Reprofilamento de árvores de cames
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Reprofilamento de árvores de cames
Olá pessoal,
venho aqui fazer uma pergunta. Alguém conhece empresa onde façam modificações de árvores de cames?
Encontrei a Dbilas, empresa alemã com anos de experiência em fabrico de admissões e tuning de motores, cobram 440€ + portes pelo "regrinding" das cames. Ficaria com uma especificação parecida à das cames Dr. Shrick. para o 3.0 L = 264º/252º.
Pelo dobro compro umas novas mas não tenho esses €€ para gastar...é uma ideia que tenho.
Será que a Joca faz isto?
Depois a montagem, será que se bloquear o volante de motor e marcar a posição das cames consigo voltar a montar as cames sem precisar da ferramenta da BMW de alinhar?
Cumprimentos.
venho aqui fazer uma pergunta. Alguém conhece empresa onde façam modificações de árvores de cames?
Encontrei a Dbilas, empresa alemã com anos de experiência em fabrico de admissões e tuning de motores, cobram 440€ + portes pelo "regrinding" das cames. Ficaria com uma especificação parecida à das cames Dr. Shrick. para o 3.0 L = 264º/252º.
Pelo dobro compro umas novas mas não tenho esses €€ para gastar...é uma ideia que tenho.
Será que a Joca faz isto?
Depois a montagem, será que se bloquear o volante de motor e marcar a posição das cames consigo voltar a montar as cames sem precisar da ferramenta da BMW de alinhar?
Cumprimentos.
Re: Reprofilamento de árvores de cames
Parece que ninguém conhece quem faça estes trabalhos...será que se faz em Portugal?
- JPimpao01
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Pois Dbilas é a mais conhecida... também era algo a ponderar para o E36, mas os preços... se ainda houvesse um patrocínio :lol1
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Tenho ideia que para esse motor existem opções oem para melhor performance, nomeadamente algo vindo do motor do M3 e36 US (o de 240cv) e do 286. Não sei pormenores, no entanto.
Fazer algo "artesanal" numa coisa que vai sofrer frição metal em metal (ok com óleo pelo meio) a 7000rpm, eu n arriscava.
Fazer algo "artesanal" numa coisa que vai sofrer frição metal em metal (ok com óleo pelo meio) a 7000rpm, eu n arriscava.
- JPimpao01
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
A questão do M3 US, é que tem vanos e aqui vanos foi coisa que não se quis... dizem que aguenta mais porrada :lol1
Re: Reprofilamento de árvores de cames
Eu também tinha ideias, cap.
Mas depois de perder um tempinho a confirmar certos dados que apanhei dos fóruns internacionais, não me vou pôr a gastar €€ à toa. Dizem os experts dos fóruns como o E46fanatics que as molas de válvulas e cames do 3.0 M54 são diferentes do M52TU, mais abertura e ângulo...
Isto é um exemplo...depois vais ver referências da BMW e dizem que os componentes são todos iguais à excepção da came da admissão, tem mais abertura sim mas usa as mesmas válvulas.
Eles tanto têm "blanks" para maquinar (os 1060€ de compra) como fazem regrind. Sinceramente, acho que não é tecnologia espacial. Tenho noção do que podem fazer mal, mas...não posso confiar em ninguém?!
7000 RPM só se levar repro a cortar mais tarde...estes cortam às 6500 RPM...mas era coisa que gostava de fazer sim.
Pois é JPimpao, é um estrago ainda valente, 500€ só para começar. Se calhar mais uns cobres na montagem.
Mas depois de perder um tempinho a confirmar certos dados que apanhei dos fóruns internacionais, não me vou pôr a gastar €€ à toa. Dizem os experts dos fóruns como o E46fanatics que as molas de válvulas e cames do 3.0 M54 são diferentes do M52TU, mais abertura e ângulo...
Isto é um exemplo...depois vais ver referências da BMW e dizem que os componentes são todos iguais à excepção da came da admissão, tem mais abertura sim mas usa as mesmas válvulas.
Eles tanto têm "blanks" para maquinar (os 1060€ de compra) como fazem regrind. Sinceramente, acho que não é tecnologia espacial. Tenho noção do que podem fazer mal, mas...não posso confiar em ninguém?!
7000 RPM só se levar repro a cortar mais tarde...estes cortam às 6500 RPM...mas era coisa que gostava de fazer sim.
Pois é JPimpao, é um estrago ainda valente, 500€ só para começar. Se calhar mais uns cobres na montagem.
