Dúvida: manter carro a trabalhar depois de uma longa viagem?

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quimbarreiros
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Dúvida: manter carro a trabalhar depois de uma longa viagem?

Mensagem por quimbarreiros »

Olá pessoal.

Gostava que se pronunciassem acerca da seguinte dúvida que tenho:

- acham necessário deixar o BMW a trabalhar uns minutos antes de o desligar após uma viagem longa? E em trajectos curtos?

Eu pessoalmente tento sempre deixar a carrinha a trabalhar 1 minuto ou 2 antes de a desligar, pelo menos era o hábito que trazia dos meus carros anteriores (turbo-diesel)...

E vocês?

Abraços!
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Notlim
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Mensagem por Notlim »

Isso é sagrado para carros que tenham turbo. O óleo existente no veio do turbo está a uma temperatura tal que, se desligarmos o carro, deixa de haver lubrificação e este frita literalmente causando danos graves a longo termo. Em trajectos curtos penso que não seja necessário, mas após uma viagem em auto-estrada ou um picanço é sagrado.

discovery
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Mensagem por discovery »

quimbarreiros, como ja foi dito, manter o carro ligado 1 ou 2 minutos antes de a desligar é o melhor que se pode fazer para a longevidade de vida dos nosso Turbos...

Abraços 8)

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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

Eu só faço isso nas viagens longas ou quando ando mais depressa... Mas tento fazer sempre, nunca lixei nenhum turbo por falta de lubrificação mas ando quase sempre nas calmas...

Não puxar a frio também é muito importante!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

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Br][nK
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Mensagem por Br][nK »

pedrosousa Escreveu:Eu só faço isso nas viagens longas ou quando ando mais depressa... Mas tento fazer sempre, nunca lixei nenhum turbo por falta de lubrificação mas ando quase sempre nas calmas...

Não puxar a frio também é muito importante!
Faço exactamente o mesmo 8)
Ate mesmo quando faco viagens curtas nao o desligo logo ;)
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mccoy
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Mensagem por mccoy »

Exactamente, o oleo do motor que alimenta o turbo tem duas funções lubrificar e arrefecer, dai é mto importante manter o carro a trabalhar, eu no meu carro deixo sempre de 5min a 10min, porque oleo presente no turbo não arrefece de um momento para o outro, em trajectos curtos e com o motor a frio evito passar das 2000 rpm.

Cumps

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SpiKiE
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Mensagem por SpiKiE »

nos dois turbo-diesel de casa evito sempre desligar logo o carro...seja a viagem pequena ou longa, deixo sempre a trabalhar 1 ou 2 minutos (dependendo tambem do "uso" que teve na viagem)

e a frio é como disse o pedrosousa, é de evitar puxar muito por ele...
no meu caso, com motor frio tento fazer as passagens de caixa antes da 2000rpm...e tento ter essa mesma rotaçao como "limite" ;)
02' E46 320d Touring M-Pack - topasblau

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evandro
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Mensagem por evandro »

Os 2 conselhos dados nos posts anteriores sao de seguir religiosamente em qq carro turbo. Eu apliquei-os no meu ex-Fiat Uno Turbo durante 10 anos e fiz 170000 Km nele sempre com o turbo de origem, e qd o vendi puxava como novo, acreditem vcs ou não ;) !
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