Boas...
Acho que todos gostariam de fazer uma alteração destas no seu BMW 318 TDS, pois é um carro que como todos sabem, é grande pastelão e não anda muito.
Fiz então este tópico para tirarmos umas ideias e para ver se alguém entendido na matéria nos ajuda a tirar as duvidas.
Então é o seguinte, eu julgo que o turbo do 320d 136cv de geometria variável (VNT15) dá para aplicar num 318tds de 90cv, pelo menos deram-me essa informação ate agora. Mas a minha duvida é:
- Como fazer para por a geometria a funcionar? Esse foi um dos problemas que me falaram.
Eu falo por mim, não queria algo para andar ai nas corridas mas sim uma coisa muito soft mesmo só para melhorar um pouco os consumos e não trabalhar muito com a caixa em baixas. Só que também há outras questões que ainda não estou esclarecido:
- Aplicando o turbo variável a fazer a pressão de origem normal, aguentará a bomba e os injectores com o mesmo gasóleo?
- Ficará o carro a puxar melhor com essa mesma quantidade de gasóleo de origem sem haver problemas nem desgaste de material?
Se alguém puder ajudar ou partilhar as ideias temos aqui um bom tema que poderá chegar a uma boa conclusão.
Cumps
Trocar turbo FIXO por turbo de GEOMETRIA VARIAVEL [318TDS]
Moderador: Staff
- filipe_318
- Membro Juvenil
- Mensagens: 163
- Registado: 14 mai 2011, 18:20
- O meu Carro:: BMW 318 tds
- Localização: Penafiel
Trocar turbo FIXO por turbo de GEOMETRIA VARIAVEL [318TDS]
Peugeot 106 XSI 1994
BMW 318 TDS 1995 - (cheio de sono) by XiptroniK
BMW 318 TDS 1995 - (cheio de sono) by XiptroniK

- tiago blanquet
- Membro Juvenil
- Mensagens: 342
- Registado: 25 out 2010, 18:35
- O meu Carro:: E36 M3 S50B30
- Localização: Entre o Tejo e o Sado
Re: Trocar turbo FIXO por turbo de GEOMETRIA VARIAVEL [318TD
Esta resposta já vem tarde e certamente não te irá ajudar em nada, mas é só a minha opinão. Eu digo-te "don´t bother", não te incomodes. O proveito que vais tirar para o trabalho que irás ter, não justifica. O facto de não haver respostas a este topico, so reforça a minha ideia. Quer dizer que nunca ninguem se deu ao trabalho de o fazer possivelmente porque não justifica qualquer investimento em termos de performance nesse motor. Claro que poderas sempre ser o primeiro a faze-lo e a partilhar experiencias.
Re: Trocar turbo FIXO por turbo de GEOMETRIA VARIAVEL [318TD
Não, julgo não ser o primeiro a fazer. Há por aí um user que fez a alteração. Mas também fiquei com a ideia que não estava completamente funcional e a complexidade ser grande, daí não valer o esforço.
Aguenta até trocar de carro...é também a minha opinião.
Aguenta até trocar de carro...é também a minha opinião.
