi um bocado desmotivante), a experiência apanhada dos DIY e 2 mãos de ajuda.
Sim, os sensores, a válvula de ralenti acabei por pôr a minha, a válvula DISA é que é a do 30i, acho que não dá sequer para pôr a do 28i. E tem lá uma ficha ligada. Será que tem de ser emparelhada? Ninguém que fez o upgrade fala disso, nem fiz nada diferente.
Pode ser alguma ficha trocada. Confirmei mas...pode ser. Tubo de vácuo não, assim que liguei a chave em acessórios deu os erros, nem foi preciso rodar o motor.
Cumps
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 09 mai 2011, 06:00
por Dudex
mesmo não montando, consegues ligar a ficha à tua válvula DISA antiga?
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 10 mai 2011, 08:48
por navigator
Dudex, pensei em fazer isso mas não tenho o carro em casa, não tenho estado perto do carro para fazer essas brincadeiras...e também ver os fusíveis, ver se a válvula de ralenti tem a ficha bem posta (pois é uma ligação esquisita), etc.
Preciso mesmo de fazer um diagnóstico ao carro, para acabar com as dúvidas. Alguém se oferece (oferecer é como quem diz, claro que pago a despesa) para vir ligar o carro ao DIS?
Tenho o carro parado, começo a ficar com vontade de aprender e instalar eu e ligar o carro...mas isso demora tempo...
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 10 mai 2011, 23:46
por navigator
Pessoal, saíndo do âmbito do tópico, só para registar que estou a instalar o DIS:
Easy DIS v44 1.0 BASE GT1 v44 1 0 progman (saquei do megaupload)
VMWare
Daemon tools
Segui a 1ª pag deste forum:
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... ?t=1297683
E pronto, está instalado. Bem mais fácil do que nos antigamentes...de certeza. Não tive problema até agora mas...ainda não configurei o cabo...acho que é preciso ainda configurar umas coisas...
Vou batalhar mais nisto para ligar o PC ao carro.
Cumps
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 02 set 2011, 10:21
por NunesTiago
Alguma novidade neste topico?
Fiquei curioso com esta mod :think
Re: 328ci M52TU - Upgrade de admissão > M54 30i
Enviado: 02 set 2011, 11:28
por navigator
Como ninguém além do Dudex pareceu interessado, deixei cair o tópico no esqecimento.
Bem, o carro não pegar era uma série de erros de componentes que foram mexidos. Era um fusível que fica perto da centralina, numa caixa preta, que alimenta esses componentes...como a borboleta e motorização dela. E fiz o trabalho todo de bateria desligada. E depois de o mudar ficou bom.
Então como já te disse noutro sitio, a mod é porreira para soltar cavalos em alta RPM (a partir das 3000 RPM) mas precisas do upgrade de escape para se sentir tudo.
Ainda ficas com a tua MAF e borboleta mais pequenas que as do 30i mas a mudança é muito complicada pois este ainda tem cabo de acelerador e o 30i é drive by wire. Acho que implicava outra centralina...
Ainda ficas com a tua injecção lá metida no colector, mas não é factor limitante, dá para muito mais do que 200 e poucos cv. A válvula DISA que regula entre circuito para baixas e altas RPM tem de ser a do 30i pois é de maior diâmetro.
Deu trabalho fazer a placa para apertar a borboleta mas o meu pai fez sem problemas. Deu imenso trabalho a conversão pois o espaço é um bocado apertado e há ligações que nem chegas bem por cima nem por baixo do carro. E para dificultar mais, ainda tivemos de instalar GPL no novo colector e trabalhar com o espaço mais apertado dessa instalação.
3 dias de trabalho para quem não conhece BEM o carro.
Cumps