melhorar performance e36
Moderador: Staff
melhorar performance e36
boas pessoal, preciso de opinioes.
tenho um e36 com motor m40 b16 e gostava de melhorar as performances do bichano. estou a pensar fazer o seguinte:
borboletas independentes
valvulas maiores de admissao
cams???
volante de motor mais leve
diff autoblocante do 25 is
alguem tem sugestoes k m possam ajudar a ir um pouco mais longe ou diferentes da minha ideia????
nao sou mt apologista de turbos no entanto quero retirar o maximo de cv que posso dakele motor. desde ja obrigado por toda a ajuda que me posssam dar
p.s a minha makina ta na secçao de projectos do forum se quiserem passar por la
tenho um e36 com motor m40 b16 e gostava de melhorar as performances do bichano. estou a pensar fazer o seguinte:
borboletas independentes
valvulas maiores de admissao
cams???
volante de motor mais leve
diff autoblocante do 25 is
alguem tem sugestoes k m possam ajudar a ir um pouco mais longe ou diferentes da minha ideia????
nao sou mt apologista de turbos no entanto quero retirar o maximo de cv que posso dakele motor. desde ja obrigado por toda a ajuda que me posssam dar
p.s a minha makina ta na secçao de projectos do forum se quiserem passar por la
- samuel_20_
- Membro Senior
- Registado: 07 mar 2009, 01:07
- O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996
Re: melhorar performance e36
Tira peso ao carro e mete-lhe um compressor, o resto pouco ou nada faz

E36 318is 10/96 M44

agradeço o coment mas compresor ou turbo nao fazem parte dos meus planos
eu pretendo uma coisa mais ao genero do s14
eu pretendo uma coisa mais ao genero do s14
- samuel_20_
- Membro Senior
como podes especificar?JM318is Escreveu:Nao concordo quando dizes que o resto pouco ou nada faz, sim um compressor ou um turbo faz mais e com mesnos dinheiro. No meu carro consegues ir buscar 320 cv atmosfericos
qualquer das formas, o m40b16 é muito diferente do m42b18/m44b19...
tópico em questão:
mas contudo isto e apenas a minha opinião, fazes o que quiseres com o teu carro e dinheiro

E36 318is 10/96 M44

- samuel_20_
- Membro Senior
Pois o que eu quis dizer foi que ele vai gastar montes de dinheiro no carro e não vai ver retorno efectivo, o melhor para que tem um carro daqueles e meter de origem ou escolher umas jantes bem leves, uns pneus bons e ir curtir umas curvas com o depósito cheio de 98 oct. Que p resto e desperdício de dinheiro
e para não pensares que sou o unico a pensar isto da aqui uma olhada viewtopic.php?f=4&t=56244
e para não pensares que sou o unico a pensar isto da aqui uma olhada viewtopic.php?f=4&t=56244

E36 318is 10/96 M44

tens razao quando dizes k o turbo ou compressor sao mais eficazes, mas nao e esse o objectivo....samuel_20_ Escreveu:Pois o que eu quis dizer foi que ele vai gastar montes de dinheiro no carro e não vai ver retorno efectivo, o melhor para que tem um carro daqueles e meter de origem ou escolher umas jantes bem leves, uns pneus bons e ir curtir umas curvas com o depósito cheio de 98 oct. Que p resto e desperdício de dinheiro
sao fa de amosferico a fazer 10.000
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Registado: 02 jun 2003, 14:15
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Contacto:
Se queres um NA capaz de fazer 10.000rpm podes começar por comprar um outro bloco ou parar o teu carro para desarmar tudo.
Mandar ao torneiro ver empenos na cabeça, se os cilindros estão ovais, equilibrar cambota e volante de motor, bielas e pistões pesados aos pares para ter conjuntos equilibrados, novas arvores de cames, valvulas, molas e chapeus de valvulas etc etc etc
Linha de escape feita por medida, itb's e injectores novos, reprogramação com centralina independente etc etc
Qd deres por ti tens o teu carro parado meses e meses, não obtens os cavalos que pretendes e mais valia ter pago logo 10.000€ por um M3 que vai andar mal o compres, que ainda vale qqer coisa qd for para avançar com a vida para algo mais económico ou mesmo como veiculo de colecção e não teres problemas de IPO.
Mas tu é que sabes. Projectos desses são sempre interessantes de ver, de preferência gasta mais um pouco em chassis e ciclistica e vem dar umas voltas connosco ao autódromo
Boa sorte.
Mandar ao torneiro ver empenos na cabeça, se os cilindros estão ovais, equilibrar cambota e volante de motor, bielas e pistões pesados aos pares para ter conjuntos equilibrados, novas arvores de cames, valvulas, molas e chapeus de valvulas etc etc etc
Linha de escape feita por medida, itb's e injectores novos, reprogramação com centralina independente etc etc
Qd deres por ti tens o teu carro parado meses e meses, não obtens os cavalos que pretendes e mais valia ter pago logo 10.000€ por um M3 que vai andar mal o compres, que ainda vale qqer coisa qd for para avançar com a vida para algo mais económico ou mesmo como veiculo de colecção e não teres problemas de IPO.
Mas tu é que sabes. Projectos desses são sempre interessantes de ver, de preferência gasta mais um pouco em chassis e ciclistica e vem dar umas voltas connosco ao autódromo

