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Compro panela ou ponteira??

Enviado: 17 mai 2006, 10:08
por Pssuido
Boas

Ando numa de comprar ou um escape ou ponteira de escape!! isto por duas razoes:

1º Montei o para-chokes de traz estilo m3 e agora apenas tenho la uma ponteira :( e a de origem toda ferrugenta... que fica la bastante mal!!
Imagem

2º ja que montei uns colectores de escape em inox colocava uma panela de rendimento/ou nao também em inox e além de ficar la bonita porque sobresai mais um pouco talvez ainda ajudasse a passar melhor os gases!!


Andava numa de comprar uma coisa tipo estaImagem mas os meus grandes problemas nisto sao:

1º Barulho (nao quero ronco! ñ gosto de vir a 400metros e ja tarem a olhar pa mim uma coisa silenciosa +/- lol)

2º Preço (Nao quero ir para marcas tipo supersprint sao boas mas sao puxadas para o meu orçamento momentanio)

3ª Homologaçao (nao quero xumbar na IPO por causa do espape)


Que voces me aconselham??? A comprar panela completa ou apenas ponteiras em inox e aplicar a panela de origem???

Ja agora Marcas/escapes/locais/alguém que tenha pa vender :p

cumps

Enviado: 17 mai 2006, 15:32
por DNT
Compra uma panela de um 325 já tem as duas saídas! ;)
Eu queria ver se arranjava uma para mim! :D

Enviado: 17 mai 2006, 16:24
por Pssuido
ou de um M3 :) mas acabam por nao ser em inox!! e gostava que fosse pela beleza que ficava :)

Enviado: 17 mai 2006, 19:21
por Pedro///Menezes
Conselho

E atendendo ás tuas 3 condições que imposeste:

Panelas especificas quer sejam da Remus, Sebring, Supersprint, Einsenmann etc etc.

Isto porque vais ter mais barulho que a original mas não ronco exagerado (porque as especificas obedecem a décibeis legais) Obedeces á primeira condição.

Segundo não tens problemas com a IPO pois são homologadas.

O terceiro ponto, é o preço que aí são caritas mas não se fazem omeletes sem partir ovos e não te fies em comprar panelas dessas como está na foto e que se vendem por meia duzia de tostões que são UNIVERSAIS e NÃO homologadas!!!

Ah e mesmo com a especifica não se vai notar tanto a diferença como quando meteste os catalisadores...

Enviado: 17 mai 2006, 23:20
por CrAzY_DrIveR
Ah e mesmo com a especifica não se vai notar tanto a diferença como quando meteste os catalisadores :roll: colectores ... ;)

Enviado: 18 mai 2006, 03:10
por White_Spot™
Bem por experiência própria posso dizer-te que ....

:arrow: 1º Inicialmente não fazem barulho, mas com o decorrer do tempo ui ui!

:arrow: 2º Se encontrares uma especifica para o teu modelo melhor, pois terás uma panela adequada ao carro e não apenas para fazer bonito. É que com as universais podes vir a ter perda de potência ou aumento de consumo.

:arrow: 3º IPO, depende de se ela faz muito barulho ou não. A mim nunca me chatearam por ter uma Remus universal de duas saidas enormes num Clio 1.9D manager (comercial). Só me apontaram a mesma quando ela começou a fazer demasiado barulho.

:arrow: Vantagens de panelas Remus e afins .... muito mais duradouras! Pelo menos pela experiência que tive. A que comprei andou cerca de um ano e meio num Audi 1.8 GLE, que por norma levava a ultima panela todos os anos. Depois teve parada um ano, e mais uns 5 no clio. E só no ultimo ano é que se tornou insuportavel o barulho e o aumento de consumos. No entanto a panela estava impecável ... e está ... algures desmontada na garagem hehe. Estive a pensar coloca-la no 330D mas ... os consumos iam ficar enormes :x e o barulho tb não devia ser agradável.

:arrow: Desvantagem dessas panelas deve-se ao facto de o seu interior desaparecer mas a estrutura em si permanecer boa. Nas panelas tradicionais até furam quando o miolo vai a vida hehe. Estas depois de perderem o interior, e devido a maioria ter proporções elevadas, acabam por proporcionar um ronco maior devido a fazer uma espécie de eco no interior.


