Sabes alguma coisa do setup de origem dos e39 520d de 136cv? Já levam o disco de 240mm? Qual a qualidade do bi-massa e da prensa?R3v3rs3 Escreveu:Tenho um setup identico a esse na minha 320d e é como o ode_joy refere, fica-se pelos 200cv's aproximadamente. O problema destes carros é embraiagem... o diâmetro do disco é relativamente + reduzido que o do 150cvs (228 a 230mm vs 240mm do m47n) e tanto a prensa como o bimassa são fraquinhos. Neste caso, para ficar uma coisa que aguente +- a carga em cima, tens de reforçar o disco noutro material (carbono, kevlar ou pastilhas + agressivas mas assim começa o desconforto) e a prensa ser bem reforçada e/ ou trabalhada, que dependerá muito da casa onde o fizeres! Mas o problema maior é mesmo a prensa.Vlat Escreveu:kem daki tem e46 com bicos firad, embraiagem carbono, intercooler, gt17 e repro?
quantos cv´s ficaram?
Com o material de origem reforçado pode nunca aguentar por muito tempo, como aconteceu comigo e outros users, mas um reforço com o material original sei de alguns casos que até correu +- bem. Um, enviou o kit para fora e o reforço vai-se aguentando, outros são com prensas + fortes (não originais, vindas de fora) ou com a original mas com adaptação para duplo diafragma (mas fica duríssimo o pedal...) e ainda quem já fizesse uma mod que não conheço em Portugal, de adaptar o bimassa do 150cvs + prensa, com um disco de 240mm do e39 alpina (segundo o dono, não explicou porque não deu o do 150) e aqui sim, acabaram os problemas todos! Aliás, as embraiagens do modelo a seguir ao nosso, do m47n 150cvs e acima, é tudo 240. Não é só o facto do disco ser maior, mas o bimassa e prensa são muito superiores! Também já ouvi dizer que o kit da sachs racing resolve bem (embora nunca vi com bicos), mas quando falei com eles, disseram-me que não garantiam 4**NM de binário no kit deles . Agora para o carro confortável, é difícil aguentar permanentemente muita carga num reforço comum... mas com pastilhas e a prensa muito bem trabalhada ou outra, aguenta! Pessoalmente, já conduzi um carregado com pastilhas, aguentava à vontadinha a carga toda, mas era super desconfortável nos pontos de embraiagem, não curti!
Repro em 320d e46 98-01
Moderador: Staff
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1722
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
- Localização: Brandoa, Amadora
Re: Repro em 320d e46 98-01
- BMW_blue
- Membro Junior
- Mensagens: 379
- Registado: 06 dez 2009, 02:15
- O meu Carro:: bmw 320d e46 Touring (150 cv)
- Localização: Bobadela Lrs
Re: Repro em 320d e46 98-01
Confirmo por experiência própria, não na touring mas na Passat, ficou espectacular com prensa reforçada e disco em carbono e nem fica caro para a qualidade :fixeR3v3rs3 Escreveu:A GBS é muito boa casa, pelo que ouço falar!
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 113
- Registado: 29 out 2009, 23:47
- O meu Carro:: bmw 320d e46 2000 touring
- Localização: Massama
Re: Repro em 320d e46 98-01
Sabiam k a GBS agora mete a flyweel e a embraiagem completa do 330 d nestes carros.claro k modificada.dissem k so assim fica em condiçoes.boas R3v3rs3.
Re: Repro em 320d e46 98-01
Já fizeram também essa mod por aqui mas o carro ficava a trabalhar incerto em relanti... tipo sem ponto certo, noutro carro ficou melhor mas na minha não funcionou. A modificação pode ser diferente na GBS, mas já testaram em carros? E preços? se for o kit completo deve ser caríssimo mas se resolver é bom. Vou testar uma mod diferente, se funcionar também comunico!
E46 320d Touring (M47)
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Repro em 320d e46 98-01
Eu também tenho interesse, mas aquela questão do Kit Prensa+Disco da Sachs parece-me bem, pelos relatos do Cpt.Saveahoe.
BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui
Still&Motion - Sunday Funday
"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
Re: Repro em 320d e46 98-01
Para o 136cvs depois de muito pesquisar, infelizmente não fazem kits de alta performance como para o dele nem na Sachs nem na Valeo. Creio que para o 18d também pelo que me pareceu mas podes tentar informar-te melhor ainda na mesma... Tal como já te disse, o kit para os nossos carros deles são a "metade" do preço até... Senão resolvia a 100% o problema de certeza como para os kits de 240mm que fazem para os bmw. Vou testar a mod da prensa trancada (com a afinação automática anulada) e depois digo algo . O meu primeiro reforço ainda aguentou bastante tempo mas o segundo népias, pouquíssimos km's, calhou. No caso da minha, aguenta com a carga toda quando a prensa está na sua posição de afinação "máxima" ou inicial do mecanismo, depois vai perdendo pressão à medida que vai afinando e vai começando a perder... Por isso trancadinha nessa posição de pressão dita "máxima", com uma forra espessa no disco, pode resolver-me o problema e não há cá stress de desconfortos malucos como pedal duros como pedra (duplo diafragma instalado na prensa) ou tremideiras parvas com discos às pastilhas. Quem não se importar, resolveu já muitos... Mas também já soube de casos que nem com duplo diafragma o 320d agarrava... lol, enfim, vai de alguma sorte também.ode_joy Escreveu:Eu também tenho interesse, mas aquela questão do Kit Prensa+Disco da Sachs parece-me bem, pelos relatos do Cpt.Saveahoe.
