12 Questões sobre os motores a diesel

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Rick
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12 Questões sobre os motores a diesel

Mensagem por Rick »

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Porque é que, para a mesma potência, os motores diesel têm de ter mais cilindrada que as versões a gasolina?
Hoje em dia já não é bem assim. A injecção directa juntamente com as novas tecnologias, como as 16 válvulas, o “common rail” ou o turbocompressor de geometria variável, permitem que as potências para diferentes motores com a mesma cilindrada sejam muito idênticas. Um dos exemplos mais recentes é o motor 2.0 litros da BMW que juntando a injecção directa, 16 válvulas, bomba de injecção de alta pressão e turbocompressor de geometria variável consegue extrair 136 CV de um motor de 4 cilindros. Muitos motores a gasolina, com esta cilindrada, reivindicam a mesma potência.

Os motores diesel são mais ruidosos. Porquê?
Não é nenhum segredo que o motor diesel é mais ruidoso que o motor a gasolina. Isso deve-se às altas taxas de compressão e ao princípio de funcionamento dos diesel que provoca um rápido aumento da pressão, fonte de deformações e vibrações.

O gasóleo polui mais ou menos que a gasolina?
Ainda que inicialmente se considerasse a utilização do gasóleo mais prejudicial que a gasolina, a verdade é que os gases de escape provenientes da combustão do gasóleo são três vezes menos perigosos que os gases gerados por um motor a gasolina. O endurecimento das normas anti-poluição tornou obrigatória a utilização do catalisador em todos os carros a gasolina desde 1 de Janeiro de 1993 mas os motores diesel ainda não precisam de usar este elemento por se encontrarem dentro dos limites estabelecidos.

De qualquer forma, alguns construtores já estão a aplicar catalisadores nos seus motores a gasóleo para reduzir as emissões.As partículas provenientes dos aldeídos e os sulfatos, devidas à presença de enxofre no gasóleo, são as emissões mais perigosas nos diesel e que dependem em grande parte da qualidade do combustível. Daí que muitas petrolíferas estejam a usar aditivos no gasóleo para neutralizar sensivelmente a produção dessas partículas. A optimização da combustão, o aperfeiçoamento dos sistemas de injecção e a recirculação do gases de escape, são alguns aspectos que reduzem ainda mais as emissões dos diesel e o tornam num motor mais limpo.

Quem criou o “Common rail”? E quem aplicou as 16 válvulas nos diesel?
O sistema “Common rail” começou por ser desenvolvido pela Fiat em parceria com a Bosch e hoje há muitas marcas que o usam nas suas motorizações mais recentes, como é o caso das versões JTD do grupo Fiat ou nos novos motores HDI do grupo PSA. Quanto às dezasseis válvulas elas são mais recentes nos diesel, tendo sido a Opel a marca que principiou a utilizar esta tecnologia combinada com a injecção directa. Interessa, no entanto, esclarecer que as três válvulas por cilindro já eram utilizadas, nomeadamente em motores diesel de injecção indirecta. Um exemplo ainda actual é o motor 2.2 dT da Renault Espace. A vantagem das quatro válvulas por cilindro é aumentar o rendimento volumétrico e facilitar a respiração do motor nos altos regimes.

Os motores a gasolina foram perdendo os turbocompressores e os diesel investiram tudo neles. Porquê?
A potência específica do motor diesel deu um salto importante com a utilização do turbocompressor, já que este tipo de motorização se presta à sobrealimentação: aumenta-se o rendimento sem que o consumo suba significativamente, ao contrário do que acontecia antigamente com os motores a gasolina. Hoje, a associação do turbocompressor com as 16 válvulas em alguns motores a gasolina atinge os mesmos objectivos. Por natureza, o motor diesel trabalha com excesso de ar, para que a combustão ar/combustível se possa fazer. O turbocompressor, ao aumentar a quantidade de ar no interior dos cilindros, revela-se bem adaptado a essa característica, garantindo um ganho de potência sem ter de aumentar a cilindrada. O turbo e a injecção directa são os principais responsáveis pelo aumento das prestações destes motores que, nalguns casos, superam as prestações dos motores a gasolina com a mesma potência.

Todos os motores diesel têm catalisador?
Não. O diesel é basicamente mais ecológico que o motor de gasolina, que já beneficia da conversão catalítica. Contudo, é natural que dentro de poucos anos, com a escalada de potência nos motores diesel, existam técnicas de descontaminação para os veículos diesel. Prevê-se, por isso, o uso generalizado dos catalisadores “Dénox”, juntamente com os filtros de partículas.

