Página 1 de 1

Repro com defeito

Enviado: 17 mai 2013, 22:04
por navigator
Boas,
Recentemente o 328ci (M52TU) levou um escape desde colectores, cats e panela intermedia Supersprint. Acrescentou-se fios de sondas lambda pré-cats e ficaram montados. Não se montaram as sondas lambda pós-cats pois dava muito trabalho, não cabiam sem cortar o resguardo isolante que fica por cima do escape e achei que a função de verificar eficiência dos cats era desnecessária para mim.

O carro em seguida foi para afinar e pedi para anular electronicamente as sondas. Não acende nenhuma luz no painel mas assim ficava mais descansado.

Quem reprogramou não conseguiu fazer isso. Fez o teste antes e depois de o reprogramar. A MAF deixou de funcionar e foi afinado em open loop. Será que as sondas lambda desligadas fazem a MAF deixar de dar valores?
As linhas a vermelho são antes da repro e não parecem mal.
As linhas laranja são após, vejam que estranhas ficaram. Tem uma zona com menos torque, como é possível? Tem um pico que também me surpreende. E tem a rpm onde devia dar potencia máxima com uma quebra consideravel. Não parece problema relacionado com mecânica ou escape pois não é linear. Quebra e depois, com o corte 500 rpm mais tarde, deu mais potência de novo.
Imagem

Re: Repro com defeito

Enviado: 17 mai 2013, 22:13
por navigator
Gostava de contar com a vossa ajuda. No GT1 o diagnóstico só aponta para problema (óbvio) nas sondas e MAF. De resto tudo bem.
Alguém sabe desligar electronicamente as sondas?
Se alguém tiver uma MAF para se ligar e ver se foi a minha que pifou...ou se é da falta das sondas...

Re: Repro com defeito

Enviado: 17 mai 2013, 22:44
por rodrigues81
Na minha opinião devias ir ao reprogramador meter file de origem e a devolução do dinheiro, para poderes ir a outro lado, mas faz uma boa pesquisa para veres os feedbacks e vais ao que te parecer mais entendido.

Em relação as sondas, acho que devias as colocar mesmo não tendo kats!

Re: Repro com defeito

Enviado: 18 mai 2013, 23:44
por Marco c
rodrigues81 Escreveu:Na minha opinião devias ir ao reprogramador meter file de origem e a devolução do dinheiro, para poderes ir a outro lado, mas faz uma boa pesquisa para veres os feedbacks e vais ao que te parecer mais entendido.

Em relação as sondas, acho que devias as colocar mesmo não tendo kats!
acho que isso da erro...mas tou interessado que queria fazer o mesmo...cats out.

Re: Repro com defeito

Enviado: 19 mai 2013, 19:37
por navigator
Tenho ideia de ter lido há muito tempo em fóruns estrangeiros que cats de alto fluxo não têm a eficiência dos originais e que lança erro nas sondas pós cats. Não será possível desligar mesmo?

Ir a outro lado era interessante. Mas depois das horas em banco a afinar, duvido um bocado que me devolvam o dinheiro.

Alguém que já tenha visto isto acontecer? Alguma ideia?

Re: Repro com defeito

Enviado: 04 jul 2013, 11:42
por Tiagofr
manda uma bmw ao user CAP que ele pode tentar dar-te umas luzes

Re: Repro com defeito

Enviado: 04 jul 2013, 14:12
por navigator
Obrigado Tiago. É boa ideia. Preciso de toda a ajuda que conseguir.
Ainda não fiz nada para resolver isto. Mas fico chateado porque antes de fazer as coisas parece tudo simples e no fim fica mal feito, não se resolve.

Cumps

Re: Repro com defeito

Enviado: 04 jul 2013, 15:30
por Tiagofr
;)

Re: Repro com defeito

Enviado: 05 jul 2013, 13:08
por cap
Boas.

A ser problema da electrónica, só vejo que possa ser afinação do vanos (que se bem me lembro, neste motor é progressivo - ou seja - tem vários estados [ao contrário dos primeiros em q era on/off]), um súbito enriquecimento da mistura que depois perto das 7000 já não acontece ou afinação do avanço.. Mas se quem fez a electrónica conhece bem a ecu, tal n devia acontecer.

O Artur Costa tem um motor desses em q já fez bastantes experiências/afinações, talvez te possa ajudar.

Re: Repro com defeito

Enviado: 05 jul 2013, 13:40
por navigator
Olá cap, obrigado pelo input.
De facto não sei quantos destes já reprogramou mas já devem ter sido vários. Também mencionou que poderia ser do Vanos. Ele fez vários testes em banco e afinou mistura...deve estar correcta. Que eu saiba só mexeu nisso e no corte. E o comportamento era sempre este.

Era bom poder, mesmo em estrada, analisar a posição dos Vanos quando passa nestes altos regimes para tentar despistar este componente do motor. O Artur tem mexido com motor destes? Tinha ideia de ser o anterior, M52.

Vou contactar então, obrigado.

Re: Repro com defeito

Enviado: 05 jul 2013, 13:45
por cap
Hmm pois, se calhar n é o 'tu'.. Escapou-me esse pormenor. :silenced