Boas pessoal..
Já a alguns meses que tenho notado o carro a fazer bem mais fumo que o normal.
Ontem aconteceu pela primeira vez sentir alguns poços em 4º e 5º velocidade entre as 2000 e 3000 rpm,.. ambos estes sintomas leva-me a crer que seja a MAF certo?
O carro ja tem 196mil klm, o que secalhar também já ajuda para a maf estar a dar as ultimas, e até já a desmontei umas 2 vezes para a limpar.
Agora a minha questão, nestes carros se comprar uma maf é preciso ser programada? ou é só troca por troca? e para trocar convém desmontar a velha para ver o part number?
Cumprimentos
MAF para E39 525tds
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 13 nov 2007, 15:08
- O meu Carro:: BMW E90 320d 2005
MAF para E39 525tds
Se eu podia viver sem um BMW? Podia, mas não era a mesma coisa!!
Re: MAF para E39 525tds
ja viste se o som do motor esta na mesma? nao sera um tubo do sistema de admissao roto?
a maf penso que é so trocar sem mais nada.
mas e melhor esperar uma informacao de alguem expert, vulgo marco pires! :rezar :palmas
mas e melhor esperar uma informacao de alguem expert, vulgo marco pires! :rezar :palmas

-
- Membro Juvenil
o som parece-me o mesmo sim.. pelo menos a puxar e isso parece igual.. e se ligar o carro a maquina vai detectar alguma coisa?
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Manuel S. Escreveu:ja viste se o som do motor esta na mesma? nao sera um tubo do sistema de admissao roto?
os sintomas de uma MAF avariada são principalmente a dificuldade nas performances,nomeadamente a incapacidade de atingir a velocidade maxima,e dificuldade em o carro desenvolver a velocidades intermédias,poderá tambem causar um aumento do fumo.
a MAF não necessita de qualquer programação,é só trocar.
no teu caso pode não ser a MAF,é que para ser a MAF terias que notar uma clara falta de rendimento.
1º- algumas das causas para o fumo podem ser o filtro de ar sujo ou entupido.
2º- o tubo que vai do turbo para o motor tambem pode estar roto,nestes casos a pressão do turbo perde-se acabando por haver um défice de ar que depois vai resultar que o gasoleo injectado não seja todo queimado,daí o fumo preto.
3º- oleo do motor acima do recomendado.
4º- folga nas valvulas.
5º- a MAF,mas se não notas perda de rendimento,então provavelmente não é dái.
o meu conselho é começares por ver as coisas mais simples: verificares se não tens oleo a mais no carro,verificares se o filtro de ar está limpo ou se não está entupido.
se continuar então é veres mesmo se existe algum tubo roto do turbo para o motor.
podes ainda assim mandar fazer um teste á MAF só para eliminares essa hipotese,ligando á maquina para alem do teste da MAF que indica se a mesma está boa ou não,tambem se podem medir vários parametros do motor que podem chegar a uma conclusão definitiva em relação a esse fumo,contudo experimenta primeiro verificar o que te disse.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Juvenil
marco pires muito obrigado,
quanto as perdas de rendimento foi mesmo o que senti.. hoje tentei puxar o carro mas demorou muito tempo a chegar aos 180klm.. nao tentei mais.. mas notei que esta bem mais lento, e enquanto vai a puxar ate essa velocidade vai-se notando bem alguns poços que faz..
e o que tenho notado é que quando faz um poço deixa de deitar o fumo preto..
quanto as perdas de rendimento foi mesmo o que senti.. hoje tentei puxar o carro mas demorou muito tempo a chegar aos 180klm.. nao tentei mais.. mas notei que esta bem mais lento, e enquanto vai a puxar ate essa velocidade vai-se notando bem alguns poços que faz..
e o que tenho notado é que quando faz um poço deixa de deitar o fumo preto..

