325, cold air intake e mod de escape
Moderador: Staff
325, cold air intake e mod de escape
e ae pessoal tenho uma 325i e queria melhoar a performance dela mais eu queria gastar pouco e não prejudicar a durabilidade do motor.
então pensei em modificar a entrada de ar com um filtro esportivo e um sistema 'CAI' e modificar o sistema de escape.
minha 325i tem 192cv a 5900rpm
245N/m a 4200rpm
eu queria com esses mod ir para ~ 220cv a ????rpm
>245N/m a <4200rpm
se alguem já fez mod parecidas em seu carro posta ae os resultados e se gostou depois de pronto, se vale a pena.
falo ae galera vamo posta se beleza
então pensei em modificar a entrada de ar com um filtro esportivo e um sistema 'CAI' e modificar o sistema de escape.
minha 325i tem 192cv a 5900rpm
245N/m a 4200rpm
eu queria com esses mod ir para ~ 220cv a ????rpm
>245N/m a <4200rpm
se alguem já fez mod parecidas em seu carro posta ae os resultados e se gostou depois de pronto, se vale a pena.
falo ae galera vamo posta se beleza
E36 driver
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Registado: 02 jun 2003, 14:15
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Contacto:
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
também achoAlexandre Escreveu:28cv com filtro e escape.....para mim é uma utopia.
Mas se a isso juntares uma mexidela na parte electronica...talvez consigas algo mais parecido com o que pretendes.

BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Contacto:
E21craze, desculpa lá mas escape ( não especifiquei mas nao me referia á panela apenas lol é claro que tinha de ser colectores e linha completa), chip e admissão deve dar algo mais que 10cv.
Estamos a falar de um motor 2.500cc não de um 1.4 ou 1.6.
Por isso tenho ideia de uns 15 a 20 cv com essas modificações, dai ter dito algo parecido.
O ideal é perder a cab€ça a isso juntar cames e ITB's e assim sim dar uma alma nova ao motor.
Mas não é para todos nem todas as bolsas...
Estamos a falar de um motor 2.500cc não de um 1.4 ou 1.6.
Por isso tenho ideia de uns 15 a 20 cv com essas modificações, dai ter dito algo parecido.
O ideal é perder a cab€ça a isso juntar cames e ITB's e assim sim dar uma alma nova ao motor.

Mas não é para todos nem todas as bolsas...
Um abraço e muito boas curvas!!!
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- M3Power
- Membro Juvenil
- Registado: 07 jan 2005, 00:21
- O meu Carro:: BMW Z4 3.0 Si
Olha.. eu vou-te ser muito honesto.. num M3... pra sakeres um cadito mais k vinte cavalos.. é filtro de ar... linha completa mais panela... (remoçao de KAT).... repro... e mais uma coisita ou outra:\ ! agora tb nao tenho quei os cv ao certo.. mas k pra sacares 20... 30 cavalitos num caro destes é preciso muito.. la isso é!
se queres bons resultados... tens k dispender uns trocos valentes.... admissoes tipo grupo M.... turbo.... sei la.. assim coisas de custo mais elevado
se queres bons resultados... tens k dispender uns trocos valentes.... admissoes tipo grupo M.... turbo.... sei la.. assim coisas de custo mais elevado
BMW RULEESSSSSSS
EX: BMW M3 E36
NOW: BMW Z4 3.0 , MERC BENZ E220 CDI 08", MERC BENZ 230CE 88"
STILL COMIN THIS YEAR: 645CI ALSO LOOKING FOR M3 E30
EX: BMW M3 E36
NOW: BMW Z4 3.0 , MERC BENZ E220 CDI 08", MERC BENZ 230CE 88"
STILL COMIN THIS YEAR: 645CI ALSO LOOKING FOR M3 E30
Pois é... no site da supersprint para o 325i estão lá mais 11cv
Continuo a frisar, dá uma vista de olhos nas restrições existentes nos colectores utilizados para o bloco do 325 e do 328. Pelo que tenho lido os 325i/328i E36 tinham potencia reduzida devidos aos colectores utilizados de forma a que emissões dos mesmos fossem legais.
Abraço

Continuo a frisar, dá uma vista de olhos nas restrições existentes nos colectores utilizados para o bloco do 325 e do 328. Pelo que tenho lido os 325i/328i E36 tinham potencia reduzida devidos aos colectores utilizados de forma a que emissões dos mesmos fossem legais.

Abraço
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Comentando o cold air intake (CAI), tanto te pode dar um pouco de potência (ou simplesmente "vida") ao motor, como ta pode tirar, dependendo de como for feito. Cá em Portugal gostam mto de pòr isso a chupar mesmo o arzinho quente do motor... hot air intake... yuppy...
Se for buscar ar frio (descer até atrás dum farol de nevoeiro, por exemplo) já tem resultados práticos (não tou a dizer k são os tais 20 cvs, mas dois ou 3 e um som mais porreiro), ou então se for tipo "short ram" mas com escudo de calor (para isolar do ar quente do motor).
Esse escudo até pode ser feito em casa, assim como o resto do sistema. Com um [n]bom[/n] filtro cónico/cilindrico e partes do bricomarché podes fazer um sistema semelhante àqueles pelos quais se pagam dezenas de contos, e dependendo da habilidade pode ficar com [n]muito[/n] bom resultado mesmo.
DIY para um tipo de escudo de calor: http://1337haxor.com/cars/328i/heatshie ... shield.htm
Outro tipo (mto detalhado): http://home.comcast.net/~matthew.c.smit ... /index.htm
Como fazer um sistema com filtro de origem mas a ir buscar ar frio: http://www.bmw-m.net/TechProc/diy_ram_air.htm
Qt ao escape, confia no Pedro Menezes. Pessoalmente não sei se o teu sistema de origem é muito restringido ou não.
Edit: em sistemas CAI, onde vai buscar o ar por exemplo atrás do farol de nevoeiro, cuidado qd chove, não queremos água no filtro...

