borboletas de colector de admissao
Moderador: Staff
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Não é do ETKA, é do TIS mas eu não encontro nada...TdiSportR Escreveu:Mostra-me fotos disso ou imagens do ETKA.

Tenho um amigo que trabalha na Salvador Caetano de Setubal que tem um 320td e falou disso a um colega meu. A VW usa sistemas que fazem alongar ou diminuir o comprimento do colector de admissão para ganhar mais altas/baixas, colector maior o motor anda melhor em baixas e colector mais pequeno para responder melhor em altas...
Eu vou ter que desmontar o colector de admissão para trocar velas...
Vou instalar o TIS e já meto fotos!!
Ok! É que é novidade para mim. Mas um sistema de alteração de comprimento do colector é tudo menos uma borboleta de admissao.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
- pedrosousa
- Membro Gold
Pois nos VW's não creio que seja uma borboleta, sei que eles no 1.6 8v do GOLF IV tinham esse sistema, mas nunca vi como é que era por dentro.TdiSportR Escreveu:Ok! É que é novidade para mim. Mas um sistema de alteração de comprimento do colector é tudo menos uma borboleta de admissao.
Aqui fica uma foto das instruções de desmontagem do colector do BMW o texto à direta da primeira imagem fala de um swirl flaps... O swirl é um efeito que se provoca ao ar da admissão para "misturar melhor a mistura" nos carros a gasolina.

P.S. - O que é certo é que não se vê nada em detalhe!!
[EDIT]:
Aqui fica a imagem de todas as ligações de vacuo do 320d 150cv pois este sistema só pode funcionar por vacuo...

Reparem no 6; 8 e 13
Pedro, mas eu nao vejo la alhetas nem borbuletas nem qualquer tubagem de vácuo a ligar a alguma electroválvula. Fazes-me ir desmontar o meu colector para ver!
PS: se tiveres, poe-me no mail o sw carsoft 6.1.
MB Power
MB Power
- El_Capitan
- Membro Junior
- Registado: 16 jun 2005, 13:04
- O meu Carro:: Bmw M6/M3E30
- Contacto:
Boas;TdiSportR Escreveu:Pedro, mas eu nao vejo la alhetas nem borbuletas nem qualquer tubagem de vácuo a ligar a alguma electroválvula. Fazes-me ir desmontar o meu colector para ver!
Podes desmontar à confiança para tirar

Ver se arranjo agora um tempo para retirar as minhas, depois posto fotos...
Cumps,

- El_Capitan
- Membro Junior
- Contacto:
TdiSportR Escreveu:Ok! É que é novidade para mim. Mas um sistema de alteração de comprimento do colector é tudo menos uma borboleta de admissao.
Boas;
Para adaptar uma valvula de ShutDown, axo que o mais facil é aproveitar uma com o mesmo diametro de um VAG, que trabalha por vacuo, e fazer um T num qualquer tubo de vacuo que o carro tenha a fim de tar sinal a valvula de fechar quando se desligar a chave....
As originais BMW sao electronicas, o cablagens, etc, dá muito mais trabalho....principalmente o preço da electrovalvula....
Cumps,
- pedrosousa
- Membro Gold
Eu também nunca vi nada mas as ligações 6; 8 e 13 referem-se a qualquer coisa no colector de admissão, se desmontares isso tira umas fotos.
Mal possa arranco isso do colector ainda se parte uma porcaria daquelas... Há maneira de as deixar sempre abertas mas não sei como porque é preciso saber a posição com o carro desligado.
Quanto ao carsoft tenho aqui um 6.5 que inclui crack mas nunca instalei porque não tenho o cabo mas são 11MB
O mail aguenta??
Mal possa arranco isso do colector ainda se parte uma porcaria daquelas... Há maneira de as deixar sempre abertas mas não sei como porque é preciso saber a posição com o carro desligado.
Quanto ao carsoft tenho aqui um 6.5 que inclui crack mas nunca instalei porque não tenho o cabo mas são 11MB

O mail aguenta??
pedrosousa, envia a confiança. Tenho 1GB de mail.
Como tenho um assobio agudo quando acelero, vou mandar retirar o colector de escape e ver como está o de admissão. Vou mandar verificar a existencia das tais borboletas. Eu ainda nao vi foi nada que as comandasse.
Como tenho um assobio agudo quando acelero, vou mandar retirar o colector de escape e ver como está o de admissão. Vou mandar verificar a existencia das tais borboletas. Eu ainda nao vi foi nada que as comandasse.
MB Power
MB Power
- El_Capitan
- Membro Junior
- Contacto:
boas,TdiSportR Escreveu:pedrosousa, envia a confiança. Tenho 1GB de mail.
deixa adivinhar....regime do assobio, 2000rpm-3000rpm....N sei porque os bmw andam todos nisso, o meu tava assim levou um turbo novo, parou durante os primeiros 1000km do turbo, dps apareceu novamente, ja andei num 525d by VC, tb esta na mesma....e agr o teu...é um barulho agudo, ate parece uma fuga num tubo de IC ou assim....pelo que percebi é originado por um ligueiro empeno na geometria........agr vou deixar andar...
Cumps,
Não parece que seja turbo. Pois quando desacelero ainda se ouve durante um segundo como se de uma fuga se tratasse. Depois dou notícias. Na terça vou desmontar colector de escape e verificar se se trata de uma fuga, aproveito e tiro o turbo. Se estiver com folga segue para equilibrar e vou tirar o colector de admissão.
MB Power
MB Power