Reprofilamento de árvores de cames

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

Olá pessoal,

venho aqui fazer uma pergunta. Alguém conhece empresa onde façam modificações de árvores de cames?

Encontrei a Dbilas, empresa alemã com anos de experiência em fabrico de admissões e tuning de motores, cobram 440€ + portes pelo "regrinding" das cames. Ficaria com uma especificação parecida à das cames Dr. Shrick. para o 3.0 L = 264º/252º.

Pelo dobro compro umas novas mas não tenho esses €€ para gastar...é uma ideia que tenho.

Será que a Joca faz isto?

Depois a montagem, será que se bloquear o volante de motor e marcar a posição das cames consigo voltar a montar as cames sem precisar da ferramenta da BMW de alinhar?

Cumprimentos.
Imagem

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

Parece que ninguém conhece quem faça estes trabalhos...será que se faz em Portugal?
Imagem

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por JPimpao01 »

Pois Dbilas é a mais conhecida... também era algo a ponderar para o E36, mas os preços... se ainda houvesse um patrocínio :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por cap »

Tenho ideia que para esse motor existem opções oem para melhor performance, nomeadamente algo vindo do motor do M3 e36 US (o de 240cv) e do 286. Não sei pormenores, no entanto.

Fazer algo "artesanal" numa coisa que vai sofrer frição metal em metal (ok com óleo pelo meio) a 7000rpm, eu n arriscava.
Imagem

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por JPimpao01 »

A questão do M3 US, é que tem vanos e aqui vanos foi coisa que não se quis... dizem que aguenta mais porrada :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

Eu também tinha ideias, cap.

Mas depois de perder um tempinho a confirmar certos dados que apanhei dos fóruns internacionais, não me vou pôr a gastar €€ à toa. Dizem os experts dos fóruns como o E46fanatics que as molas de válvulas e cames do 3.0 M54 são diferentes do M52TU, mais abertura e ângulo...
Isto é um exemplo...depois vais ver referências da BMW e dizem que os componentes são todos iguais à excepção da came da admissão, tem mais abertura sim mas usa as mesmas válvulas.

Eles tanto têm "blanks" para maquinar (os 1060€ de compra) como fazem regrind. Sinceramente, acho que não é tecnologia espacial. Tenho noção do que podem fazer mal, mas...não posso confiar em ninguém?!

7000 RPM só se levar repro a cortar mais tarde...estes cortam às 6500 RPM...mas era coisa que gostava de fazer sim.

Pois é JPimpao, é um estrago ainda valente, 500€ só para começar. Se calhar mais uns cobres na montagem.
Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por cap »

O artur costa deve ir fazer isso no seu 28i a médio prazo, vou alertá-lo para o tópico.

Confias no que achares bem confiar mas por exemplo as cams da dbilas para os tdi pd, já há alguns casos de terem ficado com desgaste prematuro.

As 7000rpm penso que será "essencial" para se tirar devido partido da deslocação do binário ao longo da rpm que irá ser fruto de cames com maior lift e/ou duração.
Imagem

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

Desgaste prematuro?! Não me digas que adicionam um metal mais macio?! Obrigado pelo alerta. Se há coisa que não quero é chatices e isso para mim é inaceitável. Será que o artilhanço é tanto que as cames trabalham a muito maior temperatura? Era uma explicação para usarem o mesmo material e as cames serem desgastadas. Enfim...
Imagem

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por JPimpao01 »

Cap ele a mim falou-me da dbilas,as axo que sou gajo para meter a admissão no escape, ou mais vale estar quieto?
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Crow »

No reprofilamento das cames originais pode acontecer algum desgaste prematuro isto porque o material à superficie é normalmente mais duro do que no interior (a tempra do aço faz com o exterior seja duro e no interior mais "macio")

Havia em tempos um senhor na zona de Sintra que fazia o reprofilamento. Cheguei a levar lá cames de Ax para reprofilar. Levava uma cames de grupo A original e ele copiava.

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por cap »

navigator Escreveu:Desgaste prematuro?! Não me digas que adicionam um metal mais macio?! Obrigado pelo alerta. Se há coisa que não quero é chatices e isso para mim é inaceitável. Será que o artilhanço é tanto que as cames trabalham a muito maior temperatura? Era uma explicação para usarem o mesmo material e as cames serem desgastadas. Enfim...
Tenho que procurar com calma onde tinha lido isso que já n me lembro ao certo onde foi.
JPimpao01 Escreveu:Cap ele a mim falou-me da dbilas,as axo que sou gajo para meter a admissão no escape, ou mais vale estar quieto?
Sim, já deverá ajudar (têm mais duração, certo?). E tendo em conta que o vosso 25i é para andar praticamente sempre em altas, o mais certo é "n se perder nada".
Imagem

Avatar do Utilizador
Artur Costa
Membro Juvenil
Mensagens: 267
Registado: 30 set 2003, 23:38
Localização: Porto/Portugal

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Artur Costa »

O teu motor é m52 ou já m52tu?
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

//M
Membro Senior
Mensagens: 777
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por //M »

cap Escreveu:O artur costa deve ir fazer isso no seu 28i a médio prazo, vou alertá-lo para o tópico.