Boa sorte.
Um abraço e muito boas curvas!!!
ya concordo plenamente contigo, mas no meu caso sao mais as peças que vao pesar na carteira, para montar e desmomtar ca estou eu, no que toca a ciclistica estao coils a caminho, na volta sabes-me responder a uma coisa, sera que vale a pena reforçar a barra de torçao traseira , ou com os coils e setup a traseira vai aguentar fixe, tenho no meu uma do 25i
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Contacto:
Depende dos coils e taragens de molas e do uso que vais dar.
No nosso caso trocamos por uma eibach mais forte, mas o uso é apenas em pista. No teu caso é ver como se porta o carro e qual o rolamento da carroçaria que tens.
Qto á preparação o mais caro não é a mão de obra ( se bem que é essencial o conhecimento para fazer algo desse género ). Mas claro que além do material vais ter de gastar uns bons euros em torneiro que convém que saiba o que fazer ou que lhe digas o que fazer.
Procura exemplos de montagens desse género lá fora e vais ver as dificuldades e despesas que há em avançar com o projecto.
Como te disse eu procurava um outro motor para ir fazendo as coisas fora do carro até estar tudo na fase final.
No nosso caso trocamos por uma eibach mais forte, mas o uso é apenas em pista. No teu caso é ver como se porta o carro e qual o rolamento da carroçaria que tens.
Qto á preparação o mais caro não é a mão de obra ( se bem que é essencial o conhecimento para fazer algo desse género ). Mas claro que além do material vais ter de gastar uns bons euros em torneiro que convém que saiba o que fazer ou que lhe digas o que fazer.
Procura exemplos de montagens desse género lá fora e vais ver as dificuldades e despesas que há em avançar com o projecto.
Como te disse eu procurava um outro motor para ir fazendo as coisas fora do carro até estar tudo na fase final.
- samuel_20_
- Membro Senior
A barra do 25i pode ser igual a tua, oodea procurar a do kitM que é mais grossa, podes Tb comprar para a frente a x-brace dos cabrios Tb ajuda muito...

E36 318is 10/96 M44

- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Contacto:
Dá um salto ao projecto para veres mais ou menos o que se alterou ( http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=41566 )
Já tinha de origem a do kit M, e substituímos pela whitline á frente e eibach atrás assim como tb temos o xbrace ( além do rollcage soldado e pontos de diferencial reforçados
Já tinha de origem a do kit M, e substituímos pela whitline á frente e eibach atrás assim como tb temos o xbrace ( além do rollcage soldado e pontos de diferencial reforçados

ya grande projecto nao queres trocar, por umas horas lolololololol. ya espero k o meu fike parecido quando terminar.
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Então começa pelo m50, com o que vais gastar num 16i pouco fiável metes 2 ou 3 m50 de origem e consegues tanto ou mais que com esse...
My 2cts dado que os eur sao teus...
My 2cts dado que os eur sao teus...