Turbos

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

JMGP
Membro Gold
Mensagens: 1030
Registado: 03 jan 2005, 01:01
Localização: Massamá

Turbos

Mensagem por JMGP »

Caros colegas, andei a pesquisar e não encontrei nada sobre este assunto que aqui venho expor, portanto penso não ser repost!

Aquilo que eu pertendo saber é qual o turbo que equipa os nossos carros, se é de geometria fixa ou TGV, que pressoes fazem, etc etc.

Tudo o que acharem que enriquece o topico estejam a vontade.

PS: eu ate começava com o meu mas não faço puto de ideia qual seja, dai o topico ;)

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Boas JMGP....se tás com ideias de trocar o Turbo, força com isso, um do 150cv seria o ideal...

Quanto ás pressoes, nao sei, mas vou procurar saber...

Quanto á Geometria também nao sei, vou procurar saber...

Também quero saber :D :P

Vá pessoal, quem sabe que se chegue á frente ;)

PS: JMGP como tá a portar-se o "irmão de Fábrica" do meu 320d com a nova alma :?: :P
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

Avatar do Utilizador
zorlac
Membro Juvenil
Mensagens: 206
Registado: 11 set 2003, 01:45
Localização: setúbal

Mensagem por zorlac »

Pressões n sei mas penso serem turbos de geometria variavel :P
Sócio Nº4
Desculpe!?Não...não...aqui só temos automóveis, se quer uma coisa dessas tem que se dirigir à secção de tupperwares e carros de plástico!

Duarte Maymone
Proud owner of BMW E46 316ti & E36 318tds

Avatar do Utilizador
Jackyl
Membro Junior
Mensagens: 479
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe
Localização: Lisboa/Odivelas

Mensagem por Jackyl »

525 Tds E34.
Geometria Fixa.
Não faço ideia pressões.

Avatar do Utilizador
Luis Costa
Membro Juvenil
Mensagens: 92
Registado: 17 out 2003, 14:03
O meu Carro:: BMW 520d E61 LCI 2008
Localização: Lisboa

Mensagem por Luis Costa »

Qualquer um dos turbos dos E46 são de geometria variavel tanto o de 136cv como o de 150cv têm é valores diferentes em relação ao tamanho e á resposta do feicho ou abertura das alhetas, mais só mesmo um entendido pois eu comprei um de 150cv novo para colocar no meu de 136cv mas não deu tempo troquei de carro e tenho lá o turbo se ouver interessados MP.
Sócio Nº32
Cumprimentos

JMGP
Membro Gold
Mensagens: 1030
Registado: 03 jan 2005, 01:01
Localização: Massamá

Mensagem por JMGP »

Tens MP Luis

Avatar do Utilizador
rc
Membro Juvenil
Mensagens: 208
Registado: 14 jul 2005, 13:09
Localização: Maia - Porto

Mensagem por rc »

no de 136cv o turbo é garret vnt15 e, segundo a manual téni a pressão máxima de sobrealimentação é de 2,1 bar. (não sei se a maxima que o turbo aguenta se a maxima de funcionamento do motor, no manual tb não diz se é valor absoluto ou relativo, no entanto o senco comum diz que seja absoluta...)

cumps

rc

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Duvido muito mesmo que seja a maxima do turbo...

é muito!

AB
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

pratas
Membro Juvenil
Mensagens: 52
Registado: 26 set 2003, 05:15
Localização: Mafra-Lisboa

Mensagem por pratas »

Se não estou em erro... as pressões de origem são:

para o de 136cv -» 1.1bar
para o de 150cv -» 1.45 bar

Isto medido em manometro, ligado á admisão do carro, não á valvula!

Mas penso que diverge .050 bar em relação ao que os reprogramadores dizem.

Mas sem duvida que um turbo do de 150cv num de 136, ficaria muito melhor!!!
É claro que depois com uma repro á maneira, pk o turbo por si só não faz nada!
Sócio Nº20
Imagem
Pratas:. 969 131 858

Avatar do Utilizador
pedrovale
Membro Juvenil
Mensagens: 106
Registado: 28 jun 2005, 17:26
Localização: Alfena (Urba)

Mensagem por pedrovale »

axo k os valores sao os que o pratas disse!!!

eu dava 1º pressao ao turbo de 136cv, com uma boa repro ate este escachar...

depois ai sim metia outro...

ou entao hibridas o de 136cv...
Imagem

Avatar do Utilizador
rc
Membro Juvenil
Mensagens: 208
Registado: 14 jul 2005, 13:09
Localização: Maia - Porto

Mensagem por rc »

1,1 de pressão relativa bate certo com o meu raciocionio, 1.1 + 1 bar de pressão ambiente=2.1 Isto pq a pressão é sempre medida em relação à pressão atmosférica. E que para efeitos de cálculo e considerada 1.

JMGP
Membro Gold
Mensagens: 1030
Registado: 03 jan 2005, 01:01
Localização: Massamá

Mensagem por JMGP »

Pedro vale isso é a minha ideia.

Ja tenho repro da vilauto e quando o turbo estiver a entregar a alma ao criador meto um de 150 ou hibrido entretanto o meu.

Entretanto ja sei que o meu turbo é um VNT15 de geometria variavel a fazer cerca de 1,1 de pressao.

Tks guys

Avatar do Utilizador
Artur Costa
Membro Juvenil
Mensagens: 267
Registado: 30 set 2003, 23:38
Localização: Porto/Portugal

Mensagem por Artur Costa »

pedrovale Escreveu:axo k os valores sao os que o pratas disse!!!

eu dava 1º pressao ao turbo de 136cv, com uma boa repro ate este escachar...

depois ai sim metia outro...

ou entao hibridas o de 136cv...
Pedro , so ha um problema aki...é k se parte a factura é bem alta em catalizador e outras coisas...
Eu sinceramente sou da opiniao k motores cm mais de 150mil k vao levar repro devem pelo menos fazer revisao ao turbo, algo k ate nem fica caro e dar uma certa segurança! So o ekilibrar do turbo ja faz milagres... ;)

E ja agr , essa revisao inclui o descarbonizar do turbo , e so isso ja se nota uma boa difrença.

Cumps
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

the_killer
Membro Junior
Mensagens: 627
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

tb com o partir do turbo
podes mandar o motor pra sucata
senão o conseguires "parar"

pratas
Membro Juvenil
Mensagens: 52
Registado: 26 set 2003, 05:15
Localização: Mafra-Lisboa

Mensagem por pratas »

Pooiiissss....

Eu no meu de 136cv ia para o 5º turbo...

A minha repro estava a fazer 1.5bar, e mesmo assim fumava como tudo... mas tambem andava!!!!!!!!!!!

Quando bati, já tinha o turbo a grilar... e já tinha encomendado o turbo de 150cv...

Se quiserem arranjo isso a preços muito em conta... (acho que consigo arranjar)... NOVOS :shock: :shock: :shock:
Sócio Nº20
Imagem
Pratas:. 969 131 858

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”