Alavanca de Velocidades - Que Paranóia
Moderador: Staff
- Gualberto Rocha
- Membro Juvenil
- Registado: 18 mar 2006, 19:40
-
- Membro Juvenil
- Registado: 28 abr 2007, 19:24
- O meu Carro:: BMW 318D GT F34 - 2013/06
Boas. Eu também tenho o mesmo problema, e segundo o Autodata este é o tipo de reparação que se efectua, e parece que é mesmo feitio dos veículos até 01/2003.
"Soluções de problemas e informação de reparação
Boletim
Veículos afectados
Todos os modelos com GS5-280Z/320Z (caixa de velocidades C) ou GS5-39DZ (caixa de velocidades F), 09/97-12/02.
Anomalia
Difícil deslocar a alavanca das mudanças entre a 3ª/4ªe a 5ª/marcha atrás.
Alavanca das mudanças não vai ao centro.
Causa
Cavilha de bloqueio do veio selector a sair do casquilho do rolamento.
Medida de correcção
Peças
Descrição Referência Quantidade
Kit de reparação do casquilho 23 117 542 726 1
NOTA: Casquilhos modificados montados 01/03 .
Desmonte a caixa de velocidades.
Coloque o kit de reparação de casquilhos.
Necessárias ferramentas especiais BMW números 23.4.021, 23.4.022 e 23.4.023."
"Soluções de problemas e informação de reparação
Boletim
Veículos afectados
Todos os modelos com GS5-280Z/320Z (caixa de velocidades C) ou GS5-39DZ (caixa de velocidades F), 09/97-12/02.
Anomalia
Difícil deslocar a alavanca das mudanças entre a 3ª/4ªe a 5ª/marcha atrás.
Alavanca das mudanças não vai ao centro.
Causa
Cavilha de bloqueio do veio selector a sair do casquilho do rolamento.
Medida de correcção
Peças
Descrição Referência Quantidade
Kit de reparação do casquilho 23 117 542 726 1
NOTA: Casquilhos modificados montados 01/03 .
Desmonte a caixa de velocidades.
Coloque o kit de reparação de casquilhos.
Necessárias ferramentas especiais BMW números 23.4.021, 23.4.022 e 23.4.023."
- B5M3W0d
- Membro Juvenil
- Registado: 15 set 2007, 14:09
- O meu Carro:: BMW 530d Touring E39 - 1998/12
Também já tive isso!
É mesmo esse casquilho que fica preso e não faz com que a manete volte a ponto-morto. Alguns com o calor, o material dilata e fica melhor.
A não ser que tenham alguém que desmonte a caixa e faça o trabalho, o que me foi dito é que não vale a pena pagar a mão-de-obra da desmontagem da caixa para trocar o casquilho. O melhor é aproveitar quando se mudar a embraiagem ou seja mesmo preciso mexer na caixa..
É mesmo esse casquilho que fica preso e não faz com que a manete volte a ponto-morto. Alguns com o calor, o material dilata e fica melhor.
A não ser que tenham alguém que desmonte a caixa e faça o trabalho, o que me foi dito é que não vale a pena pagar a mão-de-obra da desmontagem da caixa para trocar o casquilho. O melhor é aproveitar quando se mudar a embraiagem ou seja mesmo preciso mexer na caixa..
Renato - BMW F11 535d 2010
- jmbfs
- Membro Gold
- Registado: 27 mar 2007, 23:21
- O meu Carro:: BMW 320d E46
Se identificassem o casquilho no...http://bmwfans.info/... era o melhor para tirar as dúvidas do dito aqui ao pessoal................

http://bmwfans.info/original/E46/tou/32 ... l-23_0229/
não tenho a certeza se é o conjunto 9,10,15,16 ou 9,10,11,12 mas é um dos dois (um é o locking pin de marcha atras e o outro da 5ª)
não tenho a certeza se é o conjunto 9,10,15,16 ou 9,10,11,12 mas é um dos dois (um é o locking pin de marcha atras e o outro da 5ª)
- Rui Godinho
- Membro Juvenil
- Registado: 27 fev 2007, 20:28
-
- Membro Juvenil
- Registado: 23 mar 2006, 14:37
- joao fuentes
- Membro Iniciado
- Registado: 18 jan 2008, 02:10
Meus amigos!!!
Eu tb tinha esse exacto pb e como tenho o carro a venda resolvi respirar fundo e aquando da ultima revisao pedi ao mecanico para resolver o pb, independentemente do estrago.
Resultado: aquilo é apenas uma molinha bastante simples e barata e nao necessita nada de se tirar a caixa!!! agora nao tenho aki a factura, mas creio ke foram 10 ou 15€ e a mao de obra foi englobada na revisao, nada de anormal.
Posso dizer-vos que ao todo, revisao completa, oleo e tds os filtros e a tal mola ficou em 260€
Quer-me parecer que essa conversa de tirar a cx é conversa de mecanico espertinho...
Eu tb tinha esse exacto pb e como tenho o carro a venda resolvi respirar fundo e aquando da ultima revisao pedi ao mecanico para resolver o pb, independentemente do estrago.
Resultado: aquilo é apenas uma molinha bastante simples e barata e nao necessita nada de se tirar a caixa!!! agora nao tenho aki a factura, mas creio ke foram 10 ou 15€ e a mao de obra foi englobada na revisao, nada de anormal.
Posso dizer-vos que ao todo, revisao completa, oleo e tds os filtros e a tal mola ficou em 260€
Quer-me parecer que essa conversa de tirar a cx é conversa de mecanico espertinho...
Peugeot 207 1.6 HDI
HD Sportster 883R
HD Sportster 883R
motard Escreveu:Meus amigos!!!
Boas meus amigos,
Eu já tive esse problema e ja foi resolvido por um técnico da BMW cá fora.
eu antes ja tinha tentado resolver esse problema mas sem sucesso e porque,
de facto não e necessário tirar a caixa mas acaba por ser mais difícil reparar , ou seja o sitio onde se encontra as 4 molas ,e claro se vamos trocar uma troca se logo as 4, 4 ou 5 já não tenho a certeza e duas delas ficam mesmo no topo do carro e são de muito difícil acesso, lógico e bem mais fácil e rápido retirar a caixa, operação muito simples e rápida para quem tem elevador, mas atenção amigos porque se enganarem tirar a tampinha k tapa a dita mola e uma tuche e tirar o parafuso k esta a trancar o veio tem bronca!Para quem tiver a pensar fazer esta operação e muito simples, vao a bmw e pedem os kites de reparação, como disse atrás são uns 4 ou 5 kits e pedem a folha de esquema da caixa onde estão estas tuches montadas, a partir da tudo e fácil.
Existe mais uma razão para se retirar mesmo a caixa fora k e a de ser aconselhável passar um pouco de lixa muito fina onde a tuxe trabalha pk por vezes e apenas lubrificante seco k prende a tuche.( estas tuches apenas tem um pouco de massa lubrificante)
Abraço
pereira69