Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
SteVen7
Membro Gold
Mensagens: 1936
Registado: 22 jul 2008, 00:48
O meu Carro:: 118d VC Power
Localização: Viseu // Porto

Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por SteVen7 »

Boas pessoal,

Não sei se este é sitio mais correcto para meter este tópico pois é mais vocacionado para serie 1, mas penso que em certa medida tambem se estende aos restantes bmw's...

Há uns tempos atrás fui mandado parar por uma carrinha da brigada de transito, e depois de abrir o capon repararam na barra que o carro traz de origem do tipo AA que fica virada para dentro e perguntaram-me se estava legal, claro que se saiu assim de origem estava legal...

A minha questão é que se colocar a barra AA da Bmw performance, terei de a legalizar?? E se quando comprei o meu carro novo quisesse que ele trousesse de origem esta barra vinha no livrete o codigo dela?
Imagem

ReproDay Aberto - Mais info por MP

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por ode_joy »

Já me aconteceu caso semelhante...
A 1a coisa, pneus!! Foram inspeccionar. Depois pediram educadamente se eu podia abrir o capô, coisa que eu fiz prontamente "Claro que sim!".

Abri, viram a barraAA da Innoparts, e seguiu-se a seguinte conversa:
PSP: "Essa barra está legal?"
EU: "Creio que sim, pois vinha no carro quando o comprei..."
PSP: "Pois, mas não está no livrete... e se não está no livrete, está ilegal! E a coima são 120€."
EU: "Ok. Mas em todas as IPOs que fiz, bem como outras restantes Op.Stop, nunca referiram nada acerca disso. Nem quando trouxe o carro de fora, para o legalizar cá disseram algo semelhante... Desconhecia por completo..."
PSP: "Pois, mas nós somos uma Divisão de Trânsito, mais especializada neste tipo de coisas, logo é natural que os nossos colegas não tenham tanto conhecimento sobre isto."
EU: "Então e como posso proceder para legalizar, visto estar supostamente ilegal?"
PSP: "Terá de se dirigir ao IMTT e tomar conhecimento de como o fazer..."

Pronto, foi isto.
Como se legaliza?... Não faço a mínima.
Perguntei a um rapaz que tem um Mini com Roll-Cage na Madeira, mas este não me respondeu...
Quanto ao IMTT, ainda não me dirigi a eles, mas duvido que consiga colocar no livrete a minha barra...

Pelo que o TiagoFR me contou, no caso dele do Seat Leon, teria de comprar o material na SEAT, e montar na SEAT, e ir com a factura como comprovativo ao IMTT e eles colocavam no DUA.

Se já trazes de origem, se tens algo no livrete, ACHO que não precisarás de legalizar nada. Mas sabem lá eles se a tens de origem ou não, se no teu caso nem tens nada a indicar que já trazias barra AA?...
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
joao99
Membro Juvenil
Mensagens: 260
Registado: 21 ago 2006, 11:29
O meu Carro:: Bmw 318i e46
Localização: cacem

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por joao99 »

pois a velha história da barra AA, eu tb sempre fui ás inspeções com ela e tem dado jeito a eles para se apoiarem e verem o motor..mas lá está os srs da PSP ainda nunca opinaram mas de certeza que vem a cena do tá legal..ou não..
eibach pro system ,angel eyes ccfl,barra AA sparco,K&N filter...

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por rafias »

ode_joy Escreveu: PSP: "Pois, mas não está no livrete... e se não está no livrete, está ilegal! E a coima são 120€."
EU: "Ok. Mas em todas as IPOs que fiz, bem como outras restantes Op.Stop, nunca referiram nada acerca disso. Nem quando trouxe o carro de fora, para o legalizar cá disseram algo semelhante... Desconhecia por completo..."
E a coima foi aplicada???? Mas como é que um gajo adivinha que é preciso legalizar a barra AA se na inspecção nem dizem nada???
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por ode_joy »

Não, deixaram passar daquela vez. ;)

... e como diz na Lei: "O desconhecimento da Lei não constitui causa de exclusão da ilicitude do acto."
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por JPimpao01 »

A minha carrinha E61 tem barra de origem, o meu X3 tem o S1 da minha irmã também traz de origem, e garanto-vos que nenhum deles tem nada no livrete. Desconhecimento da lei só se for dos Sr's agentes, pois no meio de milhares de carros como os meus, duvido que haja algum deles se tenha dirigido ao IMTT para fazer seja o que for e duvido ainda mais que traga alguma anotação em relação a isso... é algo que faz parte do equipamento estrutural do carro, quanto a isso, se alguém desconhece algo devem ser alguns agentes que andam por aí....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por ode_joy »

Por eu me ter defendido da maneira que fiz, é que possivelmente passou.
Neste caso, quando o comprei e matricularam em Portugal, ninguém consegue provar que o carro vinha/não vinha assim.

A Lei sobre as alterações às características de fábrica dos veículos motorizados ainda levanta algumas dúvidas.
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
SteVen7
Membro Gold
Mensagens: 1936
Registado: 22 jul 2008, 00:48
O meu Carro:: 118d VC Power
Localização: Viseu // Porto

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por SteVen7 »

ode_joy Escreveu:Já me aconteceu caso semelhante...
A 1a coisa, pneus!! Foram inspeccionar. Depois pediram educadamente se eu podia abrir o capô, coisa que eu fiz prontamente "Claro que sim!".

Abri, viram a barraAA da Innoparts, e seguiu-se a seguinte conversa:
PSP: "Essa barra está legal?"
EU: "Creio que sim, pois vinha no carro quando o comprei..."
PSP: "Pois, mas não está no livrete... e se não está no livrete, está ilegal! E a coima são 120€."
EU: "Ok. Mas em todas as IPOs que fiz, bem como outras restantes Op.Stop, nunca referiram nada acerca disso. Nem quando trouxe o carro de fora, para o legalizar cá disseram algo semelhante... Desconhecia por completo..."
PSP: "Pois, mas nós somos uma Divisão de Trânsito, mais especializada neste tipo de coisas, logo é natural que os nossos colegas não tenham tanto conhecimento sobre isto."
EU: "Então e como posso proceder para legalizar, visto estar supostamente ilegal?"
PSP: "Terá de se dirigir ao IMTT e tomar conhecimento de como o fazer..."

Pronto, foi isto.
Como se legaliza?... Não faço a mínima.
Perguntei a um rapaz que tem um Mini com Roll-Cage na Madeira, mas este não me respondeu...
Quanto ao IMTT, ainda não me dirigi a eles, mas duvido que consiga colocar no livrete a minha barra...

Pelo que o TiagoFR me contou, no caso dele do Seat Leon, teria de comprar o material na SEAT, e montar na SEAT, e ir com a factura como comprovativo ao IMTT e eles colocavam no DUA.

Se já trazes de origem, se tens algo no livrete, ACHO que não precisarás de legalizar nada. Mas sabem lá eles se a tens de origem ou não, se no teu caso nem tens nada a indicar que já trazias barra AA?...
Foi uma situação idêntica à minha... parei num vermelho, eles vinham atrás de mim a bulir e ligaram logo as sirenes e os pirilampos, mandaram-me abrir o capon, sair do carro, abrir a mala e viram-me tudo... pneumaticos, documentos, alcool, triangulo, colete e andaram seguramente 5 minutos a procura de não sei o quê debaixo do capon e foi ai então que viram a barra AA que ja vem de origem que é esta:

Imagem

e perguntaram se tava legal, e eu disse que ja tinha vindo assim de origem e que se houvesse algum problema, no dia a seguir iamos à bmw :)

mas a minha dúvida não é sobre esta barra que ja vem, mas sim desta que posso meter depois de comprar o carro:

Imagem

Tenho um amigo com um opel corsa que tinha uma barra deste tipo e espetaram-lhe com 250€ de multa...

