Pressão no circuito de refrigeração - 320d e46 136cv

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
Ricardo Brandão
Membro Junior
Registado: 25 out 2008, 19:49
O meu Carro:: BMW 320d E46

Pressão no circuito de refrigeração - 320d e46 136cv

Mensagem por Ricardo Brandão »

Imagem

Boas,

ando com um problema no carro e gostava de "ouvir" a vossa opinião...

Após ter arranjado o motor todo, visto que tinha um problema com água.. o carro andava com o sede do crl lol ..
:arrow: deparo-me com outro problema:

:arrow: Pressão no circuito de refrigeração!! :wall :duh

Já se sangrou o circuito de refrigeração varias vezes e tem sempre pressão!! :duh

Será este radiador de gases, por baixo do nº10, que estará a passar ar ("roto") para o circuito de água???? E assim fazer pressão no circuito de refrigeração? Se for, sai já dali este peça...

Será outra causa??

A nível de motor penso que não será..

Eu tenho o tal tubo que vai da bomba de vácuo à EGR, desligado na EGR!! Logo, a EGR está desligada! Mas há contacto neste radiador de gases, e daí ter 51% de certeza que o problema vem daí!!

Eu já coloquei esta peça nova há uns tempos porque não sabia que a podia retirar.. Mas sendo assim...

:arrow: Causa possível da avaria desta peça

Será que por este circuito estar cortado na admissão, visto que retirei o tubo de vácuo, a pressão será tão grande que danificou o radiador de gases? Visto que os gases de escape nunca entram na admissão...

Não será um CONTRA em desligar a EGR deste modo??

Não será aconselhável reduzir, visto que não dá para anular, os gases de admissão electronicamente?

Se sim, reduzir para que valor? Já ouvi falar num valor mas não sei a unidade.. 40!!

:arrow: O meu carro é:

320d e46 7/98 M47

Agradeço toda a ajuda para resolver este problema!! :(

Abraço
Ricardo Brandão - 320d E46

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Pressão no circuito de refrigeração - 320d e46 136cv

Mensagem por JOFIMO »

Ricardo Brandão Escreveu:Imagem

Boas,

ando com um problema no carro e gostava de "ouvir" a vossa opinião...

Após ter arranjado o motor todo, visto que tinha um problema com água.. o carro andava com o sede do crl lol ..
:arrow: deparo-me com outro problema:

:arrow: Pressão no circuito de refrigeração!! :wall :duh 1,4/1,6 bar
Já se sangrou o circuito de refrigeração varias vezes e tem sempre pressão!! :duh Está correctamente sangrado?

Será este radiador de gases, por baixo do nº10, que estará a passar ar ("roto") para o circuito de água???? E assim fazer pressão no circuito de refrigeração? Se for, sai já dali este peça... Não tem nada a ver deixa-o lá estarSerá outra causa??

A nível de motor penso que não será..

Eu tenho o tal tubo que vai da bomba de vácuo à EGR, desligado na EGR!! Logo, a EGR está desligada! Mas há contacto neste radiador de gases, e daí ter 51% de certeza que o problema vem daí!! Ainda bem que está desligado
Eu já coloquei esta peça nova há uns tempos porque não sabia que a podia retirar.. Mas sendo assim...

:arrow: Causa possível da avaria desta peça

Será que por este circuito estar cortado na admissão, visto que retirei o tubo de vácuo, a pressão será tão grande que danificou o radiador de gases? Visto que os gases de escape nunca entram na admissão... Não,não,não
Não será um CONTRA em desligar a EGR deste modo?? Não a minha está igual há muitos kms..
Não será aconselhável reduzir, visto que não dá para anular, os gases de admissão electronicamente?

