Compro panela ou ponteira??

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Pssuido
Membro Juvenil
Registado: 07 dez 2004, 11:37
O meu Carro:: BMW X3 E83 2005/07
Contacto:

Compro panela ou ponteira??

Mensagem por Pssuido »

Boas

Ando numa de comprar ou um escape ou ponteira de escape!! isto por duas razoes:

1º Montei o para-chokes de traz estilo m3 e agora apenas tenho la uma ponteira :( e a de origem toda ferrugenta... que fica la bastante mal!!
Imagem

2º ja que montei uns colectores de escape em inox colocava uma panela de rendimento/ou nao também em inox e além de ficar la bonita porque sobresai mais um pouco talvez ainda ajudasse a passar melhor os gases!!

Andava numa de comprar uma coisa tipo estaImagem mas os meus grandes problemas nisto sao:

1º Barulho (nao quero ronco! ñ gosto de vir a 400metros e ja tarem a olhar pa mim uma coisa silenciosa +/- lol)

2º Preço (Nao quero ir para marcas tipo supersprint sao boas mas sao puxadas para o meu orçamento momentanio)

3ª Homologaçao (nao quero xumbar na IPO por causa do espape)

Que voces me aconselham??? A comprar panela completa ou apenas ponteiras em inox e aplicar a panela de origem???

Ja agora Marcas/escapes/locais/alguém que tenha pa vender :p

cumps

DNT
Membro Junior
Registado: 27 jul 2004, 20:36
Contacto:

Mensagem por DNT »

Compra uma panela de um 325 já tem as duas saídas! ;)
Eu queria ver se arranjava uma para mim! :D
Bmw 325i cabrio e36, Bmw 320d Touring e46, Bmw 316i e30, Mercedes c220cdi, Mercedes 300D, Uno Turbo i.e MKI

"Real cars don't have power in the front wheels, they lift them"
Imagem

Pssuido
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por Pssuido »

ou de um M3 :) mas acabam por nao ser em inox!! e gostava que fosse pela beleza que ficava :)
Anda-se sem carro.. mas sonha-se com outro BMW

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Conselho

E atendendo ás tuas 3 condições que imposeste:

Panelas especificas quer sejam da Remus, Sebring, Supersprint, Einsenmann etc etc.

Isto porque vais ter mais barulho que a original mas não ronco exagerado (porque as especificas obedecem a décibeis legais) Obedeces á primeira condição.

Segundo não tens problemas com a IPO pois são homologadas.

O terceiro ponto, é o preço que aí são caritas mas não se fazem omeletes sem partir ovos e não te fies em comprar panelas dessas como está na foto e que se vendem por meia duzia de tostões que são UNIVERSAIS e NÃO homologadas!!!

Ah e mesmo com a especifica não se vai notar tanto a diferença como quando meteste os catalisadores...
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

CrAzY_DrIveR
Membro Juvenil
Registado: 18 out 2003, 00:04
O meu Carro:: E30 324td
Contacto:

Mensagem por CrAzY_DrIveR »

Ah e mesmo com a especifica não se vai notar tanto a diferença como quando meteste os catalisadores :roll: colectores ... ;)
Imagem

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

Bem por experiência própria posso dizer-te que ....

:arrow: 1º Inicialmente não fazem barulho, mas com o decorrer do tempo ui ui!

:arrow: 2º Se encontrares uma especifica para o teu modelo melhor, pois terás uma panela adequada ao carro e não apenas para fazer bonito. É que com as universais podes vir a ter perda de potência ou aumento de consumo.

:arrow: 3º IPO, depende de se ela faz muito barulho ou não. A mim nunca me chatearam por ter uma Remus universal de duas saidas enormes num Clio 1.9D manager (comercial). Só me apontaram a mesma quando ela começou a fazer demasiado barulho.

:arrow: Vantagens de panelas Remus e afins .... muito mais duradouras! Pelo menos pela experiência que tive. A que comprei andou cerca de um ano e meio num Audi 1.8 GLE, que por norma levava a ultima panela todos os anos. Depois teve parada um ano, e mais uns 5 no clio. E só no ultimo ano é que se tornou insuportavel o barulho e o aumento de consumos. No entanto a panela estava impecável ... e está ... algures desmontada na garagem hehe. Estive a pensar coloca-la no 330D mas ... os consumos iam ficar enormes :x e o barulho tb não devia ser agradável.

:arrow: Desvantagem dessas panelas deve-se ao facto de o seu interior desaparecer mas a estrutura em si permanecer boa. Nas panelas tradicionais até furam quando o miolo vai a vida hehe. Estas depois de perderem o interior, e devido a maioria ter proporções elevadas, acabam por proporcionar um ronco maior devido a fazer uma espécie de eco no interior.