Confias no que achares bem confiar mas por exemplo as cams da dbilas para os tdi pd, já há alguns casos de terem ficado com desgaste prematuro.

As 7000rpm penso que será "essencial" para se tirar devido partido da deslocação do binário ao longo da rpm que irá ser fruto de cames com maior lift e/ou duração.
Cap,

Na minha opinião, a RPM não será o factor mais preponderante a analisar para o que referes.

O que se deve olhar é para a velocidade do piston, para se ter uma ideia das pressões efectivas existentes no cilindro medidas em graus de cambota em função da rpm.

Podes ter um motor a fazer 10.000 Rpm e a fazer menos velocidade de piston que outro que só faça 7.000 rpm por exemplo, tudo depende do curso do motor. Tenho o motor da minha mota a fazer 11.000 rpm e nesse regime faz quase 23 m/s de velocidade do piston, o que é mais do que qualquer motor 600cc das motas de pista que fazem 16.000 rpm.

Os tempos de distribuição são o que mais influência na forma como o motor entrega a potência (Powerband) e não propriamente o levantamento ou duração defenidos na distribuição. Se bem que tudo influnência com mais predominância para o tempos de abertura e fecho das válvulas.

Numa coisa estou de acordo, excentricos que são mexidos, o mais provável é depois o motor vir apresentar degaste excessivo nas cames.

A não existir alternativa, eu montava as cames depois de serem alteradas com pasta de montagem específica que tivesse mais do que 60% de dissulfeto molibdênio, por forma a na rodagem inicial das mesmas, não fossem criadas as micro fracturas que dão origem ou é o começo do desgaste acelerado.

EM relação as molas, só vale a pena mexer se aumentar muito o levantamento ou se motor fizer mais regime e claro tudo depende das molas já instaladas de origem.

O motor da minha mota, levou uma cam em que a admissão por exemplo ficou com :
+ 15 graus duração admissão ,+ 2,5 mm de levantamento ,abir 5 graus mais cedo e a fazer mais 1000 Rpm e as válvulas e respectivas molas são as de origem. Um bom rectificador de motores, têm equipamento para ver as força das molas originais e ver se são adequadas para a o que se pretende.

Bem já vai num testamento e ainda n acrescentei nada ao tópico....Até logo
E= ///M*c²

Avatar do Utilizador
Artur Costa
Membro Juvenil
Mensagens: 267
Registado: 30 set 2003, 23:38
Localização: Porto/Portugal

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Artur Costa »

Que tem a velocidade de pistao a ver com as cames? 7000rpm vai implicar sempre a mesma pancada nas cames... seja um diesel ou gasolina ou que motor for.
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

O meu é o M52TU mas eu estou a apontar para fazer alterações como se fosse um M54 3.0 pois a cabeça é igual, as molas de válvulas também, a came do escape também, só a de admissão tem um pouco mais abertura e duração.

Sim, agora não estou a olhar para velocidades de piston pois o regime do motor no futuro nem sobe 1000 RPM, portanto nada de drástico. Isto se avançar com a ideia.

Dêm uma vista de olhos neste projecto, o gajo é gestor (não é da área da engenharia) mas parece informar-se e partilhar informação bem preciosa. E tem boas imagens para acompanhar:

http://www.my330i.com/forums/showthread ... 70&page=10


Sobre as cames:

In general, every 10 degrees in intake lift duration that you go up, the peak HP moves up by approximate 400-500 RPM. The duration of the exhaust is then optimized to match the intake, often it is drastically different than the intake due to differences in port velocities and efficiency. Below is a summation of 3 popular camshaft choices for the M54B30:

Stock Camshafts: 240 Intake – Peak HP @ 5900 w/9.7mm lift

Schrick Performance Camshafts: 264 Intake w/10.5mm lift – Estimated peak HP @ 6860-7100 RPM

Schrick High Performance Camshafts: 272 Intake w/11mm lift – Estimated peak HP @ 7180-7500 RPM


Podem ver quanto a RPM da potência sobe com o upgrade, isto se não houver limitações de caudal na admissão e escape. Diz que sente maior potência em todo o regime quando aumenta a abertura de válvulas...o que é bom também...nem tudo se perde em baixas RPM.

O tipo também fala na problemática da RPM elevada nos "lifters" hidraulicos, demasiado impulso neles, expulsam óleo e rodam com menos óleo, desgastando mais as peças.
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”