M3 3.0 Relantim instavél e com falhas

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
anjoze
Membro Iniciado
Registado: 20 jul 2006, 23:27

M3 3.0 Relantim instavél e com falhas

Mensagem por anjoze »

Olá.Tenho um M3 3.0 de 94 e preciso de ajuda.
O caro está com um problema com as seguintes características:
1 - Á medida que o carro vai aquecendo, vão aumentando cortes no relanti.
2 - Normalmente quando ando até o carro ficar quente, depois desligo durante + - 30m e volto a pôr a trabalhar, o relantim fica bastante instável e baixa subitamente para as 500rpm quando deveria estar + - nas 700rpm. Parece um Mustang V6 antigo a trabalhar e abana-se todo.
Já levei o carro ás Bavieras no Algarve (Faro e Portimão) várias vezes, larguei a nota e o problema mantem-se.
O que foi feito no carro:
Teste aos cilindros/velas
Substituição do potênciometro das borboletas
Limparam as borboletas
Ligaram ao computador para ver as sondas

Na minha opinião terá mais a ver com sondas, visto que depende da temperatura do motor, e não com borboletas.

Depois de terem visto tudo (dizem eles) afirmaram que o problema era da centralina porque tinha sido mexida (chip modificado), embora todos os testes tivessem sido feitos com o chip original porque eu tenho os 2.
A minha opinião é que no Algarve não há mecânicos bons. Basta ver o serviço que fizeram para tirar a centralina (rasgaram a borracha de protecção toda para tirar a centralina porque não viram os pins em baixo. Depois telefonaram para mim porque o carro não pegava com o chip original.... É claro que não pegava porque eles não tinham retirado a base da Superchips.)
Enfim.... Se o computador diz que está tudo ok eles já não sabem o que fazer. Já não há mecânicos como antigamente!!
Por via das duvidas comprei uma centralina em 2ª mão, com chip original incluído, que mesmo assim me custou 750€. O problema é exactamente o mesmo! Seria muita coincidência 2 centralinas com exactamente o mesmo problema.
Agora penso mandar uma reclamação directamente para a BMW Alemã, mas antes gostaria de saber se alguém já teve este problema ou se tem alguma sugestão a dar.
Desde já, muito obrigado a todos,
José Anjos
JA

Cebola_1
Membro Junior
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

A meu ver pode ser as sondas lambdas e secalhar algum sensor de knock.
Mas cada caso é um caso e não se pode generalizar.

O teu carro de vez em quando não aceleras e parece que se afoga ?
M Powered

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Boas esses sintomas pode ser muita coisa.

Primeiro que tudo tens que verificar a valvula do ralentim.
Depois verificar os componentes de ignição velas cabos e bobines de ignição independentes.
Depois talvez passar para os sensores que regulam o tempo e a quantidade de injecção:

Carga da bateria
Posição do acelerador (potenciometro das borboletas)
QUantidade de ar volume/massa (MAF)
sensor temperatura do ar
Sensor de posição na cambota
Sensor de posição das cames
Sensor temperatura do liquido de refrigeração
Sondas lambdas

Pode também vir da bomba de gasolina ou regulador de pressão de gasolina, algum injector que esteja com fuga tb pode provocar isso.

Por fim a nivel mecanico podes ter a junta da culassa com problemas ou falta de compressão nos cilindros.
As borboletas desafinadas podem originar esses problemas tb.

Boa sorte.
E= ///M*c²

mPower95
Membro Juvenil
Registado: 22 ago 2006, 22:03

Mensagem por mPower95 »

anjoze: entendo-te muito bem pois já senti há muito tempo o que estás a sentir, eles na BMW se o computador não disser a anomalia não chegam lá e vão substituindo tudo sem resolver o problema, no meu caso foi uma fuga na cambota com 3 mil kms, o computador não detectou nada e eles disseram que não tinha nada e ao fim de muitas reclamações começaram a substituir peças à toa, eu não me importei porque estava na garantia e tinha viatura de substituição, mas é engraçado que a BMW não deixa escolher MB, só Renaults :lol:

Mas vou directo ao teu problema, pois também tive uma situação idêntica ao teu, estava nos "engarrafamentos" de 1h a 2 horas e ele começava a passar-se, as rotações baixavam para as 500 rpm e iam até às 3500 rpm.
O problema foi resolvido com a substituição da válvula do ralenti que resolveu o problema, a minha sorte é que ainda estava na garantia, não fossem os 3 anos para aliviar a carteira.

