Novas ideias sobre a anulação da EGR
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Novas ideias sobre a anulação da EGR
Caros bimmernautas,
Há bocado falei com um técnico certificado da BMW e ele disse-me algo que vai contra a ideia que eu tinha sobre as consequências de anular a EGR. Até agora, a ideia que tinha era que anulando a EGR deixava de ter sujidade a acumular na EGR + colector de admissão e até ganhava desempenho, pois tinha sempre ar puro a entrar na combustão e uma maior pressão no turbo.
O que ele me disse é que anulando a EGR as partículas passam a interferir com o funcionamento do turbo fazendo com que o turbo sofra um desgaste prematuro. Além disso, o turbo sofre um aumento de temperatura acelerando o seu desgaste. Ele disse que realizou testes e que comprovou e por isso não aconselha a ninguém anular a EGR.
Por outro lado, ele disse que é uma perda de tempo e dinheiro fazer a limpeza completa do colector de admissão. Disse que a única coisa que vale a pena limpar é a EGR e a "boca" do colector.
O que acham desta nova abordagem ao velho problema de o que fazer à EGR?????
Há bocado falei com um técnico certificado da BMW e ele disse-me algo que vai contra a ideia que eu tinha sobre as consequências de anular a EGR. Até agora, a ideia que tinha era que anulando a EGR deixava de ter sujidade a acumular na EGR + colector de admissão e até ganhava desempenho, pois tinha sempre ar puro a entrar na combustão e uma maior pressão no turbo.
O que ele me disse é que anulando a EGR as partículas passam a interferir com o funcionamento do turbo fazendo com que o turbo sofra um desgaste prematuro. Além disso, o turbo sofre um aumento de temperatura acelerando o seu desgaste. Ele disse que realizou testes e que comprovou e por isso não aconselha a ninguém anular a EGR.
Por outro lado, ele disse que é uma perda de tempo e dinheiro fazer a limpeza completa do colector de admissão. Disse que a única coisa que vale a pena limpar é a EGR e a "boca" do colector.
O que acham desta nova abordagem ao velho problema de o que fazer à EGR?????
Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Tem uma certa razão, ao anular a EGR a probabilidade de o motor desalvorar (consumir o seu próprio óleo) é muito maior.
- JPimpao01
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Explica lá isso melhor, pois não consigo ver como isso pode influenciar uma coisa com outra, uma vez que a EGR nada tem a ver com óleo, mas sim com gases de escape, água e vácuo...MarceloN Escreveu:Tem uma certa razão, ao anular a EGR a probabilidade de o motor desalvorar (consumir o seu próprio óleo) é muito maior.
- Notlim
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
De que forma é que as partículas interferem no funcionamento do turbo já que as mesmas encontram-se fora do circuito com a EGR desligada?
- JPimpao01
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Não percebo em que é que isto tem a ver com o turbo, pois a EGR funciona bem para lá do turbo, ou seja mesmo à entrada do colector de admissão, vindo do escape, logo o turbo está bem antes da EGR. Pensando eu, que sei alguma coisa sobre o funcionamento da EGR, não consigo encaixar tal afirmação, mas se calhar ainda não percebi o funcionamento da EGR...rafias Escreveu:
O que ele me disse é que anulando a EGR as partículas passam a interferir com o funcionamento do turbo fazendo com que o turbo sofra um desgaste prematuro. Além disso, o turbo sofre um aumento de temperatura acelerando o seu desgaste. Ele disse que realizou testes e que comprovou e por isso não aconselha a ninguém anular a EGR.
Outra coisa que não consigo perceber, pois o colector tem uma determinada volumetria, calculada para receber uma determinada quantidade de ar a uma pressão pré-estabelecida e constante, logo se estamos a diminuir o volume do colector (com a porcaria acumulada) e tendo uma pressão igual, vao entrar menor de volume de ar no motor, penso eu.....rafias Escreveu: Por outro lado, ele disse que é uma perda de tempo e dinheiro fazer a limpeza completa do colector de admissão. Disse que a única coisa que vale a pena limpar é a EGR e a "boca" do colector.
Eu falo do que testei no meu carro, quando limpei a EGR e respectivo colector, o carro ficou com um trabalhar mais certo e com melhor resposta. Andei assim bastante tempo. Depois resolvi desligar o tubo de vácuo (fechando permanentemente a EGR) e a resposta em baixas melhorou consideravelmente.rafias Escreveu:O que acham desta nova abordagem ao velho problema de o que fazer à EGR?????
Segundo o pouco que estudei sobre o assunto a EGR serve para reutilizar os gases de escape na admissão, por forma a reduzir as emissões poluentes, o processo químico não sei, mas foi o que li. Como funciona é injectando os gases que vêm do escape mesmo à entrada do colector de admissão. Segundo quanto sei, funciona apenas ao relantim e a baixa rotação e fundamentalmente a frio, para que o motor aqueça mais rapidamente....