Se for buscar ar frio (descer até atrás dum farol de nevoeiro, por exemplo) já tem resultados práticos (não tou a dizer k são os tais 20 cvs, mas dois ou 3 e um som mais porreiro), ou então se for tipo "short ram" mas com escudo de calor (para isolar do ar quente do motor).
Esse escudo até pode ser feito em casa, assim como o resto do sistema. Com um [n]bom[/n] filtro cónico/cilindrico e partes do bricomarché podes fazer um sistema semelhante àqueles pelos quais se pagam dezenas de contos, e dependendo da habilidade pode ficar com [n]muito[/n] bom resultado mesmo.
DIY para um tipo de escudo de calor: http://1337haxor.com/cars/328i/heatshie ... shield.htm
Outro tipo (mto detalhado): http://home.comcast.net/~matthew.c.smit ... /index.htm
Como fazer um sistema com filtro de origem mas a ir buscar ar frio: http://www.bmw-m.net/TechProc/diy_ram_air.htm
Qt ao escape, confia no Pedro Menezes. Pessoalmente não sei se o teu sistema de origem é muito restringido ou não.
Edit: em sistemas CAI, onde vai buscar o ar por exemplo atrás do farol de nevoeiro, cuidado qd chove, não queremos água no filtro...

Última edição por metale em 16 abr 2006, 14:08, editado 1 vez no total.
OK, acredito que suba um pouco mais que os 10.
O meu cepticismo deve-se mais aos miraculosos aumentos que algumas "repros" anunciam, e a maneira como são feitas.
O Pedro Menezes que me corrija, mas julgo que num BMW, trocar alguma coisa que não seja mesmo colectores, pouca ou nenhuma diferença faz: os escapes dos BMW's modernos já são bastante optimizados.
Quando à admissão dos M52, acredito que se possa ganhar alguma coisa. Por exemplo, um m20b20 (com 120o+ cv) pode chegar bem aos 130+ com uma admissão "custom made"... se lhe retirarem a MAF. Mas atenção que quando se mexe na admissão de um motor moderno, ou se reprograma a centralina para ESSE motor, ou fica algo menos que... sofrível. O mesmo para o escape.
Resumindo... se a restrição do M52 for a MAF ou os colectores, trocando isso e fazendo uma reprogramação como deve ser (carro nos rolos), mais um escape COMPLETO (colectores incluídos), acredito que se obtenham uns números simpáticos.
O meu cepticismo deve-se mais aos miraculosos aumentos que algumas "repros" anunciam, e a maneira como são feitas.
O Pedro Menezes que me corrija, mas julgo que num BMW, trocar alguma coisa que não seja mesmo colectores, pouca ou nenhuma diferença faz: os escapes dos BMW's modernos já são bastante optimizados.
Quando à admissão dos M52, acredito que se possa ganhar alguma coisa. Por exemplo, um m20b20 (com 120o+ cv) pode chegar bem aos 130+ com uma admissão "custom made"... se lhe retirarem a MAF. Mas atenção que quando se mexe na admissão de um motor moderno, ou se reprograma a centralina para ESSE motor, ou fica algo menos que... sofrível. O mesmo para o escape.
Resumindo... se a restrição do M52 for a MAF ou os colectores, trocando isso e fazendo uma reprogramação como deve ser (carro nos rolos), mais um escape COMPLETO (colectores incluídos), acredito que se obtenham uns números simpáticos.
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
Sei, e comprovado por experiências de vários possuidores que o escape de origem de um 320d é dos melhores que se encontra no mercado para este modelo. É apenas um exemplo.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81

eu andei lendo sobre sistemas CAI e filtro de ar, e entrei en varios sites especializados e com sistemas já comprovados para a 325 e algums sites prometiam até 20% de peformance com um bom sistema CAI e um bom filtro de ar, e em sites especializados em sistemas de escape prometia ir para 201cv e 260 N/m, então achei que com essa modificações me trariam ~ 220cv.
então será que não é possivel apenas com essas modificações?
então será que não é possivel apenas com essas modificações?
E36 driver
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
20% de aumento de potencia com um CAI? Impossivel.
Agora, se fizeres um sistema k não te saia muito caro, pode valer a pena (pode compensar). Mas não te dá essa potência. Mesmo os melhores sistemas não publicitam aumentos de mais de 3-5cvs.
edit: Achei mais um link muito fixe, k ensina a fazer um CAI: http://brazeauracing.com/customcai.htm
Agora, se fizeres um sistema k não te saia muito caro, pode valer a pena (pode compensar). Mas não te dá essa potência. Mesmo os melhores sistemas não publicitam aumentos de mais de 3-5cvs.
edit: Achei mais um link muito fixe, k ensina a fazer um CAI: http://brazeauracing.com/customcai.htm
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Contacto: