120d e 123d dúvidas

Área de modificações e performance em geral

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tecno321
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120d e 123d dúvidas

Mensagem por tecno321 »

boas amigos estou indeciso na escolha de um série um entre 120 e um 123 de 2005 a 2007.
Sabem-me dizer quais os problemas "crónicos" nestes motores?
A nível de performance como é o funcionamento do biturbo?
Ouvi dizer que o 123d tem um LSD eletrónico, qual é a diferença, não dá para andar de lado, é isso?

A nível de caixa de velocidades e limitações no campo da ecu o que me podem dizer? O 123d não tem caixa e ecu para passar dos 250 e não há como contornar isso? E no caso do 120?
Para preparações mais asério compensa o 123d não? em torno dos 3XXcvs, a entrada em ação do 2o turbo não é muito lenta, e permite fazer upgrade ou hibridar os turbos, que julgo serem KKK.
há diferenças a nível de injeção entre ambos?
Desculpem tantas perguntas mas de mundo bmw estou muito á nora :(

cumprs

giwasa
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Re: 120d e 123d dúvidas

Mensagem por giwasa »

boas.
penso que estas a pensar entre o 2.0d ded 163 cvs e o 23d (20d) de 204 cvs.

acho que deves ponderar o 120d de 177 cvs e o 123d de 204 cvs. pois estes possuem motores iguais. com diferenca num ter biturbo.

o de 163cvs é um motor mais antigo.

o 23d penso que nao tem o problema da distribuicao que os de 177 cvs possuem. mas os donos deles ja aqui virao falar.
o de 163 cvs apenas tem o turbo como calquinhar de aquiles. o motor dura bem.

o 23d biturbo tem dois turbos.. e estao acoplados. nao estao separados. o pequeno funciona apenas para baixas e as 3.000 3500 entra o grande a 100% desligando se o pequeno. faz tal como no 35d que o carro tenha muita baixa desde as 1500 e so acaba o power as 5000 rpm.
muito bom mesmo.

no entanto a caixa é curta. com repro e sem limitador fazem 260 mas ja no redline, e alguma malta faz 265.mas ja dentro do redline,
com o diferencial do 118d ou 120d que podes montar resolves esse problema. mas 265 ja é uma boa velocidade. e o carro com esta caixa é muito rapido ate aos 260. para mais ponta pensa num 35d ou 3.0d ambos fazem mais de 280 kmh com carga forte.

o lsd permite curvar melhor, porque se trata de um diferencial autoblocante electronico... deixa atravessar ainda mais na perfeicao.

pelo menos no serie 1m que testei foi facil lol lol

entre o 123d 2 0 120d que falaste tem tudo diferente. sao motores diferentes.
entre o 120d de 177 cvs que sao de 2007 em diante e o 123d ja sao motores iguais. mas o 23d tem potencial de injeccao ate aos 270 a 280 cvs pelo que ja se viu.
fap fora, um ic maior, repro forte e tem se visto 270 cvs.

trabalhar os turbos so mesmo quem ja tenha feito. porque como sao acoplados nao convem inventar para nao ficar estranho.. ja que os 2 turbos possuem partes em que trabalham em simultaneo para nao se notar a entrada de um... eu nao ia por aí.

o 120d de 177 cvs com outro sistema de injeccao e turbo chega aos 300 cvs. pois o gasoleo penso que na casa dos 230 a 240 cvs comeca a faltar. mas os experts ja vao falar disto. como nunca tive 2.0d so posso opinar pelo que li.

resumo. compra um 123d 3 pensa te lo na casa dos 250 a 260 cvs.

queres 300 cavalos e vmaxima. compra um 35d ou no minimo um 30d. outro patamar na performance e tens o que queres.

bem. nao sei se ajudei grande coisa. mas vale o que vale lol lol

abraco
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

tecno321
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Re: 120d e 123d dúvidas

Mensagem por tecno321 »

muito obrigado meu, falei com mais umas pessoas e ar no 123 não falta porque o turbo grande pode levar umas alterações, só lhe falta um pouco mais de injeção. 8) tal como no 120d não sei se é possível melhorar :o

para v ponta é como dizes ou o 3.0d ou tentar aplicar apenas a caixa do 120, o que não sei se é possível :roll:

cumprs

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