P.S. Dados fornecidos pela minha experiência pessoal, e não baseados em dados cientificos comprovados ;) hehe :!:

Pssuido
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por Pssuido »

Pedro///Menezes Escreveu: O terceiro ponto, é o preço que aí são caritas mas não se fazem omeletes sem partir ovos e não te fies em comprar panelas dessas como está na foto e que se vendem por meia duzia de tostões que são UNIVERSAIS e NÃO homologadas!!!
A foto foi apenas como exemplo do tipo de saidas que gostava de por :)

Sei bem que também nao vou para o mais barato, porque depois ainda me sai caro :) mas também nao quero ir para o mais caro!!! Existem aí escapes a valer mais que o carro depois.. lololol

Entao e se as panelas acabam por gastar-se rapidamente no seu interior!! é porque nao sao grande coisa!!

Quanto ao barulho.. igual ao de origem nunca consigo!! mas sei que a roncos e roncos!! existem escapes que fazem barulhos excelentes.. nao sao fortes em termos de ruido parece que apenas os sentimos!! Depois existem os outros que a maioria do pessoal adora colocar!! barulho para a vizinhança toda!!!

complicado a escolha... lol

mauricio
Membro Juvenil
Registado: 04 out 2004, 17:56
O meu Carro:: BMW 528i E39 - 1997

Mensagem por mauricio »

tens toda a razão, essa do barulho para toda a vizinhança é bem verdade.
BMW the ultimate driving Machine

Pssuido
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por Pssuido »

e eu que o diga que sou acordado todos os dias por uns bacanos que passam sempre na minha rua a abrir com escapes desses!!!

um dia tiro a linha de escape toda as 4 da manha e vou passar na porta deles!!

lololol

White_Spot™
Membro Senior

O problema é que essa que tu comprares, por muito silenciosa que ela seja, ao fim de algum tempo deixará de o ser.
O tempo que ela durará até ficar assim dependerá muito do uso e da qualidade dela.
É certo que certos carros devido aos gazes demasiados secos, acabam por queimar demasiado depressa o miolo da panela, mas em outros carros a panela durará bem mais que uma panela de origem, isto ... antes de fazer o tal ronco para a vizinhança hehe.
O preço das mesmas tb é bastante proibitivo é certo! Na altura que comprei a minha remus, foram 50Cts, isto a uns 7 / 8 anos sensivelmente, e tive um desgosto pois na altura queria um roncozito, não muito mas algum. E a moral é que era mais silênciosa que as de origem grrrrr. LoL. Só ao fim de uns 3 anos é que se pode dizer que passou a entrar na onda dos roncos para os vizinhos.
Se não queres barulhos arroncados ;) ,e não te podes dar ao luxo de grandes investimentos, a melhor solução é mesmo uma ponteira.
Mas cuidado que algumas ponteiras alteram ligeiramente o barulho do escape, tipo as ponterias redondas produzem um roncar mais amplo, e as quadradas / ovais produzem um roncar mais batido (tum tum tum tum tum algo assim hehe). Tenta ver bem se o som te agrada antes, haaa e o mudar do barulho do escape não é aumenta-lo mas sim modifica-lo.
As panelas modificam e aumantam-no.

CrAzY_DrIveR
Membro Juvenil
Registado: 18 out 2003, 00:04
O meu Carro:: E30 324td
Contacto:

Mensagem por CrAzY_DrIveR »

se o miolo da panela for palha de aço nao tem fim ;)
Imagem

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Vou comentar o teu post para te tentar esclarecer do que disseste (não para embirrar contigo :D):
White_Spot™ Escreveu: :arrow: 1º Inicialmente não fazem barulho, mas com o decorrer do tempo ui ui!
Verdadeiro. Isto deve-se ao facto da lã de vidro acamar (criando canais de maior passagem) ou de pura e simplesmente desaparecer.
White_Spot™ Escreveu: :arrow: 2º Se encontrares uma especifica para o teu modelo melhor, pois terás uma panela adequada ao carro e não apenas para fazer bonito. É que com as universais podes vir a ter perda de potência ou aumento de consumo.
Correcto. E vê-se logo pelo nome UNIVERSAL que não foi feita para nenhum carro especificamente, e acaba por não servir bem em nenhum.

Por exemplo apareceu cá um 320d no outro dia com uma panela universal. Ora as universais trazem tubos de 48/51mm. Um 320d traz tubos de 60mm, ou seja ele estava a estrangular o carro.

