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Gasolina de 95, 98 100 octanas...
Enviado: 22 jul 2005, 15:04
por dr_jones
Suponho que octanas é o indice de detonação do combustivel...assim sendo, quanto mais octanas mais dificel é geril o ponto optimo de explosão de um cilindro/motor.
na tampa do deposito do meu carro tem indicação que pode trabalhar até 91 octanas...
então se eu colocar gasolina a 91 octanas toda a gestão electronica vai ser mais precisa e mais eficaz...?!?
se misturar gasoleo na gasolina n vou baixar o indice de octanas?( com os devidos calculos claro!)já se viu que a potencia não tem a ver com as octanas , pois o gasoleo é muito baixo e desenvolve mais potencia com menos consumo...isto é eu a divagar...any one ...help!!!
Enviado: 22 jul 2005, 15:32
por Jackyl
Pelo contrario, qto mais baixo for o nivel de octanas, mais dificil é controlar o ponto de explosão, ou seja a probabilidade de a gasolina se autodetonar, antes do tempo é mais elevada.
Se o nivel de octanas for superior, o motor gere melhor e mais precisamente, o ponto de explosão.
Enviado: 22 jul 2005, 15:37
por AMS
Quanto maior for o indice de octanas supostamente melhor será o rendimento do motor...
O gasoleo não tem octanas, mas sim indice de cetano e aplica-se da mesma maneira, quanto mais alto for melhor...
Agora, essas diferenças são mais notórias em motores mais recentes e de potência consideravel...

Enviado: 22 jul 2005, 16:07
por dr_jones
N estou convencido...nem desconvencido...vou procurar na net...a questão é onde? Já procurei n achei nada...
o meu sogro diz-me que quanto mais octanas mais facilmente inflama, dai que pode auto-detonar mesmo antes da compressão maxima...n sei, mas vou procurar...finalmente devo de ir descobrir a polvora....

...ou não!!
Enviado: 22 jul 2005, 16:16
por AMS
"BP Ultimate Gasolina 100 tem um índice de octano de pesquisa de 100, o que é superior à gasolina convencional sem chumbo, a qual tem um índice de octano de pesquisa de 95. Esta característica aumenta a potência de certos veículos..."
P. Como se obtém a classificação “100” octanas?
R. É atingida através de melhorada refinação do produto.
P. O elemento “100 octanas” é alcançável ou é apenas teórico?
R. É uma propriedade real do combustível que pode ser medida .
P. Este combustível 100 octanas é apropriado para todos os motores a gasolina?
R. Sim. No entanto, se tiver um automóvel antigo que necessite de protecção de válvulas, então necessitará de um aditivo de “protecção de válvula”.
P. O que significa o índice de cetano e qual é o índice de cetano do BP Ultimate Diesel?
R. O índice de cetano é a medida da qualidade da combustão do gasóleo no motor. Basicamente, o combustível que inflama facilmente tem um alto índice de cetano e o combustível que seja difícil de inflamar tem um baixo índice de cetano. A combustão de melhor qualidade é a de um combustível que inflama facilmente e se queima suave e totalmente, e o BP Ultimate Diesel foi concebido com esta característica. O gasóleo convencional possuí um índice de cetano de cerca 51, enquanto o BP Ultimate Diesel é bastante mais elevado, possuíndo um índice de cetano superior a 55.
Retirado do site http://www.bp.pt