Dúvido que a BMW lançasse para o mercado uma barra destas sem ser possivel o sua legalização
Imagem

ReproDay Aberto - Mais info por MP

Avatar do Utilizador
Manuel S.
Membro Gold
Mensagens: 2374
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Manuel S. »

Posso falar sobre o meu caso, que no e34 tenho uma barra brutal da innoparts e nunca tive problemas na inspecção nem operações stop ( também nunca fui mandado parar Lool ) ... No meu psa, tenho barras superior e inferior feitas em Casa e ate agora zero problemas em
Operações ... ( inspecções nao relato prque pronto ;D )
Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por JPimpao01 »

Para mim a questão é apenas uma, onde está escrito que é ilegal ter barra anti-aproximação?! Ou é um mito urbano que se criou em torno "de toda e qualquer alteração do veículo é punível", se formos por aí é ilegal travões performance, kit de potência performance, farolins blackline, etc, etc...

Se pedirmos esses extras de fábrica alguma das coisas que mencionei vem no livrete?!? Se quando comprar o carro disser que quero que venha com o kit completo performance, como é?!?! (Isto se for uma carteira bem recheada :lol1, suponhamos)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
Mr_Trecolareco
Membro Senior
Mensagens: 803
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Mr_Trecolareco »

O problema é que esses agentes mais "especializados LOLOLOL" andam a procura de mais facturas apenas, é nisso a especialização.

Pois passam a batata quente para o IMTT, o imtt para um engenheiro que passe o papel em como está seguro, para ir a IPO B com o papel e o técnico confirmar que tb acha isso e colocar no livrete...mas na realidade esta prática não é facilmente concretizada senão havia mtos mais carros legalizados. Que eu saiba as únicas alterações facilmente legalizáveis são as medidas de jantes e pneus através da LTA.

O rollbar, barras anti aproximação ou estabilizadoras, coilovers, topos de suspensão com afinação, colectores de escape não é comum falar nisso como averbado em livrete. Nunca vi uma ficha de homologação de um veiculo, mas suponho que por lá venham alguns desses pormenores descritos.

Chato é que os pseudo agentes especializados olham para isso, têm a suspeita e mandam-te para a IPO B para esclarecer isso que já não é responsabilidade deles (fdp do .!. ). E mesmo que seja de origem como essas imagens ou como nos honda vti ou renault megane coupe já tens trabalho para perder tempo a pedir certificados na marca, ir lá mostrar que é mesmo assim, quero o meu dinheiro de volta e bla bla bla.

E por exemplo uma coisa mto simples como o carro ter imaginem 5m com os para-choques de origem e 5,10m com o kit-m montado á posteriori pode dar raia...se quiserem ser picuinhas.

Ou por exemplo a chatice que é os novos carros eco cuja homologação vem com jantes de 16" para manter as emissões de CO2 homologadas, de stand não te trocam as jantes no livrete. Queres colocar depois 17" ou 18" quero ver como corre a festa...

Que eu saiba a lei diz: qqer alteração tem de ser homologada...e isso meus amigos é mto complicado neste nosso cantinho.

E reparem que eu sou um dos lixados que ando com um mercedes com kit completo da lorinser num w210 e rebaixado, qd me mandaram parar preocuparam-se mais com as peliculas ( legalizadas do que com o resto graças a algum santinho LOL ). E tão cedo espero não cair no radar deles de novo!!
Um abraço e muito boas curvas!!!

Avatar do Utilizador
SteVen7
Membro Gold
Mensagens: 1936
Registado: 22 jul 2008, 00:48
O meu Carro:: 118d VC Power
Localização: Viseu // Porto

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por SteVen7 »

JPimpao01 Escreveu:Para mim a questão é apenas uma, onde está escrito que é ilegal ter barra anti-aproximação?! Ou é um mito urbano que se criou em torno "de toda e qualquer alteração do veículo é punível", se formos por aí é ilegal travões performance, kit de potência performance, farolins blackline, etc, etc...

