Alavanca de Velocidades - Que Paranóia

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

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bmforever
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Mensagem por bmforever »

A mim também acontece isso da caixa , faz um bocadito e depois volta ao normal , é conforme lhe apetece . Se for dentro da caixa não vale o dinheiro do arranjo se for só pra isso . O melhor mesmo é esperar para mudar a embraiagem .

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Gualberto Rocha
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Mensagem por Gualberto Rocha »

+1 só a frio... :scary

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matrix76
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Mensagem por matrix76 »

O meu agora faz sempre :scary .
A ver se para o mês que vem mando arranjar.... :carteira
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

pfs_1980
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Mensagem por pfs_1980 »

Boas. Eu também tenho o mesmo problema, e segundo o Autodata este é o tipo de reparação que se efectua, e parece que é mesmo feitio dos veículos até 01/2003.



"Soluções de problemas e informação de reparação

Boletim
Veículos afectados
Todos os modelos com GS5-280Z/320Z (caixa de velocidades C) ou GS5-39DZ (caixa de velocidades F), 09/97-12/02.

Anomalia
Difícil deslocar a alavanca das mudanças entre a 3ª/4ªe a 5ª/marcha atrás.
Alavanca das mudanças não vai ao centro.

Causa
Cavilha de bloqueio do veio selector a sair do casquilho do rolamento.
Medida de correcção

Peças
Descrição Referência Quantidade
Kit de reparação do casquilho 23 117 542 726 1
NOTA: Casquilhos modificados montados 01/03 .

Desmonte a caixa de velocidades.
Coloque o kit de reparação de casquilhos.
Necessárias ferramentas especiais BMW números 23.4.021, 23.4.022 e 23.4.023."

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B5M3W0d
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Mensagem por B5M3W0d »

Também já tive isso!
É mesmo esse casquilho que fica preso e não faz com que a manete volte a ponto-morto. Alguns com o calor, o material dilata e fica melhor.
A não ser que tenham alguém que desmonte a caixa e faça o trabalho, o que me foi dito é que não vale a pena pagar a mão-de-obra da desmontagem da caixa para trocar o casquilho. O melhor é aproveitar quando se mudar a embraiagem ou seja mesmo preciso mexer na caixa..
Renato - BMW F11 535d 2010

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jmbfs
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Mensagem por jmbfs »

Se identificassem o casquilho no...http://bmwfans.info/... era o melhor para tirar as dúvidas do dito aqui ao pessoal................ ;) :driving
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

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rc
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Mensagem por rc »

http://bmwfans.info/original/E46/tou/32 ... l-23_0229/

não tenho a certeza se é o conjunto 9,10,15,16 ou 9,10,11,12 mas é um dos dois (um é o locking pin de marcha atras e o outro da 5ª)

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B5M3W0d
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Mensagem por B5M3W0d »

Acho que é o conjunto 9/10/11/12 e 9/10/13/14
Renato - BMW F11 535d 2010

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Rui Godinho
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Mensagem por Rui Godinho »

o meu tb só faz em frio, mas como agora tenho que meter uma embraiagem nova, tenho que tratar disso. sabem qual é a referencia da mola?

530d de 1998

Number-One
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Mensagem por Number-One »

Daqui a uns dias isso passa, basta começar a aquecer o tempo. :D

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joao fuentes
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Mensagem por joao fuentes »

o meu tb faz de vez em quando...é um pouco chato! pareço um maçarico que acabou d tirar a carta quando isso aconteçe... :lol:
325tds e36

Npx
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Contacto:

Mensagem por Npx »

para mim sao casquilho externos da caixa de velocidades. O meu tmb faz isso estou a ver se arranjo um mapa da caixa para arranjar isso.

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jmbfs
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Mensagem por jmbfs »

Nao são casquilhos externos mas um casquilho interno, para o que é necessario desmontar a caixa.
- Kit de reparação do casquilho 23 117 542 726 1
- Custo 4.73€ +Iva
- Mão de Obra.................... :scary :scary :scary
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

motard
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Mensagem por motard »

Meus amigos!!!
Eu tb tinha esse exacto pb e como tenho o carro a venda resolvi respirar fundo e aquando da ultima revisao pedi ao mecanico para resolver o pb, independentemente do estrago.
Resultado: aquilo é apenas uma molinha bastante simples e barata e nao necessita nada de se tirar a caixa!!! agora nao tenho aki a factura, mas creio ke foram 10 ou 15€ e a mao de obra foi englobada na revisao, nada de anormal.
Posso dizer-vos que ao todo, revisao completa, oleo e tds os filtros e a tal mola ficou em 260€
Quer-me parecer que essa conversa de tirar a cx é conversa de mecanico espertinho...
Peugeot 207 1.6 HDI
HD Sportster 883R

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pereira69
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Mensagem por pereira69 »

motard Escreveu:Meus amigos!!!
Eu tb tinha esse exacto pb e como tenho o carro a venda resolvi respirar fundo e aquando da ultima revisao pedi ao mecanico para resolver o pb, independentemente do estrago.
Resultado: aquilo é apenas uma molinha bastante simples e barata e nao necessita nada de se tirar a caixa!!! agora nao tenho aki a factura, mas creio ke foram 10 ou 15€ e a mao de obra foi englobada na revisao, nada de anormal.
Posso dizer-vos que ao todo, revisao completa, oleo e tds os filtros e a tal mola ficou em 260€
Quer-me parecer que essa conversa de tirar a cx é conversa de mecanico espertinho...

Boas meus amigos,


Eu já tive esse problema e ja foi resolvido por um técnico da BMW cá fora.
eu antes ja tinha tentado resolver esse problema mas sem sucesso e porque,

de facto não e necessário tirar a caixa mas acaba por ser mais difícil reparar , ou seja o sitio onde se encontra as 4 molas ,e claro se vamos trocar uma troca se logo as 4, 4 ou 5 já não tenho a certeza e duas delas ficam mesmo no topo do carro e são de muito difícil acesso, lógico e bem mais fácil e rápido retirar a caixa, operação muito simples e rápida para quem tem elevador, mas atenção amigos porque se enganarem tirar a tampinha k tapa a dita mola e uma tuche e tirar o parafuso k esta a trancar o veio tem bronca!Para quem tiver a pensar fazer esta operação e muito simples, vao a bmw e pedem os kites de reparação, como disse atrás são uns 4 ou 5 kits e pedem a folha de esquema da caixa onde estão estas tuches montadas, a partir da tudo e fácil.
Existe mais uma razão para se retirar mesmo a caixa fora k e a de ser aconselhável passar um pouco de lixa muito fina onde a tuxe trabalha pk por vezes e apenas lubrificante seco k prende a tuche.( estas tuches apenas tem um pouco de massa lubrificante)

Abraço

pereira69

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