320td semi arranjado....
Moderador: Staff
320td semi arranjado....
Boas,
Há umas semanas atrás fui vitima do problema das borboletas de admissão. Uma delas partiu, foi aspirada, e como consequência.... 2/3 semanas de férias na Baviera. Aqui deram-me 2 orçamentos, um para mudar o motor por um recondicionado, outro para abrir/fechar motor e verificar o que se encontrava danificado.
Optei pela segunda opção, visto o carro ter circulado muito pouco após o sucedido. A escolha verificou-se acertada, visto a reparação ter ficado por metade do valor previsto para a troca de motor, tendo na mesma 2 anos de garantia sobre a reparação efectuada.
O "outro" problema surge depois. Dizem-me que o carro está pronto, eu vou levantar, mas era de noite, chovia imenso, e no meio da cidade não ia apertar por ele. Quando entro na AE deparo-me com o carro a não passar dos 100km/h em plano, e em subidas tinha de recorrer à 4ª velocidade (tem caixa de 5) e por vezes 3ª... Estava a ficar extremamente chateado com o sucedido, mas para além de já passar das 18h, era uma sexta-feira, e nada podia fazer senão "arrastá-lo" até casa, sem saber do que se tratava.
Na 2ª feira logo de manhã, desloco-me à Baviera, queixando-me que o carro não está em condições, tendo o mecânico chefe garantido que testou o carro e que o mesmo estava operacional. O mecânico no entanto mostrou-se totalmente disponivel (não esperaria outra atitude) para irmos testar o carro. Ele a conduzir comprovou o que lhe dizia, acelerador a fundo, desde a 2ª velocidade, e o carro não "puxa". Vamos para AE e a mesma coisa, o mecânico estava admirado com o sucedido, continuando a afirmar que o carro estava operacional quando o testou. A pouco menos de 2km de sairmos da AE para regressar à oficina, o carro de repente começou a funcionar normalmente. Não saimos e percorremos mais 10/12km sem problemas, tendo eu conduzido uma parte e o carro estava normal. No entanto, após sair da AE e no regresso à oficina voltou a "pastar".
O diagnóstico revelou uma anomalia qualquer relacionada com a Bomba reguladora de pressão, tendo o mecânico, com o carro a trabalhar, substituído a bomba reguladora da pressão do turbo, apagado os erros, e após nova verificação o mesmo erro aparecia. Ele aí afirmou que o problema não seria dessa peça, mas sim da válvula do turbo....
Ora bem, após este testamento, aqui vêm as minhas dúvidas, e o que me fez registar neste fórum:
1º - no diagnóstico não me lembro se aparecia Bomba Reguladora de Pressão do turbo ou se não dizia mais nada... Pode ser um bomba reguladora de pressão de combustível? Este motor, de 150Cv, é common-rail, certo? Poderá ser um injector?
2º - para ter a certeza que o problema seria da peça substituída, não seria melhor ir fazer um teste de estrada?
3º - acho muito estranho que em estrada, quando acelero, o manómetro do consumo instantâneo não passa dos 9/10, quando antes, na mesma situação (por exemplo numa 3ª acelerar a fundo) disparava para os 20 repentinamente... Quando ele se solta do problema, o manómetro do combustível passa a agir dessa forma: acelero, vai aos 20, e o carro anda...
4º - se fosse a válvula do turbo, não deveria esta manter-se estável quando vai em aceleração constante? Ou seja, vou em AE, acelero com o carro mole, ele passado uns momentos solta-se, e sem alterar a posição do acelerador, sem haver subidas, ele não deveria manter em bom estado? Poderia mudar sim quando houvesse uma desaceleração, certo?
Andei estes dias com o carro (na Baviera não tinham disponibilidade para o receber) e acontece que o carro ora está péssimo, mal, ora fica bom, se bem que já não durante tanto tempo como no inicio. Agora são mais longos os períodos em que está mole.
Por último, deixa-me também no ar a hipótese de ser a MAF, mas isso não deveria dar no diagnóstico?
Só há uma coisa que me deixa satisfeito, é que o problema das borboletas foi resolvido... Pois o carro quando está bem, nota-se que o motor está lá, tão bom ou melhor do que estava antes de qualquer problema...
