Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Vieira_mar »

Mr_Trecolareco Escreveu:Vieira, trabalhas na bmw ou nalgum concessionário para que possas dizer isso com 100% de certeza?

Quase que apostava um belo café que se fores com um bmw que não tenha a barra de origem e a comprares lá e a instalares lá além de ficares mto pobre nada te vão dizer em relação á sua legalização.

Mas tb admito já que concessionários oficiais é mais para comprar peças e têm sido poucas felizmente que vão sendo fiáveis e é de substituição e não melhoramento :)
Boas

Não trabalho na BMW mas posso garantir-te que é assim. Se aí não é, devia ser.
Vê um exemplo: diriges-te à BMW para comprares uma medida de jantes que não está no teu livrete. És logo informado sobre isso. Experimenta...
Eu perguntei por umas jantes de 19" para o meu e disseram-me logo que não vinham averbadas no meu modelo.
Muita gente fala que os xónon só são legais se vierem de fábrica. A BMW monta-te os xénon (e se montam é porque é legal) e não necessitas de qualquer averbamento. Fica exatamente igual aos que vem de fábrica e esses não trazem qualquer indicação no livrete do equipamento extra, seja ele qual for.
Quando nos dirigimos a esses senhores, que supostamente estarão a fazer o seu trabalho (multando algumas aberrações que pelas nossas estradas encontramos), temos de estar convictos daquilo que falamos para não lhes transmitir a impressão de que estamos duvidosos sobre o assunto em questão.

Perguntei na BMW sobre o Kit de potência e informaram-me, além de que não disponham desse kit para o meu motor, que estavam a aguardar indicações da DGV sobre a alteração das emissões de gases a ver se o cliente teria de pagar mais IA ou efetual uma alteração ao Imposto de circulação. Se neste caso foram muito explícitos, com certeza devem ser nas outras situações que eventualmente careçam de qualquer averbamento.

Abraço
MarcoG

Avatar do Utilizador
Mr_Trecolareco
Membro Senior
Mensagens: 803
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Percebido.

Contrariamente ao que pensava falam na legalização e avisam que não está homologado para o teu chassis.

Mas não te resolvem o problema para coisas que não estejam homologadas na ficha do teu carro. Ou seja, metes a barra AA, jantes em 19", repro e tens de assinar o papelito a livrarem a BMW dessas brincadeira.

Sabendo isso com que certeza é que vais dizer ao sr. agente/guarda que é de origem BMW?

Ou seja, para andar legal só fazes o que pode vir de origem. Ora mto obrigado, mas isso já eu tinha lol

O que falas na repro e jantes vão de encontro ao que falava dos motores eco e alterações que modifiquem as emissões...agarradinho as belas jantes 16" nalguns casos etc

É ir a Fátimapor a velinha e conhecer os caminhos alternativos :lol1
Um abraço e muito boas curvas!!!

Avatar do Utilizador
joao99
Membro Juvenil
Mensagens: 260
Registado: 21 ago 2006, 11:29
O meu Carro:: Bmw 318i e46
Localização: cacem

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por joao99 »

Artigo 115.º
Transformação de veículos
1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.
2 - A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada nos termos fixados em regulamento.
3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €250 a €1250, se sanção
mais grave não for aplicável, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em
inspecção extraordinária.

e ponto final..a partir daqui se o srº agente desconhecer o que são alterações vindas de fabrica segues logo para a fase seguinte..
eibach pro system ,angel eyes ccfl,barra AA sparco,K&N filter...

Avatar do Utilizador
jmbfs
Membro Gold
Mensagens: 1628
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Maia - Porto - Portugal

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por jmbfs »

Só uma achega, provem-me lá, os srs agentes, os inspectores, os legisladores, quem quer que seja, que a barra AA é uma alteração de caracteristicas do veículo, Valha-me DEUS.
E antes que venham as criticas, preparem-se que por esse ponto de vista, até o radio lindo que meteram com Mp3, Gps, Bluethoof, também vai ser considerado alteração de caracteristicas.....................lol
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Avatar do Utilizador
SteVen7
Membro Gold
Mensagens: 1936
Registado: 22 jul 2008, 00:48
O meu Carro:: 118d VC Power
Localização: Viseu // Porto

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por SteVen7 »

Nem mais... eles não sabem se ja vem de origem ou não :)
Imagem

ReproDay Aberto - Mais info por MP

Avatar do Utilizador
onibas96
Membro Gold
Mensagens: 2147
Registado: 15 jun 2009, 10:32
O meu Carro:: BMW 320Cd E46 '04 pack M
Localização: Aveiro