P.S. Dados fornecidos pela minha experiência pessoal, e não baseados em dados cientificos comprovados ;) hehe :!:

Enviado: 18 mai 2006, 10:10
por Pssuido
Pedro///Menezes Escreveu: O terceiro ponto, é o preço que aí são caritas mas não se fazem omeletes sem partir ovos e não te fies em comprar panelas dessas como está na foto e que se vendem por meia duzia de tostões que são UNIVERSAIS e NÃO homologadas!!!
A foto foi apenas como exemplo do tipo de saidas que gostava de por :)

Sei bem que também nao vou para o mais barato, porque depois ainda me sai caro :) mas também nao quero ir para o mais caro!!! Existem aí escapes a valer mais que o carro depois.. lololol

Entao e se as panelas acabam por gastar-se rapidamente no seu interior!! é porque nao sao grande coisa!!

Quanto ao barulho.. igual ao de origem nunca consigo!! mas sei que a roncos e roncos!! existem escapes que fazem barulhos excelentes.. nao sao fortes em termos de ruido parece que apenas os sentimos!! Depois existem os outros que a maioria do pessoal adora colocar!! barulho para a vizinhança toda!!!

complicado a escolha... lol

Enviado: 18 mai 2006, 10:52
por mauricio
tens toda a razão, essa do barulho para toda a vizinhança é bem verdade.

Enviado: 18 mai 2006, 10:58
por Pssuido
e eu que o diga que sou acordado todos os dias por uns bacanos que passam sempre na minha rua a abrir com escapes desses!!!

um dia tiro a linha de escape toda as 4 da manha e vou passar na porta deles!!

lololol

Enviado: 18 mai 2006, 15:47
por White_Spot™
O problema é que essa que tu comprares, por muito silenciosa que ela seja, ao fim de algum tempo deixará de o ser.
O tempo que ela durará até ficar assim dependerá muito do uso e da qualidade dela.
É certo que certos carros devido aos gazes demasiados secos, acabam por queimar demasiado depressa o miolo da panela, mas em outros carros a panela durará bem mais que uma panela de origem, isto ... antes de fazer o tal ronco para a vizinhança hehe.
O preço das mesmas tb é bastante proibitivo é certo! Na altura que comprei a minha remus, foram 50Cts, isto a uns 7 / 8 anos sensivelmente, e tive um desgosto pois na altura queria um roncozito, não muito mas algum. E a moral é que era mais silênciosa que as de origem grrrrr. LoL. Só ao fim de uns 3 anos é que se pode dizer que passou a entrar na onda dos roncos para os vizinhos.
Se não queres barulhos arroncados ;) ,e não te podes dar ao luxo de grandes investimentos, a melhor solução é mesmo uma ponteira.
Mas cuidado que algumas ponteiras alteram ligeiramente o barulho do escape, tipo as ponterias redondas produzem um roncar mais amplo, e as quadradas / ovais produzem um roncar mais batido (tum tum tum tum tum algo assim hehe). Tenta ver bem se o som te agrada antes, haaa e o mudar do barulho do escape não é aumenta-lo mas sim modifica-lo.
As panelas modificam e aumantam-no.

Enviado: 18 mai 2006, 20:07
por CrAzY_DrIveR
se o miolo da panela for palha de aço nao tem fim ;)

Enviado: 18 mai 2006, 20:35
por Pedro///Menezes
Vou comentar o teu post para te tentar esclarecer do que disseste (não para embirrar contigo :D):
White_Spot™ Escreveu: :arrow: 1º Inicialmente não fazem barulho, mas com o decorrer do tempo ui ui!
Verdadeiro. Isto deve-se ao facto da lã de vidro acamar (criando canais de maior passagem) ou de pura e simplesmente desaparecer.
White_Spot™ Escreveu: :arrow: 2º Se encontrares uma especifica para o teu modelo melhor, pois terás uma panela adequada ao carro e não apenas para fazer bonito. É que com as universais podes vir a ter perda de potência ou aumento de consumo.
Correcto. E vê-se logo pelo nome UNIVERSAL que não foi feita para nenhum carro especificamente, e acaba por não servir bem em nenhum.

Por exemplo apareceu cá um 320d no outro dia com uma panela universal. Ora as universais trazem tubos de 48/51mm. Um 320d traz tubos de 60mm, ou seja ele estava a estrangular o carro.