Se sim, reduzir para que valor? Já ouvi falar num valor mas não sei a unidade.. 40!! Valor=0
:arrow: O meu carro é:

320d e46 7/98 M47

Agradeço toda a ajuda para resolver este problema!! : O motor atinge a temperatura normal e fica sempre lá (meio) ou tem oscilações, se tiver troca a peça nº 8 e sangra o circuito como é explicado num post meu com imagens do TIS. Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

intek
Membro Gold
Registado: 09 ago 2009, 12:07
O meu Carro:: BMW E36/5

Mensagem por intek »

E já deixou de perder água????
Imagem

Compro BMW E21/E30/E36 até 600€

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

Por aquilo que estive a falar por tlmvl com o Ricardo o carro já não perde água, contudo quando tem o motor a funcionar em determinada altura a luz de falta de água liga-se, mas depois de desligar o carro e coisa e tal ao voltar a ligar já não tem a luz ligada até que passado algum tempo volta a ligar.
Mandei-o ir verificar o nível da água a olho :lol1, tanto quando não tem a luz ligada como quando lhe liga a luz.
Assim vai poder verificar se realmente a água se some do circuito ou se apenas é uma indicação errada do nível da mesma.
Ao mesmo tempo vai poder verificar se a água está limpa ou se está suja de óleo ou por aí. Pode aproveitar e verificar o nível do óleo, bem como o seu estado (normal ou com água à mistura).

De certa forma e a meu ver só pode estar a acontecer duas situações pela conversa que tivemos pelo tlmvl:
1 - Uma indicação errada de nível baixo da água e como tal o sensor ou lá como se chama a coisa que detecta o nível da água está com problemas.
2 - A água realmente saí do circuito normal dela quando o motor está a trabalhar e vai para um lado qualquer e depois regressa ao circuito quando deixa de ter a pressão do motor a trabalhar.

Algumas das situações que ele indicou foram semelhantes a que me aconteceram a mim. Eu também andei a ver a luz do nível de pouca água a ligar constantemente e a ver a água a desaparecer do circuito. Contudo em parado e na garagem não detectada nenhuma fuga. Só em andamento é que a água desaparecia.
Pensei logo que teria a junta do motor queimada e fui ao mecânico com o carro, sendo que ao chegar lá já ia com a luz ligada e desliguei o carro. Passado uns instantes ligaram o carro para ver o que se passava e a água saiu toda de uma vez (literalmente).
Acabaram por perceber que foi o termóstato do carro que tinha acabado de partir. Tiraram-no fora e verificaram que o mesmo tem tipo a parede exterior em plástico, depois tem um vedante e depois tem a parede interior em plástico, tendo sido a parede interior a partir e a começar a deixar sair a água com a pressão. Com tanta pressão a parede exterior não aguentou e partiu também.
Trocaram o termóstato e a coisa ficou resolvida sem ser necessário mexer na junta do motor pois o carro nunca chegou a aquecer ou o que quer que seja.
No caso do Ricardo, viu-se forçado a trocar o termóstato e a junta.
Agora questiono-me se o serviço foi bem efectuado pois não consigo perceber como é que o nível da água baixa ao ponto de indicar que tem pouca água com o motor a trabalhar e depois volta a ficar normal.

Sobre o termóstato da EGR e por aí... não acredito que isso tenha algum tipo de influencia neste caso, pois eu retirei esse termóstato e o circuito de água que passa por lá foi tapado. Ou seja no tubo que ia entrar no termóstato levou uma "rolha" lol e no tubo que saí do termóstato levou outra ao invés de meter um tubo a unir ambas as pontas para fazer a continuidade do circuito.
A lógica dada pelo mecânico é que o circuito de arrefecimento dos gazes que passam pela EGR só é activado quanto o termóstato do mesmo assim o indica, ou seja, não está sempre a funcionar / passar água naquele local. Se se remover a EGR (seja de que forma for) os gazes nunca passaram por ali e consequentemente o termóstato dali nunca irá detectar calor e como tal não activará o circuito de arrefecimento.
Se a água não circula por ali pode-se cortar o circuito já que não está ali a fazer nada.
A lógica é um bocado simplista e poderá ter algumas falhas ou até ser eu que não consigo explicar a coisa direita, mas de certa forma penso que não é descabida de todo.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