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por onibas96 »

eu em tempos coloquei um excerto dum comunicado da IMTT para as autoridades, em que falava nisso...
Em suma se for original, poderás te safar, pois se o agente tiver dúvidas pode te apreender o carro, encaminhar para IPO B e eles lá têm a listagem dos carros que traziam de origem, tipo r19,etc...
Na inspecção ainda não "apertam" muito com isso,porém ja começam a apertar com a altura do carro ao solo...
Enfim, cada um faz o que achar correcto, dp o sistema judicial portugues serve para reclamar de tudo...o que acharmos mal...lol
EXImagemEX2Imagem

Avatar do Utilizador
SteVen7
Membro Gold
Mensagens: 1936
Registado: 22 jul 2008, 00:48
O meu Carro:: 118d VC Power
Localização: Viseu // Porto

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por SteVen7 »

Mas no caso do serie 1 é um extra da performance que podes pedir na compra do carro que traga ja de fabrica... como eles sabem se eu pedi para meterem ou se a comprei à posteriori?!
Imagem

ReproDay Aberto - Mais info por MP

Avatar do Utilizador
jmbfs
Membro Gold
Mensagens: 1628
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Maia - Porto - Portugal

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por jmbfs »

Que confusão de avaliaçoes,
A altura do carro ao solo sim é uma alteração de caracteristicas, a pelicula sim é uma alteraçao de carateristicas, o xenon sim é uma alteraçao de caracteristicas e outras mais que não vale a pena referir.
Agora pergunto que carateristica a barra altera no veículo. Se assim é, onde está a sua legalização ou proibição de uso da mesma?
Vai apreender os documentos baseado em que. Alteração de caracteristicas? lol, se lhe apetecer dizer que o carro ta alterado no motor, tambem o vai fazer? Esses agentes se em vez disso se dedicassem apanhar quem realmente anda ilegal neste país, mas devem desconhecer que 40% do nosso parque automovel anda sem seguro válido. Onde estão eles? Bah
Mas cada um responde por si, quero ver um agente dizer-me na cara que a barra é uma alteração de caracteristicas do veículo, lol.
Sinceramente, só se fôr burro.........
Desculpem este meu desabafo mas ha situaçoes que além de me fazer rir, tambem me revoltam............
Abraço
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Avatar do Utilizador
onibas96
Membro Gold
Mensagens: 2147
Registado: 15 jun 2009, 10:32
O meu Carro:: BMW 320Cd E46 '04 pack M
Localização: Aveiro

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por onibas96 »

jmbfs Escreveu: Esses agentes se em vez disso se dedicassem apanhar quem realmente anda ilegal neste país, mas devem desconhecer que 40% do nosso parque automovel anda sem seguro válido. Onde estão eles? Bah
Se leres ou ouvires as notícias vais chegar à conclusão que as coimas de seguros e inspecções têm aumentado, logo, os agentes têm feito o trabalho deles...
EXImagemEX2Imagem

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Vieira_mar »

SteVen7 Escreveu:Mas no caso do serie 1 é um extra da performance que podes pedir na compra do carro que traga ja de fabrica... como eles sabem se eu pedi para meterem ou se a comprei à posteriori?!
Boas

Sou da mesma opinião.

Se colocar a barra AA, e na situação da BMW em que o extra existe e pode ser colocado de fábrica, e nestas situações não vem qualquer averbamento no livrete do carro, como podem verificar no IMTT ou no IPO que esse extra foi montado à posteriori?
Por acaso nunca me deu para montar isso neste carro uma vez que, para a condução que faço, por norma, não acho um extra importante. No entanto já montei noutros carros que tive e nunca ma disseram nada no IPO ou na estrada. Sim, eu sei... na altura os senhores de azul não ligavam muito a isso.
Agora acredito que por este andar, será necessário acompanhar o livrete do carro um documento oficial da marca a descrever todos os extras do veículo à data de compra. Situação pouco provável, dado que as lojas de venda de equipamento automóvel teriam de fechar, e o que temos de crise já chega.

Ainda digo mais: tenho extras no meu carro que não vêm na folha de compra do carro, a exemplo do alarme. Parece incrível mas é verdade... lol.
Poderá ser considerado uma caraterística funcional, embora não altere o desempenho ou "postura" do veículo na via. Mas é um equipamento funcional.

Garanto que se isso acontecesse comigo não assinaria a multa e no dia seguinte dava entrada do processo em tribunal.
Carro de aluguer, nem que fosse com factura... (para bom entendedor...)

