Polia e correia 320 D de 2002

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

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Fabio320d
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Polia e correia 320 D de 2002

Mensagem por Fabio320d »

Olá a todos!
Boas, tenho uma TOURING 320 D de 2002 (150 CV), e partiu-se uma polia central.
Alguém tem idéia do que poderá ter acontecido?

Abaixo reproduzo o desenho da tal polia!

Imagem

Agradeço desde já a todos!
Fiquem bem!

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ovelhanegra
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Mensagem por ovelhanegra »

essas polie nao tem o centro em borracha vulcanizada?

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jmbfs
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Mensagem por jmbfs »

Partiu??
Pelos conhecimentos que tenho, desvulcanizam e sim acontece muito nos 320d 150cv. :evil: :driving
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

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ovelhanegra
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Mensagem por ovelhanegra »

pois...por isso é k eu estava a perguntar se nao era vulcanizada aconteceu me o mm no meu pug hdi por volta dos 75000...

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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

Isso acontece muito nos 2.0 hdi de 90/110cv
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Fabio320d
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Mensagem por Fabio320d »

Sim, a polia (ou polie?) tinha o centro em borracha, já comprei outra hoje, por "apenas" 299,52 € incluindo as duas correias (que me recomendaram na Madeira Motores - Funchal, trocar uma vez que vou mexer).
Já agora o carro tem 67.000 km.
O pior é que não sei para que lado é que o parafuso central desaparafusa!
Vou ter que mudar eu mesmo porque os €€ estão curtos!
Aqui fica a referencia da polia se alguém infelizmente precisar dela: 11237805696 - Damper.
Se alguem souber para que lado desaperta, eu agradeço!
Obrigado novamente!

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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

No Tis não fala sobre o sentido de rotação da porca, por isso deve ser rosca métrica normal, como no resto dos parafusos.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Fabio320d
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Mensagem por Fabio320d »

pedrosousa Escreveu:No Tis não fala sobre o sentido de rotação da porca, por isso deve ser rosca métrica normal, como no resto dos parafusos.
Imaginei, mas como a polie (olhando da frente do carro para o motor) roda no sentido dos ponteiros do relógio, a tendência do parafuso era desapertar com a rotação.
Ainda tem outro pormenor, não consigo prender o motor com a caixa de velocidades, porque é caixa automática, e mesmo com qualquer mudança, nesse caso P, D e R, a polia roda a cambota. É claro que nem tentei com o N.
Daí a minha leve desconfiança de ser aquilo que eu conheci em tempos, em calão de "rosca esquerda", isso é desaperta para a esquerda (para entender melhor, é ao contrário de uma torneira, e não vale falar dessas torneiras modernas de alavanca!).
A ver vamos!
Mas vou colocar umas fotos para quem possa precisar um dia!
E não reparar no motor "porco" porque a polie que se moeu toda, encheu o motor de pó de borracha!
Volto com novidades!! :driving

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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

Eu vi para o meu que é caixa manual, mas isso não deve mudar por causa da caixa digo eu...

Eles referem o uso de bastante ferramenta especial.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

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Amonte
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Mensagem por Amonte »

Fabio320D conta aí como é que isso aconteceu? Que sintomas notas-te? Notas-tes em andamento? Ficastes apeado? Como soubes-tes que era essa peça? Desculpa tanta pergunta mas é sempre bom saber porque também nos pode bater a porta este problema. Abraço

Fabio320d
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Mensagem por Fabio320d »

Amonte Escreveu:Fabio320D conta aí como é que isso aconteceu? Que sintomas notas-te? Notas-tes em andamento? Ficastes apeado? Como soubes-tes que era essa peça? Desculpa tanta pergunta mas é sempre bom saber porque também nos pode bater a porta este problema. Abraço
O problema começou com um ligeiro grilar, que vinha do motor, ainda olhei para ver se tinha algo solto, mas depois no mesmo dia, a direcção começou a ficar pesada, penso que era já a correia a escorregar na polie que estava cedendo.
Parei no estacionamento (de casa) e de regresso liguei o carro normalmente portanto estava parado, não senti nada, mas quando tentei virar a direcção, estava sem direcção assistida, e vi logo e a luz da bateria acendeu. Parei o motor, abri o capot da máquina e lá estavam as correias soltas, pensei que tinham partido, mas tirei a guarnição do motor e vi a polie desmaiada no fundo da blindagem inferior do motor.
Já realizei que é preciso uma chave especial para segurar a polie e soltar o parafuso.
Falei com um mecânico amigo, que diz que isso é normal acontecer nos carros a diesel que tem essa polie que amortece as vibrações do motor.
Agora é chamar o reboque e levar ao mecânico.
Portanto cuidado com os barulhos grilantes!
Espero que tenha ajudado a elucidar as dúvidas.
Abraço!

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jmbfs
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Mensagem por jmbfs »

Olha que à tempos isso estava esgotadissimo.
Boa sorte :palmas :driving
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Fabio320d
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Mensagem por Fabio320d »

jmbfs Escreveu:Olha que à tempos isso estava esgotadissimo.
Boa sorte :palmas :driving
Estava esgotadíssimo o que jmbfs?
A polie ou a chave própria para o efeito?
A polie e as correias, eu já tenho, tinham em stock aqui no Funchal!
Abraço!

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jmbfs
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Mensagem por jmbfs »

A polie.
A nivel Nacional não havia em lado nenhum, alguma rotura de stock possivelmente.Abraço :driving
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JOFIMO
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Mensagem por JOFIMO »

Desculpa perguntar qual foi o aperto? 100 nm + 60º+60º+30º senão cuidado. Cumps.
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