Página 1 de 1
volante do motor m50 + leve
Enviado: 06 out 2011, 08:36
por carlos xavier
boas pessoal preçiso de uma dica,algem ja montou volante do motor mais leve em motores m50?
gostava de saber pros e contras
Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 06 out 2011, 12:01
por JPimpao01
Ora aí está uma grande pergunta...
Nós também já pensamos nisso, mas por enquanto só quando a embraigem se deitar.
Do pouco que ja li, vai ficar mais brusco, mas mais rápido a subir de rotação... estou enganado?
Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 06 out 2011, 13:28
por carlos xavier
pois pelo que vi é isso, axo que perde força em alta
Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 06 out 2011, 14:44
por rodrigues81
O volante do motor ao ficar mais leve vai perder balanço no motor, em contrapartida, consegue subir de rotação mais rapidamente, pois não tem tanto peso para puxar.
Em termos de ganhos e perdas, volante mais leve ganhas em arranques(sobe rápido de rotação), mas perdes embalo em velocidade de ponta!
Agora quanto mais tirares maior e a diferença, podes sempre arranjar um meio termo!
A casos em que como o motor tem muita força, não se nota tanto o desenbalo em velocidade de ponta!
Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 06 out 2011, 15:18
por JPimpao01
Já namorei uns kit's no ebay que já trazem embraigem e tudo, agora resta saber se aquilo vale alguma coisa ou não... mete lá um mais leve enquanto acabamos de derreter a embraiagem e se resultar avisa para trocarmos por um desses tb :lol1 :lol1
Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 06 out 2011, 19:58
por Dudex
A minha ideia é igual à do rodrigues81, ao tirares peso ao volante de motor tiras inércia ao conjunto o que tem vantagens e desvantagens. A inércia suaviza as oscilações e estabiliza a velocidade de ponta prejudicando a subida de rotação e aceleração.
Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 23 nov 2011, 13:08
por mlpk
ja fiz uma mod dessas numa das minhas motos so pa brincar
e realment aquilo ganhou mais disparo.. subia de rotaçao muito mais rapido... mas força perdeu muito.
e depois a que ter em atençao que o no fim do torneiro aligeirar o volante... convem equilibrar o dito cujo... se nao ha terpidaçao a bruta.
isto no caso das motas .. no carro nao deve ser assim tao diferent
Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 24 nov 2011, 20:55
por tiagoghost
o sitio de onde tiras o peso tb interessa.
mas o rapaz ja esta orientado e contente
Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 25 nov 2011, 11:11
por WCGSAF
Depende do uso que se vai dar ao carro...mas penso que vale muito a pena

Re: volante do motor m50 + leve
Enviado: 27 nov 2011, 07:24
por Artur Costa
O volante de motor dos M52 pesa menos 2kg praticamente e tem embraiagem 240mm vs 228mm. Como eu nao queria arriscar fiquei me por isso , sao menos 2kg e uma embraiagem maior.