- marco pires
- Moderador do Fórum
bem,os sintomas que acabas de descrever indicam quase a 100% que trata-se mesmo da MAF.
os poços do genero turbolag são um dos sintomas mais tipicos de uma MAF avariada,algo como carregar no acelerador a 140 ou 150km/h,e ele ficar a engonhar para depois começar de novo a andar normalmente.
nitida falta de força para chegar á velocidade maxima/velocidades elevadas.
a MAF quando não está boa,dá origem a que a mistura seja feita de forma errada na camara de combustão,dai a razão do fumo em determinadas alturas e noutras não.
queria tambem chamar a atenção para sonda lambda que causa sintomas semelhantes.
faz um teste á MAF para veres se a mesma está em condições em principio será da MAF visto haver poços de potencia e dificuldade em atingir velocidades altas(na boschcar service fazem isso),se estiver boa então manda verificar a sonda lambda,caso continue pensa então em verificares os outros itens que de indiquei no outro post,de qualquer forma e com os sintomas que relatas,tenho quase a certeza que essa MAF está boa é para o lixo :wink1
os poços do genero turbolag são um dos sintomas mais tipicos de uma MAF avariada,algo como carregar no acelerador a 140 ou 150km/h,e ele ficar a engonhar para depois começar de novo a andar normalmente.
nitida falta de força para chegar á velocidade maxima/velocidades elevadas.
a MAF quando não está boa,dá origem a que a mistura seja feita de forma errada na camara de combustão,dai a razão do fumo em determinadas alturas e noutras não.
queria tambem chamar a atenção para sonda lambda que causa sintomas semelhantes.
faz um teste á MAF para veres se a mesma está em condições em principio será da MAF visto haver poços de potencia e dificuldade em atingir velocidades altas(na boschcar service fazem isso),se estiver boa então manda verificar a sonda lambda,caso continue pensa então em verificares os outros itens que de indiquei no outro post,de qualquer forma e com os sintomas que relatas,tenho quase a certeza que essa MAF está boa é para o lixo :wink1
[email protected]
-
- Membro Juvenil
esta maf serve para o meu certo?
http://cgi.ebay.it/ws/eBayISAPI.dll?Vie ... 0398015780
acho que vou mandar vir.
ontem fui ae, e não consegui passar dos 185 klm.. e demorou muito la a chegar, sem falar dos poços que faz acima das 2000rpm.
cumps
http://cgi.ebay.it/ws/eBayISAPI.dll?Vie ... 0398015780
acho que vou mandar vir.
ontem fui ae, e não consegui passar dos 185 klm.. e demorou muito la a chegar, sem falar dos poços que faz acima das 2000rpm.
cumps
- marco pires
- Moderador do Fórum
estive a ver a MAF para o teu modelo,e de facto essa que indicas é adequada para o teu carro.
[email protected]
-
- Membro Juvenil
- Registado: 14 mar 2009, 16:41
- O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
Xòrisso, nas nossas DDE 2.2 não é preciso limpar a adaptação da MAF. Os nossos dinosauros ( M51) são pouco sofisticados

-
- Membro Juvenil
ya.. já tinha lido isso em qualquer lado.. mas ja mandei vir a maf.. e já tenho aqui o aviso dos ctt para a levantar... a ver se amanha a consigo montar para ver os resultados... o teu tem quantos klm? ja alguma vez mudas-te a maf?
-
- Membro Juvenil
- Registado: 14 mar 2009, 16:41
- O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
O meu vai com 280 000. Por acaso ele fumega qualquer coisa e tem uns poços manhosos. Se calhar vai ser das proximas coisas a mandar vir. Mas o fumo preto se calhar tb deve ser do óleo. Vou deixar o 0W40 e na proxima muda leva com 5W30 para experimentar. Carros com muitos km's deve-se usar óleo mais "grosso" por causa do aumento das tolerâncias. Ele tem andado a comer 0,5L entre cada muda. Nada de alarmante em 20 000km.
Depois dá feedback dessa MAF e se notaste diferença. Agora tenho mesmo que mandar vir é a Fan Clutch que a minha foi-se. E com este calor é melhor não brincar
Depois dá feedback dessa MAF e se notaste diferença. Agora tenho mesmo que mandar vir é a Fan Clutch que a minha foi-se. E com este calor é melhor não brincar