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
O artur costa deve ir fazer isso no seu 28i a médio prazo, vou alertá-lo para o tópico.
Confias no que achares bem confiar mas por exemplo as cams da dbilas para os tdi pd, já há alguns casos de terem ficado com desgaste prematuro.
As 7000rpm penso que será "essencial" para se tirar devido partido da deslocação do binário ao longo da rpm que irá ser fruto de cames com maior lift e/ou duração.
Confias no que achares bem confiar mas por exemplo as cams da dbilas para os tdi pd, já há alguns casos de terem ficado com desgaste prematuro.
As 7000rpm penso que será "essencial" para se tirar devido partido da deslocação do binário ao longo da rpm que irá ser fruto de cames com maior lift e/ou duração.
Re: Reprofilamento de árvores de cames
Desgaste prematuro?! Não me digas que adicionam um metal mais macio?! Obrigado pelo alerta. Se há coisa que não quero é chatices e isso para mim é inaceitável. Será que o artilhanço é tanto que as cames trabalham a muito maior temperatura? Era uma explicação para usarem o mesmo material e as cames serem desgastadas. Enfim...
- JPimpao01
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Cap ele a mim falou-me da dbilas,as axo que sou gajo para meter a admissão no escape, ou mais vale estar quieto?
- Crow
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
No reprofilamento das cames originais pode acontecer algum desgaste prematuro isto porque o material à superficie é normalmente mais duro do que no interior (a tempra do aço faz com o exterior seja duro e no interior mais "macio")
Havia em tempos um senhor na zona de Sintra que fazia o reprofilamento. Cheguei a levar lá cames de Ax para reprofilar. Levava uma cames de grupo A original e ele copiava.
Havia em tempos um senhor na zona de Sintra que fazia o reprofilamento. Cheguei a levar lá cames de Ax para reprofilar. Levava uma cames de grupo A original e ele copiava.
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Tenho que procurar com calma onde tinha lido isso que já n me lembro ao certo onde foi.navigator Escreveu:Desgaste prematuro?! Não me digas que adicionam um metal mais macio?! Obrigado pelo alerta. Se há coisa que não quero é chatices e isso para mim é inaceitável. Será que o artilhanço é tanto que as cames trabalham a muito maior temperatura? Era uma explicação para usarem o mesmo material e as cames serem desgastadas. Enfim...
Sim, já deverá ajudar (têm mais duração, certo?). E tendo em conta que o vosso 25i é para andar praticamente sempre em altas, o mais certo é "n se perder nada".JPimpao01 Escreveu:Cap ele a mim falou-me da dbilas,as axo que sou gajo para meter a admissão no escape, ou mais vale estar quieto?
- Artur Costa
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
O teu motor é m52 ou já m52tu?
Re: Reprofilamento de árvores de cames
Cap,cap Escreveu:O artur costa deve ir fazer isso no seu 28i a médio prazo, vou alertá-lo para o tópico.
Confias no que achares bem confiar mas por exemplo as cams da dbilas para os tdi pd, já há alguns casos de terem ficado com desgaste prematuro.
As 7000rpm penso que será "essencial" para se tirar devido partido da deslocação do binário ao longo da rpm que irá ser fruto de cames com maior lift e/ou duração.
Na minha opinião, a RPM não será o factor mais preponderante a analisar para o que referes.
O que se deve olhar é para a velocidade do piston, para se ter uma ideia das pressões efectivas existentes no cilindro medidas em graus de cambota em função da rpm.
Podes ter um motor a fazer 10.000 Rpm e a fazer menos velocidade de piston que outro que só faça 7.000 rpm por exemplo, tudo depende do curso do motor. Tenho o motor da minha mota a fazer 11.000 rpm e nesse regime faz quase 23 m/s de velocidade do piston, o que é mais do que qualquer motor 600cc das motas de pista que fazem 16.000 rpm.
Os tempos de distribuição são o que mais influência na forma como o motor entrega a potência (Powerband) e não propriamente o levantamento ou duração defenidos na distribuição. Se bem que tudo influnência com mais predominância para o tempos de abertura e fecho das válvulas.
Numa coisa estou de acordo, excentricos que são mexidos, o mais provável é depois o motor vir apresentar degaste excessivo nas cames.