Enviado: 22 jul 2005, 16:21
por Pssuido
eu por exemplo se meter gasolina 98 noto que o carro fica com menos rendimento que gasolina 95.. nao perguntem porque!! com a 100 octanas ainda nao exprimentei.. mas pode ser o que ali esta escrito "aditivo de proteçao de valvulas"
Enviado: 23 jul 2005, 01:33
por Cokas
Porra, não estou a perceber nada.
Vamos com calma.
Quanto maior a octanagem maior, melhor e mais limpa é a combustão.
Ou então nos rallies não se usava gasolina de 110oct, usava-se de 91oct...
O que causa a detonação é o excesso de compressão.
Enviado: 23 jul 2005, 15:22
por filsantuz
"BP Ultimate Gasolina 100 tem um índice de octano de pesquisa de 100, o que é superior à gasolina convencional sem chumbo, a qual tem um índice de octano de pesquisa de 95. Esta característica aumenta a potência de certos veículos..."
P. Como se obtém a classificação “100” octanas?
R. É atingida através de melhorada refinação do produto.
P. O elemento “100 octanas” é alcançável ou é apenas teórico?
R. É uma propriedade real do combustível que pode ser medida .
P. Este combustível 100 octanas é apropriado para todos os motores a gasolina?
R. Sim. No entanto, se tiver um automóvel antigo que necessite de protecção de válvulas, então necessitará de um aditivo de “protecção de válvula”.
P. O que significa o índice de cetano e qual é o índice de cetano do BP Ultimate Diesel?
R. O índice de cetano é a medida da qualidade da combustão do gasóleo no motor. Basicamente, o combustível que inflama facilmente tem um alto índice de cetano e o combustível que seja difícil de inflamar tem um baixo índice de cetano. A combustão de melhor qualidade é a de um combustível que inflama facilmente e se queima suave e totalmente, e o BP Ultimate Diesel foi concebido com esta característica. O gasóleo convencional possuí um índice de cetano de cerca 51, enquanto o BP Ultimate Diesel é bastante mais elevado, possuíndo um índice de cetano superior a 55.
Retirado do site
www.bp.pt
Axo k explica fixe........
Enviado: 02 ago 2005, 22:53
por Rulex
Existe uma experiencia porreia, tentem andar 200 km com gasolina 95 e logo de seguida a 100 octanas... Quanto mais octanas no motor a combustao é masi eficaz.
Sem octanas, não existe explosão.
Enviado: 02 ago 2005, 23:07
por Yasser
Pssuido Escreveu:eu por exemplo se meter gasolina 98 noto que o carro fica com menos rendimento que gasolina 95.. nao perguntem porque!! com a 100 octanas ainda nao exprimentei.. mas pode ser o que ali esta escrito "aditivo de proteçao de valvulas"
Pssuido o teu carro deve tar concerteza com algum problema
Tou a brincar...
1º caso que oiço que perde rendimento...
Quanto mais octanas, melhor rendimento, melhor resposta...
Resumindo anda mais!
Qto ao Gasoleo, não troco o BP Diesel Ultimate...
Além de fazer menos fumo, menos ruido, e gastar um pouco menos, nota-se que trabalha mais uniforme...
Vale a pena a diferenca de preço pelo menos no Gasoleo, é o que usa-se cá em casa, no 320d e na TDI
AB
Enviado: 03 ago 2005, 16:54
por mpM3
Usar gasolinas de 98 ou 100 só trás vantagens em motores que tenham sensores de detonação de forma a avançarem o ponto de ignição para compensar o maior indice de octanas, aí sim, existe mais rendimento.
em carros sem sensores de detonação tambem é possivel tirar rendimento dessas gasolinas, mas terá que se fazer avançar o ponto de ignição.

Enviado: 03 ago 2005, 19:11
por SuperSonico
Yasser,
experimenta o da Repsol

Enviado: 03 ago 2005, 19:23
por Rui_318TDS
SuperSonico Escreveu:Yasser,
experimenta o da Repsol

Tb aconselho o gasóleo melhor da repsol. No meu 318tds é o que utilizo e é bem melhor q o Geforce da Galp, pelo menos faço melhores médias.
No TDI 130 da minha rapariga tb utilizo repsol, pois consigo mais autonomia do que com o geforce.
Quanto ao da Bp nunca testei.
Cump
Enviado: 05 ago 2005, 15:12
por Kaux
mpM3 Escreveu:Usar gasolinas de 98 ou 100 só trás vantagens em motores que tenham sensores de detonação de forma a avançarem o ponto de ignição para compensar o maior indice de octanas, aí sim, existe mais rendimento.
em carros sem sensores de detonação tambem é possivel tirar rendimento dessas gasolinas, mas terá que se fazer avançar o ponto de ignição, doutra forma pode acontecer o oposto, ou seja, perda de rendimento

bem.. é assim.. tens razão por 1 lado mas n tens por outro...
disseste bem na primeira parte.. mas na segunda parte duvido que o carro perca potencia visto que o ponto de detonaçao continua o mesmo...
Fica bem!

Enviado: 05 ago 2005, 18:15
por mpM3
Kaux Escreveu:mpM3 Escreveu:Usar gasolinas de 98 ou 100 só trás vantagens em motores que tenham sensores de detonação de forma a avançarem o ponto de ignição para compensar o maior indice de octanas, aí sim, existe mais rendimento.
em carros sem sensores de detonação tambem é possivel tirar rendimento dessas gasolinas, mas terá que se fazer avançar o ponto de ignição, doutra forma pode acontecer o oposto, ou seja, perda de rendimento

bem.. é assim.. tens razão por 1 lado mas n tens por outro...
disseste bem na primeira parte.. mas na segunda parte duvido que o carro perca potencia visto que o ponto de detonaçao continua o mesmo...
Fica bem!

pois, eu tambem duvido que perca potência, mas como o Pssuido disse que perdia rendimento com gasolina 98 eu fiz essa frase "doutra forma
pode acontecer o oposto, ou seja, perda de rendimento"
mas vou editar o meu post e retiro essa ultima frase, assim fica melhor.
