Comecei "oficialmente" a minha aventura nas repros com o bimmer
Comecei por um contacto telefónico para a PKE, seguido de uma visita à Almeida e Lamas.
Na PKE não me acrescentaram nada de especial, até porque foi por tel.
Na Almeida e Lamas estiveram a explicar-me os procedimentos e tiraram-me umas dúvidas.
Sempre achei que este coupé que tenho agora assobiava um pouco mais que a touring que tive antes, pelo que questionei se seria normal.
Não me adiantaram nada e disseram-me para ir à Iberoturbo/Bosch em queluz.
Chegado à Iberoturbo voltei a questionar sobre o assobio do turbo.
Foram excepcionalmente atenciosos e mostraram realmente perceber do que falam (turbos).
Chegaram ao meu carro e só de dar umas gazadas disseram logo que por o assobio ser audível em desaceleração deveria ser mesmo do turbo e não uma possível fuga no sistema de escape (flexível,etc). Fiquei desanimado.... pensei que podia ser normal

Então fomos fazer um teste de estrada com o técnico ao volante.
Veredicto: Existe um muito ligeiro desiquilíbrio apenas em baixas rotações. Em altas não faz nada. Menos mal....

De resto.... puxa bem e aparenta estar em óptimo estado geral.
Agora fiquei sem saber o que fazer....
Dizem que reparar o turbo agora que ainda não está muito mau não compensa e que a fazer alguma coisa seria comprar um turbo novo.
Não é que não possa ficar reparado a 100%... é mais porque ninguém garante que não fique a perder um pouco de débito... especialmente em baixas.. e nesse caso compensa mais comprar logo um novo (não recondicionado).
E agora...? Será que ainda devo reprogramar e quando este turbo der o berro meto um novo? Ou pagar já um novo para reprogramar? :think
É que este turbo ainda pode (e deve) ter muito para dar.
De notar que seria uma repro "soft" (185/195cv) e que não costumo andar no prego. Nunca faço (nem nunca fiz) mais de 5 minutos a fundo.... e isso é "quando o rei faz anos".
A opção "não reprogramar" não me satisfaz muito, mas é uma possibilidade (temporária).
Obrigado amigos