O jipe tem agora 192 mil km, cerca de 85 mil a GPL.
Até agora apenas problemas de menor importância tais como valvula temparatura rachada, reservatório expansão rachado (foi na mesma altura da valvula), bomba direcção assistida, mas não relacionados com o GPL, sim com a idade do próprio carro...
Este fim de semana vinha na A17 e com bastante pressa, pelo que vinha na casa dos 200/210 km/h isto às 6250/6500 rpm.
Numa descida o carro quase chegou aos 220 km/h a cerca de 6750 rpm e nesse momento, parece que o motor cortou, parecido como quando falta o gpl e ele passa para gasolina, mas o carro continuou a GPL.
Pensei, ok, é normal, e o carro entrou em safe-mode (tive um 320d que vendi com 265 mil km e ele nos ultimos tempos entrava facilmente em safe-mode quando andava na casa dos 200 km/h, pelo que pareceu-me ser o mesmo).
Normalmente não ando a esta velocidade, ando mais na casa dos 160, rsó de vez em quando chego aos 180 e aos 200, mas até hoje nunca tinha tido o minimo problema.
A seguir a ter deparado com este problema, o carro em 5ª não deixava o ponteiro do consumo instantaneo passar dos 20 litros (ele vai graduado até aos 30 litros) e o carro na velocidade de 140/160 km/h.
Reparei foi que em certas acelerações o carro tremia um pouco.
Entretanto desliguei o GPL e quando o religuei o sistema ficou a piscar a luz amarela (KIT BRC).
Quando pude parar fi-lo e ao ralenti o carro tremia.
Desliguei, voltei a ligar e aparentemente tudo bem.
Arranquei, o sistema passou para o GPL e continuava tudo normal, já deixava o ponteiro de gasolina ir ao máximo e puxava bem, mas passado um pouco voltou ao mesmo...
Passado mais um pouco, lá voltava ao normal e assim sucessivamente.
Cheguei ao Porto, estacionei o carro e passadas umas horas peguei nele e estava aparentemente tudo bem.
OK, pensei, foi um erro da centralina e agora ficou tudo ok.
Hoje de manhã ao pegar no carro, vinha a fazer um pouco de AE e para testar puxei um pouco mais, e ele voltou ao mesmo, ou seja em 5ª na casa dos 80 km/h e às 2000 e poucas rpm quando acelero a fundo o carro treme todo, isto a GPL e a Gasolina.
Desliguei o GPL e quando o religuei ele voltou a ficar amarelo.
Estabilizei a velocidade e ele automaticamente passado algum tempo entrou e o carro voltou ao normal...
Não percebo nada de mecânica, mas estou algo apreensivo por ter puxado um pouco mais por ele...
Alguém me consegue avançar um prognóstico??
PS: O carro não pinga nada, não aquece, não denota qualquer outro sintoma...
Abraço
-- Segunda Jun 29, 2009 11:55 am --
Primeiro, peço desculpa por só agora responder, mas já o faço de um novo portátil, pois o antigo pifou...
Segundo quero agradecer ao "burnout" a total disponibilidade para me ajudar a perceber o problema que padecia o meu X5.
Terceiro, quero ainda agradecer ao "burnout" o test-drive ao seu M3... Simplesmente brutal! De tal modo que qualquer dia...

Por último venho a informar que o X5 passou um dia no concessionário... Fez testes de compressão (impecáveis, apesar dos seus 192 mil km), mudou bobinas (e voltou a montar as mesmas pois estavam também elas impecáveis) etc, etc, e não havia meio de perceberem o que se passava...
Depois de alguma conversa com o Sr. Henrique, lá fui para casa (era hora de almoço) ficando à espera de novidades. Tinha sido abordada a possibilidade de fazer "reset" à centralina e parece que foi essa a solução, pois o carro ficou impecável...
Já fiz uns kms, já puxei novamente pelo carro, e temos X5 de volta...
O que me parece incrível é como um simples reset resolva um problema que nem os sofisticados computadores da marca não conseguem identificar (no computador indicava estar tudo bem).
É a era da electronica no seu melhor...
Grande abraço