Permutador de calor ( ajuda )

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
Pedro_25
Membro Junior
Mensagens: 377
Registado: 11 fev 2008, 16:52
O meu Carro:: E61 LCI
Localização: M. sul/seixal

Permutador de calor ( ajuda )

Mensagem por Pedro_25 »

boas
eu tenho um bmw 320d e46 136cv de 1998
e ultimamente tenho notado algum oleo no deposito do refrigerante.
e ja me disseram que era o "permutador de calor"
alguem me pode dizer onde se situa o esse permutador de calor?
e se é facil de mudar ou nao.

se me arranjasem uma imagem com o dito cujo agradecia.

Avatar do Utilizador
Cebes
Membro Senior
Mensagens: 943
Registado: 21 set 2005, 15:26
Localização: São Pedro do Sul - Viseu

Mensagem por Cebes »

Como é que notas o óleo no depósito do refrigerante (deduzo que seja o anti-congelante)?!

No meu E46 pelo menos, não tenho depósito de refrigerante.. Tenho uma tampa de desenroscar que liga directamente ao radiador..

EM relação ao "permutador de calor" isso são eles todos.. o radiador é um permutador de calor, o IC é um permutador de calor, etc.. tens é de dizer qual é ele..
Imagem
Cá da garagem:
BMW 320d 136cv
Audi A3 1.8T 150cv
Opel Corsa C 1.3cdti 62cv
Lancia Y 60cv

Avatar do Utilizador
Pedro_25
Membro Junior
Mensagens: 377
Registado: 11 fev 2008, 16:52
O meu Carro:: E61 LCI
Localização: M. sul/seixal

Mensagem por Pedro_25 »

sim no radiador de agua no seu deposito noto residuos de oleo
e ja me falaram no premutador de oleo no mato.
se fosse a junta da cabeça o carro aquecia rapidamente e perdia agua
o que nao acontece, o carro mantem a tempratura normal so que no deposito
tem manchas de oleo e deve ser do ic ou permutador de calor nao sei

e gostava de o mudar mas nao sei se é facil ou nao
Imagem

E61 LCI 2008/03
ex-
E87 LCI 2008/03 MB POWER

Avatar do Utilizador
Pedro_25
Membro Junior
Mensagens: 377
Registado: 11 fev 2008, 16:52
O meu Carro:: E61 LCI
Localização: M. sul/seixal

Mensagem por Pedro_25 »

obrigado pela ajuda

ja sei o que é, fui ao meu mecanico e ele teve a ver
e o problema é duma peça chamada "serpentina" um pequeno radiador
que fica junto ao filtro do oleo.
deve ter uma rutura lá dentro pois quando a agua passa pelo o seu interior
para arrefecer o oleo este mistura-se com a agua.

vou deixar o carro na oficina na 2a feira.

depois digo quanto foi o arranjo, para a malta saber quando tiver um problema
identico ao meu
e o mecanico disse que nao tem problema nenhum circular com o carro
apenas o inconveniente de ter o circuito gorduroso, mais nada.
Imagem

E61 LCI 2008/03
ex-
E87 LCI 2008/03 MB POWER

Avatar do Utilizador
jmbfs
Membro Gold
Mensagens: 1628
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46
Localização: Maia - Porto - Portugal

Mensagem por jmbfs »

O permutador que te referes é exactamente esse normalmente chamado de radiador de óleo........
Quanto a nao ter problemas, achas que nao tem???
O circuito de água não vai estar nas condiçoes devidas ( diferenças de temperatura ) , assim como vais danificar componentes desse mesmo circuito.... :driving
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Responder

Voltar para “Mecanica”