Página 1 de 2
328 ci + cv
Enviado: 30 mar 2006, 09:24
por zorban
Boas... Já tenho este carro á quase 5 anos, e nunca me desiludiu dinamicamente, o problema é que andei a conduzir um 330 ci, e adorei a performance do 6 cilindros. Como é que eu consigo razorar aquela potência?
Enviado: 05 abr 2006, 15:07
por motard
Mas o 328ci não é já de 6 cilindros???

Enviado: 05 abr 2006, 19:47
por barrote_T4
É 6 cilindros sim.... Mas uma coisa nao entendo... já tens um carro espetacular.....
Enviado: 05 abr 2006, 20:16
por Pedro///Menezes
barrote_T4, é a tal coisa....
Quem tem um 316i sonha com um M3. E quem tem um M3 sonha com um M5. Aspiramos sempre a ter mais potência

Enviado: 05 abr 2006, 22:02
por ventil
Quem tem um M6 sonha com um F1

... quem tem um F1 sonha com o quê ?
Enviado: 05 abr 2006, 22:17
por filsantuz
ventil Escreveu:Quem tem um M6 sonha com um F1

... quem tem um F1 sonha com o quê ?
é só uma ideia, mas k tal um kompressor???
Enviado: 05 abr 2006, 22:55
por barrote_T4
Pois pedro entendo te perfeitamente.... Eu sonho daqui a uns meses trocar a minha t4 e comprar um e36 M3... vamos la ver se realizo o sonho...

Enviado: 07 abr 2006, 10:32
por zorban
O meu carro é suberbo, nao há palavras, mas o problema foi conduzir o mesmo bloco 6 cilindros mas com mais 200 cm3. Não queria por compressores nem turbos, queria apenas ganhar mais alguma dinamica. Obrigado
Enviado: 07 abr 2006, 14:09
por black 300zx
zorban Escreveu:O meu carro é suberbo, nao há palavras, mas o problema foi conduzir o mesmo bloco 6 cilindros mas com mais 200 cm3. Não queria por compressores nem turbos, queria apenas ganhar mais alguma dinamica. Obrigado
Mas a dinâmica não tem nada a ver com a performance do motor, e este apenas influencia na disposição em que está montado.
Em termos dinâmicos, não deve existir diferença quase nenhuma do teu carro para um 330ci porque o comportamento deve ser muito semelhante. Talvez o 330ci tenha algumas melhorias a nível do sistema de suspensão para lidar com o acréscimo de potência, mas pouco mais.
O que me parece que tu notaste foi sim, uma melhor resposta do motor do 330ci, mas isso não é dinâmica.
Sinceramente nunca me metia a sobrealimentar um carro desses, não por questões de fiabilidade, mas sim de pureza.
Experimenta comprar um kit de cames em condições, que não seja demasiado radical para utilização diária e faz uma reprogramação em conjunto (quase obrigatória com as novas cames).
É talvez a alteração que podes fazer com maiores ganhos de potência, sem que seja tão radical como uma conversão para ITB's, ou modificação dos pistons/bielas/cambota...
Podes também investir na "base" de performnace de qualquer n/a, ou seja, um bom sistema de admissão (sem falar em itb's) e escape. É algo simples e eficaz.
Uma boa admissão, colocada no local mais fresco possível e um bom sistema de escape podem fazer milagres. Neste último caso, o investimento nuns bons colectores é geralmente o mais importante, apesar de existiram modelos que já trazem colectores de escape de grande performance.
É também conveniente (para mim seria) que a panela final tivesse um aspecto bem discreto para que um carro tão elegante como o E46 coupe não ficasse com aspecto de azeiteiro.
Um abraço
Enviado: 07 abr 2006, 16:29
por zorban
obrigado a todos
Enviado: 10 abr 2006, 00:27
por _picaman_
pois o teu tem 193 cavalos, o 330 tem 231...
Enviado: 10 abr 2006, 12:05
por zorban
Acreditem que faz um boa diferença em termos de prestaçoes.
Enviado: 10 abr 2006, 12:21
por Mr_Trecolareco
Se 40cv não fizessem diferença ninguém comprava o 320i e bastava o 316i
No entanto o 328 já se deve mexer e bem
Mas para aproximares a performance do 330 não vais lá com admissão, escape e chip
Dai falarem logo em compressores

Enviado: 11 abr 2006, 03:54
por black 300zx
Alexandre Escreveu:
Mas para aproximares a performance do 330 não vais lá com admissão, escape e chip
Dai falarem logo em compressores

Vai e ultrapassa facilmente se a admissão for por ITB's...

Mas tal como disse, isso é uma alteração mais radical e envolve um acréscimo muito significativo no consumo, daí ter recomendado umas cames que conseguem um bom compromisso.
Não é preciso recorrer à sobrealimentação para tornar um 328ci muito mais rápido do que um 330ci. É verdade que o custo das modificações via n/a é muito mais elevado, mas acho que vale bem a pena.
Um verdadeiro BMW tem de ser atmosférico, excepção feita ao 2002 turbo que apesar do enorme lag (turbos de outros tempos) é sem dúvida um carro lendário.
Enviado: 11 abr 2006, 11:06
por zorban
O que é uma admissao por ITB's? e que tipo de arvore de cames posso aplicar? Obrigado