A não existir alternativa, eu montava as cames depois de serem alteradas com pasta de montagem específica que tivesse mais do que 60% de dissulfeto molibdênio, por forma a na rodagem inicial das mesmas, não fossem criadas as micro fracturas que dão origem ou é o começo do desgaste acelerado.
EM relação as molas, só vale a pena mexer se aumentar muito o levantamento ou se motor fizer mais regime e claro tudo depende das molas já instaladas de origem.
O motor da minha mota, levou uma cam em que a admissão por exemplo ficou com :
+ 15 graus duração admissão ,+ 2,5 mm de levantamento ,abir 5 graus mais cedo e a fazer mais 1000 Rpm e as válvulas e respectivas molas são as de origem. Um bom rectificador de motores, têm equipamento para ver as força das molas originais e ver se são adequadas para a o que se pretende.
Bem já vai num testamento e ainda n acrescentei nada ao tópico....Até logo
E= ///M*c²
- Artur Costa
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Que tem a velocidade de pistao a ver com as cames? 7000rpm vai implicar sempre a mesma pancada nas cames... seja um diesel ou gasolina ou que motor for.
Re: Reprofilamento de árvores de cames
O meu é o M52TU mas eu estou a apontar para fazer alterações como se fosse um M54 3.0 pois a cabeça é igual, as molas de válvulas também, a came do escape também, só a de admissão tem um pouco mais abertura e duração.
Sim, agora não estou a olhar para velocidades de piston pois o regime do motor no futuro nem sobe 1000 RPM, portanto nada de drástico. Isto se avançar com a ideia.
Dêm uma vista de olhos neste projecto, o gajo é gestor (não é da área da engenharia) mas parece informar-se e partilhar informação bem preciosa. E tem boas imagens para acompanhar:
http://www.my330i.com/forums/showthread ... 70&page=10
Sobre as cames:
In general, every 10 degrees in intake lift duration that you go up, the peak HP moves up by approximate 400-500 RPM. The duration of the exhaust is then optimized to match the intake, often it is drastically different than the intake due to differences in port velocities and efficiency. Below is a summation of 3 popular camshaft choices for the M54B30:
Stock Camshafts: 240 Intake – Peak HP @ 5900 w/9.7mm lift
Schrick Performance Camshafts: 264 Intake w/10.5mm lift – Estimated peak HP @ 6860-7100 RPM
Schrick High Performance Camshafts: 272 Intake w/11mm lift – Estimated peak HP @ 7180-7500 RPM
Podem ver quanto a RPM da potência sobe com o upgrade, isto se não houver limitações de caudal na admissão e escape. Diz que sente maior potência em todo o regime quando aumenta a abertura de válvulas...o que é bom também...nem tudo se perde em baixas RPM.
O tipo também fala na problemática da RPM elevada nos "lifters" hidraulicos, demasiado impulso neles, expulsam óleo e rodam com menos óleo, desgastando mais as peças.
Sim, agora não estou a olhar para velocidades de piston pois o regime do motor no futuro nem sobe 1000 RPM, portanto nada de drástico. Isto se avançar com a ideia.
Dêm uma vista de olhos neste projecto, o gajo é gestor (não é da área da engenharia) mas parece informar-se e partilhar informação bem preciosa. E tem boas imagens para acompanhar:
http://www.my330i.com/forums/showthread ... 70&page=10
Sobre as cames:
In general, every 10 degrees in intake lift duration that you go up, the peak HP moves up by approximate 400-500 RPM. The duration of the exhaust is then optimized to match the intake, often it is drastically different than the intake due to differences in port velocities and efficiency. Below is a summation of 3 popular camshaft choices for the M54B30:
Stock Camshafts: 240 Intake – Peak HP @ 5900 w/9.7mm lift
Schrick Performance Camshafts: 264 Intake w/10.5mm lift – Estimated peak HP @ 6860-7100 RPM
Schrick High Performance Camshafts: 272 Intake w/11mm lift – Estimated peak HP @ 7180-7500 RPM
Podem ver quanto a RPM da potência sobe com o upgrade, isto se não houver limitações de caudal na admissão e escape. Diz que sente maior potência em todo o regime quando aumenta a abertura de válvulas...o que é bom também...nem tudo se perde em baixas RPM.
O tipo também fala na problemática da RPM elevada nos "lifters" hidraulicos, demasiado impulso neles, expulsam óleo e rodam com menos óleo, desgastando mais as peças.