Resposta dele: Ai e tal mas o homem da loja de tuning disse que é UNIVERSAL logo dá para todos carros :roll: BURRO!
White_Spot™ Escreveu: :arrow: 3º IPO, depende de se ela faz muito barulho ou não. A mim nunca me chatearam por ter uma Remus universal de duas saidas enormes num Clio 1.9D manager (comercial). Só me apontaram a mesma quando ela começou a fazer demasiado barulho.
Normalmente na IPO não embirram muito com os carros Diesel, embirram mais com os a gasolina por serem mais barulhentos. Já vi até chumbarem por ter uma ponteira apenas em gasolina (SÓ ponteira não é a panela). Nos Diesel já vi passar sem panela do meio até...
White_Spot™ Escreveu: :arrow: Vantagens de panelas Remus e afins .... muito mais duradouras! Pelo menos pela experiência que tive. A que comprei andou cerca de um ano e meio num Audi 1.8 GLE, que por norma levava a ultima panela todos os anos. Depois teve parada um ano, e mais uns 5 no clio. E só no ultimo ano é que se tornou insuportavel o barulho e o aumento de consumos. No entanto a panela estava impecável ... e está ... algures desmontada na garagem hehe. Estive a pensar coloca-la no 330D mas ... os consumos iam ficar enormes :x e o barulho tb não devia ser agradável.
Quanto ao 330d tem atenção aos diâmetros!

E quanto a longevidade, a panela da Sebring especifica (140contos em 94) do meu 318is foi comprada em 94, tinha o carro 1 ano e 8000km. Ou seja anda lá há 12 anos e 140000km :lol: Sinais de ferrugem ou barulho? Nada...

E mais: Desde que comecei a conduzir que fui tendo panelas diferentes nos meus carros (não as pago lol). Primeiro fiz uma em 97... Fazia muito barulho e era mais ou menos. Vendia-a como usada e ainda anda nesse carro. Depois fiz uma saida de cada lado em 2000. Vendia- como usada e ainda lá anda noutro carro. Agora esta está lá desde 2002 mas está por dias, já que tenho outra para lhe montar e vendo esta.

Segredo:
Imagem

Pode estar semanas ou meses parado mas quando sai vai tirar o carvão ;)

White_Spot™ Escreveu: :arrow: Desvantagem dessas panelas deve-se ao facto de o seu interior desaparecer mas a estrutura em si permanecer boa. Nas panelas tradicionais até furam quando o miolo vai a vida hehe. Estas depois de perderem o interior, e devido a maioria ter proporções elevadas, acabam por proporcionar um ronco maior devido a fazer uma espécie de eco no interior.
Normalmente uma panela vai á vida (desde que não haja acidentes que a sujeitem a esforços) partindo primeiro o miolo lá dentro, posteriormente rachando cá fora em pontos de esforlo (entradas ou saidas) e separando por fim. Mas cada carro tem os seus pontos fracos no escape.

Muitos clientes pensam que quando racha cá fora basta soldar. Fica sem furos mas o interior permanece partido e não silencia.

Pssuido, para teres uma ideia tenho clientes em que o carro originalmente tinha:

Catalizador, panela do meio e traseira.

Então eles vêm cá e:

-Tiram catalisador, tiram panela do meio e metem a subsituir tudo de 3 medidas acima com uma panela directa atrás...

Imaginas o barulho? :lol: :lol: :lol: :lol:

É escusado dizer que quem faz mais isso são....... os Hondas! 8)

Enviado: 19 mai 2006, 00:47
por White_Spot™
Pedro///Menezes
Vou comentar o teu post para te tentar esclarecer do que disseste (não para embirrar contigo )
Ia na boa não levo nada a mal hehe. Apenas vieste de certa forma clarificar um pouco o k disse! HeHe.

Enviado: 19 mai 2006, 13:10
por Cravo
Bem, vou deixar aqui o meu testemunho... :lol:
Eu uso a linha de escape original, apenas as ponteiras são "aftermarket" pois as originais já metiam dó (só ferrugem :evil: ) e como alguns já testemunharam, ronco não lhe falta :lol: :lol: :lol:

Tiago: porque não tentas arranjar uma dum 325i e alteras a entrada da panela, de 2 tubos para um para que possa conectar na tua linha de escape... é apenas uma ideia ;)

Enviado: 19 mai 2006, 18:27
por Pssuido
pois o teu carro foi um dakeles que gostei bastante do ronco.. tanto que comentei contigo da outro vez que tive a ver o teu carro!!!

Talvez até va experimentar por 1º as ponteiras no meu para ver o resultado.. ver se consigo arranjar mesmo tortas tipo M3 ou entao meto duas normais a direito..

logo vejo o resultado e depois vejo se troco mesmo de panela ou fica como está!! é que a minha ponteira além de ficar mal no para-chokes ainda está toda ferrugenta :(

cumps