"Sobre o termóstato da EGR e por aí... não acredito que isso tenha algum tipo de influencia neste caso, pois eu retirei esse termóstato e o circuito de água que passa por lá foi tapado. Ou seja no tubo que ia entrar no termóstato levou uma "rolha" lol e no tubo que saí do termóstato levou outra ao invés de meter um tubo a unir ambas as pontas para fazer a continuidade do circuito.
A lógica dada pelo mecânico é que o circuito de arrefecimento dos gazes que passam pela EGR só é activado quanto o termóstato do mesmo assim o indica, ou seja, não está sempre a funcionar / passar água naquele local. Se se remover a EGR (seja de que forma for) os gazes nunca passaram por ali e consequentemente o termóstato dali nunca irá detectar calor e como tal não activará o circuito de arrefecimento.
Se a água não circula por ali pode-se cortar o circuito já que não está ali a fazer nada.
A lógica é um bocado simplista e poderá ter algumas falhas ou até ser eu que não consigo explicar a coisa direita, mas de certa forma penso que não é descabida de todo."
Se acham que é assim, eu abstenho-me pois se não fizesse falta os eng. da bm não perdiam tempo a desenhá-lo e montar no motor, e quanto ao gases passam sempre no radiador da AGR esteja a valvula ligada ou não e a função do termoestato é arrefecer os mesmos, e por acaso ele estiver avariado (com passagem) a temperatura do motor oscila, por acaso já verificaram a bomba de àgua? eu tinha uma pequena fugae só descobri ao fim de muito tempo/trabalho e paciência.

:lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

White_Spot™
Membro Senior

JOPFIMO pela lógica de que se não fizesse falta os engenheiros da BMW não perdiam tempo a desenhá-la e montar no motor também não retirarias as borboletas da admissão, não removias a EGR entre outras coisas que o pessoal vai removendo ;).
Não digo que eu tenho razão, nem com muito pois não sou entendido na matéria, apenas me limitei a seguir o raciocínio do mecânico e como disse posso não estar a escrever a coisa como ele me explicou pois eu esqueço-me muito das coisas :lol1.

Uma coisa é certa e posso-te garantir, já ando sem esse termóstato, sem a EGR e com esse circuito da água tapado há algum tempo e até ao momento não tive qualquer problemas nem tenho notado qualquer alteração no comportamento do motor :fixe.

Ai e tal mas mais cedo ou mais tarde vai dar o peido!
Se isso acontecer paciência :lol1.

Ricardo Brandão
Membro Junior
Registado: 25 out 2008, 19:49
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por Ricardo Brandão »

Boas,

JOFIMO, a temperatura do carro não oscila!! Fica fixa a meio! Eu acho que foi bem sangrado.. mas vou ver esse topico onde descreves o procedimento para ver se realmente foi bem sangrado :) Há alguma forma de verificar a pressão no circuito de água? DIS?

intek, o carro agora já nao perde água!! Pelo contrario, parece ganhar é ar!! :(

White_Spot™, já fiz o teste! Com o carro a trabalhar, a luz está ligada e a agua está em cima, no máximo!

Bem, eu deixei lá o carro para re-apertarem a culassa, porque já fez os tais +/- 500km e deve ser re-apertada..

Vão também verificar o sensor, ou lá o que seja, que indica o nível de água de radiador!

Quanto à remoção das peças da EGR, o meu mecânico achou melhor manter lá tudo no sitio e no sitio de radiador, colocar nas pontas, algo a tapar o circuito ( uma chapinha ou assim) de modo a "vedar" este radiador... Assim, o circuito de água irá ficar como está, entra no radiador de gases e volta a sair!

Bem, em principio irei buscar o carro amanha já re-apertado e com o radiador isolado!

Mais ideias de onde possa ganhar ar, no circuito de água?