Depois é uma questão de politiquice...
Quem perde paga as contas...

apocalypse_on
Membro Juvenil
Mensagens: 60
Registado: 13 set 2010, 20:21
O meu Carro:: bmw 330d e46 - 2000 e m5e60

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por apocalypse_on »

jmbfs Escreveu:Só uma achega, provem-me lá, os srs agentes, os inspectores, os legisladores, quem quer que seja, que a barra AA é uma alteração de caracteristicas do veículo, Valha-me DEUS.
E antes que venham as criticas, preparem-se que por esse ponto de vista, até o radio lindo que meteram com Mp3, Gps, Bluethoof, também vai ser considerado alteração de caracteristicas.....................lol
Esse e que e o problema esses senhores iruditos em assuntos mecanicos nao nessecitam de provar nada e nos e que nos fodemos, uma barra AA bmw performance e homolgada para o carro em kestao entao pk tens de homolgar e como os anglel eyes sao homolgados, ja nao e preciso homolgar, uns amortecedores nao precisam de ser na marca podem ser uma marca kualker desde k sejam homolgados, eu nao entendo por que a barra e illegal, nao entendo nada disso mas
penso que os senhores agentes deviam ter uma formacao para lidar com estes assuntos pois penso que andam um bocado confusos e que foram mal imformados acerca de o que devem multar ou nao. abraco

Avatar do Utilizador
onibas96
Membro Gold
Mensagens: 2147
Registado: 15 jun 2009, 10:32
O meu Carro:: BMW 320Cd E46 '04 pack M
Localização: Aveiro

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por onibas96 »

apocalypse_on Escreveu:penso que os senhores agentes deviam ter uma formacao para lidar com estes assuntos pois penso que andam um bocado confusos e que foram mal imformados acerca de o que devem multar ou nao. abraco
a formação dada aos agentes, como já disse noutro tópico é bem clara e foi dada pelo próprio IMTT, a barra AA é considerada alteração das características, podem os agentes ter isso em conta ou então "deixar passar"...
EXImagemEX2Imagem

Avatar do Utilizador
Manuel S.
Membro Gold
Mensagens: 2374
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Manuel S. »

a policia faz o seu trabalho, porque a lei é explicita...

mas as pessoas esquecem se que a lei embora seja a mesma...os carros tem vindo a evoluir e a seguranca tambem, para nao falar na compatibilidade e variedade de peças para modificacoes de optimizacao, personalizacao, performance ou manutencao que existe neste mercado sem fronteiras, onde a marca já nao é exclusiva, muito menos a unica a possuir material para os seus modelos.

moral da historia...bem feito era mudar a lei! Este pais nao anda para a frente porque a lei nao acompanha os tempos.

voces acham normal eu ter um carro e ter medo de sair com ele á rua??? pois...mas tenho! é assim a vida... lei de m*rda e uma grande parte dos policias pensa que a farda o torna superior... o que vale é que ainda existe gente que cumpre o seu papel sabendo tolerar e sabe fechar os olhos...porque eu se fosse policia em vez de facturar 50 ipo b...era todos os carros que tivessem mau aspecto e inspeccoes em sitios conhecidos por facilitar!!
Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
jmbfs
Membro Gold
Mensagens: 1628
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Maia - Porto - Portugal

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por jmbfs »

onibas96 Escreveu:
apocalypse_on Escreveu:penso que os senhores agentes deviam ter uma formacao para lidar com estes assuntos pois penso que andam um bocado confusos e que foram mal imformados acerca de o que devem multar ou nao. abraco
a formação dada aos agentes, como já disse noutro tópico é bem clara e foi dada pelo próprio IMTT, a barra AA é considerada alteração das características, podem os agentes ter isso em conta ou então "deixar passar"...
O mal do portugues é isso mesmo, ma formaçao e mal informados.
Senão expliquem-me ou digam-me, quando, em que dia, a que horas, o IMTT deu formação a agentes de autoridade?
:lol1 :lol1 :lol1
E para mim topico fechado.
Abraço
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Avatar do Utilizador
FlavioCampos
Membro Gold
Mensagens: 1821
Registado: 22 jun 2010, 14:16
O meu Carro:: BMW 320cd - Pack M
Localização: Barcelos
Contacto:

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por FlavioCampos »

Quanto ao tema.

Tenho conhecimento de quem até quando foi legalizar as medidas novas de pneus ao LTA e queriam reprovar o carro por causa de ter a barra de aproximação ACS. :duh

Apenas acho é que não se deve andar a pagar para andar ilegal.. Como já disse o Manuel.S, ter um carro e andar com medo de sair de casa, não é nada fixe.
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”