Última edição por R3v3rs3 em 16 jan 2013, 19:40, editado 1 vez no total.
E46 320d Touring (M47)
Re: Repro em 320d e46 98-01
O kit interessava se fosse high-performance... mas não é! Agora essa prensa pode é ser + facil para reforçar que a original mas não me responderam (Valeo) se é compatível com o nosso volante bi-massa. A prensa sachs tem é as molas bem mais fortes e desenhadas para pressão elevada, mas não encontrei nenhuma assim para os kits de 228/ 230mm. Fazem para os 240mm pois sai muito mais em conta claro, há muitos mais carros compatíveis ao invés do nosso, por isso não se deram muito ao trabalho de fabricarem. Este kit existe à venda no OLX penso eu por 500 euros, é bem mais barato que o bi-massa completo, é verdade! E o volante mono-massa não parte ou danifica como o bi-massa... tem essa vantagem, só que não é tão confortável. Ganha-se ali, perde-se acolá lol.
O tipo do e46fanatics que postou isso até faz um breve reparo:
"Summary:
Overall, I would recommend this conversion kit to anyone... but conditionally. If you don't want a performance clutch but want to get a more response feel from the drivetrain, this is the perfect mod!"
E46 320d Touring (M47)
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 113
- Registado: 29 out 2009, 23:47
- O meu Carro:: bmw 320d e46 2000 touring
- Localização: Massama
Re: Repro em 320d e46 98-01
Em relaçao ao kit completo do 330d depois de modificado e alterado para montar no 320d .Tem de se alterar o ponto de motor na centralina .informaçoes da GBS.
Re: Repro em 320d e46 98-01
É possível, senão dará sempre asneirada e o carro pode nem pegar. O volante do 30d suponho que tenha de ser o de 184cv, tem 6 pinos no prato ao contrário dos 4 do 136, a leitura fica tão maluca que ou não pega ou fica atrofiadíssimo , embora eu quando testei foi com essa parte do prato original e o resto "desvastado" para o disco de 240 do 30d e a respetiva prensa. Mas não ficou grande coisa, decidi anular pois o ideal deve ser mesmo um kit novo e não inventar no original!
E46 320d Touring (M47)
- haze_bcf
- Membro Juvenil
- Mensagens: 161
- Registado: 14 fev 2008, 17:50
- O meu Carro:: E36 318TDS Touring
- Localização: LEÇA DA PALMEIRA
Re: Repro em 320d e46 98-01
Eu tenho a minha embraiagem também alterada. É dentro daquilo que falaste. Tenho as molas alteradas, prato reforçado e de 240mm. Apesar de ter o carro original (136cv) a embraiagem porta-se muito bem e levezinha. Assim que houver mais t€mpo, partirei para as restantes alterações e logo veremos como se porta...
Abraço
Abraço
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Repro em 320d e46 98-01
... só agora vi isto. E quanto foi, se não for indiscrição?BMW_blue Escreveu:Confirmo por experiência própria, não na touring mas na Passat, ficou espectacular com prensa reforçada e disco em carbono e nem fica caro para a qualidade :fixeR3v3rs3 Escreveu:A GBS é muito boa casa, pelo que ouço falar!
reverse, testa lá isso que tenho interesse.
BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui
Still&Motion - Sunday Funday
"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
Re: Repro em 320d e46 98-01
ode_joy, sempre fiz a mod da prensa trancada com forra de 4mm e está a rolar desde a 6ª feira passada. Com cuidado, andei com file stock inicialmente e fui subindo até à carga e até agora está livre de qualquer patinanço , por enquanto isto resulta muito bem! Agora é ver a longo prazo, se permanecer volto a dizer-te e se de facto continuar a resultar, penso que poderias ponderar o mesmo! Desabafo: já não sabia o que era torque lol, depois de tanto tempo em modo patinanso que parece que nem acredito. O pedal continua "stock", não altera qualquer tipo de dureza e a pressão da prensa mantém-se, espero que perdure muito mais do que o 1º reforço que deve ter durado tanto como o teu...
E46 320d Touring (M47)
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 167
- Registado: 16 mar 2008, 22:50
- O meu Carro:: 320d e46 1**cv
- Localização: tomar
Re: Repro em 320d e46 98-01
desculpem desenterrar o tópico..
hj montei kit volante do motor sólodi da valeo que mandei vir do e-bay para o 320d 136cv.
vou andar tramquilo um mesito para acamar mas já vou com um problema..tenho o carro a custar a pegar pa caraças,antes mal dava ao arranque pegava logo agora nao..roda muito até pegar se bem que depois trabalha certinho como antes.
a opção volante 330 gbs esteve em cima da mesa mas abandonei pelos valor€s que eram muito altos mesmo.
o volante que meti é mesmo da valeo para este carro e tem os mesmos 4pontos para o sensor da cambota ler..
vou postando eventuais patinanços ou melhorias
cumps a todos
hj montei kit volante do motor sólodi da valeo que mandei vir do e-bay para o 320d 136cv.
vou andar tramquilo um mesito para acamar mas já vou com um problema..tenho o carro a custar a pegar pa caraças,antes mal dava ao arranque pegava logo agora nao..roda muito até pegar se bem que depois trabalha certinho como antes.
a opção volante 330 gbs esteve em cima da mesa mas abandonei pelos valor€s que eram muito altos mesmo.
o volante que meti é mesmo da valeo para este carro e tem os mesmos 4pontos para o sensor da cambota ler..
vou postando eventuais patinanços ou melhorias
cumps a todos