Saudações
Há umas semanas atrás fui vitima do problema das borboletas de admissão. Uma delas partiu, foi aspirada, e como consequência.... 2/3 semanas de férias na Baviera. Aqui deram-me 2 orçamentos, um para mudar o motor por um recondicionado, outro para abrir/fechar motor e verificar o que se encontrava danificado.
Optei pela segunda opção, visto o carro ter circulado muito pouco após o sucedido. A escolha verificou-se acertada, visto a reparação ter ficado por metade do valor previsto para a troca de motor, tendo na mesma 2 anos de garantia sobre a reparação efectuada.
O "outro" problema surge depois. Dizem-me que o carro está pronto, eu vou levantar, mas era de noite, chovia imenso, e no meio da cidade não ia apertar por ele. Quando entro na AE deparo-me com o carro a não passar dos 100km/h em plano, e em subidas tinha de recorrer à 4ª velocidade (tem caixa de 5) e por vezes 3ª... Estava a ficar extremamente chateado com o sucedido, mas para além de já passar das 18h, era uma sexta-feira, e nada podia fazer senão "arrastá-lo" até casa, sem saber do que se tratava.
Na 2ª feira logo de manhã, desloco-me à Baviera, queixando-me que o carro não está em condições, tendo o mecânico chefe garantido que testou o carro e que o mesmo estava operacional. O mecânico no entanto mostrou-se totalmente disponivel (não esperaria outra atitude) para irmos testar o carro. Ele a conduzir comprovou o que lhe dizia, acelerador a fundo, desde a 2ª velocidade, e o carro não "puxa". Vamos para AE e a mesma coisa, o mecânico estava admirado com o sucedido, continuando a afirmar que o carro estava operacional quando o testou. A pouco menos de 2km de sairmos da AE para regressar à oficina, o carro de repente começou a funcionar normalmente. Não saimos e percorremos mais 10/12km sem problemas, tendo eu conduzido uma parte e o carro estava normal. No entanto, após sair da AE e no regresso à oficina voltou a "pastar".
O diagnóstico revelou uma anomalia qualquer relacionada com a Bomba reguladora de pressão, tendo o mecânico, com o carro a trabalhar, substituído a bomba reguladora da pressão do turbo, apagado os erros, e após nova verificação o mesmo erro aparecia. Ele aí afirmou que o problema não seria dessa peça, mas sim da válvula do turbo....
Ora bem, após este testamento, aqui vêm as minhas dúvidas, e o que me fez registar neste fórum:
1º - no diagnóstico não me lembro se aparecia Bomba Reguladora de Pressão do turbo ou se não dizia mais nada... Pode ser um bomba reguladora de pressão de combustível? Este motor, de 150Cv, é common-rail, certo? Poderá ser um injector?
2º - para ter a certeza que o problema seria da peça substituída, não seria melhor ir fazer um teste de estrada?
3º - acho muito estranho que em estrada, quando acelero, o manómetro do consumo instantâneo não passa dos 9/10, quando antes, na mesma situação (por exemplo numa 3ª acelerar a fundo) disparava para os 20 repentinamente... Quando ele se solta do problema, o manómetro do combustível passa a agir dessa forma: acelero, vai aos 20, e o carro anda...
4º - se fosse a válvula do turbo, não deveria esta manter-se estável quando vai em aceleração constante? Ou seja, vou em AE, acelero com o carro mole, ele passado uns momentos solta-se, e sem alterar a posição do acelerador, sem haver subidas, ele não deveria manter em bom estado? Poderia mudar sim quando houvesse uma desaceleração, certo?
Andei estes dias com o carro (na Baviera não tinham disponibilidade para o receber) e acontece que o carro ora está péssimo, mal, ora fica bom, se bem que já não durante tanto tempo como no inicio. Agora são mais longos os períodos em que está mole.
Por último, deixa-me também no ar a hipótese de ser a MAF, mas isso não deveria dar no diagnóstico?
Só há uma coisa que me deixa satisfeito, é que o problema das borboletas foi resolvido... Pois o carro quando está bem, nota-se que o motor está lá, tão bom ou melhor do que estava antes de qualquer problema...