O que tenho a dizer, ou eu não percebo nada disto, ou o senhor com quem falaste não percebe nada disto.... se sou eu esclareçam-me, pois tenho andado enganado este tempo todo....
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Eu penso que o "desvio" dos gases de escape para a EGR está antes do turbo. Portanto, em consequência da anulação da EGR, mais pressão e mais partículas são "aplicadas" ao turbo, resultando em aumento de temperatura e maior desgaste do turbo. Isso por sua vez leva ao desgaste das juntas do turbo e consequente perda de óleo. Daí o MarceloN ter referido no "desalvorar do motor" que é, penso eu, uma situação extrema, em que o turbo parte/racha por completo.JPimpao01 Escreveu: Não percebo em que é que isto tem a ver com o turbo, pois a EGR funciona bem para lá do turbo, ou seja mesmo à entrada do colector de admissão, vindo do escape, logo o turbo está bem antes da EGR. Pensando eu, que sei alguma coisa sobre o funcionamento da EGR, não consigo encaixar tal afirmação, mas se calhar ainda não percebi o funcionamento da EGR...
Aí concordo contigo. Resta saber se existe alguma diferença significativa entre um colector limpo e outro sujo com uma camada tipicamente na ordem dos 1~2mm, considerando que ambos colectores têm a "boca" limpa.JPimpao01 Escreveu: Outra coisa que não consigo perceber, pois o colector tem uma determinada volumetria, calculada para receber uma determinada quantidade de ar a uma pressão pré-estabelecida e constante, logo se estamos a diminuir o volume do colector (com a porcaria acumulada) e tendo uma pressão igual, vao entrar menor de volume de ar no motor, penso eu.....
Aí está. Notaste melhoras em baixas devido a pressão maior no turbo em baixas. Logo em altas também deve existir uma pressão maior o que pode não ser saudável para a longevidade do turbo.JPimpao01 Escreveu: Eu falo do que testei no meu carro, quando limpei a EGR e respectivo colector, o carro ficou com um trabalhar mais certo e com melhor resposta. Andei assim bastante tempo. Depois resolvi desligar o tubo de vácuo (fechando permanentemente a EGR) e a resposta em baixas melhorou consideravelmente.
O que eu li é que a EGR serve para neutralizar certos gases poluentes cuja emissão depende exclusivamente da temperatura do motor. Nada do que li referia em que altura a EGR abria. Podia abrir a baixas, a altas.... tudo depende da temperatura do motor. Por isso, nesta perspectiva, a EGR abre quando o motor está quente, independentemente das rotações e carga a que está submetido.JPimpao01 Escreveu: Segundo o pouco que estudei sobre o assunto a EGR serve para reutilizar os gases de escape na admissão, por forma a reduzir as emissões poluentes, o processo químico não sei, mas foi o que li. Como funciona é injectando os gases que vêm do escape mesmo à entrada do colector de admissão. Segundo quanto sei, funciona apenas ao relantim e a baixa rotação e fundamentalmente a frio, para que o motor aqueça mais rapidamente....
Tendo em conta este novo dado, a ideia que tenho é se uma pessoa não abusar e não exagerar nas altas provavelmente não haverá problema em tapar a EGR. No entanto se frequentemente acelerar a fundo, a probabilidade de ter problemas de turbo aumentam significativamente.JPimpao01 Escreveu: O que tenho a dizer, ou eu não percebo nada disto, ou o senhor com quem falaste não percebe nada disto.... se sou eu esclareçam-me, pois tenho andado enganado este tempo todo....
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Não é por termos 0,25Bar em vez de 0,24Bar (sim, a diferença deve ser nestas ordens) às 1200rpm que o turbo vai sofrer.rafias Escreveu:Eu penso que o "desvio" dos gases de escape para a EGR está antes do turbo. Portanto, em consequência da anulação da EGR, mais pressão e mais partículas são "aplicadas" ao turbo, resultando em aumento de temperatura e maior desgaste do turbo. Isso por sua vez leva ao desgaste das juntas do turbo e consequente perda de óleo. Daí o MarceloN ter referido no "desalvorar do motor" que é, penso eu, uma situação extrema, em que o turbo parte/racha por completo.JPimpao01 Escreveu: Não percebo em que é que isto tem a ver com o turbo, pois a EGR funciona bem para lá do turbo, ou seja mesmo à entrada do colector de admissão, vindo do escape, logo o turbo está bem antes da EGR. Pensando eu, que sei alguma coisa sobre o funcionamento da EGR, não consigo encaixar tal afirmação, mas se calhar ainda não percebi o funcionamento da EGR...