Os motores diesel duram mais?
A taxa de compressão mais elevada dos motores diesel requer uma construção robusta para o bloco, cambota, cabeça, êmbolos e muitas outras peças para resistirem melhor ás altas pressões geradas dentro dos cilindros. Além disso, a combustão num motor diesel é mais lenta e os regimes de funcionamento são um pouco mais baixos o que minimiza os desgastes. Não se estranha, por isso, que um motor diesel moderno possa fazer 250 ou 300 mil quilómetros sem grandes problemas.

Com o aumento das tecnologias e da potência, será que os novos diesel continuam a ser mais resistentes e fiáveis que os motores a gasolina?
O aumento da potência obriga a reformular alguns componentes que, para além de terem de suportar fortes pressões internas, têm de resistir aos maiores regimes de funcionamento dos diesel em relação ao passado. O recursos a materiais mais resistentes, como o alumínio a cerâmica ou o magnésio, tem permitido que os motores diesel não tenham perdido essa característica. E a prova disso é que um motor diesel continua a ter um período de vida útil mais longo e índices de fiabilidade mais adequados.

Nos dias de hoje, ainda é muito problemático deixar um motor diesel sem gasóleo?
Não, embora seja aconselhável que isso não aconteça devido ao maior número de impurezas que se encontram suspensas no gasóleo. Estas podem causar danos aos injectores, especialmente os mais modernos onde os orifícios são extraordinariamente finos para pulverizar o gasóleo quando este entra na pré-câmara (injecção indirecta) ou na câmara nos motores de injecção directa.

Porque são mais caros os modelos diesel?
Entre os inconvenientes dos modelos diesel encontra-se geralmente o seu preço mais elevado, quando comparado com o seu homólogo a gasolina. Esta circunstância deve-se a vários motivos sendo de destacar a inflação de preços de alguns elementos (como os sistemas de injecção), materiais mais resistentes, equipamentos eléctricos mais fiáveis (de forma a suportar pressões mais elevadas, maiores vibrações, etc.) e, por fim, ao facto da adaptação do motor diesel ao veículo exigir um grande estudo.

Numa potencial compra, entre as opções diesel e gasolina, como avaliar qual a mais vantajosa?
Do ponto de vista económico, para sabermos até que ponto é que a opção diesel é vantajosa devemos calcular o chamado ponto de equilíbrio. Este indicador fornece-nos o número de quilómetros que é necessário percorrer para amortizar a diferença de preço entre um modelo diesel e outro a gasolina. Por exemplo, se o ponto de equilíbrio for de 18 mil quilómetros e percorrermos 25 mil quilómetros por ano, significa que o investimento é compensador, porquanto conseguimos amortizar a diferença em menos de um ano. Quanto menor for a diferença de preço e menor o consumo mais vantajoso se torna comprar um carro a diesel.

Na revenda, qual é o nível de desvalorização de um carro a diesel?
A sua fama de carros mais robustos, fiáveis e económicos favorece os valores de retoma, razão pela qual a sua desvalorização é mais pequena quando comparados com os modelos a gasolina. Assim, em média, enquanto a desvalorização anual de um carro a gasolina é de 15 a 20 por cento, um diesel desvaloriza entre 8 a 10 por cento.

Fonte

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AcesHigh
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Re: 12 Questões sobre os motores a diesel

Mensagem por AcesHigh »

muito bom!
:palmas :palmas
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germanii
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Re: 12 Questões sobre os motores a diesel

Mensagem por germanii »

So que à um Pequeno Coisa ,que difere um carro a Gasolio e um a Gasolina (em Colecçao à pois è, a Diesel nao Existe) isto para Coleccionadores Claro..
Bom Post :fixe
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Eman...3
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Re: 12 Questões sobre os motores a diesel

Mensagem por Eman...3 »

Bom post! :D

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metale
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Re: 12 Questões sobre os motores a diesel

Mensagem por metale »

Rick Escreveu:Porque é que, para a mesma potência, os motores diesel têm de ter mais cilindrada que as versões a gasolina?
Porque apesar de terem mais força, atingem menos rotações (limitados devido a razões de design e de vibrações). Ao atingirem menos rotações, têm que usar diferenciais mais longos para atingir velocidades semelhantes às de motores a gasolina.

Vejamos dois BMW em 5ª velocidade (1:1), se tivessem o mesmo diferencial (3.15). Um a gasolina, outro a gasóleo. Vejamos a velocidade máxima perto da redline. O carro a gasolina, às 6.000rpm iria a 227km/h, e o carro a gasoleo às 4.500rpm iria apenas a 170km/h, apesar do motor ter mais força.

Logo o que os construtores fazem é colocar diferenciais mais longos nos carros a gasóleo para não estarem tão "capados" em termos de velocidade máxima (devido a atingirem rotações mais baixas), ao mesmo tempo retirando-lhes aceleração.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
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