Obrigado pela ajuda :fixe
Ricardo Brandão - 320d E46

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ricardo Brandão Escreveu:Boas,

JOFIMO, a temperatura do carro não oscila!! Fica fixa a meio! Eu acho que foi bem sangrado.. mas vou ver esse topico onde descreves o procedimento para ver se realmente foi bem sangrado :) Há alguma forma de verificar a pressão no circuito de água? DIS? Só pondo o istema em carga pelo menos 24 horas com material apropriado. Para veres se está bem sangrado faz assim: tira o tampão do radiador, metes o AC nos 16º (min) e no minimo do ventilador, pões o motor a tarbalhar ao relanti e observa se no bocal da AGB (vaso de expansão) sai um esguicho de àgua continuo, se sim está bem sangrado/purgado.
intek, o carro agora já nao perde água!! Pelo contrario, parece ganhar é ar!! :(

White_Spot™, já fiz o teste! Com o carro a trabalhar, a luz está ligada e a agua está em cima, no máximo! E com omotor parado em frio como fica o nível?

Bem, eu deixei lá o carro para re-apertarem a culassa, porque já fez os tais +/- 500km e deve ser re-apertada.. Os nossos motores e os motores actuais nunca têm reaperto dos parafusos da cabeça (isso era no século passado), (onde meteste o carro a arranjar nalgum sapateiro) penso eu, tem de se substituir os parafusos (visto serem elásticos) e depois são apertados assim:Imagem

Vão também verificar o sensor, ou lá o que seja, que indica o nível de água de radiador! Sim deve estar avariado

Quanto à remoção das peças da EGR, o meu mecânico achou melhor manter lá tudo no sitio e no sitio de radiador, colocar nas pontas, algo a tapar o circuito ( uma chapinha ou assim) de modo a "vedar" este radiador... Assim, o circuito de água irá ficar como está, entra no radiador de gases e volta a sair! Desculpa a pergunta mas não consigo resistir,oteu mecânico é o Prof. PARDAL?
Bem, em principio irei buscar o carro amanha já re-apertado e com o radiador isolado!

Mais ideias de onde possa ganhar ar, no circuito de água?

Obrigado pela ajuda :fixe
Abraço

White_Spot™
Membro Senior

Confirma uma coisa Ricardo. A água está em cima, no máximo, significa que está no nível certo e onde tu o colocaste ou o nível subiu?

Ricardo se com o carro a trabalhar e com a luz de falta de água ligada mas estando a mesma no nível correcto, a meu ver aponta logo para o "sensor" avariado pois com o motor parado penso que me dissestes que o nível também estava normal.

Confirma isso e... como disse o JOFIMO talvez devas mudar de mecânico :oops:.

neor
Membro Juvenil
Registado: 28 jan 2007, 22:19
O meu Carro:: BMW 525TDs

Mensagem por neor »

possa, tambem sou vitima de um problema igual ou identico... :? :?
300 em 300 km +/- leva um litro de agua la pra dentro; não encontro fugas em lado nenhum; termostato levou um ha 10mil km; o mecanico disse que pode ser uma rela (por tras da bomba injectora) ou entao é a junta do motor que esta a deixar passar agua para o escape, pois o nivel do oleo esta normal e nao ha qualquer indicio de mistura de oleo na agua ou vice versa... :roll: :roll:
enfim, os km e os anitos já pesam na makina...mas na proxima semana vai mesmo pro sr doutor pra se descobrir o problema :idea:
ai a factura...ai ai :scary
abraço a todos

-- Quarta Mai 12, 2010 11:49 am --

possa, tambem sou vitima de um problema igual ou identico... :? :?
300 em 300 km +/- leva um litro de agua la pra dentro; não encontro fugas em lado nenhum; termostato levou um ha 10mil km; o mecanico disse que pode ser uma rela (por tras da bomba injectora) ou entao é a junta do motor que esta a deixar passar agua para o escape, pois o nivel do oleo esta normal e nao ha qualquer indicio de mistura de oleo na agua ou vice versa... :roll: :roll:
enfim, os km e os anitos já pesam na makina...mas na proxima semana vai mesmo pro sr doutor pra se descobrir o problema :idea:
ai a factura...ai ai :scary
abraço a todos
-BMW 525 Tds Kit M5
-Susuki TL 1000 S (para venda ou troca por carro)

Responder

Voltar para “Mecanica”