A melhoria não se deve a maior pressão de turbo mas sim ao facto da combustão ser feita apenas com ar "limpo", vindo directamente da atmosfera em vez de haver mistura entre ar e gases de escape.Aí está. Notaste melhoras em baixas devido a pressão maior no turbo em baixas. Logo em altas também deve existir uma pressão maior o que pode não ser saudável para a longevidade do turbo.
By feeding the lower oxygen exhaust gas into the intake, diesel EGR systems lower combustion temperature, reducing emissions of nitrous oxides. This makes combustion less efficient, compromising economy and power. @ http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust_gas_recirculation
O funcionamento da EGR nem tem em conta a temp do motor, apenas quantidade de diesel a injectar e rotação. A EGR serve para diminuir a emissão de gases Nox, por via de usar uma mistura mais rica (menos oxigénio por parte de combustível), que por sua vez provoca uma combustão mais fria. Não tem qualquer relação com a temp do motor, como referi atrás.O que eu li é que a EGR serve para neutralizar certos gases poluentes cuja emissão depende exclusivamente da temperatura do motor. Nada do que li referia em que altura a EGR abria. Podia abrir a baixas, a altas.... tudo depende da temperatura do motor. Por isso, nesta perspectiva, a EGR abre quando o motor está quente, independentemente das rotações e carga a que está submetido.JPimpao01 Escreveu: Segundo o pouco que estudei sobre o assunto a EGR serve para reutilizar os gases de escape na admissão, por forma a reduzir as emissões poluentes, o processo químico não sei, mas foi o que li. Como funciona é injectando os gases que vêm do escape mesmo à entrada do colector de admissão. Segundo quanto sei, funciona apenas ao relantim e a baixa rotação e fundamentalmente a frio, para que o motor aqueça mais rapidamente....
Repito que em altas / cargas elevadas ela já vai fechada de origem.Tendo em conta este novo dado, a ideia que tenho é se uma pessoa não abusar e não exagerar nas altas provavelmente não haverá problema em tapar a EGR. No entanto se frequentemente acelerar a fundo, a probabilidade de ter problemas de turbo aumentam significativamente.JPimpao01 Escreveu: O que tenho a dizer, ou eu não percebo nada disto, ou o senhor com quem falaste não percebe nada disto.... se sou eu esclareçam-me, pois tenho andado enganado este tempo todo....
Resumindo.. "Técnicos certificados".

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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Certificado pela Baviera do Parque das Nações. Imagino o que o Marco Pires tem a dizer sobre isto 

- JPimpao01
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Onde está a EGR antes do turbo?
cap, não andava muito longe da verdade


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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Na figura, onde tens "Exaust Manifole" sai um tubo para a EGR antes de chegar ao turbo.
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
O "desvio" para a EGR não é antes nem depois do turbo, pode dizer-se que é "em paralelo" visto que existe pressão de gases de escape no colector e estes escapam tanto pelo turbo como pela saída da EGR, se a mesma se encontrar aberta. Em que quantidades, depende da "prisão" que houver em cada uma das saídas.
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Mas afinal quem é o técnico certificado aqui?Parece-me o Cap-LOOOOL
Desalvorado fiquei eu a ler o que aqui está...
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Pois, mas se a egr estiver sempre fechada, os gases escapam sempre pelo turbo. Se isso é mau para a saúde do turbo a longo prazo não sei.cap Escreveu:O "desvio" para a EGR não é antes nem depois do turbo, pode dizer-se que é "em paralelo" visto que existe pressão de gases de escape no colector e estes escapam tanto pelo turbo como pela saída da EGR, se a mesma se encontrar aberta. Em que quantidades, depende da "prisão" que houver em cada uma das saídas.
O tal técnico chama-se Fernando ... não me lembro do apelido e tem um Série 1 reprogramado. É dono de uma oficina Precision. Até mostrou-me um turbo com danos, supostamente causados por anulação da EGR. Enfim, já vi que é preciso dar algum desconto ao que ele disse.
- JPimpao01
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Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
Mas a pressão do turbo não se faz aí? que saiba a pressao (a tal que danifica o turbo) faz-se na admissão, do pouco que percebo as pás do escape só servem para fazer rodar a turbina e o que prejudica gravemente o turbo são os aumentos de pressão que são feitos na admissão e que são controlados pela dumpvalve, ou seja, se a pressão admissível, programada, não for alterada a pressão é sempre a mesma... ou estou redondamente enganado.... mas eu não percebo nada a minha ciência é dar saúde, mas não é aos turbos :lol1rafias Escreveu:Na figura, onde tens "Exaust Manifole" sai um tubo para a EGR antes de chegar ao turbo.