Saudações
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Re: 320td semi arranjado....
se fores perto de aveiro sei quem te pode resolver isso
Andei estes dias com o carro (na Baviera não tinham disponibilidade para o receber) e acontece que o carro ora está péssimo, mal, ora fica bom, se bem que já não durante tanto tempo como no inicio. Agora são mais longos os períodos em que está mole.(aconteceu me isso uma vez e era uma coisa tao simples como um sensor com folga entre o macho e a femea
)
-- Segunda Dez 07, 2009 3:27 am --
esse é um ponto fraco do motor do teu modelo! estas sujeito a acontecer novamente, o mene que me faz electronica simplesmente eliminou
Andei estes dias com o carro (na Baviera não tinham disponibilidade para o receber) e acontece que o carro ora está péssimo, mal, ora fica bom, se bem que já não durante tanto tempo como no inicio. Agora são mais longos os períodos em que está mole.(aconteceu me isso uma vez e era uma coisa tao simples como um sensor com folga entre o macho e a femea

-- Segunda Dez 07, 2009 3:27 am --
esse é um ponto fraco do motor do teu modelo! estas sujeito a acontecer novamente, o mene que me faz electronica simplesmente eliminou
Re: 320td semi arranjado....
E essa folga entre macho e fêmea, pode ser a da bomba reguladora de pressão, que se encontra á frente e onde ligam os dois tubinhos (um preto e outro preto com manchas azuis)?Joel_xb Escreveu:se fores perto de aveiro sei quem te pode resolver isso
Andei estes dias com o carro (na Baviera não tinham disponibilidade para o receber) e acontece que o carro ora está péssimo, mal, ora fica bom, se bem que já não durante tanto tempo como no inicio. Agora são mais longos os períodos em que está mole.(aconteceu me isso uma vez e era uma coisa tao simples como um sensor com folga entre o macho e a femea)
-- Segunda Dez 07, 2009 3:27 am --
esse é um ponto fraco do motor do teu modelo! estas sujeito a acontecer novamente, o mene que me faz electronica simplesmente eliminou
Podes dar mais algumas indicações sff?
Obrigado
-
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Re: 320td semi arranjado....
Viva o problema do teu carro não tem a ver com valvulas e sensores de pressão avariados, mas sim com tubos de vácuo que vão ligar à valvula de pressão do turbo (por isso aparece sempre a avaria nem que subs tituam a peça 100 vezes) estavam ressequidos e racharam/ romperam ou soltamra-se devido a terem tirado o colector de admissão e por vezes acontece isso eles deveriam saber isso mas devem estar a querer esfolar-te umas coroas, queres um conselho alguém que saiba do assunto que retire outra vez o colector e troque os tubos de vácuo por novos e ficas com o problema resolvido, da falta de potencia ,nem MAF nem mais nada. :lovebmw
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Re: 320td semi arranjado....
JOFIMO Escreveu:Viva o problema do teu carro não tem a ver com valvulas e sensores de pressão avariados, mas sim com tubos de vácuo que vão ligar à valvula de pressão do turbo (por isso aparece sempre a avaria nem que subs tituam a peça 100 vezes) estavam ressequidos e racharam/ romperam ou soltamra-se devido a terem tirado o colector de admissão e por vezes acontece isso eles deveriam saber isso mas devem estar a querer esfolar-te umas coroas, queres um conselho alguém que saiba do assunto que retire outra vez o colector e troque os tubos de vácuo por novos e ficas com o problema resolvido, da falta de potencia ,nem MAF nem mais nada. :lovebmw
:lol1
Sou da mesma opinião
Re: 320td semi arranjado....
Bom dia,
Agradeço a vossa ajuda, e só gostava de saber como poderei argumentar perante eles esta situação.
O carro antes de ter o problema das borboletas, nunca tinha tido nenhum destes sintomas, o colector de admissão foi substituído por um novo, e o carro quando me veio parar às mãos NUNCA ESTEVE EM CONDIÇÕES. Posso exigir que me resolvam o problema sem ter de pagar nada mais do que já paguei? Eles deram 2 anos de garantia sobre a reparação efectuada. Estando isto relacionado com o colector (colocado um novo) estará abrangido por essa mesma garantia?
O chefe da oficina, quando foi parar resolver o problema inicial, disse que para além do que tinha sido danificado pelas borboletas, iriam também verificar outras peças (nomeadamente esses tubos referidos) e caso fosse necessário substituir faziam-no. Pelos vistos não fizeram, ou montaram mal...
Caso seja mesmo algo danificado, é lógico que terei de pagar, mas como vou saber se eles mudaram mesmo, ou simplesmente ligaram algo que estava desligado, e me cobram por algo que não colocaram?
É sempre o mesmo dilema quando o carro entra na oficina... Aqui trata-se de um representante oficial da BMW... logo a honestidade não deverá ser posta em causa... :think
Agradeço a vossa ajuda, e só gostava de saber como poderei argumentar perante eles esta situação.
O carro antes de ter o problema das borboletas, nunca tinha tido nenhum destes sintomas, o colector de admissão foi substituído por um novo, e o carro quando me veio parar às mãos NUNCA ESTEVE EM CONDIÇÕES. Posso exigir que me resolvam o problema sem ter de pagar nada mais do que já paguei? Eles deram 2 anos de garantia sobre a reparação efectuada. Estando isto relacionado com o colector (colocado um novo) estará abrangido por essa mesma garantia?
O chefe da oficina, quando foi parar resolver o problema inicial, disse que para além do que tinha sido danificado pelas borboletas, iriam também verificar outras peças (nomeadamente esses tubos referidos) e caso fosse necessário substituir faziam-no. Pelos vistos não fizeram, ou montaram mal...
Caso seja mesmo algo danificado, é lógico que terei de pagar, mas como vou saber se eles mudaram mesmo, ou simplesmente ligaram algo que estava desligado, e me cobram por algo que não colocaram?
É sempre o mesmo dilema quando o carro entra na oficina... Aqui trata-se de um representante oficial da BMW... logo a honestidade não deverá ser posta em causa... :think
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Re: 320td semi arranjado....
Viva não tens de pagar nada visto já teres pago e no serviço ter ficado mal feito, já foste na conversa de trocar o colector por um novo com o mesmo problema incluido (borboletas) deverias ter lido melhor no fórum e tinhas sacado as borboletas ao antigo e nada disso te tinha acontecido, exige o colector antigo, (para começar, pois vão utilizá-lo particularmente para no "gancho" pois a BMW não autoriza sacar borboletas ao colector mas sim como te aconteceu a ti comprar um novo elá váo quase 500 euros para o totas) ) são obrigados a devolver o mesmo, e tens 2 anos anos de garantia sobre a reparação afecta à factura que pagaste sem mais delongas.
-- Terça Dez 08, 2009 6:27 pm --
-- Terça Dez 08, 2009 6:27 pm --
isso deveria assim ser e pensas tuAhnitrop Escreveu:Bom dia,
Agradeço a vossa ajuda, e só gostava de saber como poderei argumentar perante eles esta situação.
O carro antes de ter o problema das borboletas, nunca tinha tido nenhum destes sintomas, o colector de admissão foi substituído por um novo, e o carro quando me veio parar às mãos NUNCA ESTEVE EM CONDIÇÕES. Posso exigir que me resolvam o problema sem ter de pagar nada mais do que já paguei? Eles deram 2 anos de garantia sobre a reparação efectuada. Estando isto relacionado com o colector (colocado um novo) estará abrangido por essa mesma garantia?
sim sem duvidas
O chefe da oficina, quando foi parar resolver o problema inicial, disse que para além do que tinha sido danificado pelas borboletas, iriam também verificar outras peças (nomeadamente esses tubos referidos) e caso fosse necessário substituir faziam-no. Pelos vistos não fizeram, ou montaram mal... se tivessem substituido os tubos cobravam mais uns eurinhos
Caso seja mesmo algo danificado, é lógico que terei de pagar, mas como vou saber se eles mudaram mesmo, ou simplesmente ligaram algo que estava desligado, e me cobram por algo que não colocaram? ficas sempre na dúvida como o outro.....
É sempre o mesmo dilema quando o carro entra na oficina... Aqui trata-se de um representante oficial da BMW... logo a honestidade não deverá ser posta em causa... :think
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- Joel_xb
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Re: 320td semi arranjado....