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Verifica tb se não tens fugas de ar na admissão. ou qualquer coisa do genero.
E= ///M*c²

anjoze
Membro Iniciado

Mensagem por anjoze »

Obrigado pelas sugestões.
Esqueci-me de dizer que eles limparam a válvula de relanti duas vezes e disseram que não iam substituir porque estava impecável.
Quando acelero o carro é que ele funciona bem! O problema é que ele quer andar sempre a fundo mas a gasolina está cara!
O problema do meu carro é exactamente o do mPower95. Acontece nas filas ou na situação que atrás mencionei.
Além disso tem o tal corte no ralenti que vai aumentando á medida que vai aquecendo. Por isso talvez sejam 2 problemas diferentes. Tb já me disseram que seria alguma fuga ou entrada de ar devido á dilatação de alguma coisa por causa da temperatura.
De qualquer maneira as BMW's Algarve não valem nada. Acho que vou ter mesmo que deixar o carro em Lisboa uns tempos!!

Kevincego
Membro Juvenil
Registado: 28 jul 2004, 12:40
O meu Carro:: 93' e30 318i Cabrio

Mensagem por Kevincego »

De certeza q tá a entrar ar pela válvula de ralenti, mete silicone em volta dela q isso fica bom.
Imagem

mPower95
Membro Juvenil
Registado: 22 ago 2006, 22:03

Mensagem por mPower95 »

anjoze: resolvi o meu problema na S. Conrado que foi onde comprei o carro e ainda estava na garantia, mas fica no Porto
Se a anomalia é igual à que o meu teve quase de certeza que é a válvula do ralenti.

casco
Membro Gold
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d

Mensagem por casco »

tb aponto para a valvula do ralenti
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

anjoze
Membro Iniciado

Mensagem por anjoze »

Obrigado pelas sugestões de todos. Quando tiver tempo vou tentar ver a válvulade de ralenti, talvês para o mês. Quando tiver noticias digo.
Obrigado,
José Anjos

_picaman_
Membro Senior
Registado: 03 jul 2004, 14:52
O meu Carro:: bmw 325i coupé e36

Mensagem por _picaman_ »

ve fugas... entradas de ar...
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
E38 725 tds

FSR
Membro Junior
Registado: 04 out 2004, 15:26

Mensagem por FSR »

anjoze Escreveu:Obrigado pelas sugestões de todos. Quando tiver tempo vou tentar ver a válvulade de ralenti, talvês para o mês. Quando tiver noticias digo.
Obrigado,
José Anjos
Tens novidades?

luis miguel bairros
Membro Iniciado
Registado: 17 fev 2007, 15:19

Mensagem por luis miguel bairros »

Olá José,

Tem algumas novidades?

Eu comprei faz dois meses um M3 de 1993, que está aparentemente com o mesmo problema.
Quando o oleo do motor atinge a temperatura ideal, se andar devagar fica com o ralenti a variar entre as 500 e as 2.500 RPM sozinho. Se fizer umas acelerações fica bom. Já me aconteceu também o carro ir abaixo e só pega ao fim de alguns minutos.
O carro começou a fazer isto nos dois ultimos dias. Vou falar com o meu mecanico :? para ver o que me dizem depois dou noticias.

Cumprimentos,
Miguel
93´ E36 M3
97' Audi A4 TDI
05' Yamaha XT 660 X

luis miguel bairros
Membro Iniciado
Registado: 17 fev 2007, 15:19

Mensagem por luis miguel bairros »

Boas noticias!

O problema do meu estava na valvula do ralenti. O carro foi ligado à maquina que acusou logo este problema.

Levou a valvula nova e já está pronto para as curvas.

Cumprimentos,
Miguel
93´ E36 M3
97' Audi A4 TDI
05' Yamaha XT 660 X

_picaman_
Membro Senior
Registado: 03 jul 2004, 14:52
O meu Carro:: bmw 325i coupé e36

Mensagem por _picaman_ »

pois mas como aquele so quer andar em altas suponho que deva ser outra coisa...
ja viste se tem fugas?
em altas anda bem?
ja tive um problema parecido, em baixas tava sempre a cortar injecção, e em altas ja tava bom...
troquei as velas, que tavam todas f******, e o problema ficou quase igual. quando fui a ver, tinham partido uma vela a mete-la....
afinal o problema era mesmo daí, só que quem mas montou partiu uma...
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé