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Radiador de oleo em M50

Enviado: 04 nov 2011, 01:55
por tiago blanquet
Boas.

Há por aqui alguem que tenha feito esta modificação?

Tou aqui as voltas a ver como é que vou fazer a linha de oleo passar pelo radiador. Já vi uns copos de filtro completos mesmo da BMW que teem conectores mesmo para esse proposito, que parece que sairam uns E46 com radiadores de oleo.
Uma solução seria converter para um copo desses mas custa um balurdio.
Outra seria uma tampa adaptativa para fazer o oleo circular pelo radiador e entrar novamente para ser filtrado normalmente. O filtro terá que ser diferente pois tem que haver espaço para o oleo entrar entre o tubo e a parte interna do filtro.

O copo:
http://store.bimmerworld.com/e36-6-cyl- ... p1069.aspx

A tampa (aparentemente a melhor opção) :
Imagem


Aqui outro modelo ta tampa que é copia da anterior, mas acho que esta é de plastico enquanto a outra é aluminio mas mais cara.
Imagem

Re: Radiador de oleo em M50

Enviado: 04 nov 2011, 02:16
por tiagoghost
tens os copos do m3 e36 que trazem a furação para o radiador de oleo, com uns tubos mesmo a medida...

mas o mais barato é mesmo a 2ª opção. a ultima img que mstras-te tinha uma saida de oleo para turbo

abraço

Re: Radiador de oleo em M50

Enviado: 04 nov 2011, 10:22
por Manuel S.
nao nao, mais barato mesmo sera arranjares uma 525 ou 325TDS que tras radiador de oleo de origem e nao precisas de adaptar nada, basta tirar de um e por noutro.

abraco :)

Re: Radiador de oleo em M50

Enviado: 04 nov 2011, 12:15
por JPimpao01
Manuel S. Escreveu:nao nao, mais barato mesmo sera arranjares uma 525 ou 325TDS que tras radiador de oleo de origem e nao precisas de adaptar nada, basta tirar de um e por noutro.

abraco :)
Ya, já tinha andado a ver isso ;) Um dias destes quando se mexer no motor.

Re: Radiador de oleo em M50

Enviado: 04 nov 2011, 13:20
por tiago blanquet
Manuel S. Escreveu:nao nao, mais barato mesmo sera arranjares uma 525 ou 325TDS que tras radiador de oleo de origem e nao precisas de adaptar nada, basta tirar de um e por noutro.

abraco :)

E o copo é plug and play? Aquilo depois leva lá o alternas e o bombas da D.A. ligados, isso tem a mesma config nos diesel? Tenho que investigar isso.

Re: Radiador de oleo em M5o

Enviado: 04 nov 2011, 14:43
por Manuel S.
E tudo igual, agora Nao sei precisar isso mas sei que e tudo compatível pois eu já tive um e outro ao lado , era a minha e34 tds e o meu e34 m50. Mas olha, porque e que vais meter radiador de óleo quando isso precisa mesmo e de um cárter anti g? Já agora, basta por o radiador de óleo e esta feito ou tem de se mexer na bomba para dar mais pressão de óleo? E a que temperaturas e que isso trabalha? Isso Nao deve andar bem quente demais nem frio demais ;)

Re: Radiador de oleo em M5o

Enviado: 04 nov 2011, 16:50
por tiago blanquet
Manuel S. Escreveu:E tudo igual, agora Nao sei precisar isso mas sei que e tudo compatível pois eu já tive um e outro ao lado , era a minha e34 tds e o meu e34 m50. Mas olha, porque e que vais meter radiador de óleo quando isso precisa mesmo e de um cárter anti g? Já agora, basta por o radiador de óleo e esta feito ou tem de se mexer na bomba para dar mais pressão de óleo? E a que temperaturas e que isso trabalha? Isso Nao deve andar bem quente demais nem frio demais ;)
O carter vou manter original pra já. Mas o oleo é sempre uma ajuda ter a uma temperatura mais amena. Isto montando, ponho um termostato que fechado faz bypass e liga a linha, e aberto faz o oleo passar pelo radiador. Julgo ate que esse copo com as linhas de oleo já tem o proprio termostato integrado que já vi fotos e as linhas saem directas para o radiador sem passar por nenhum termostato por isso ele tem que estar dentro do copo.

Re: Radiador de oleo em M50

Enviado: 04 nov 2011, 16:58
por JPimpao01
O nosso tem o carter M3, para evitar grandes oscilações do óleo quando os G's laterais são mais acentuados...

Re: Radiador de oleo em M50

Enviado: 04 nov 2011, 18:00
por carlos xavier
o radiador de oleo é igual aos 325 tds o corpo do oleo nao tem nada a ver

Re: Radiador de oleo em M5o

Enviado: 04 nov 2011, 18:28
por Mr_Trecolareco
tiago blanquet Escreveu:
Manuel S. Escreveu:E tudo igual, agora Nao sei precisar isso mas sei que e tudo compatível pois eu já tive um e outro ao lado , era a minha e34 tds e o meu e34 m50. Mas olha, porque e que vais meter radiador de óleo quando isso precisa mesmo e de um cárter anti g? Já agora, basta por o radiador de óleo e esta feito ou tem de se mexer na bomba para dar mais pressão de óleo? E a que temperaturas e que isso trabalha? Isso Nao deve andar bem quente demais nem frio demais ;)
O carter vou manter original pra já. Mas o oleo é sempre uma ajuda ter a uma temperatura mais amena. Isto montando, ponho um termostato que fechado faz bypass e liga a linha, e aberto faz o oleo passar pelo radiador. Julgo ate que esse copo com as linhas de oleo já tem o proprio termostato integrado que já vi fotos e as linhas saem directas para o radiador sem passar por nenhum termostato por isso ele tem que estar dentro do copo.
Tiago, já montaste o manómetro de temperatura de óleo? De pressão de óleo?

Sinceramente pelo que o nosso tem sofrido é mto mais preocupante a falta de oleo nas touches hidráulicas do que a temperatura do mesmo.

Sei que a temperatura estraga mais depressa o óleo, no entanto a falta de lubrificação de peças no motor estraga mais o motor que oleo demasiado "partido" do calor excessivo.

Em relação á solução de facto optar pelo copo do M3 seria o mais simples ( e com o negócio certo até pode ser o menos dispendioso ) pois comprar a tampa maquinada com as saídas deve ser mais caro que encontrar um m3 para peças ( pela Europa ).

Depois é como diz o Manuel, ver de temperaturas, termostato, radiador de quantas filas etc para não criares um sistema demasiado longo que esforce em demasia a bomba de óleo e baixe a pressão e temperatura de óleo no motor.

Sei que os drifts são de mais curta duração em kartodromo do que as curvas rápidas em autódromo, mas qto mais estável for a pressão do óleo melhor.

E se arranjares o carter do m3 ( 3.2 é mais reforçado que o 3.0, mas no nosso o do 3.0 tem servido perfeitamente ) seria um bom principio de upgrade.

Re: Radiador de oleo em M50

Enviado: 04 nov 2011, 20:13
por tiago blanquet
Ya o balde do M3 não seria mal pensado, no entanto acho que não tenho grandes problemas que os Gs nunca são muito grandes a não ser nas mudanças de direcção que o carro manda aquela chicotada. Vou instalar sim um Oil press e Oil temp nisto, fica ali no lugar do OBC que ta pifado so o botão check e que funciona e assim rentabilizo esse espaço