Se pedirmos esses extras de fábrica alguma das coisas que mencionei vem no livrete?!? Se quando comprar o carro disser que quero que venha com o kit completo performance, como é?!?! (Isto se for uma carteira bem recheada :lol1, suponhamos)
Tal e qual! Concordo plenamente!! E se te recusares a pagar e deixares prosseguir o processo defendes-te com o que? Se a bmw pasasse um papel ou outra coisa qualquer...
Imagem

ReproDay Aberto - Mais info por MP

Avatar do Utilizador
Mr_Trecolareco
Membro Senior
Mensagens: 803
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Steven isso é um problema que vai ver agora nas motos onde eram matriculadas as motas de TT mas andavam sem luzes e piscas etc

No entanto de certeza que a ficha de homologação os incluía, no entanto os stands não os entregavam ficando a recepção da mota feita pelo comprador quero ver como vai ser agora aquele pessoal que comprou a mota há anos ou que a comprou em segunda mão a pensar que estava tudo legal porque tinha a chapa branca sem imaginar que podem levantar estes problemas se quiserem.

No que se refere ao kit performance suponho que a bmw passe a declaração de conformidade para a utilização, mas será que passam mesmo? Quem é que já comprou os kit de travões maiores, tem lá na papelada alguma coisa? Já foi ao imtt apresentar isso para ir a IPO B e ter isso averbado...conseguiu?

Pois já estou a imaginar os agentes BT especializados a olhar para as pinças amarelas a esfregarem as mãos que 340mm é diferente de 300 ou 280mm :assubiar .

É que o pais de brandos costumes que somos faz com que tudo seja fácil, compras, pagas impostos logo está legal...e não é nem nunca foi assim. Ao longo dos anos a caça à multa tem aumentado e aquilo que se fazia nos anos 70/80 com carros de corrida a circularem na rua sem problemas acabou no inicio do seculo com as ipo's e caça ao "tuning".

Por isso a maioria do material de alteração trás a referência para "uso em corrida apenas"...assim a responsabilidade de o usar na via pública é nossa!
Um abraço e muito boas curvas!!!

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Vieira_mar »

Boa noite
Não vale a pena debaterem muito sobre o assunto.
No que concerne à barra AA, e de acordo com a dúvida colocada pelo SteVen7, a situação coloca-se da seguinte forma:

1.º A barra uma vez adquirida na BMW, ou num qualquer concessionário autorizado, este deverá dar indicações da obrigatoriedade do seu averbamento no livrete.
2.º Se, e como referi anteriormente, isso se verificasse, a BMW, ou outro qualquer concessionário, não aplicaria a dita barra no carro e o deixaria sair sem a dita legalização dos documentos. Isto porque também teriam de pagar uma multa.
3.º Quando isso acontecer, não assinem a multa e mandem seguir o processo para tribunal. Isso é só uma audiência e o Sr. Agente ainda leva um bigode... EU PAGAVA PARA VER ISSO ACONTECER COMIGO...LOL

Abraço
MarcoG
Madeira

Avatar do Utilizador
Mr_Trecolareco
Membro Senior
Mensagens: 803
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Barra Anti Aproximação - É preciso legalizar?

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Vieira, trabalhas na bmw ou nalgum concessionário para que possas dizer isso com 100% de certeza?

Quase que apostava um belo café que se fores com um bmw que não tenha a barra de origem e a comprares lá e a instalares lá além de ficares mto pobre nada te vão dizer em relação á sua legalização.

Mas tb admito já que concessionários oficiais é mais para comprar peças e têm sido poucas felizmente que vão sendo fiáveis e é de substituição e não melhoramento :)
Um abraço e muito boas curvas!!!

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”