JOFIMO Escreveu:Viva o problema do teu carro não tem a ver com valvulas e sensores de pressão avariados, mas sim com tubos de vácuo que vão ligar à valvula de pressão do turbo (por isso aparece sempre a avaria nem que subs tituam a peça 100 vezes) estavam ressequidos e racharam/ romperam ou soltamra-se devido a terem tirado o colector de admissão e por vezes acontece isso eles deveriam saber isso mas devem estar a querer esfolar-te umas coroas, queres um conselho alguém que saiba do assunto que retire outra vez o colector e troque os tubos de vácuo por novos e ficas com o problema resolvido, da falta de potencia ,nem MAF nem mais nada. :lovebmw
o meu pai tem uma carrinha mercedes , nao "puxava" , foi ao mecanico e trocaram lhe a maf ! chegou a casa a queixar se fui la ver era o veio da wastegate que estava solto! loooool em 10min arranjei aquilo e na oficina levaram 300 euros pra vir igual ! aldraboes

Re: 320td semi arranjado....
Boas,
Depois de uma manhã de diagnóstico, chegaram á conclusão que o problema será na válvula de pressão do turbo. Ao enviarem informação para a válvula abir/fechar, ela tem dificuldades em fazê-lo, estando por momentos a tremer, e depois abre ou fecha com dificuldade,mas não consegue manter.
Verificaram todas as fichas, tubos, etc, e disseram que o problema era mesmo do turbo, e que eles lá não reparavam, simplesmente colocavam um novo.
Lógicamente optei por trazer o carro novamente, e ir a uma pessoa de confiança que trabalha com turbos. Vai tentar repara-lo (já estava também na altura de fazer uma manutenção ao mesmo) e mesmo que não dê, consigo um turbo novo por menos de metade do preço do que iria pagar na Baviera.
Assim que tiver o problema resolvido, voltarei a dizer alguma coisa. Vamos primeiro ver se será só mesmo o turbo, ou se haverá mais alguma coisa.
Abraços
Depois de uma manhã de diagnóstico, chegaram á conclusão que o problema será na válvula de pressão do turbo. Ao enviarem informação para a válvula abir/fechar, ela tem dificuldades em fazê-lo, estando por momentos a tremer, e depois abre ou fecha com dificuldade,mas não consegue manter.
Verificaram todas as fichas, tubos, etc, e disseram que o problema era mesmo do turbo, e que eles lá não reparavam, simplesmente colocavam um novo.
Lógicamente optei por trazer o carro novamente, e ir a uma pessoa de confiança que trabalha com turbos. Vai tentar repara-lo (já estava também na altura de fazer uma manutenção ao mesmo) e mesmo que não dê, consigo um turbo novo por menos de metade do preço do que iria pagar na Baviera.
Assim que tiver o problema resolvido, voltarei a dizer alguma coisa. Vamos primeiro ver se será só mesmo o turbo, ou se haverá mais alguma coisa.
Abraços
- pedrosousa
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Re: 320td semi arranjado....
Ahnitrop, pede para testarem o turbo com uma bomba de vacuo manual, com -650mbar o actuador deve estar a fazer a geometria toda fechada.
Re: 320td semi arranjado....
Boas,
Recebi hoje a informação que o turbo estava mesmo todo danificado. Vão tentar reparar, mas caso não dê, leva com um novo.
Quarta feira devo ter o carro pronto, e aí já digo como ficou.
Cumps
Recebi hoje a informação que o turbo estava mesmo todo danificado. Vão tentar reparar, mas caso não dê, leva com um novo.
Quarta feira devo ter o carro pronto, e aí já digo como ficou.
Cumps
- rbn_pereira
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- Registado: 07 ago 2008, 00:46
- O meu Carro:: e90
Re: 320td semi arranjado....
é o normal dos nossos turbos. Mas o meu tambem foi reparado. E pouco tempo depois deu o berro na mesma. Por isso não sei o que será melhor. Reparar, ou meter logo 1 novo. :fixe
Ex e46 Compact: viewtopic.php?f=59&t=31365
Coffe Zona Porto - viewtopic.php?f=33&t=35613
"Live free and drive hard."
Coffe Zona Porto - viewtopic.php?f=33&t=35613
"Live free and drive hard."
Re: 320td semi arranjado....
rbn_pereira, depende do reparo! Há reparos que compensam levar com o kit de reparação da Garrett e descarbonizar. Ficam novos! Além de que prefiro os turbos reparados do que os novos... são melhores pra levar cargas 