Resposta dele: Ai e tal mas o homem da loja de tuning disse que é UNIVERSAL logo dá para todos carros :roll: BURRO!
White_Spot™ Escreveu: :arrow: 3º IPO, depende de se ela faz muito barulho ou não. A mim nunca me chatearam por ter uma Remus universal de duas saidas enormes num Clio 1.9D manager (comercial). Só me apontaram a mesma quando ela começou a fazer demasiado barulho.
Normalmente na IPO não embirram muito com os carros Diesel, embirram mais com os a gasolina por serem mais barulhentos. Já vi até chumbarem por ter uma ponteira apenas em gasolina (SÓ ponteira não é a panela). Nos Diesel já vi passar sem panela do meio até...
White_Spot™ Escreveu: :arrow: Vantagens de panelas Remus e afins .... muito mais duradouras! Pelo menos pela experiência que tive. A que comprei andou cerca de um ano e meio num Audi 1.8 GLE, que por norma levava a ultima panela todos os anos. Depois teve parada um ano, e mais uns 5 no clio. E só no ultimo ano é que se tornou insuportavel o barulho e o aumento de consumos. No entanto a panela estava impecável ... e está ... algures desmontada na garagem hehe. Estive a pensar coloca-la no 330D mas ... os consumos iam ficar enormes :x e o barulho tb não devia ser agradável.
Quanto ao 330d tem atenção aos diâmetros!

E quanto a longevidade, a panela da Sebring especifica (140contos em 94) do meu 318is foi comprada em 94, tinha o carro 1 ano e 8000km. Ou seja anda lá há 12 anos e 140000km :lol: Sinais de ferrugem ou barulho? Nada...

E mais: Desde que comecei a conduzir que fui tendo panelas diferentes nos meus carros (não as pago lol). Primeiro fiz uma em 97... Fazia muito barulho e era mais ou menos. Vendia-a como usada e ainda anda nesse carro. Depois fiz uma saida de cada lado em 2000. Vendia- como usada e ainda lá anda noutro carro. Agora esta está lá desde 2002 mas está por dias, já que tenho outra para lhe montar e vendo esta.

Segredo:
Imagem

Pode estar semanas ou meses parado mas quando sai vai tirar o carvão ;)

White_Spot™ Escreveu: :arrow: Desvantagem dessas panelas deve-se ao facto de o seu interior desaparecer mas a estrutura em si permanecer boa. Nas panelas tradicionais até furam quando o miolo vai a vida hehe. Estas depois de perderem o interior, e devido a maioria ter proporções elevadas, acabam por proporcionar um ronco maior devido a fazer uma espécie de eco no interior.
Normalmente uma panela vai á vida (desde que não haja acidentes que a sujeitem a esforços) partindo primeiro o miolo lá dentro, posteriormente rachando cá fora em pontos de esforlo (entradas ou saidas) e separando por fim. Mas cada carro tem os seus pontos fracos no escape.

Muitos clientes pensam que quando racha cá fora basta soldar. Fica sem furos mas o interior permanece partido e não silencia.

Pssuido, para teres uma ideia tenho clientes em que o carro originalmente tinha:

Catalizador, panela do meio e traseira.

Então eles vêm cá e:

-Tiram catalisador, tiram panela do meio e metem a subsituir tudo de 3 medidas acima com uma panela directa atrás...

Imaginas o barulho? :lol: :lol: :lol: :lol:

É escusado dizer que quem faz mais isso são....... os Hondas! 8)
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

White_Spot™
Membro Senior

Pedro///Menezes
Vou comentar o teu post para te tentar esclarecer do que disseste (não para embirrar contigo )
Ia na boa não levo nada a mal hehe. Apenas vieste de certa forma clarificar um pouco o k disse! HeHe.

Cravo
Membro Senior
Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

Bem, vou deixar aqui o meu testemunho... :lol:
Eu uso a linha de escape original, apenas as ponteiras são "aftermarket" pois as originais já metiam dó (só ferrugem :evil: ) e como alguns já testemunharam, ronco não lhe falta :lol: :lol: :lol:

Tiago: porque não tentas arranjar uma dum 325i e alteras a entrada da panela, de 2 tubos para um para que possa conectar na tua linha de escape... é apenas uma ideia ;)

Pssuido
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por Pssuido »

pois o teu carro foi um dakeles que gostei bastante do ronco.. tanto que comentei contigo da outro vez que tive a ver o teu carro!!!

Talvez até va experimentar por 1º as ponteiras no meu para ver o resultado.. ver se consigo arranjar mesmo tortas tipo M3 ou entao meto duas normais a direito..

logo vejo o resultado e depois vejo se troco mesmo de panela ou fica como está!! é que a minha ponteira além de ficar mal no para-chokes ainda está toda ferrugenta :(

cumps

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”